Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Hyundai Santa Cruz é picape com tudo para causar pesadelos à Fiat Toro

Recommended Posts

45583-2022SantaCruz.jpgNova picape chegará aos EUA no meio do ano, antes de seguir para outros mercadosDivulgação/Hyundai

Quando você pensa em Hyundai o que vem à mente? Provavelmente não são picapes, mas a inédita Hyundai Santa Cruz está disposta a mudar esse cenário.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Apresentada hoje, a caminhonete representa mais um passo ousado da coreana, que segue expandindo o seu portfólio. A novidade até pode desembarcar no Brasil futuramente e, se depender do cartão de visitas, poderá tirando o sono da picape média-compacta Fiat Toro.

Tucson picape

45571-2022SantaCruz.jpgEm relação ao Tucson, a nova Santa Cruz ganhou para-choques diferenciadoDivulgação/Hyundai

A Hyundai parece não se importar com as críticas à sua atual identidade estética. Na nova Santa Cruz, por exemplo, manteve-se dianteira quase igual ao do SUV Tucson, com faróis em formato idêntico à grande tridimensional à qual se misturam.

Criativa, essa solução permite que, quando apagadas, as peças se camuflem, como se houvesse apenas a grelha sob a tampa do capô, que ganhou vincos exclusivos.

45559-2022SantaCruz.jpgApagados, faróis se camuflam na grade paramétricaDivulgação/Hyundai

Os para-choques também mudaram em relação ao Tucson, com linhas geométricas destacadas e maior proteção às luzes de neblina, que ficam recuadas.

45564-2022SantaCruz.jpgDistância entre eixos é de 300,4 cmDivulgação/Hyundai

Em termos de carroceria, os primeiros volumes também se parecem muito, com sutis mudanças na linha das portas e no entre eixos 25 cm mais longo. As rodas são de aro 20’’ mas com pneus finos, de modo que o conjunto não parece tão grande.

45554-2022SantaCruz.jpgLanternas transversais quebram a discrição do resto da traseiraDivulgação/Hyundai

Ponto principal de uma picape, a Santa Cruz tem caçamba que, fechada, mede 122,9 cm — chegando a 132,3 cm com a tampa abaixada. O compartimento também conta com santantônio embutido, suavizando a transição para a coluna C. A picape da Hyundai ainda tem uma espécie de porta-malas sob o assoalho da caçamba.

45543-2022SantaCruz.jpgCaçamba conta com nicho sob seu assoalhoDivulgação/Hyundai

A peça é semelhante à solução adotada pela Fiat na Toro Ultra, mas as semelhanças não param por aí. Com 4,97 m de comprimento, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura, a Hyundai Santa Cruz se aproxima bastante da picape brasileira em termos de dimensões. O segmento vem se aquecendo e promete briga cada vez mais acirrada, com a chegada de modelos como a Ford Maverick.

Interior da Hyundai Santa Cruz

45538-2022SantaCruz.jpgInterior é sóbrio mas promete conforto e comodidadeDivulgação/Hyundai

Sem muita margem para ousadia na cabine dupla, a Hyundai focou em aproveitar da melhor forma possível o espaço limitado. Para tanto, os bancos foram pensados em longas viagens, a fim de tornar o trajeto agradável para quem vai na frente e suportável para os passageiros de trás.

45536-2022SantaCruz.jpgSegunda fileira pode ser configurada a gostoDivulgação/Hyundai

Na segunda fileira também há nichos sob os assentos, que podem ser recolhidos para armazenar malas de viagem, por exemplo, sem expô-las às condições mais hostis da caçamba.

45529-2022SantaCruz.jpgCentral multimídia é a mesma do Tucson, com suporte a Android Auto e Apple CarplayDivulgação/Hyundai

O painel segue a moda e traz central multimídia de 10’’, embutida a placa tátil que abriga comandos de pisca-alerta e ar-condicionado, entre outros. Outra tela, do mesmo tamanho e formato, serve como painel de instrumentos mas não é item de série.

A fabricante não divulgou imagens do interior da picape, mas o que se vê são peças praticamente iguais às que estão no novo Tucson. 

Continua após a publicidade
45534-2022SantaCruz.jpgPainel de instrumentos em tela flutuante é opcionalDivulgação/Hyundai

A caminhonete também oferece sistemas de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem emergencial com detecção de obstáculos na pista e sensor para medir a atenção do motorista.

Completando as mordomias, há sistema de áudio Bose opcional e suporte à assistência da Hyundai, chamada de Blue Link.

Motorzão turbo

45523-2022SantaCruz.jpgMotor é grande destaque da Santa Cruz em relação aos concorrentesDivulgação/Hyundai

Nas versões de entrada, a Hyundai Santa Cruz oferece motor 2.5 com quatro cilindros e injeção direta, resultando em cerca de 192 cv de potência e 24,8 kgfm de torque. Nesse caso, a transmissão é automática, com oito marchas e conversor de torque.

45526-2022SantaCruz.jpgNão faltam opções para gerenciar força e potênciaDivulgação/Hyundai

Opção mais potente tem o mesmo motor 2.5 em versão turbo com injeção direta, chegando aos 278 cv e 42,8 kgfm e acoplado ao câmbio automático com embreagem dupla. Para melhorar, essa variante traz borboletas para controle das oito marchas no volante.

45524-2022SantaCruz.jpgDetalhe do volante da nova Hyundai Santa CruzDivulgação/Hyundai

As duas motorizações contam com tração integral e seletor de modo de condução conforme o terreno. A partir do comando do motorista e de sensores embarcados, o carro distribui e vetoriza seu torque da melhor forma possível e, em consequência, promete resultados como poder de reboque de até 2.267 kg.

Saiba seu lugar

45566-2022SantaCruz.jpgModelo foi concebido às ordens do freguêsDivulgação/Hyundai

De acordo com a Hyundai, o projeto da Santa Cruz partiu do conceito SAV (veículos de aventura esportiva, na tradução livre). Óbvio que a sigla não é seguida à risca e a atenção foi dada mesmo às pesquisas de mercado.

Com base nos anseios do consumidor, a montadora decidiu agradar a um nicho de pessoas que vivem em ambientes urbanos mas que gostam de, com frequência, viajar para o campo, praia ou interior.

45568-2022SantaCruz.jpgSUV de segunda a sexta e picape nos fins de semana, parece ser essa a pretensão da Santa CruzDivulgação/Hyundai

“Muitos desses clientes carregam equipamentos que cabem melhor em uma picape do que em um SUV. Eles querem transporte versátil e igualmente flexível. (…) Ao mesmo tempo, esses clientes valorizam a utilidade de um SUV compacto”, justificou a companhia.

Nesse caso, não é preciso muito esforço para compreender que seu foco é no segmento das caminhonetes sub-médias, que ainda não é explorado nos EUA. Mas em breve terá de conviver com a Ford Maverick

Grade icônica deverá ser vista em breve no Brasil

Fabricada inicialmente no Alabama, a Hyundai Santa Cruz será lançada no meio do ano no mercado americano. Os preços serão revelados adiante e a pré-venda começa ainda em abril.

A Hyundai Santa Cruz até poderá chegar ao Brasil posteriormente. Para isso, porém, precisaria produzir a nova picape no país e ter capacidade produtiva para isso. Como a Hyundai Santa Cruz será produzida apenas nos EUA neste momento, seria difícil uma importação a preços competitivos. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 743

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...