Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Som de Qualidade em São Paulo/SP domingo  21/Novembro/2021 *****

Sign in to follow this  
w00

Woofer 15" 300-350w ?

Recommended Posts

Bom dia pessoal!

Seguinte eu tinha um som misto no carro, 2 Pioneer de 12, 2 hinor de 10, 2 drive hinor e 2 st hinor, estava muito bom tanto que usei por vários anos. Agora resolvi liberar espaço e peso no porta malas e to só com um Pioneer.

O outro Pioneer tenho na minha sala e uso como sub do meu receiver Denon.

Como estava com um monte de coisa sobrando resolvi fazer uma caixa bob com os 10, as cornetas, os st, módulo, bateria e uma placa mp3 que comprei no mercado livre. Fiz uma caixa com a litragem maior para ver se os 10 rendiam um pouco no grave, mas não rendeu o suficiente. Então quero fazer outra com 1x15, 1x10, 1 corneta e 1 super, Meu modulo pra tocar tudo eh um Roadstar 4560FD, diz q tem 400w no bridge, mas acredito q talvez um pouco menos. Talvez mais pra frente troco os componentes por outros mais fortes, mas a caixa já vou fazer no tamanho, peso e configuração que eu quero.

A questão é, qual falante comprar? Tinha pensado em Oversound, mas vi q a linha Steel eh mais pra médio e pede caixa gigante e a linha pro não tem 4ohms, pensei no Protech 350, mas não conheço e não achei muitas especificações sobre o falante. Estou pensando em pegar o bom e velho Selenium Street Bass, acho q a potência vai casar bem com o módulo e a frequência também, pois como já tenho woofer pra médio deixo ele só pra grave. Só achei ele meio carinho, pois ta entre 500 e 600.

Queria saber a opinião de vcs...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Falante 10" pra dar grave bom, só sendo aqueles mais raçudos, tipo 10pw3.. ou sub mesmo! Mas um midrange típico começa a morrer nos 80hz, não tem milagre.

E os que vc falou, steel e similares, são na mesma pegada. O street vai te atender melhor... ou de repente um snake.. ESX415... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Outra alternativa também é o UXP 12".. dos subs automotivos é um dos que melhor tocam pra fora! O grave dele chega perto de um woofer 15" desses de 300~400w! 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia pessoal!

Troquei de carro, por isso demorei pra aparecer por aki kkk. Agora vou ver se faço a caixa.

Comprei um Street Bass de 15, 300w acho q vai casar bem com o meu módulo que informa 400, vou fazer uma caixa de 90l e dois dutos de 4", depois ajusto o comprimento. Vai ficar 15l selada pro hinor 10hpm. Lembrando que a caixa vai ser estilo Bob, com modulo bateria e player embutidos, e vai ser só pra usar com o porta mala aberto ou eventualmente para uso residencial.

Depois posto o resultado. Se tiverem alguma dica ou sugestão, to aceitando...

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenta colocar a bateria modular (que tenha como tirar)... pq tudo junto, por conta do peso vai ficar cansativo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pois eh blOom, fica pesada pra ca*****, eu ja tinha feito com bateria embutida para os 2 10", a parte da bateria ate vai ficar aberta, mas a ideia é fazer uma instalação bem feita, ajeitar bem os fios e apertar bem e deixar, só se precisar tiro a bateria. Vou tentar fazer ela num formato mais ajeitado pra carregar, mas o melhor é pegar ela em 2, meu carro agora é sedan, apesar de ter um porta malas maior a tampa não é muito grande, então não vai da pra fazer no formato ideal senão não entra. Mas a ideia e deixar ela no porta malas quase sempre, só tirar quando for viajar com o carro, ou usar o som em outro carro/caminhonete. Detalhe é que o som interno do Sentra é muito bom, então por enquanto não vou mexer, e quando mexer boto equipamentos próprios pra som interno.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia pessoal!

O som está instalado, depois posto umas fotos.

