Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
inibex

Ajuda - Amplificadores e DSP para kit 2 vias Elite K2 Power Es165kx2

Recommended Posts

Bom dia amigos foristas. Esta é minha primeira mensagem aqui no fórum, então gostaria de contar um pouco da minha história.

Tinha um Mini Cooper F56 e estava plenamente satisfeito com o som dele. Se não me engano, eram falantes nas duas portas, dois tweeters, um falante+twitter no dash central e dois woofers de 8" embaixo dos dois bancos da frente. Era da marca Harman Kardon. Enquanto não era algo nossa, que fudido, me atendia perfeitamente. Gostava que não precisava aumentar muito o volume para ouvir aqueles graves sedosos, prolongados, batidas vigorosas. Era um conjunto equilibrado que permitia alguém super eclético como eu ouvir de tudo. Enfim, estava feliz.

Então a família cresceu. Minhas meninas chegaram (logo duas de uma vez :P) e, enquanto o mini me atendia, estava horrível carregar as duas num carro 2 portas. Então tivemos que ir para algo maior. Acabei comprando por livre e expontanea pressão um T-Cross (a mulher queria porque queria um carro que estacionasse sozinho) com aquele famigerado pacote Beats que me custou a bagatela de R$6670. Pra minha surpresa, o som é uma mer**. Como não entendo absolutamente nada de som automotivo, fui na idéia do vendedor de que, por ser uma marca da Apple, poderia esperar algo parecido com o que tinha. Ledo engano. O som é achatado, precisa de muito volume pra soar minimamente decente e ainda assim sinto vários "buracos" no som do carro.

Enfim, eu sou o único que dirige na família e minha mulher percebeu o quão decepcionado eu tinha ficado com o som e o carro em geral.

Na tentativa de amenizar o problema, no começo deste mês foi meu aniversário e ela me presenteou com algo que não esperava: um Focal Elite K2 Power 2 Vias, 120w Focal modelo (Es165kx2kit). Ela comprou na onda de um vendedor que empurrou o que tem de mais caro pra ela, e suspeito que ela tentou gastar mais ou menos o que eu gastei com o pacote Beats para ela ter o park assist. Falei pra ela que não precisava, mas depois de pesquisar um pouco na internet comecei a perceber o que tinha em mãos.

É um baita kit duas vias. Premiado e o ca*****. Resolvi então ficar com ele por com certeza ser um up pro meu sistema e também para não fazer desfeita de um presente tão caro.

Aí que começou meu problema. Primeiro, eu nem sei se eu posso ligar isso no meu carro com o amplificador original. Pelo que fiquei sabendo, vou precisar de um módulo ou um DSP ou um que seja ambos pra fazer isso funcionar direito. Além de um subwoofer e um par de coaxiais na traseira. O que era pra ser um presente caro se tornou caríssimo.

Então, amigos, venho aqui pedir ajuda de vocês para me orientar sobre como posso instalar esses falantes no meu carro de maneira gradual, fazendo o upgrade em fases. Procurei me educar o máximo que pude vendo videos e vendo posts aqui no fórum, mas não é tão simples assim. Por isso peço ajuda de quem entende muito mais do que eu para montar as fases e não quebrar o banco logo na largada:

1- Colocar os falantes novos e comprar um módulo/processador unificado pra pelo menos poder instalar no carro. Qual comprar?
2- Instalar um subwoofer. Qual/quais? Quantas polegadas?
3- Instalar os coaxiais. Quais?

Faz sentido?

Pra piorar as coisas, a gente comprou o T-Cross e mesmo assim ele ainda é pequeno. Então com certeza iremos para uma Tiguan no final do ano. Então, colegas, pensando numa compra de equipamentos para instalação, tem que ter em mente que vai ter que servir pra Tiguan também. Ela tem canal central, e mais 2 tweeters atrás então imagino que o módulo tenha que ter no mínimo 8 canais.

Também ouvi que esses falantes só funcionam 100% num amplificador AB. É verdade?

Desculpem tantas perguntas.

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 28/01/2021 at 04:13, inibex disse:

É um baita kit duas vias. Premiado e o ca*****. Resolvi então ficar com ele por com certeza ser um up pro meu sistema e também para não fazer desfeita de um presente tão caro.
 

Tah certo, teve sorte, comecou com um baita kit. O dificil eh tentar manter o nivel, a brincadeira pode ficar bem cara.

 

Em 28/01/2021 at 04:13, inibex disse:

Aí que começou meu problema. Primeiro, eu nem sei se eu posso ligar isso no meu carro com o amplificador original.

