Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ThallysWB

Módulo Banda pegou fogo

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Venho aqui tirar uma dúvida em relação a uma banda que pegou fogo e o que pode ter sido a causa.

Pois bem, no ultimo final de semana, estava tocando em uma chácara e eu percebi que o módulo dos graves estava bastante quente, chegou a cortar o grave uma vez, mas vacilei ao invés de desligar um pouco, liguei novamente o som. Depois de 20 min, o módulo começou a pegar fogo, e o técnico de reparo deu perda total.
Segue vídeo de  como ficou a placa da mesma:

Link Vídeo

foto:

20210507043055D1A5672D-2D7B-4627-8814-8A514E97C695.jpg

 

Pois bem, eu fiquei encabulado com essa situação, mesmo pelo volume estava alto, chegar a pegar fogo assim.
Conversei com o cara que montou meu som e ele me passou que foi minha culpa, por aumentar demais etc. 

A partir daí, fiz algumas pesquisas sobre isso, e vi que meu som não tem qualquer fusível de proteção, vi uns vídeos que todo som automotivo deve ter um sistema de proteção para um caso de curto circuito. 
Falei com o mesmo cara que montou meu som, e o mesmo me passou que não era necessário, pois o cabo usado era de 35mm, etc etc.

Foto da bateria do cofre sem fusível de proteção:
20210507034643WhatsApp Image 2021-05-07 at 14.34.44.jpeg

 

A bateria do som também está sem fusível, minha preocupação é, mesmo que sendo difícil, algum dia ocorrer algum curto, e como a bateria do som fica no lugar do step, seria difícil dms controlar o fogo e perder meu carro.

 

Agora tenho algumas dúvidas,

O fogo na banda pode ter sido problema de instalação? Ou foi por que exagerei mesmo no volume e deixei clipar o módulo?
Qual fusível devo usar para 52AH (do cofre) e 150AH (bateria do som) ?
Tenho dois powervox de 800 rms totalizando 1600 rms. Minha antiga banda era de 2000, seria bom agora pegar uma banda 3000 electra ?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na embalagem do seu amplificador, no plástico transparente que envolve ele quando novo, vem um adesivo amarelo informando que deve ser instalado um fusível externo.
Isso foi negligenciado.
Aí entra a questão. Se foi conversado ou não.
Por sorte o carro não pegou fogo.
Todo sistema deve ter proteção.
Fusível saindo da bateria dianteira, fusível chegando na bateria traseira (sim, 2 fusíveis no segmento).
E se o amplificador não tiver fusível interno, deve ser instalado um fusível adequado o mais próximo possível da bateria.

Mas isso é um mundo ideal. Com um simples fuse ANL a quase 20 conto, instalador meia boca e cliente chorão chegaram ao consentimento que o padrão é não usar.

Recomendo procurar alguém que trabalhe com mais profissionalismo pra fazer sua instalação na próxima vez.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em tempo, hoje mesmo toquei por quase 40 minutos um som de cliente pra fins de ajuste. Sistema devidamente montado visando performance. Nesse caso não foi usado fusível e foi acordado que se der BO, não me responsabilizo.
4 baterias de 150a pra tocar uma taramps HD3000. Barramento instalado, cabeamento colorido pq foi o que o cliente trouxe, mas bem dimensionado.

Em tempo, ontem, o amplificador que seria usado nos driver fritou na hora que acionei sinal remote. Por sorte estava atento e verifiquei que havia fumaça.
(Montar som com coisa nova já é ruim, usado então é uma po*** kkkkkk)ac985e2bb2b17baafa4ab02e2e25081c.jpg

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, guilhermeleffler disse:

Na embalagem do seu amplificador, no plástico transparente que envolve ele quando novo, vem um adesivo amarelo informando que deve ser instalado um fusível externo.
Isso foi negligenciado.
Aí entra a questão. Se foi conversado ou não.
Por sorte o carro não pegou fogo.
Todo sistema deve ter proteção.
Fusível saindo da bateria dianteira, fusível chegando na bateria traseira (sim, 2 fusíveis no segmento).
E se o amplificador não tiver fusível interno, deve ser instalado um fusível adequado o mais próximo possível da bateria.

