Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
fixwillian

Caixa residencial com kit 2 vias + coaxial!!!! Ajuda!!!!!

Recommended Posts

Pessoal, preciso da ajuda de vocês!

Montei recentemente uma caixa residencial, simples, composta por 1 kit 2 vias MTX RTS652 + 1 par de Coaxial Ophera Phantom 75, ambos de 6". Para tocar uso um cd pioneer mixtrax, um modulo ts400x4 e uma fonte cftv de 50 amp. Fiz uma caixa SELADA entre 8.5 e 9 litros para cada falante, dando um total de mais ou menos 35 litros bruto total, sendo que tem internamente tem divosórias para separar os falantes.

Estou deixando o modulo em full e cortando no player a partir de 60hz 24db. Toca muito bem a caixinha, fiquei até surpreso. Dentro de casa da um subgrave muito agradável. A depender da música, foi subindo o corte ate 100hz 24db. 

 

A minha dúvida é em relação a litragem da caixa. Será que ficou muito grande por ser selada? Estou querendo trocar os coaxial da ophera devido a baixa sensibilidade. Estou pensando em colocar um coaxial hertz dcx 165.3 justamente pela sensibilidade de 93db ante 88db do ophera. Será que vai ficar ainda melhor o som? 

Outra ideia é trocar o ophera por um par de 7driver fh300s o que eu acho que ficaria bastante interessante e para isso eu trocaria o ts400x4 por um 800x4 que eu tenho guardado.

O que vocês me dizem sobre a caixa? Muito grande?

E sobre a troca do ophera?

Segue a foto da caixinha!!!

IMG-20210131-WA0003.jpeg

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a sensibilidade do ophera é o valor medido a 2,83v? da hertz normalmente são a 2,83

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/02/2021 at 19:56, fst-lobo disse:

a sensibilidade do ophera é o valor medido a 2,83v? da hertz normalmente são a 2,83

Amigo, então eu troquei ophera pelo hertz dcx165.3. Tirei certinho a medida da caixa e deu 9 litros brutos para cada falante, acho que dá uns 8,5 L livres por falante. Estou com o player todo em flat, só hpf em 63hz 24db. A diferença no som após a troca do ophera foi extremamente notória. A sensação era de que o ophera estava desligado kkkk O hertz dá muito mais voz, muito mais mesmo, sem falar do tweeter bem presente. O tweeter do ophera é muito apagado, bem fraco. Senti também que a diferença de grave de um para o outro também é grande. Não estou puxando sardinha para o hertz, mas comparar ele com o ophera chega a ser covadia. 

O som está descendo bastante, treme tudo dentro de casa. É a primeira vez que projeto uma caixa que deu um resultado tão bom. Não uso nenhum bass ou loud no cd, apenas hpf em 63hz e está tocando lindo, com qualidade e força. Estou muito surpreso com o resultado. Jamais pensei que uma caixinha dessa jogasse o grave tão longe kkkk

Editado por fixwillian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 26/02/2021 at 11:19, fixwillian disse:

Amigo, então eu troquei ophera pelo hertz dcx165.3. Tirei certinho a medida da caixa e deu 9 litros brutos para cada falante, acho que dá uns 8,5 L livres por falante. Estou com o player todo em flat, só hpf em 63hz 24db. A diferença no som após a troca do ophera foi extremamente notória. A sensação era de que o ophera estava desligado kkkk O hertz dá muito mais voz, muito mais mesmo, sem falar do tweeter bem presente. O tweeter do ophera é muito apagado, bem fraco. Senti também que a diferença de grave de um para o outro também é grande. Não estou puxando sardinha para o hertz, mas comparar ele com o ophera chega a ser covadia. 

O som está descendo bastante, treme tudo dentro de casa. É a primeira vez que projeto uma caixa que deu um resultado tão bom. Não uso nenhum bass ou loud no cd, apenas hpf em 63hz e está tocando lindo, com qualidade e força. Estou muito surpreso com o resultado. Jamais pensei que uma caixinha dessa jogasse o grave tão longe kkkk

Fica bom sim, tenho caixa só com kit 2 vias do dsk, o dsk toca bem com pouca potencia
Mas dentro do carro de perto e com mais potencia as coisas podem mudar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...