Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novo Jeep Wrangler Rubicon tem motor 2.0 turbo, mas não renega as origens

Recommended Posts

Jeep-Wrangler-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021.jpgConfortável, mas está sempre pronto a enfrentar os obstáculos.Fernando Pires/Quatro Rodas

A primeira reação que tive assim que arranquei com o Wrangler foi de euforia. Gostei do impulso que senti, assim que pisei no acelerador, da direção leve e, principalmente, da visão do capô inteiro à minha frente, coisa típica do Wrangler.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Mas achei que deveria inclinar o encosto do banco um pouco mais para trás e aí me frustrei: cadê o botão ou a alavanca do encosto? Não há acesso para a mão do lado esquerdo, porque a porta do carro fica colada ao banco e, do lado direito, há o apoio de braço.

Jeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2021-49.jpgJeep é uma das poucas que poderá passar ilesa a mudançasFernando Pires/Quatro Rodas

Parei e desci do carro. Achei o dispositivo. Por falta de espaço, a fábrica adotou uma alça do mesmo material do cinto, que deve ser puxada para liberar o encosto. Pensei: os projetistas erram.

A porta colada ao ombro do motorista é outra característica dos jipes desde o primeiro Willys 1941. Mas cadê o airbag? Hoje, as portas ficam distantes das pessoas justamente para haver espaço para os airbags inflarem, se necessário. Como será que a FCA homologou esse carro, principalmente nos EUA, que tem a legislação mais rigorosa que a nossa?

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-7-e1614364065826.jpgAtrás, o ângulo de saída é de 37º. Na frente, o de entrada é de 44º.Fernando Pires/Quatro Rodas

Deve ter se favorecido pelo fato de sua estrutura ser de aços de alta e ultrarresistência e a suspensão elevada, o que faz com que a zona de impacto seja no chassi do carro. Dirigi mais um pouco e tomei consciência de como a cabine do Wrangler é apertada para o motorista e o passageiro da frente. Atrás, experimentei depois, é tranquilo.

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-4-e1610729051417.jpgFita libera o ajuste do encosto.Fernando Pires/Quatro Rodas

Dá até para cruzar as pernas. Mas na frente: mal cabe meu antebraço na distância que existe do console ao descanso de braço. E a posição de dirigir, como era antigamente, é levemente desalinhada, de modo que o motorista fica virado para o centro do carro.

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-5-e1610729393365.jpgPorta-malas tem capacidade de 498 litros, sem rebater os bancos.Fernando Pires/Quatro Rodas

Entendi. A FCA manteve as características típicas do Wrangler, para agradar os clientes tradicionais. Revendo minha posição de achar que os projetistas erraram, concluí que eles fizeram o carro assim porque esse era o plano. Depois que compreendi o que estava acontecendo, relaxei e consegui curtir o Wrangler como o Wrangler é. Não há dúvidas de que o projeto é moderno.

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-2-e1610729827674.jpgAlavanca menor seleciona os modos de tração.Fernando Pires/Quatro Rodas

A versão mostrada aqui é a Unlimited Rubicon, de quatro portas, que chega ao Brasil importada dos EUA ao preço de R$ 432.590.

Jeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2021-5.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Além da estrutura de aços especiais, seu motor T4 Hurricane 2.0 de quatro cilindros em linha gera 272 cv e 40,7 kgfm graças a recursos como injeção direta e turbocompressor, o câmbio automático tem oito marchas, com a opção das trocas manuais na alavanca, e não faltam equipamentos de assistência ao motorista, como detector de pontos cegos, alerta de colisão frontal e freio de emergência autônomo.

Continua após a publicidade
Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-e1610729145462.jpgCâmbio de oito marchas tem opção das trocas manuais na alavanca.Fernando Pires/Quatro Rodas

Os faróis são full-led e a central multimídia com tela touch de 8,4”, o GPS é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, tem um aplicativo Off-Road Pages, que informa coisas como altitude, inclinação lateral e longitudinal da carroceria e o tipo de tração em uso.

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-Jeep Wrangle teste Quatro Rodas Janeiro 2021 (10) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-Jeep Wrangle teste Quatro Rodas Janeiro 2021 (9) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-Jeep Wrangle teste Quatro Rodas Janeiro 2021 (8) Fernando PiresQuatro Rodas

O sistema de tração tem a opção de modos de uso 4×4, 4×4 auto, 4×4 part-time e 4×4 reduzida (por alavanca), além do sistema que permite o bloqueio eletrônico independente dos diferenciais dianteiro e traseiro. E a suspensão dianteira conta com barra estabilizadora com desconexão eletrônica para aumentar a sua articulação na hora de vencer obstáculos.

Jeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-3-e1610729741772.jpgÉ possível bloquear eletronicamente os diferenciais.Fernando Pires/Quatro Rodas

Para quem não tem pretensões tão esportivas assim, o Rubicon oferece conforto, tendo recursos como bancos com revestimento que imita couro, ar-condicionado bizona com saídas traseiras e sistema de som Alpine. O recurso mais interessante, porém, é a possibilidade de transformar o jipe em um conversível, com a retirada do teto, ou em um veículo de recreação, removendo as portas e rebatendo o para-brisa.

Jeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2021-36.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasJeep-Wrangle-teste-Quatro-Rodas-Janeiro-2021-6.jpgRetirado o teto, resta uma estrutura de proteção dos ocupantes.Fernando Pires/Quatro Rodas

O Wrangler é um carro confortável, seja no asfalto ou na terra. A direção é lenta nas respostas, mas esterça bem. E a suspensão garante um rodar macio. Às vezes, o motorista desavisado pode se sentir inseguro com os movimentos da carroceria. Mas, uma vez acostumado, a confiança no controle direcional do carro retorna.

Na pista de testes, o Rubicon demonstrou outra qualidade que eu já suspeitava no roteiro de impressões ao dirigir: que ele é econômico. Saí de casa preparado para abastecer o tanque na volta ou no meio do caminho. Mas fui e voltei sem paradas. Nas medições, o Wrangler ficou com as médias de 7,4 km/l de gasolina na cidade, e 9,1 km/l na estrada. E isso com um desempenho bem interessante, uma vez que o Jeep, que pesa 2 toneladas, fez o tempo de 7,8 segundos nas acelerações de 0 a 100 km/h.

Depois da diversidade de sentimentos que tive em relação ao carro durante a avaliação, confesso que terminei o dia gostando do Wrangler.

Jeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (60) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (53) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (52) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (49) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (48) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (55) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (45) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (41) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (56) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (35) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (39) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (42) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (29) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (54) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (51) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (50) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (37) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (47) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (46) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (44) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (33) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (40) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (28) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (43) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (30) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (38) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (26) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (36) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (15) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (23) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (34) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (25) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (32) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (31) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (22) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (18) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (27) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (14) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (19) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (24) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (21) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (57) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (16) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (10) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (20) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (8) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (63) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (17) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (9) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (7) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (58) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (13) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (64) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (6) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (65) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (12) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (11) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (3) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (66) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (5) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (2) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (61) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (59) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (4) Fernando PiresQuatro RodasJeep-Wrangler-Rubicon-Quatro-Rodas-Jan-2Jeep Wrangler Rubicon Quatro Rodas Jan 2021 (62) Fernando PiresQuatro Rodas

Teste

  • Aceleração: 0 a 100 km/h: 7,8 s;  0 a 1.000 m: 29,6 s – 155,7 km/h
  • Velocidade máxima: 195 km/h*
  • Retomada: D 40 a 80 km/h: 3,3 s; D 60 a 100 km/h: 4,8 s; D 80 a 120 km/h: 5,6 s
  • Frenagens: 60/80/120 km/h – 0 m: 16,4/30,6/66,2 m
  • Consumo: urbano 7,4 km/l; rodoviário 9,1 km/l

*dado de fábrica

Ficha técnica

Preço: R$ 432.590
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 16V, turbo, injeção direta, 1.995 cm3
Potência: 272 cv a 5.250 rpm
Torque: 40,7 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Suspensão: eixos rígidos com molas helicoidais
Freios: disco ventilado (dianteiro), disco sólido (traseiro)
Direção: eletro-hidráulica, 12,3 (diamêtro de giro)
Rodas e pneus: liga leve, 255/75 R17
Dimensões: comprimento, 478,5 cm; largura, 187,5 cm; altura, 186,8 cm; entre-eixos, 300,8 cm; peso, 2.031 kg; tanque, 81 l; porta–malas, 498 l; ângulo de ataque, 44º, ângulo de saída, 37º; vão livre, 27,4 cm

Veredito

Algumas soluções tradicionais podem parecer estranhas hoje em dia. Mas o Wrangler continua agradando quem gosta de um jipe.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...