Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fixwillian

Caixa residencial com kit 2 vias e 7 driver FH300S!!!!! Duvidas!!!!!

Recommended Posts

Pessoal, postei essa dúvida em outra parte do fórum mais ninguém me respondeu kkkk

Estou querendo fazer o que diz o texto abaixo, porém estou bem resolvido a por um par de 7 driver FH300S junto com o kit mtx. Será que vai ficar bom? Quero um som bem misto, que de pra escutar em casa e quando quiser levar para algum lugar e aumentar mais um pouquinho ficar legal Tb. 

Montei recentemente uma caixa residencial, simples, composta por 1 kit 2 vias MTX RTS652 + 1 par de Coaxial Ophera Phantom 75, ambos de 6". Para tocar uso um cd pioneer mixtrax, um modulo ts400x4 e uma fonte cftv de 50 amp. Fiz uma caixa SELADA entre 8.5 e 9 litros para cada falante, dando um total de mais ou menos 35 litros bruto total, sendo que tem internamente tem divosórias para separar os falantes.

Estou deixando o modulo em full e cortando no player a partir de 60hz 24db. Toca muito bem a caixinha, fiquei até surpreso. Dentro de casa da um subgrave muito agradável. A depender da música, foi subindo o corte ate 100hz 24db. 

 

A minha dúvida é em relação a litragem da caixa. Será que ficou muito grande por ser selada? Estou querendo trocar os coaxial da ophera devido a baixa sensibilidade. Estou pensando em colocar um coaxial hertz dcx 165.3 justamente pela sensibilidade de 93db ante 88db do ophera. Será que vai ficar ainda melhor o som? 

Outra ideia é trocar o ophera por um par de 7driver fh300s o que eu acho que ficaria bastante interessante e para isso eu trocaria o ts400x4 por um 800x4 que eu tenho guardado.

O que vocês me dizem sobre a caixa? Muito grande?

E sobre a troca do ophera?

 

Foto da caixinha!!! 

IMG-20210131-WA0003.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes!

-Caixa selada? Pq não dutada? Daria um "Up" legal nos graves!

-8,5 litros por falante tá perfeito. Na verdade, se fosse pra ter bons graves (sub mesmo), seria mais interessante uns 15~20 litros por falante. Ia te surpreender!

-Outra alternativa é fazer a caixa menor pros falantes que você tem e usar um sub tipo UXP 12" numa dutadona no chão! É como lençol curto: não consegue cobrir a cabeça e os pés ao mesmo tempo! Ou você faz uma caixa generosa (grande) e vai ter bons subgraves, ou faz a caixa compacta e perde MUITO abaixo dos 100hz!

-Com o coaxial que vc falou, a sensibilidade diz que vai tocar BEM mais. Mas quanto ao timbre, a sens não diz mto! Porém, não me recordo de um produto Hertz que toque MAL! São todos entre BOM e ótimo!

-Já usando o 7 driver, vc vai ter ainda mais SPL e ainda menos graves. Novamente a questão do lençol curto! Qual vc prioriza? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, blOom disse:

Vamos por partes!

-Caixa selada? Pq não dutada? Daria um "Up" legal nos graves!

-8,5 litros por falante tá perfeito. Na verdade, se fosse pra ter bons graves (sub mesmo), seria mais interessante uns 15~20 litros por falante. Ia te surpreender!

-Outra alternativa é fazer a caixa menor pros falantes que você tem e usar um sub tipo UXP 12" numa dutadona no chão! É como lençol curto: não consegue cobrir a cabeça e os pés ao mesmo tempo! Ou você faz uma caixa generosa (grande) e vai ter bons subgraves, ou faz a caixa compacta e perde MUITO abaixo dos 100hz!

-Com o coaxial que vc falou, a sensibilidade diz que vai tocar BEM mais. Mas quanto ao timbre, a sens não diz mto! Porém, não me recordo de um produto Hertz que toque MAL! São todos entre BOM e ótimo!

-Já usando o 7 driver, vc vai ter ainda mais SPL e ainda menos graves. Novamente a questão do lençol curto! Qual vc prioriza? 

blOom, obrigado por responder!!!

Então, essa caixinha do jeito que está hoje toca até relativamente bem e tem alguma qualidade. Mas você sabe que som é viciante e nunca estamos satisfeitos. Pensei em até mudar todos os falantes, deixando apenas os tweeter da mtx que são domo de sedã. Se eu fizer isso, colocaria 2 pares de FH300S ou então um par do FH300S e um par do FR400S, assim os tweeters teriam serventia. 