Estou com dúvidas na ligação do driver e tweeter, liguei com capacitor e resistor. Fui na loja de som mais próxima e pedi pra soldar um resistor (capacitor já estava soldado) aí o cara tinha resistor 15ohms e disse q cortava em torno de 30% da potencia, mas eu já tinha pesquisado previamente e pelo q vi esse resistor cortava em torno de 9db, ele sugeriu colocar e testar, e se for preciso soldar mais um em paralelo q dai reduz a impedancia de corte. Foi o que fiz e nas primeiras impressões realmente o resistor atenuou bastante, vou soldar mais um e testar. Minha dúvida é o seguinte, parece q ficou baixa a frequência de corte do driver com o capacitor de 22uf, não sei se com o resistor altera a frequencia de corte, mas pelo q vi na internet parece q sim.

Queria saber do pessoal com mais experiência aí, quais os capacitores e resistores recomendados pra ligar 1 10" 150w, 1 driver e 1 s tweeter junto numa bridge do módulo.

Obrigado

Share this post


Link to post
Share on other sites

Vale lembrar que resistor muda a impedância (gerando a queda de potência) mas ao mesmo tempo, muda o corte do capacitor! Provavelmente mudou o corte do divisor (capacitor)

 

20210822032449image.png

Share this post


Link to post
Share on other sites

seguem algumas fotos

20210823_093555.jpg

 

20210823_094136.jpg

20210823_093609.jpg

Edited by w00

Share this post


Link to post
Share on other sites

Existe separação pro habitáculo do médio? 

Esses dutos foram calculados? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia!

Fui na loja de som e soldei os capacitores e resistores de acordo com um artigo da Selenium que achei, parece q ficou bom, só testei com volume baixo, no fim de semana vou dar uma testada melhor.

Estou bem contente com o resultado, gostei bastante da ideia de fazer caixa bob, apesar de que vai ficar quase sempre no porta malas do carro, quando eu precisar tirar pra liberar espaço pra viajar ou quando eu for sair com outro carro e quiser levar o som, por exemplo, eu gosto bastante de acampar e alguns lugares é melhor ir de caminhonete, dai é só carregar a caixa.

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 minutos atrás, blOom disse:

Existe separação pro habitáculo do médio? 

Esses dutos foram calculados? 

Existe separação sim, o médio ta em caixa selada, os dutos não foram calculados, no manual recomenda mais comprido, coloquei assim para testar e depois ia aumentar o comprimento se fosse preciso, mas gostei assim ele desce bem, e o objetivo não é muito subgrave, podia ter feito ate menor a caixa, mas ta bom...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tenho também que fixar aquele cabinho rca pra não ficar encostando na bateria, só não tinha grampo aqui em casa no dia que instalei, quando der tempo vou comprar

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 minuto atrás, blOom disse:

Existe separação pro habitáculo do médio? 

Esses dutos foram calculados? 

@blOom, uma dúvida. 

Nessas caixas torre de home theater não existe separação interna nas caixas para falantes de vias diferentes, mesmo em caixas caríssimas.

Não tem a separação pq são vias que não descem tanto, tipo tocam de uns 60hz para cima ou pq não tem tanta potência? Ou pq o projeto dos caras é tão fo** que conseguem administrar isso?

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 minutos atrás, w00 disse:

Existe separação sim, o médio ta em caixa selada, os dutos não foram calculados, no manual recomenda mais comprido, coloquei assim para testar e depois ia aumentar o comprimento se fosse preciso, mas gostei assim ele desce bem, e o objetivo não é muito subgrave, podia ter feito ate menor a caixa, mas ta bom...

Com dutos assim como estão, o som fica seco, tende a ter péssimo desempenho nas baixas.

Se o objetivo fosse subgrave, certamente vc usaria falante diferente em caixa diferente! Mas com dutos de plástico assim, soltos, vc perde bastante SPL na baixa

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 minutos atrás, STET disse:

@blOom, uma dúvida. 

Nessas caixas torre de home theater não existe separação interna nas caixas para falantes de vias diferentes, mesmo em caixas caríssimas.

Não tem a separação pq são vias que não descem tanto, tipo tocam de uns 60hz para cima ou pq não tem tanta potência? Ou pq o projeto dos caras é tão fo** que conseguem administrar isso?