Pode ligar pra comecar, nao tem problemas, soh vai usar o kit BEEEEEM aquem do seu potencial. Eu instalaria o kit, em uma boa loja, qua faca um bom tratamento nas portas pra comecar. 

 

Em 28/01/2021 at 04:13, inibex disse:

1- Colocar os falantes novos e comprar um módulo/processador unificado pra pelo menos poder instalar no carro. Qual comprar?
2- Instalar um subwoofer. Qual/quais? Quantas polegadas?
3- Instalar os coaxiais. Quais?

Faz sentido?

Pra piorar as coisas, a gente comprou o T-Cross e mesmo assim ele ainda é pequeno. Então com certeza iremos para uma Tiguan no final do ano. Então, colegas, pensando numa compra de equipamentos para instalação, tem que ter em mente que vai ter que servir pra Tiguan também. Ela tem canal central, e mais 2 tweeters atrás então imagino que o módulo tenha que ter no mínimo 8 canais.

Em 28/01/2021 at 04:13, inibex disse:

Bom dia amigos foristas. Esta é minha primeira mensagem aqui no fórum, então gostaria de contar um pouco da minha história.

Tinha um Mini Cooper F56 e estava plenamente satisfeito com o som dele. Se não me engano, eram falantes nas duas portas, dois tweeters, um falante+twitter no dash central e dois woofers de 8" embaixo dos dois bancos da frente. Era da marca Harman Kardon. Enquanto não era algo nossa, que fudido, me atendia perfeitamente. Gostava que não precisava aumentar muito o volume para ouvir aqueles graves sedosos, prolongados, batidas vigorosas. Era um conjunto equilibrado que permitia alguém super eclético como eu ouvir de tudo. Enfim, estava feliz.

Então a família cresceu. Minhas meninas chegaram (logo duas de uma vez :P) e, enquanto o mini me atendia, estava horrível carregar as duas num carro 2 portas. Então tivemos que ir para algo maior. Acabei comprando por livre e expontanea pressão um T-Cross (a mulher queria porque queria um carro que estacionasse sozinho) com aquele famigerado pacote Beats que me custou a bagatela de R$6670. Pra minha surpresa, o som é uma mer**. Como não entendo absolutamente nada de som automotivo, fui na idéia do vendedor de que, por ser uma marca da Apple, poderia esperar algo parecido com o que tinha. Ledo engano. O som é achatado, precisa de muito volume pra soar minimamente decente e ainda assim sinto vários "buracos" no som do carro.

Enfim, eu sou o único que dirige na família e minha mulher percebeu o quão decepcionado eu tinha ficado com o som e o carro em geral.

Na tentativa de amenizar o problema, no começo deste mês foi meu aniversário e ela me presenteou com algo que não esperava: um Focal Elite K2 Power 2 Vias, 120w Focal modelo (Es165kx2kit). Ela comprou na onda de um vendedor que empurrou o que tem de mais caro pra ela, e suspeito que ela tentou gastar mais ou menos o que eu gastei com o pacote Beats para ela ter o park assist. Falei pra ela que não precisava, mas depois de pesquisar um pouco na internet comecei a perceber o que tinha em mãos.

É um baita kit duas vias. Premiado e o ca*****. Resolvi então ficar com ele por com certeza ser um up pro meu sistema e também para não fazer desfeita de um presente tão caro.

Aí que começou meu problema. Primeiro, eu nem sei se eu posso ligar isso no meu carro com o amplificador original. Pelo que fiquei sabendo, vou precisar de um módulo ou um DSP ou um que seja ambos pra fazer isso funcionar direito. Além de um subwoofer e um par de coaxiais na traseira. O que era pra ser um presente caro se tornou caríssimo.

Então, amigos, venho aqui pedir ajuda de vocês para me orientar sobre como posso instalar esses falantes no meu carro de maneira gradual, fazendo o upgrade em fases. Procurei me educar o máximo que pude vendo videos e vendo posts aqui no fórum, mas não é tão simples assim. Por isso peço ajuda de quem entende muito mais do que eu para montar as fases e não quebrar o banco logo na largada:

1- Colocar os falantes novos e comprar um módulo/processador unificado pra pelo menos poder instalar no carro. Qual comprar?
2- Instalar um subwoofer. Qual/quais? Quantas polegadas?
3- Instalar os coaxiais. Quais?

Faz sentido?

