Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Mauro Vieira

Dúvida cruel - qualidade alto falante porta do kit 2 vias

Recommended Posts

Estou montando um "projeto" de som SQ simples.  Criei antes tópico a respeito.

Agora estou num impasse e preciso de ajuda. Pelo menos ajuda moral!  kkk  Porque estou com a montagem emperrada em função desta dúvida que surgiu.

Ocorre que minha intenção é, dentro das possibilidades considerando o equipamento que estou usando, ter a maior fidelidade de som possível.

Minha prioridade não é volume mas sim qualidade/fidelidade. Ouço principalmente rock, pop rock, instrumental.

 

O que está acontecendo: pensando numa instalação "palco" básica comprei um kit duas vias Audiophonic Club KC 6.3  Por ser bem recomendado na faixa de preço.

Mas ao fazer os primeiros testes tive uma decepção. Montei na porta direita o Audiophonic enquanto mantive na porta esquerda o original do carro. Para comparar e testar o resultado do Audiophonic

Variando o balanço para cada um dos lados. Ouvindo num volume normal que eu normalmente uso. 

O original é um 6x9 peso pena 15W. Com 15 anos de uso (carro é 2006)

Claramente a qualidade de som, de maneira geral considerando médios e graves, parace bem melhor no 6x9 original. Claro que ele não suporta volumes maiores sem distorcer/vibrar porque é 

um alto falante pouco potente. Mas a "clareza" do som em volumes não muito altos parece bem superior. Percebe-se principalmente na voz. Difícil descrever mas o Audiophonic parece distorcido. Tipo meio voz de taquara rachada, se me entendem...

Não é uma coisa absurda mas perfeitamente perceptível. Ou seja: o som não agrada.

Para mim é uma deceção e bem estranho. Porque se é está em um kit de 02 vias o alto falante de porta teria que se virar muito bem nas frequência próximas das médias e baixas. Não?

 

Agora fica a dúvida. Devo tentar um PAR de AFs de porta avulsos melhores, pensando em qualidade???

Quais me indicariam? 

Que pudesse montar aproveitando o crossover do kit Audiophonic. Já fiz toda a instalação, com os tweeters.

Usar o originais é uma possibilide mas têm muita limitação de potência.

 

Segue imagem compartiva dos dois AFs.

 

Agradeço muito as dicas.

 

 

AFs1.jpg

AFs2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você montou o MB + tweeter do KC ou só o MB na porta?

Tratou a porta?

Estão ligados na saída do amp ou direto no rádio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respondendo: eu havia testado/comparado os dois alto falantes, 6x9 original com o midbass do kit KC 6.3, alimentando através das saídas normais da MM Pioneer. Provavelmente por isto tinha sentido o som estranho no AF MB do kit 2 vias.

Quando fiz a instalação completa, usando as saídas RCA e o amplificador, mudou bastante a sonoridade. 

Não é um Hertz nem um Focal mas diria que dá para o gasto. rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...