Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
raug

Dúvidas para primeiro SQ!

Recommended Posts

Olá pessoal, uma ótima tarde a todos

Tenho um Gol G7 que atualmente está com o som de fábrica: um player Positron SP 2240BT e 4 triaxiais Bravox B3X50X (5"), sendo 2 nas portas dianteiras e 2 no tampão.

O estilo musical que mais costumo ouvir é hip hop, rap, trap, drill... músicas com bastante grave/sub grave. Pretendo gastar cerca de R$ 2500 no total, não queria passar muito disso. Andei pesquisando bastante e estava pensando nos seguintes itens:

- HU: Manter a original, mas como já pesquisei não tem saída RCA, então queria pegar um conversor RCA da Eatech, que vi o pessoal falando bem aqui no fórum. Sairia por uns R$ 125.

- Kit 2 vias: Minha ideia tá sendo buscar modelos de 5 " também, já que os originais são dessa medida. Não quero ter que cortar, nem ficar fazendo muita adaptação pra não perder a originalidade do carro nesse sentido. Então, encontrei os NAR 525-CS-3 (120 W total), que são justamente de 5 " e estão na faixa dos R$ 680. Só se eu estiver delirando e tiver como colocar de 6" no G7 sem ter que adaptar/cortar kkkk, mas a preferência está sendo esse até pelo preço mesmo. Não queria passar dos 700 reais num 2 vias.

- Sub: Estou com duas dúvidas aqui. Mas já adianto que em relação ao tamanho da caixa, estou bem aberto a sugestões. Podem recomendar praticamente qualquer volume baseado no que quero pro sistema, só precisa caber mesmo kkkk. Não uso tanto assim a mala, e não seria incomodo ter que tirar a caixa pra carregar algum objeto grande.
       A primeira: Pelo o que pesquisei e vi em vídeos, o NAR de 12 ", série 3 (SW-3) de 450 W são bons, tocam legal e entregam boas baixas frequências. Só que tem o 1222-SW-3 e o 1244-SW-3, que sei que a diferença está na impedância, o que influencia na escolha dos amplificadores, mas não sei exatamente qual escolher. Encontrei um 1244-SW-3 por um preço bem abaixo da média que é R$ 600, tô quase pegando para aproveitar. Mas considerem que estou com dúvida na escolha dos dois, por causa dessa questão da impedância e como casar isso com o amplificador.

       A segunda: Além de um sub que conseguisse ir em frequências bem baixas e tocasse com qualidade, queria algo também que proporcionasse um bom volume, que desse para ouvir de fora do carro (nada a nível de um sistema SPL, mas que de fato conseguisse chamar atenção). Então vi que os subs da Protech são bem citados, que tocam bem, atendem esse propósito e tal. Vi os modelos Excursion 12 " de 550 e 850 W, que pelo site deles está até num preço mais baixo que os NAR. Lembrando que eu prezo bem por essa questão de grave/subgrave com uma boa qualidade. E como é meu primeiro SQ, estou bem aberto a sugestões. Então, os NAR conseguem atender esse requisito ou seria melhor ir de Protech? 

- Falantes para tampão: Sei que em SQ não é recomendado usar no tampão para não acabar influenciando nessas coisas de palco sonoro e tal, mas como eu gostaria também de um volume legal para o sistema, para não ficar algo tão tímido assim quando estivesse tocando alto, com portas/vidros abertos (quase indo pra ideia de um SQPL). Há alguma recomendação de falantes para ele? Poderia até colocar junto à caixa do sub, não necessariamente no tampão. Como leigo eu penso que um Midbass atenderia (provavelmente iria de NAR também), mas queria ouvir a opinião de vocês nessa. Se realmente não valer a pena e afetar muito a qualidade, não me importo de abrir mão de falantes no tampão.

- Amplificador: Pesquisei e vi que os Banda ICE são bem usados e avaliados. Olhei também os Soundigital da linha Evo 4.0, que até são mais baratos que os da Banda. Não queria ir além dos R$ 600 nos amplificadores. Pesquisei bem mas ainda não consegui entender como casar o kit 2 vias e o amp em questão de impedância e tal, então peço que me indiquem um conjunto que possa tocar sem problemas. 

- Tratamento acústico: Vi que é fortemente recomendado tratar as portas. O plano é tratar só as dianteiras, já que as traseiras não tem espaço para alto falantes originalmente. Vocês podem estimar por quanto sairia um tratamento decente? 

