Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
spnSpawn*

Ajuda melhorar agudos

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

 

Tenho em meu carro um aparelho Pioneer simples destes sem CD apenas USB. Não recordo o modelo de cabeça mas posso consultar caso necessário.

 

Gostaria de melhorar os agudos internos do carro mas sem investir um valor necessário pra um bom kit 2 vias (atualmente uso coaxiais nas portas dianteiras). Queria agudos direcionados. Pensei em colocar um par de tweeters destes pequenos igual de kit 2 vias. Porém a impedância mínima de saída do meu aparelho é 4Ohms e mesmo que eu coloque um tweeter de 8Ohms aí da vai dar uma impedância combinada de 2,66Ohms, o que é baixo.

 

Alguma sugestão pra contornar isso sem kit 2 vias ou amplificador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A impedância nesse caso não se soma exatamente.
Basta desligar os tw dos coaxiais e usar capacitor adequado no tweeter a ser usado caso ele não venha com divisor passivo.
Como cada falante vai estar trabalhando num range de frequência diferente, essa ligação acaba meio que sendo "enxergada" pelo player como 4ohms até o ponto de corte e 8ohms acima dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então você acha melhor basicamente apenas "trocar" o tw do coaxial pelos de cima, desligando os do coaxial? Assim ficam dois falantes de supostamente 8Ohms dando uma impedância equivalente final de cerca de 4Ohms né?

 

Só não entendi com relação ao enxergar 4 e ser 8... O falante não tem uma impedância fixa? Ou ela varia conforme a frequência?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então você acha melhor basicamente apenas "trocar" o tw do coaxial pelos de cima, desligando os do coaxial? Assim ficam dois falantes de supostamente 8Ohms dando uma impedância equivalente final de cerca de 4Ohms né?
 
Só não entendi com relação ao enxergar 4 e ser 8... O falante não tem uma impedância fixa? Ou ela varia conforme a frequência?
Ela varia conforme frequência.
Quase nunca se chega no nominal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sendo assim se eu apenas ligasse em paralelo um tweeter de 8 Ohms sem desligar nada. Como eu não ouço volume muito alto e como uso HPF 125Hz por ter sub, qual a probabilidade de danificar as saídas do aparelho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...