Existem falantes que tem o fundo selado, já pra isso!

 

A Caixa De Som 6.5 Selada Mais Valorizável,Com Cesta Fechada Ou Moldura  Médio - Buy Falante Midrange Selado,Slim Falante,Falante Fechado Product on  Alibaba.com

Mas falantes de vias separadas em caixas caríssimas num mesmo VB nunca vi! E tem que ver de que caixa vc se refere.. pq se for umas de 1~2k que tem no ML, eu não chamaria de caríssimas! Só vejo sentido usar um mesmo VB numa mesma via! 

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, blOom disse:

Existem falantes que tem o fundo selado, já pra isso!

 

A Caixa De Som 6.5 Selada Mais Valorizável,Com Cesta Fechada Ou Moldura  Médio - Buy Falante Midrange Selado,Slim Falante,Falante Fechado Product on  Alibaba.com

Mas falantes de vias separadas em caixas caríssimas num mesmo VB nunca vi! E tem que ver de que caixa vc se refere.. pq se for umas de 1~2k que tem no ML, eu não chamaria de caríssimas! Só vejo sentido usar um mesmo VB numa mesma via! 

Para mim acima de U$1.500 o par já bem caro. Mas olhando agora para te dar um exemplo reparei que as caixas mais caras que estão no mesmo volume são as 2,5 vias. Pelo que entendi são falantes iguais mas com low-pass em frequências diferentes. Sabe se entendi certo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Fisicamente não faz sentido colocar falantes de vias diferentes num mesmo VB, a não ser que seja um médio alto + drivers. 

OU, pode ser que eles conseguem usar tanto preenchimento (lã de rocha, sei lá) que absorve boa parte da pressão! E como estamos falando de caixas de no máximo 100wrms, não é nada absurdo!

Já um 18sw1p numa mesma caixa de um 10pw3, o cone do 10pw3 voa longe na primeira tocada! o-o-

Edited by blOom

Share this post


Link to post
Share on other sites
23 horas atrás, STET disse:

@blOom, uma dúvida. 

Nessas caixas torre de home theater não existe separação interna nas caixas para falantes de vias diferentes, mesmo em caixas caríssimas.

Não tem a separação pq são vias que não descem tanto, tipo tocam de uns 60hz para cima ou pq não tem tanta potência? Ou pq o projeto dos caras é tão fo** que conseguem administrar isso?

@STET Creio que algumas tenham o midrange selado como o blOom falou, e algumas que vi como JBL e B&W tem camara separada para o midrange, algumas parece tipo um tubo de plástico que faz a camara do midrange.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Em 24/08/2021 at 11:54, blOom disse:

Com dutos assim como estão, o som fica seco, tende a ter péssimo desempenho nas baixas.

Se o objetivo fosse subgrave, certamente vc usaria falante diferente em caixa diferente! Mas com dutos de plástico assim, soltos, vc perde bastante SPL na baixa

Fiquei encucado com esse comentário e simulei no winisd, a caixa ficou com bastante pico entre 70 e 90hz. Mas street bass nunca fica seco kk

Na verdade gostei do resultado, quando der tempo testo com dutos maiores, mas assim ficou bom pelos seguintes motivos:

- Uso esse som pra fora, apenas com o porta malas aberto, e acompanha bem a corneta longo quando o carro está estacionado longe.

- As músicas que escuto não tem muito subgrave, normalmente é flashback.

- Estou sem filtro subsônico, o fabricante recomenda 40hz, mas esse módulo só me permite fazer 1 corte, hpf ou lpf, e estou no lpf

Enfim, gostei do resultado, nunca fui fã do street bass, sempre fui acostumado com pioneer e sempre pensei em comprar eros quando fosse montar um trio. Mas como não precisava de algo tão forte optei pelo street. Achei também q o street não deixa a desejar no subgrave pra fora, (claro que com porta mala fechado o pioneer é muuito melhor). Ele toca macio, acho melhor a qualidade do que o Tornado por exemplo, e não precisa de muita potência, tipo eu que gosto de deixar tocando o dia inteiro quando vou acampar, não preciso levar uma tonelada de baterias.

Edited by w00

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...