Em relação ao hertz, com certeza teria muito mais qualidade sem sombra de dúvidas, mas em ambiente aberto ele morreria. Talvez uma caixa até mista ficaria legal, com MTX e FH300S. Tocaria bem dentro de casa e na rua até faria um barulhinho. 

Essa caixa da até para dutar. Vi no manual do FH300S que a litragem dessa caixa está certa e eles indicam 2 dutos de 2" por falante. Pensei em colocar 1 duto de 3" por falante pq não ficaria legal nessa caixa 8 dutos de 2", né? Kkk

O que gostei desse falante é que o corte hpf dele é relativamente baixo, a partir de 80hz e xmax de quase 4mm.

Quantas dúvidas aqui kkkkk

Só sei que esse ophera phantom realmente vou trocar. O kit mtx encobre ele facilmente. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso dar uma sugestão diferente? Tenta fazer uma torre vertical, com os falantes o mais próximo possível entre eles.. tendem a acoplar como line array e jogar BEM mais longe... de repente, coloca mais do que 4.. de repente uns 8 deles.. o resultado pode te espantar!

Falo pq tenho uma caixinha que fiz, que é nessa pegada, só que com falantes de 2,5" e 10wrms cada um, e é assustador o quanto joga longe e com qualidade!

Confere:
 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, blOom disse:

Posso dar uma sugestão diferente? Tenta fazer uma torre vertical, com os falantes o mais próximo possível entre eles.. tendem a acoplar como line array e jogar BEM mais longe... de repente, coloca mais do que 4.. de repente uns 8 deles.. o resultado pode te espantar!

Falo pq tenho uma caixinha que fiz, que é nessa pegada, só que com falantes de 2,5" e 10wrms cada um, e é assustador o quanto joga longe e com qualidade!

Confere:
 

 

Muito interessante essa proposta, mas eu acredito que consigo usar a caixa que já tenho no momento para quebrar um galho. Estou quase certo q vou trocar os ophera pelos fh300s mesmo e dutar a princípio a câmara deles, com 1 duto de 3" para cada falante e sintonia igual a sugerida pelo manual.

 Acho que vou fazer o pedido dos falantes na semana q vem. Após essa primeira mudança e penso se continuo com os mtx ou parto para um fr400s ou mais um par dos fh300s.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

20210219033504image.png

 

Andei fazendo uma simulação do fh300s na caixa selada e dutada de 8.5L.

O que achou dos gráficos blOom? A cor amarela é da caixa selada. Na simulação, a caixa dutada está com 1 duto de 3" por 10 cm, sintonia bem próxima a sugerida pelo manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dica: Não se desfaz dos falantes atuais, pq certeza os FH300S vão dar mais SPL, mas BEM menos graves! Pode ser que não te agrade.

Eu tentaria baixar um tiquin a sintonia dessa caixa, mas coisa pessoal mesmo! Gosto de mais graves! Ou tentaria acrescentar um sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, blOom disse:

Dica: Não se desfaz dos falantes atuais, pq certeza os FH300S vão dar mais SPL, mas BEM menos graves! Pode ser que não te agrade.

Eu tentaria baixar um tiquin a sintonia dessa caixa, mas coisa pessoal mesmo! Gosto de mais graves! Ou tentaria acrescentar um sub

blOom, pensei o seguinte: Como essa caixinha é residencial e moro em apartamento, acho que não vai ficar tão legal um par de fh300s. Eu acho que não vou por nem mais o coaxial mas sim mais um kit 2 vias, mas do modelo hertz DSK 165.3. Até queria outro kit 2 vias da MTX igual do que eu tenho mas esse modelo não acho em lugar algum, nem usado. Vou dutar tambem a caixa, sintonizar em uns 80hz. Acho q vai ficar uma caixinha bacana, agradável e com qualidade.

O que vc acha blOom?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites



Recomendo esse vídeo! Ele conseguiu mudar o grave da caixa com espuma dentro! 



Quanto à sua caixa, eu faria o mesmo! Tentaria dutar, aplicar espuma dentro e já era! Tem uns coaxiais da Nar de polipropileno que são excelentes nos graves e não são caros! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, blOom disse:



Recomendo esse vídeo! Ele conseguiu mudar o grave da caixa com espuma dentro! 