Pra piorar as coisas, a gente comprou o T-Cross e mesmo assim ele ainda é pequeno. Então com certeza iremos para uma Tiguan no final do ano. Então, colegas, pensando numa compra de equipamentos para instalação, tem que ter em mente que vai ter que servir pra Tiguan também. Ela tem canal central, e mais 2 tweeters atrás então imagino que o módulo tenha que ter no mínimo 8 canais.

 

 

Modulo com DSP e 8 canais eu soh conheco o Zapco ADSP-Z8. Nunca ouvi, mas Zapco eh uma bruta marca, deve ser uma boa opcao. 

Existem muitas opcoes de subwoofer, JL sao muito usados, voce pode tambem usar Focal pra combinar com o kit. Tudo vai depender do seu orcamento, e do espaco que voce tem pra usar. Um de 8'' eh suficiente pra uma boa qualidade, mas, se tiver espaco, vale a pena usar um maior, pra ter um grave mais forte e alcancar frequencias mais baixas. 

Coaxiais sao dispensaveis, ou dah pra mantar os originais antes e avaliar a necessidade da troca. Se quiser mesmo comprar, eu usaria algum focal, pra manter a marca, mas de uma linha mais barata, eu nunca gastaria tanto num par de coaxiais pra colocar atras do carro, a nao ser que eu tivesse um motorista particular, kkkk

Em 28/01/2021 at 04:13, inibex disse:

Também ouvi que esses falantes só funcionam 100% num amplificador AB. É verdade?

 

Mentira. Isso eh preconceito, ou coisa de quem nunca ouviu um sistema com amplificadores digitais bem montados. Existem amplificadores classe D, como os JL e Focal, e clase G/H, como os Arc Audio que sao muito bons. Um dos bons sistemas que eu jah ouvi foi uma BMW que o Mauro da Bass Audio montou. Tim=nha player original, processador JBL, amplificadores classe G/H Arc audio, subwoofer Arc Audio kit 3 vias Hybrid Audio. Tocava demais! Aqui nos EUA, o Schot Buwalda ganhou varios titulos e foi recordista de qualidade com amplificadores classe D JL audio.

Mas tambem nao vai querer colocar um SD ou Taramps e achar que vai ficar bom. kkk

Eu nao tenho certeza, mas acredito que estes amplificadores com DSP integrados, como o Zapco e o Audio Control sao classe D. Nao ouvi, mas acredito que sejam muito bons.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro Luciano, obrigado pelo seu tempo e responder minhas dúvidas.

Fiz o que você sugeriu, liguei agora de manhã numa loja e o instalador não tinha nenhum amplificador G/H. Me sugeriu um Audison AP F8.9 por R$7000. Também sugeriu um subwoofer da Focal (ele disse exatamente a mesma coisa que você, um Focal pra combinar com o kit) modelo E25 KX por R$3600 (caro pra ca****). Aí já tentou empurrar um outro amplificador mono pro sub, Audison AP1D por R$2400 (:(). Precisa mesmo desse mono? Se eu não usar vai ficar "fraco" em relação ao resto do kit? Mandei cortar os coaxiais (custam quase o mesmo do kit 2 vias), vou ficar com o original. As meninas que andam atrás são bem pequenininhas, não vale a pena mesmo, você tem razão. Vou deixar o falante original.

O cara me disse que ia tocar bem pra caramba e eu não duvido, mas sou completamente leigo no assunto. O que ele me sugeriu é válido? Ah, ele disse que iria preparar as portas com uma espécie de manta e uma espuma cinza tipo aquela que se vê na parede dos estúdios de música.

Eu estou pensando em mandar montar o som inteiro logo, suaves parcelas (:unsure:). É muito mais do que eu pretendia gastar, mas se for torrar esse cifrão e o resultado final ficar excepcional, pelo menos vou ouvir música de qualidade naqueles lentos 140 cavalinhos, rsrs.

Qual sua opinião? Eu estou no Brezil, não tem tantas opções como nos EUA e não estou a fim de importar, pelo menos não por enquanto.

Mais uma vez desculpe por tantas perguntas, obrigado!

Editado por inibex

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, inibex disse:

Fiz o que você sugeriu, liguei agora de manhã numa loja e o instalador não tinha nenhum amplificador G/H. Me sugeriu um Audison AP F8.9 por R$7000. Também sugeriu um subwoofer da Focal (ele disse exatamente a mesma coisa que você, um Focal pra combinar com o kit) modelo E25 KX por R$3600 (caro pra ca****). 

