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Aterramento original..

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Galera, acabei dando uma estudada e fazendo uns testes mesmo. Essa confusao toda, ate mesmo pelos fabricantes dos AMPS, q escrevem GND em vez te (B-) e cheguei as seguintes conclusoes: :huh:

 

Falei uma besteira violenta no comeco :banghead ehehe, a gente acaba aprendendo. Depois com calma fui lembrando das aulinhas de circuitos I e II da fac de engenharia, dei uma olhada nos livros e percebi a burrice q escrevi. O amp funciona em CC, logo precisa do polo negativo da bateria pra fechar o circuito. Nao adianta aterrar esse GND, igual fazemos em AC, pois ele nao funcionará. TEORIA E PRATICA COMPROVADOS. Ou seja, os fabricantes escrevem errado, o correto seria B(-).

 

A lataria do carro eh aterrada na bat mesmo. Ela funciona como condutor. Desliguei o cabo q vai do (-) da bat ate a lataria e todos os componentes eletricos pararam de funcionar. Os eletronicos nao, pois estavam direto na bateria.Claro, eh tudo CC, a unica coisa AC no carro eh o alternador e a saida dos amps eheheh

 

A gaiola de faraday q falei existe mesmo, mas nao se aplica a esse caso. Somente se cair um raio no carro. A linha de grafite q raspa no chao utilizada em caminhos tem alem da funcao de TERRA, a funcao de liberar quaisquer cargas estaticas na lataria. Mtt util para transporte de combustivel e materiais inflamaveis. :)

 

Desse modo eh melhor aterrar (aterrar nao, esta errado isso), quero dizer, ligar o negativo do amp direto n negativo da bateria, diminuindo assim o consumo e tendo uma linha de circuito mais limpa q a lataria do carro. DETALHE - Podem dizer q estou errado, mas esse condutor negativo DEVE conter fusiveis, ja q trafega corrente no mesmo. Me corrijam se falei besteira, mas pelas minhas conclusoes devemos usar fuses.

 

Se ligarmos o negativo do amp na lata devemos substituir o cabo da lataria ate o (-) da bat. Nao precisa ser pela mesma bitola do positivo, ja q a distancia eh menor, mas ele tem q ser resimensionado, ja que aumentamos a corrente no mesmo.

 

Acho q agora todos podem entender melhor o topico. Esquecam o q disse la na frente, nem vou editar.

 

Topico mtt util, gosto muito desses topicos de eletrica, eh a parte + importante do sistema, e sempre aprendemos mais :legal:

 

Isso q da ficar :ol na Fac em vez de assistir aula

Editado por jvfonseca

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A galera fala em aterramento em automovel, isso não existe!!

Só se vc colocar um fio na lata arrastando no chao!

 

Ligando o amp na lataria, podemos ter perda de corrente pelos pneus (sim eles sao isolantes, mas nao sao isolantes perfeitos, principalmente quando estiverem molhados)

 

Na minha opiniao o melhor jeito de ligar o neg. do amp. é diretamente na bateria com cabo grosso (vai sair mais caro do q ligar na lataria, mas o melhor quase sempre é mais caro).

 

Se ligar o amp na lataria, a pessoa deve aumentar a bitola do fio q liga a bateria na lata, senao os outros cabos grossos estarao sendo subutilizados.

Ou seja :

 

Usar mesma bitola para esses 3 cabos: fio do positivo da bateria até o amp.; fio neg. do amp até a lataria; e fio da lataria até a bateria, fechando a corrente.

 

falou!

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... a unica coisa AC no carro eh o alternador e a saida dos amps eheheh

o alternador eh AC (tri-fásico), mas a "saída" dele eh CC

 

... esse condutor negativo DEVE conter fusiveis, ja q trafega corrente no mesmo. Me corrijam se falei besteira, mas pelas minhas conclusoes devemos usar fuses.
sera?

pq usamos fusíveis? pra proteger os equipamentos?

mas QUASE todos tem fuse interno.