- Cabos / instalação: Essa é uma parte que não tenho muita noção. Sei que os cabos são importantes, mas não queria gastar tanto assim. Queria algo que coubesse no orçamento e atendesse bem as necessidades. Quanto a instalação, vocês podem me dar uma ideia de quanto eu gastaria? A ideia é que tudo, desde as peças à instalação, não fuja tanto dos R$ 2500. 
E para quem for de Recife / Pernambuco: não sei exatamente onde levar para instalar, mas vejo o pessoal ir montar seus sons com qualidade na Solution Garage e CB Equipadora. Se alguém for aqui da região, agradeceria sobre uma recomendação de onde instalar. 

Então é isso pessoal, espero que tenha ficado claro o que pretendo e meu raciocínio. Qualquer dúvidas, fiquem à vontade que eu esclareço. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite,
Tem na Avenida Caxangá a Centrocar, eles fazem todo esse serviço. Trabalham bem e não são careiros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu cometi esse erro em levar meu primeiro som, que montei justamento lendo e relendo varios posts e artigos deste forum, em uma loja de acessorios e som automotivo. Resultado, som com ruido e tudo muito mal instalado. 

 

Se for instalar SOM INTERNO, tem que procurar alguem que saiba montar som interno. E vai ser muito raro uma loja de acessorios, ter um profissional assim e olhe que ja andei em varias aqui da minha cidade.

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

HU: Manter a original, mas como já pesquisei não tem saída RCA, então queria pegar um conversor RCA da Eatech, que vi o pessoal falando bem aqui no fórum. Sairia por uns R$ 125.

Ja comecou errado. Pega um x7000br ou um 2din da linha Z da pionner. O player eh a alma do som, entao se sua h.u for ruim, nao tem santo que salve seu som.

 

Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Kit 2 vias: Minha ideia tá sendo buscar modelos de 5 " também, já que os originais são dessa medida. Não quero ter que cortar, nem ficar fazendo muita adaptação pra não perder a originalidade do carro nesse sentido. Então, encontrei os NAR 525-CS-3 (120 W total), que são justamente de 5 " e estão na faixa dos R$ 680. Só se eu estiver delirando e tiver como colocar de 6" no G7 sem ter que adaptar/cortar kkkk, mas a preferência está sendo esse até pelo preço mesmo. Não queria passar dos 700 reais num 2 vias.

Montei um gol G7 recentemente, e os alto falantes sao de 6".
A adaptação que voce fala, chama-se aro de madeira, e é imprescindível para fixar o mid na porta.
De kit nesta faixa de preço, ficaria em duvida entre o nar cs3 de 6" ou o ophera op90 - confesso que pegaria o ophera, por ser um kit muito bem falado, recenetemente, em varias comunidades.

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Sub: Estou com duas dúvidas aqui. Mas já adianto que em relação ao tamanho da caixa, estou bem aberto a sugestões. Podem recomendar praticamente qualquer volume baseado no que quero pro sistema, só precisa caber mesmo kkkk. Não uso tanto assim a mala, e não seria incomodo ter que tirar a caixa pra carregar algum objeto grande.
       A primeira: Pelo o que pesquisei e vi em vídeos, o NAR de 12 ", série 3 (SW-3) de 450 W são bons, tocam legal e entregam boas baixas frequências. Só que tem o 1222-SW-3 e o 1244-SW-3, que sei que a diferença está na impedância, o que influencia na escolha dos amplificadores, mas não sei exatamente qual escolher. Encontrei um 1244-SW-3 por um preço bem abaixo da média que é R$ 600, tô quase pegando para aproveitar. Mas considerem que estou com dúvida na escolha dos dois, por causa dessa questão da impedância e como casar isso com o amplificador.

A mala do gol eh muito pequena, mas se espaço nao eh problema pra voce.... Tem um amigo aqui em recife que tem um JL12w0v3-4, usado. 

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Falantes para tampão: Sei que em SQ não é recomendado usar no tampão para não acabar influenciando nessas coisas de palco sonoro e tal, mas como eu gostaria também de um volume legal para o sistema, para não ficar algo tão tímido assim quando estivesse tocando alto, com portas/vidros abertos (quase indo pra ideia de um SQPL). Há alguma recomendação de falantes para ele? Poderia até colocar junto à caixa do sub, não necessariamente no tampão. Como leigo eu penso que um Midbass atenderia (provavelmente iria de NAR também), mas queria ouvir a opinião de vocês nessa. Se realmente não valer a pena e afetar muito a qualidade, não me importo de abrir mão de falantes no tampão

Se voce quer um som pra fora, melhor fazer uma caixa 4 vias e nao um sistema interno.
Esse negocio de kit 2 vias + falante no tampao nunca deu certo. Sempre o 6x9 vai se sobressair diante do kit 2 vias. Voce alem de gastar mais dinheiro com amplificação e fiação, vai ter um resultado ruim no final.