Quanto à sua caixa, eu faria o mesmo! Tentaria dutar, aplicar espuma dentro e já era! Tem uns coaxiais da Nar de polipropileno que são excelentes nos graves e não são caros! 

Eu vi esse vídeo hoje, acredita? Sigo o canal dele Kkkk

Eu vi uns falantes da nar, achei bacana. Mas o que me faz pender para os hertz é a sensibilidade de 93db. Não estou achando outros kits com pelo menos essa sensibilidade e pelo preço do hertz, até os nar tem baixa sensibilidade, vi um cs2 com 88db, fora que eu até gosto do tweeter um pouco estridente dos hertz kkk. Qual modelo da nar vc me indicaria? Kit ou coaxial? Como estou usando um TS400x4, cada falante ligado numa saída, quanto maior sensibilidade melhor né? Ahhh o kit da mtx Tb tem 93db, por isso que encobre e muito os opera phantom, que na verdade tem 87db, vi hj no manual. 6db a mais espanca né? Kkkk

 

blOom, e sobre o kit da audiophonic kc6.3 o que vc acha? Melhor que o hertz? 

 

Correções: hoje eu olhei a caixa com mais detalhe e percebi que não vai dar para colocar mais um kit 2 vias pois não vai ter espaço para colocar o tweeter. Medi de tudo quanto é jeito e realmente não vai dar. Resumindo, vou ter q por um coaxial mesmo!!!!! 

E agora, até R$600, qual o melhor coaxial? 

 

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/02/2021 at 16:17, fixwillian disse:

 

Atualização:

Estou entre 2 modelos de coaxial. 

1. Focal RCX 165

2. Herz DCX 165.3

TENHO QUE ME DECIDIR AINDA HJ. 

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/02/2021 at 12:19, fixwillian disse:

Atualização:

Estou entre 2 modelos de coaxial. 

1. Focal RCX 165

2. Herz DCX 165.3

TENHO QUE ME DECIDIR AINDA HJ. 

Acabei escolhendo o hertz dcx 165.3.

Ele chegou já tem 2 dias e estou testando ele junto ao mtx. A princípio o som mudou muito para melhor, a resposta do hertz na caixa selada ficou muito boa. Depois de muito pesquisar e de muitas simulações na winisd nas curvas de frequência, acabei optando por não dutar a caixa e manter ela selada. A caixa está com exatos 9 litros bruto para cada, descontando o falante cai para 8.5 litros livre. A caixa dentro de casa dá grave muito gostoso, está puxando em 50hz legal, após alguns testes. Eu nunca consegui fazer uma caixa que rendesse sem ajuda de bass ou loud do cd ligado. Essa caixa toca demais com o player em flat, só o hpf em 63hz. Está tocando todos os estilos musicais e muito bem. No volume 15 já treme muito dentro de casa kkkkkkk.

Resumindo, a caixa ficou perfeita, litragem legal e super indico esse hertz. Não achei o tweeter tão estridente quanto falavam aqui no fórum. Com o uso desse hertz eu ganhei uma voz muito mais presente e encorpada, senti que o grave aumentou também e o agudo deu uma melhorada bem significativa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a questão da espuma dentro da caixa, chegou a ver o vídeo? Pelo que o Renan mostrou, só vantagens! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
37 minutos atrás, blOom disse:

E a questão da espuma dentro da caixa, chegou a ver o vídeo? Pelo que o Renan mostrou, só vantagens! 

A questão da espuma ainda não testei por não ter tido tempo de procurar. Mas vc viu no vídeo que a lã de vidro foi mais eficiente? Vou procurar ela ou a lã de rocha e tem a lã de pet também.

blOom, vou fazer depois um vídeo da caixa tocando. A mistura do mtx com esse hertz ao meu ver ficou muito bacana. 

Fiz o teste do ophera x hertz e é incontestável a superioridade do hertz. A diferença de 87db x 93db é nítida e achei muito interessante. 

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qdo fizer, bota umas  músicas de qualidade e tal.. deve estar ebm interessante mesmo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou acompanhando as evoluções do projeto. Gostaria de fazer algo semelhante para a área da piscina. Kit duas vias/coaxial + subwoofer.

Parabéns

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, STET disse:

Estou acompanhando as evoluções do projeto. Gostaria de fazer algo semelhante para a área da piscina. Kit duas vias/coaxial + subwoofer.