O que oarece que aconteceu eh que o vendedor viu o kit que voce tem, e quiz vender tudo do mesmo nivel. A gente costuma tentar manter o nivel dos equipamentos em um certo equilibrio, mas isso nao eh obrigatorio, principalmente no caso do subwoofer. Jah ouvi sistemas execelente com o subwoofer bem mais barato que o resto do sistema. Eu citei os subwoofers Focal, mas nao pecisa ser da linha K.

Esse cara usou o mesmo kit que voce tem, e uso um sub que eh a metade do prec,o (usou 2, mas isso nao aumenta a qualidade): 

Tem uma play list desse carro, pra ver tudo o que ele usou.

7 horas atrás, inibex disse:

Aí já tentou empurrar um outro amplificador mono pro sub, Audison AP1D por R$2400 (:(). Precisa mesmo desse mono? Se eu não usar vai ficar "fraco" em relação ao resto do kit?

Tem vantagens em usar 2 amplificadores, porque diminui a interferencia entre os canais. Mas o grave nao vai ficar fraco em relacao ao kit se usar um amplificador soh, o que acontece eh que a maioria das pessoas gosta de um grave mais forte mesmo, ai coloca mais potencia neles mesmo.

 

7 horas atrás, inibex disse:

O cara me disse que ia tocar bem pra caramba e eu não duvido, mas sou completamente leigo no assunto. O que ele me sugeriu é válido?

Eh válido sim, vai tocar pra caramba. Se puder e estiver disposto a gastar esse valor, o que ele sujeriu nao estah, de maneira alguma, desequilibrado.

7 horas atrás, inibex disse:

Ah, ele disse que iria preparar as portas com uma espécie de manta e uma espuma cinza tipo aquela que se vê na parede dos estúdios de música.

Isso faz toda a diferenca, vai matar o mid-bass se nao fizer. Infelizmente eh uma coisa que nao dah pra tirar do carro quando trocar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez grato ao amigo Luciano.

No fim das contas, por mais que eu estude sobre o assunto, dificilmente vou obter em um espaço de tempo tão curto o mesmo conhecimento do instalador, então decidi confiar na experiência dele e seguir com o projeto. Acabou ficando bem mais caro do que eu imaginava, mas se é uma coisa que posso levar comigo para outros carros, não sinto que seja dinheiro jogado fora. Ainda não peguei o carro.

Entretanto, ainda tenho diversas dúvidas que não consegui responder somente pesquisando na internet, por isso venho novamente ao fórum pedir ajuda.

1. A ligação é ativa, ou seja, cada falante é ligado em seu próprio canal no amplificador. Nesse caso, surgiu uma dúvida: os woofers são documentados com 120W nominal e 240W máximo à 2Ω. O tweeter tem 20W nominal e 120W máximo à 4Ω. O amplificador fornece 85W a 4Ω e 130W a 2Ω . Pergunto: como a ligação é direta, entendo que a impedância só casa para os falantes. Também noto que a potência enviada ao tweeter ainda é muito maior que a nominal suportada. Ele pode simplesmente ligar diretamente no amplificador e diminuir o ganho pra resolver isso?

2. O subwoofer tem EBP de 65.51, o que indica uma caixa dutada com capacidade de 22L (bate com a especificação da Focal) e foi a decisão que o instalador tomou. Bom, eu não sei que diferença isso vai fazer na prática. Alguma opinião?

3. Sobre o corte de frequencias: baixei o programa da Audison no meu PC e ele já vem com alguns cortes sugeridos que não sei se é a opção que o instalador vai usar. Em todo caso, a Focal fornece gráficos da Frequencia de Resposta / Impedância. Como eu utilizo esse gráfico para definir o melhor ponto de corte para os falantes/tweeters/subwoofer?

Mais uma vez agradeço aos amigos, a ajuda deste fórum tem sido extremamente valiosa, espero um dia poder retribuir o que aprendi aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- sim, vai só regular no ganho, nao tem segredo

2-pelo ebp tende a dutada, a diferença é que o sub trabalha melhor, mas nao que não poderia usar numa selada.

3-os cortes geralmente seguem um valor em padrao, entao vc testa ao redor deles respeitando os equips, mas nao existe uma regra, vc vai testar aos ouvidos e ver como fica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chama o Tiago Leffer - WhatsApp (41) 99252-7938

Ele tem equipamentos que se encaixam bem no que vc precisa e num preço legal, além de poder te ajudar bastante nas dúvidas que tiver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 hours ago, victor henrique said:

1- sim, vai só regular no ganho, nao tem segredo

2-pelo ebp tende a dutada, a diferença é que o sub trabalha melhor, mas nao que não poderia usar numa selada.