A Proposito, nao existe "SQPL", ou eh SQ ou eh SPL.

O recomendado, caso voce ande sempre com passageiros no banco de tras, eh colocar um coaxial DA MESMA MARCA E MODELO DO KIT 2 VIAS.

Porem acho desnecessario o uso de coaxial, voce mal vai notar que ele ta lá pois seu uso normalmente eh bem atenuado para nao atrapalhar a imagem sonora. 

O dinheiro que voce iria investir nesse amontoado de alto falante, usa pra pegar um kit 2 vias bacana, com uma amplificação adequada. Garanto a voce que nao vai sentir falta de altura se fizer isso.

Editado por Fernando Perilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Amplificador: Pesquisei e vi que os Banda ICE são bem usados e avaliados. Olhei também os Soundigital da linha Evo 4.0, que até são mais baratos que os da Banda. Não queria ir além dos R$ 600 nos amplificadores. Pesquisei bem mas ainda não consegui entender como casar o kit 2 vias e o amp em questão de impedância e tal, então peço que me indiquem um conjunto que possa tocar sem problemas. 

O amplificador tem que casar com o sistema, e nao o contrario. 

Voce so pode decidir o amplificador, quando souber todo o setup. 

Caso voce opte por um ophera op 90 + jl12w0, um sd800.4 ja atenderia muito bem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Tratamento acústico: Vi que é fortemente recomendado tratar as portas. O plano é tratar só as dianteiras, já que as traseiras não tem espaço para alto falantes originalmente. Vocês podem estimar por quanto sairia um tratamento decente? 

Mas um item indispensável. 

Ou voce compra uma manta acustica propria para carro, como a da technoiser, stereo design dentre outras, como pode optar por manta asfaltica.

Manta asfaltica, sai na faixa de 100 reais.  a aplicação, depende muito de onde voce for fazer. 

Normalmente para amigos, cobro 50 reais por porta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

- Cabos / instalação: Essa é uma parte que não tenho muita noção. Sei que os cabos são importantes, mas não queria gastar tanto assim. Queria algo que coubesse no orçamento e atendesse bem as necessidades. Quanto a instalação, vocês podem me dar uma ideia de quanto eu gastaria? A ideia é que tudo, desde as peças à instalação, não fuja tanto dos R$ 2500. 

Supondo que voce pegou um sd800.4, ophera op 90, jl12w0.

Voce precisa de 2 cabos rca, 6m de cabo 16/21mm, 5m de cabo remote, 14m de cabo 1.5/2.5mm, 2m de cabo 4mm, porta fusivel, fusivel.

Alem disso, ainda tem os terminais e mao de obra;

So de fiacao, voce gasta perto de 400/500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/04/2021 at 16:55, raug disse:

E para quem for de Recife / Pernambuco: não sei exatamente onde levar para instalar, mas vejo o pessoal ir montar seus sons com qualidade na Solution Garage e CB Equipadora. Se alguém for aqui da região, agradeceria sobre uma recomendação de onde instalar. 

Essas duas que voce falou ja nao sao mais o que um dia foram.

Manda mp pra mim que te indico.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/04/2021 at 21:57, Fernando Perilo disse:

.

amigo pode me ajudar em um projeto que estou iniciando agora?

tenho um j3 2011 e quero fazer um som interno e gostei das coisas que você citou, porta dianteira do meu carro é kit 2 vias de 5 polegadas, twiters na porta traseira e coluna traseira é 4 polegadas. O que você recomenda fazer nesse projeto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 04/06/2021 at 00:43, iansantos778 disse:

amigo pode me ajudar em um projeto que estou iniciando agora?

tenho um j3 2011 e quero fazer um som interno e gostei das coisas que você citou, porta dianteira do meu carro é kit 2 vias de 5 polegadas, twiters na porta traseira e coluna traseira é 4 polegadas. O que você recomenda fazer nesse projeto?

mandei mp irmao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...