Mas isso é um mundo ideal. Com um simples fuse ANL a quase 20 conto, instalador meia boca e cliente chorão chegaram ao consentimento que o padrão é não usar.

Recomendo procurar alguém que trabalhe com mais profissionalismo pra fazer sua instalação na próxima vez.

Fala Guilherme, obrigado pela resposta cara!

Quando montei o som, ainda perguntei para o cara, se não era necessário colocar fusível, como não sabia de nada, ele disse que não, acredito que por preguiça e má vontade o cara não colou!

Então, sobre esse fusível na banda, seria na saída dela? ou você está falando da proteção nas duas baterias mesmo?
Amanha irei procurar outro instalador, para verificar meu som.

Você recomenda fusível ou disjuntor para a proteção? Tem alguma marca específica?
Outra coisa, você recomenda a banda electra 3000 para meus dois powervox de 800ms? Ou apenas a banda 2000 já é suficiente?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Guilherme, obrigado pela resposta cara!
Quando montei o som, ainda perguntei para o cara, se não era necessário colocar fusível, como não sabia de nada, ele disse que não, acredito que por preguiça e má vontade o cara não colou!
Então, sobre esse fusível na banda, seria na saída dela? ou você está falando da proteção nas duas baterias mesmo?
Amanha irei procurar outro instalador, para verificar meu som.
Você recomenda fusível ou disjuntor para a proteção? Tem alguma marca específica?
Outra coisa, você recomenda a banda electra 3000 para meus dois powervox de 800ms? Ou apenas a banda 2000 já é suficiente?
 
Vamos lá...
Fusível é pra proteção do fio, e somente.

Se o fio se rompe entre as baterias dianteira e da mala, um fusível próximo à cada bateria vão romper e eliminar o risco de incêndio.
Mesma coisa pro amp, se ele entrar em curto o fusível rompe e protege o sistema atrás dele.
Portanto, sempre no máximo, o fusível deve ser dimensionado pela bateria e não pelo consumo do amplificador!

No caso do segmento entre as baterias, eu recomendo usar um fusível com a capacidade equivalente à potência do alternador, pra ter bom fluxo de corrente constante.

Sobre seu amplificador e seus subs, o 2000 deve sim resolver sua necessidade.
Desde que bem instalado e bem ajustado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, guilhermeleffler disse:

Vamos lá...
Fusível é pra proteção do fio, e somente.

Se o fio se rompe entre as baterias dianteira e da mala, um fusível próximo à cada bateria vão romper e eliminar o risco de incêndio.
Mesma coisa pro amp, se ele entrar em curto o fusível rompe e protege o sistema atrás dele.
Portanto, sempre no máximo, o fusível deve ser dimensionado pela bateria e não pelo consumo do amplificador!

No caso do segmento entre as baterias, eu recomendo usar um fusível com a capacidade equivalente à potência do alternador, pra ter bom fluxo de corrente constante.

Sobre seu amplificador e seus subs, o 2000 deve sim resolver sua necessidade.
Desde que bem instalado e bem ajustado.

O alternador é o original do HB20, 90 Amperes.

Mesmo tendo uma bateria de 60 e outra de 150 para o som, o ideal seria um fusível de 90A?

Pensei que seria um fusível dependendo da Amperagem da bateria.

Deixa eu ver se entendi, então só preciso dos dois fusíveis, correto? Um em cada bateria...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cruel é o seguinte, eu comprei um banda expert d 800 rms para tocar um Pioneer 309 que comprei junto, sou instalador mas não tinha e nao achei o manual desse módulo, mandei mensagem pra banda perguntando sobre ligação, bitola, fusível e etc. O técnico me informou que como o banda tem fusível na saída dele não era necessário o fusível, PRA MIM, meu carro eu deixei sem porque conheço minha instalação e sei que não ocorrera um curto devido a ela, mas em carro de cliente, com certeza colocaria um fusível, estranho esse posicionamento da banda mas fazer oque. E sobre bitola me informaram brutos 35mm para um módulo de 800 rms, sendo que os novos banda beat que são 800 rms eles pedem 10mm, uma diferença bem grande...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...