3-os cortes geralmente seguem um valor em padrao, entao vc testa ao redor deles respeitando os equips, mas nao existe uma regra, vc vai testar aos ouvidos e ver como fica 

Valeu amigo, grato pelos esclarecimentos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 hours ago, riverotoledo said:

 

1,. Sub não precisa ser tão caro. Eu inclusive tenho um Utopia 33wx2 parado aqui em casa... No preço certo ele vai, bem menos que esse Power, que nem é um sub tão incrível assim...

2. Não me prenderia com marcas "para combinar". Melhor pensar em equipamentos bons/adequados ao uso.

3. Tentaria montar o kit com cross-passivo e um bom player, senão pelo menos "keep it simple". Tentar ligar a porta traseira e gastar foco nisso, num SQ, é o caminho mais curto pra gastar onde não dá resultado. Deixaria os falantes traseiros desligados. E sob hipótese nenhuma os trocaria.

4. Na linha de ser simples, esse DSP/AMP Audison é bom, mas sinceramente, neste preço, acho que está muito puxado, até porque não atende os Kpower, que gostam de bastante potência. Dá pra comprar um belo processador e ainda sobra pra comprar amplis melhores/mais potentes.

5. Independente de ter o processador, teria uma fonte de áudio paralela. Processador não reconstrói sinal algum... 

Amigo, agradeço pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, finalmente o som foi instalado no carro.

Estou impressionado com a qualidade. Som muito natural, o grave na medida certa e que não soa irreal, uma clareza e fidelidade impressionante. O tweeter, o midbass, o subwoofer... todos em sincronia. O efeito de palco ficou animal neste setup. Quando ao sub, é até engraçado: você espera o som vir do fundo, pois o falante está fisicamente localizado na parte de trás do carro, mas ele vem da frente... a bateria e percurssões soam tão realistas, o midbass é de cair o queixo, sem nada a acrescentar sobre isso. Os tweeters, que pelo li na internet tinham fama de serem um pouco "metálicos", estavam ótimos depois do tuning e não estão nem um pouco cansativos. A transição entre os falantes também ficou muito legal na minha opinião, principalmente entre o sub e o woofer. Até lembrou meus tempos de banda, adorava o som da bateria tocando próximo quando era moleque. Muito fidedigno ao que imaginava e estava acostumado.

O custo foi um pouco alto, mas não estou arrependido. O som está maravilhoso. Infinitamente melhor que o Beats original de fábrica e muito, muito superior ao Harman Kardon que tinha no meu Mini F56. Achava que o palco do Mini soaria melhor por ter mais falantes espalhados pelo carro, em posições mais bem pensadas, mas depois do ajuste do instalador (que dedicou um dia inteiro ao meu lado, literalmente, acertando o som até ficar como queria), a imagem é bem superior. Comparado com outros carros que estavam lá na loja e que tive a oportunidade de ouvir as mesmas músicas, simplesmente não tem comparação. O que se equiparava mesmo era carro do próprio instalador, que possuia um Utopia 3 vias instalado (com outros amplificadores), mas a diferença ali já era pequena e o dobro do custo, mas não o dobro melhor, então fiquei bem satisfeito. Muito me impressionou como o meu amplificador D tocava parecido com o AB dele. Depois dos ajustes no processador, fica muito parecido mesmo.

O que eu mais gostei foi que o som ficou "natural", reproduzindo fielmente o que se espera dos instrumentos na vida real, sem grave exagerado e artifical, mas sim aveludado e fiel. Minha esposa, que não liga muito pra som, percebeu na hora a diferença e comentou sobre como o som estava cristalino e limpo. Minhas músicas parecem outras tocadas neste carro!

O processador tem várias memórias, então estou pensando em brincar um pouco com ele para montar outros acertos para outros tipos de música (com instrumentos sintetizados, propositalmente artificiais). Logo mais volto aqui no fórum pedir ajuda aos amigos sobre como proceder. Por hora, estou estudando o que posso. Amanhã posto fotos do processo de instalação, pra quem tiver curiosidade.

Enfim, estou extremamente feliz. Muito obrigado aos amigos que responderam este tópico. Abraços!

Editado por inibex
  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No final ficou um amplificador Audison Prima F8.9 empurrando o kit 2 vias. Portas de trás ligadas direto no rádio. O sub é empurrado por um mono Audison AP1 D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...