Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Mauro Vieira

Projeto SQ Dodge Caravan - 2 ou 3 vias?

Recommended Posts

Agradeço desde já as dicas. Pouca experiência com detalhes mais técnicos de instalação e ajustes.

O objetivo é ter na medida do possível boa qualidade e efeito palco.   

A HU é a Pioneer Z6380TV.  Minha ideia inicial era usar amp Digisound 400.4 Evo.

1- A primeira complicação (ou talvez oportunidade) é que o painel deste carro tem originalmente local para midranges 5 1/4 nas extremidades superiores do painel. Além dos AF das portas dianteiras. Ou seja: a ideia é usar midbass 6,5 nas portas, midranges 5,25 no painel e tweeters.

Pensando no ganho de qualidade musical que o midrange poderia proporcionar (voz?).

Aí o que poderia ser uma instalação simples de duas vias com a amp 4 canais complica um pouco. 

Minha primeira dúvida é se o possível ganho de qualidade / efeito palco destes dois AF extras (midranges) em cima dos cantos do painel compensa alguma complicação na instalação. Ponto importante. Senão esqueço e fico no duas vias básico.

Como idealmente deveria ligar/alimentar este setup dianterio? Precisaria usar 2 amps? Usaria esquema 3 way e o crossover do aparelho ou saída no modo stardard? 

Pergunta, talvez idiota: muita maluquice instalar um kit duas vias normal (tipo o KC 6.3) tocado pelo amp e tocar os dois midranges do painel(menos potentes) pela saída amplificada do canal dianteiro de audio normal (não RCA) do aparelho?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/02/2021 at 08:32, Mauro Vieira disse:

Como idealmente deveria ligar/alimentar este setup dianterio? Precisaria usar 2 amps? Usaria esquema 3 way e o crossover do aparelho ou saída no modo stardard? 

Depende do tipo de ligacao que vc quer fazer. Se for usar crossover passivo, pode usar um amplificador soh, mas vai ficar bem limitado quanto a regulagem. O ideal seria usar 6 canais de amplificacao, que pode ser um unico amplificador de 6 canais ou 3 de dois canais, ou qualquer outra configiracao.

 

Em 15/02/2021 at 08:32, Mauro Vieira disse:

Pergunta, talvez idiota: muita maluquice instalar um kit duas vias normal (tipo o KC 6.3) tocado pelo amp e tocar os dois midranges do painel(menos potentes) pela saída amplificada do canal dianteiro de audio normal (não RCA) do aparelho?

Nao eh impossivel, mas acho dificil ficar bom. Mais facil usar a saida do player pra tocar os tweeters, pois normalmente sao mais eficientes, e nao precisam de muita potencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/02/2021 at 12:32, Mauro Vieira disse:

Agradeço desde já as dicas. Pouca experiência com detalhes mais técnicos de instalação e ajustes.

O objetivo é ter na medida do possível boa qualidade e efeito palco.   

A HU é a Pioneer Z6380TV.  Minha ideia inicial era usar amp Digisound 400.4 Evo.

1- A primeira complicação (ou talvez oportunidade) é que o painel deste carro tem originalmente local para midranges 5 1/4 nas extremidades superiores do painel. Além dos AF das portas dianteiras. Ou seja: a ideia é usar midbass 6,5 nas portas, midranges 5,25 no painel e tweeters.

Pensando no ganho de qualidade musical que o midrange poderia proporcionar (voz?).

Aí o que poderia ser uma instalação simples de duas vias com a amp 4 canais complica um pouco. 

Minha primeira dúvida é se o possível ganho de qualidade / efeito palco destes dois AF extras (midranges) em cima dos cantos do painel compensa alguma complicação na instalação. Ponto importante. Senão esqueço e fico no duas vias básico.

Como idealmente deveria ligar/alimentar este setup dianterio? Precisaria usar 2 amps? Usaria esquema 3 way e o crossover do aparelho ou saída no modo stardard? 

Pergunta, talvez idiota: muita maluquice instalar um kit duas vias normal (tipo o KC 6.3) tocado pelo amp e tocar os dois midranges do painel(menos potentes) pela saída amplificada do canal dianteiro de audio normal (não RCA) do aparelho?

 

Um Midrange bem instalado vai melhorar a resposta de instrumentos e vozes. Não sei qual tipo de música que você escuta, mas em geral o som em "V" é mais agradável para os ouvidos (médios atenuados, graves e agudos mais presentes). Eu particularmente sou muito fã do som flat portanto médios presentes me agradam, porém, especialmente no carro eu prefiro o som em V mesmo, pois é onde passo mais tempo ouvindo (e eu curto ouvir alto hehe). Então, pra mim, eu prefiro montar um duas vias bacana do que um 3 vias mediano. No seu caso eu investiria num 2 vias top e compraria um amp bacana AB no lugar do soundigital. 

Não necessariamente um kit 3 vias vai ser melhor que um kit 2 vias em termos de qualidade. Para efeito palco eu acredito que melhore caso seja bem regulado, porém você vai ter que fazer uma ligação 3 vias ativas, seja com um amp 6 canais ou 2 de 3 canais mesmo, o importante é que cada canal tenha o crossover ativo devidamente regulado, ligação passiva vai ficar ruim. Ligar direto do player pode funcionar, você consegue testar sem ter que investir em um midrange?

3 way é complicado e eu não recomendaria, ainda mais pra um som iniciante. Pra mim os upgrades de qualidade tem que ser na seguinte ordem (considerando uma HU decente): kit 2 vias -> tratamento -> amplificação e/ou crossovers -> subwoofer -> 3way

Que carro que você vai instalar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço as duas muito boas respostas.

O carro é uma Chrysler Caravan.

A medida que eu evoluir no projeto vou atualizando aqui.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...