Então pq mesmo assim usamos?

por medida d segurança (carro não pegar fogo), não esqueçam q o B- eh "ligado" na lata, portanto mto facil d fechar curto

 

sendo assim, não vejo necessidade de "fusilar" :huh: o B-

 

Se ligarmos o negativo do amp na lata devemos substituir o cabo da lataria ate o (-) da bat. Nao precisa ser pela mesma bitola do positivo, ja q a distancia eh menor, mas ele tem q ser resimensionado, ja que aumentamos a corrente no mesmo.
não esquecendo q alem do som tem mais equipamentos ligados na lata, outra opção seria colocar outro cabo do (-) até a lata, mas este "aterrado" no mesmo ponto que o original

 

:legal:

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Galera, acabei dando uma estudada e fazendo uns testes mesmo. Essa confusao toda, ate mesmo pelos fabricantes dos AMPS, q escrevem GND em vez te (B-) e cheguei as seguintes conclusoes: :huh:

 

Falei uma besteira violenta no comeco :banghead ehehe, a gente acaba aprendendo. Depois com calma fui lembrando das aulinhas de circuitos I e II da fac de engenharia, dei uma olhada nos livros e percebi a burrice q escrevi. O amp funciona em CC, logo precisa do polo negativo da bateria pra fechar o circuito. Nao adianta aterrar esse GND, igual fazemos em AC, pois ele nao funcionará. TEORIA E PRATICA COMPROVADOS. Ou seja, os fabricantes escrevem errado, o correto seria B(-).

 

A lataria do carro eh aterrada na bat mesmo. Ela funciona como condutor. Desliguei o cabo q vai do (-) da bat ate a lataria e todos os componentes eletricos pararam de funcionar. Os eletronicos nao, pois estavam direto na bateria.Claro, eh tudo CC, a unica coisa AC no carro eh o alternador e a saida dos amps eheheh

 

A gaiola de faraday q falei existe mesmo, mas nao se aplica a esse caso. Somente se cair um raio no carro. A linha de grafite q raspa no chao utilizada em caminhos tem alem da funcao de TERRA, a funcao de liberar quaisquer cargas estaticas na lataria. Mtt util para transporte de combustivel e materiais inflamaveis. :)

 

Desse modo eh melhor aterrar (aterrar nao, esta errado isso), quero dizer, ligar o negativo do amp direto n negativo da bateria, diminuindo assim o consumo e tendo uma linha de circuito mais limpa q a lataria do carro. DETALHE - Podem dizer q estou errado, mas esse condutor negativo DEVE conter fusiveis, ja q trafega corrente no mesmo. Me corrijam se falei besteira, mas pelas minhas conclusoes devemos usar fuses.

 

Se ligarmos o negativo do amp na lata devemos substituir o cabo da lataria ate o (-) da bat. Nao precisa ser pela mesma bitola do positivo, ja q a distancia eh menor, mas ele tem q ser resimensionado, ja que aumentamos a corrente no mesmo.

 

Acho q agora todos podem entender melhor o topico. Esquecam o q disse la na frente, nem vou editar.

 

Topico mtt util, gosto muito desses topicos de eletrica, eh a parte + importante do sistema, e sempre aprendemos mais :legal:

 

Isso q da ficar :ol na Fac em vez de assistir aula

:rever1::+1:legal:

As sempre temos que nos perguntar certas coisas e duvidar de nossas certezas..

 

Não precisa fuse no -B

 

[]

 

Sandro

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Isso ae Jv!

 

Perfeito!

 

Mas tb acho que não precisa de fuse no -B. E os fabricantes escrevem errado mesmo!!!

 

Abrçs

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o alternador eh AC (tri-fásico), mas a "saída" dele eh CC

 

sera?

pq usamos fusíveis? pra proteger os equipamentos?

mas QUASE todos tem fuse interno.

Então pq mesmo assim usamos?

por medida d segurança (carro não pegar fogo), não esqueçam q o B- eh "ligado" na lata, portanto mto facil d fechar curto

 

sendo assim, não vejo necessidade de "fusilar" :huh: o B-

 

não esquecendo q alem do som tem mais equipamentos ligados na lata, outra opção seria colocar outro cabo do (-) até a lata, mas este "aterrado" no mesmo ponto que o original

 

:legal:

So pra constar, fuse nao eh so pra proteger o equipamento naum. Fuse protege a instalacao tb. Pq temos disjuntores na casa se os aparelhos tem fuse? pra nao queimar o condutor e a parede com a corrente elevada.

 

Usamos fuse perto da bateria e divisor antes do modulo para protegermos os 5 metros de condutor tb.

 

[]s

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Exatamente... o fisivel do cabo de alimentação serve para proteger a bateria, e o próprio cabo de alimentação. Caso contrário, tudo poderia pegar fogo... :blink:

 

Abrçs

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Exatamente... o fisivel do cabo de alimentação serve para proteger a bateria, e o próprio cabo de alimentação. Caso contrário, tudo poderia pegar fogo... :blink:

 

Abrçs

foi isso q eu disse

 

Então pq mesmo assim usamos?

por medida d segurança (carro não pegar fogo), não esqueçam q o B- eh "ligado" na lata, portanto mto facil d fechar curto

disse q não vejo necessidade d usar fusível no negativo (b-)

 

:legal:

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