Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Novo Fiat Progetto 363: veja fotos, detalhes e tudo mais sobre o SUV

Recommended Posts

NovoSUVdaFiatfrontal-medium.jpegEis o novo SUV da Fiat, provisoriamente batizado de Progetto 363Divulgação/Fiat

Após muito suspense, a Fiat finalmente apresentou seu novo carro. O Progetto 363 ainda não tem nome definitivo, mas esse é um dos únicos mistérios que faltam a respeito do SUV do Fiat Argo, convidado surpresa no último almoço dos brothers.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Serão alguns meses até que tudo seja definido e, finalmente, o modelo chegue às lojas. Enquanto isso, QUATRO RODAS reuniu todas as informações que sabemos para que você se mantenha por dentro do novo carro.

Design do Fiat Progetto 363

NovoSUVdaFiattraseira-medium.jpegVisão traseira do novo Fiat Progetto 363Divulgação/Fiat

Curiosamente, grande parte do mistério a respeito do novo SUV disse respeito à sua carroceria, feita sobre a mesma plataforma veicular MP1 de Argo e Cronos e que aproveita 20% do Punto.

O SUV compacto da Fiat optou, naturalmente, por seguir a linha do irmão hatch, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo mesma ordem de grandeza em suas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o projeto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas além de maior vão livre, entre outros detalhes.

Ao longo dos testes de rua, o para-choques dianteiro sempre se destacou, principalmente pelos grandes nichos dos faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final. Obviamente os protótipos rodavam camuflados em vias públicas, mas o 363 volta e meia surgia com dose extra de disfarce no capô, alimentando especulações certeiras.

No fim das contas, o carro confirmou a informação de que o capô seria recuado, ao estilo do Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Doses extras de estilo também vieram pela altura maior (afinal de contas, é um SUV) e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.

Motores e desempenho do Progetto 363

Motor-GSE-T3-1.0-Turbo-e1616434155195.jpgTrês vistas do novo motor 1.0 GSE Turbo, chamado de T3Divulgação/Fiat

A dianteira também atraiu olhares por conta, justamente, do que não se vê. O Fiat Progetto 363 estreará o motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindro e 12V.

A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção em Betim (MG), ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro, novo Jeep Compass e no futuro Jeep Grand Commander.

Conforme apurado por QUATRO RODAS, espere 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.

Continua após a publicidade

O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.

Por fim, há injeção direta que bicos que otimizam o spray de combustível na câmara de combustão e turbo de baixa inércia, com o compressor (caixa fria) mais próximo do coletor de admissão a fim de acelerar a resposta do motor. Cereja do bolo, o turbo tem menos lag e maior controle hidrodinâmico graças ao coletor de escape integrado ao cabeçote e novo wastegate eletrônico.

O novo 1.0, entretanto, não será a única opção do projeto, uma vez que os modelos de entrada contarão com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.8 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático será opcional nesses casos.

Interior do Progetto 363

Jeep-Compass-2022-80-anos-2.jpgCom exceção de detalhes na saída de ar e no console central (onde haverá, por exemplo, alavanca do freio de mão), Fiat 363 seguirá o Jeep Compass no estilo internodivulgação/Jeep

Por dentro, o SUV será como um modelo de entrada do novo estilo que começa a predominar na dupla Fiat e Jeep. Além do volante já apresentado, há vários pontos em comum com o novo Compass 2022, como o friso cromado que atravessa o painel.

d039c20b-86f4-418d-ad6e-a2ef7dae019a-e1615680466260.jpgVolante do carro já havia sido apresentadoreprodução/Fiat

O Progetto 363 também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5, com novo hardware capaz de torná-la mais ágil e responsiva, com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’ de qualidade parecida com smartphones. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos análogico ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 7,5’’.

O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA (hoje absorvida pela holding Stellantis) com Tim e Amazon.

Fruto disso, o Progetto 363 se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade do carro em funcionar como um gigante cartão de crédito, pagando itens como pedágio, abastecimento e drive-thrus através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de nenhuma ação do condutor, a não ser confirmar a transação pela central.

Preço do Progetto 363

WhatsApp-Image-2021-05-04-at-15.12.34.jpegHá mais um concorrente na guerra dos SUVs compactosGloboplay/Reprodução

As versões mais baratas do Projeto 363 terão preço inicial na faixa dos R$ 80.000, superando os R$ 100.000 mas sem adentrar o terreno do SUV cupê que a Fiat prepara 2022, provisoriamente chamado de projeto 376.

A estratégia será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross: em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000. Também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não pode se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Continua após a publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...