Parabéns

Só recomendo que busque os kits "Mariner" ou coisa assim, que são feitos pra isso! Pra pegar sol, água...

A não ser que vá deixar relativamente longe da água, e guarde protegido qdo não estiver usando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

Só recomendo que busque os kits "Mariner" ou coisa assim, que são feitos pra isso! Pra pegar sol, água...

A não ser que vá deixar relativamente longe da água, e guarde protegido qdo não estiver usando!

Valeu blOom, a princípio serão guardados quando não estiverem sendo usados.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, STET disse:

Estou acompanhando as evoluções do projeto. Gostaria de fazer algo semelhante para a área da piscina. Kit duas vias/coaxial + subwoofer.

Parabéns

Para área de piscina eu te indico um ou outro projeto. Woofer de 12" + ti ou um par de FH300S + woofer de 12".Fica muito bom e por ser uma área aberta vai tocar melhor que kit 2 vias e coaxial. 

Essa caixa que eu fiz rende mais em ambiente fechado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
51 minutos atrás, fixwillian disse:

Para área de piscina eu te indico um ou outro projeto. Woofer de 12" + ti ou um par de FH300S + woofer de 12".Fica muito bom e por ser uma área aberta vai tocar melhor que kit 2 vias e coaxial. 

Essa caixa que eu fiz rende mais em ambiente fechado. 

Pois é, já pensei na possibilidade. Meu pai tem em casa um par de Steel 12" da oversound + 220ti. É show

Acho que fica maior a caixa do woofer + ti + sub do que kit duas vias + sub.

A ideia é ter a maior intensidade incomodando o mínimo possível os vizinhos.

Editado por STET

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, STET disse:

Pois é, já pensei na possibilidade. Meu pai tem em casa um par de Steel 12" da oversound + 220ti. É show

Acho que fica maior a caixa do woofer + ti + sub do que kit duas vias + sub.

A ideia é ter a maior intensidade incomodando o mínimo possível os vizinhos.

1 snake HPX 2120 + 220ti fica uma excelente combinação e a caixa não é muito grande, ficaria um pouco maior que para o par de 2 vias e coaxial. Fica um projeto simples e com um excelente rendimento. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, fixwillian disse:

1 snake HPX 2120 + 220ti fica uma excelente combinação e a caixa não é muito grande, ficaria um pouco maior que para o par de 2 vias e coaxial. Fica um projeto simples e com um excelente rendimento. 

O problema é se eu quiser um subwoofer para acompanhar isso tudo. Um sub800 no mínimo. Aí ferrou. Kkkkk

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, STET disse:

O problema é se eu quiser um subwoofer para acompanhar isso tudo. Um sub800 no mínimo. Aí ferrou. Kkkkk

 

Que nada, bota o snake pra descer. 

Eu tenho 1 par de esv610 e toco eles com hpf em 63hz. Caixa de 22 litros pra cada 1 duto de 3" por 10 cm. Toca muito bonito. Pra acompanhar uso uma D200 e um St400 mas vou trocar por 1 par de fh300s. Snake desce bastante e toca bonito. Toco o par em um Ds800.4, como eles são de 4 ohms fica 1 em cada bridge.

 

Outro woofer que desce legal e eu já tive é o Eros MB2.2k. Toca muito bonito. Tinha apenas 1 em caixa full trap de 55 litros e sintonia de 60hz. Ali toca bonito todos os estilos. 

 

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, fixwillian disse:

Que nada, bota o snake pra descer. 

Eu tenho 1 par de esv610 e toco eles com hpf em 63hz. Caixa de 22 litros pra cada 1 duto de 3" por 10 cm. Toca muito bonito. Pra acompanhar uso uma D200 e um St400 mas vou trocar por 1 par de fh300s. Snake desce bastante e toca bonito. Toco o par em um Ds800.4, como eles são de 4 ohms fica 1 em cada bridge.

 

Outro woofer que desce legal e eu já tive é o Eros MB2.2k. Toca muito bonito. Tinha apenas 1 em caixa full trap de 55 litros e sintonia de 60hz. Ali toca bonito todos os estilos. 

 

Muito obrigado pela dica, eu não tinha olhado para eles porque achava que não desciam. Que apenas os 15" e 18" do hpx. E a caixa para os 15" é 72 litros aí fica grande.

22 litros para o hpx 2120 é bem tranquilo de fazer. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...