Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thiagoors

Upgrade no meu SQ + SQ pra fora

Recommended Posts

Fala pessoal, tudo bem? Esse é meu primeiro tópico aqui no fórum
 

Seguinte, tenho um SQ no meu corolla composto dos seguintes itens:

Multimidia Android xing ling + 2 vias NAR CS3 na frente + Coaxial NAR CX3 no Tampão + Subwoofer Lightning Audio D412. Todo o som é alimentado por um módulo 4 canais Lightning Audio LA 4200 de 600w rms

Tenho 2 dúvidas principais:

1- Gostaria de melhorar a qualidade do meu som interno. Sou bem chato com qualidade sonora e meu kit 2 vias parece ter os médios muito acentuados mesmo ajustando com o EQ do player, o que está me incomodando bastante. Será que isso tem a ver com o multimidia android ou tem a ver com a potencia/ falantes? Eu a princípio acredito que seja do multimidia (apesar dele ter custado na faixa de 1500 reais), porém como nunca ouvi os NAR ou minha potência em outro carro não consigo saber exatamente. Caso seja o multimidia, alguem teria uma sugestão de Player que possua qualidade bacana e funcione android auto? Caso não seja ele, alguma sugestão?

2- Gostaria de colocar um som externo no porta malas que seja alto mas que ainda possua uma qualidade mínima. Alguem poderia me dar sugestões de módulo e falantes? Tinha pensado em colocar algum modulo SD + 6x9 bicho papao (me recomendaram) ou hertz

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jah usei NAR serie 3, e o que eu mais gostava neles eram os medios, principalmente a parte mais aguda dos medios. O amplificaor tambem eh bom, nao acredito que seja um gargalo no sistema. Mas nao dah pra culpar o player sem testar.

Pra melhorar a qualidade, eu tiraria os falantes do tampao. Nao sei se seu player tem TA, mas eu usaria algum com bons ajustes. Voce nao disse se tem tratamento nas portas, caso nao tenha, aconselho providenciar.

Sobre o som pra fora, faca uma caixa separada, que possa ser desligada pra nao atrapalhar o som interno, mas o pessoal do trio eletrico eh quem vai saber te ajudar com os equipamentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, R2_luciano disse:

Jah usei NAR serie 3, e o que eu mais gostava neles eram os medios, principalmente a parte mais aguda dos medios. O amplificaor tambem eh bom, nao acredito que seja um gargalo no sistema. Mas nao dah pra culpar o player sem testar.

Pra melhorar a qualidade, eu tiraria os falantes do tampao. Nao sei se seu player tem TA, mas eu usaria algum com bons ajustes. Voce nao disse se tem tratamento nas portas, caso nao tenha, aconselho providenciar.

Sobre o som pra fora, faca uma caixa separada, que possa ser desligada pra nao atrapalhar o som interno, mas o pessoal do trio eletrico eh quem vai saber te ajudar com os equipamentos.

O que significa TA? Eu não tenho tratamento nas portas pois o carro é blindado e ja mantem uma acustica relativamente boa, até penso em fazer mas provaavelmente vou trocar de carro e assim prefiro deixar para o próximo. Quanto aos falantes do tampão, porque remover? Eles mandam um médio grave bacana no sistema. 

No caso do som pra fora vou colocar uma chave pra desligar ele e somente ligar quando for do meu interesse. Eu já pesquisei sobre trio elétrico e odeio, não consigo ouvir aquele tipo de caixa. Eu já tentei dar uma pesquisada nos forums de SPL sobre 6x9 para por no porta malas porém vejo algumas recomendações péssimas. Estou achando que vou colocar um par de 6x9 coaxial da Hertz ou algum coaxial bacana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, thiagoors disse:

O que significa TA? Eu não tenho tratamento nas portas pois o carro é blindado e ja mantem uma acustica relativamente boa, até penso em fazer mas provaavelmente vou trocar de carro e assim prefiro deixar para o próximo. Quanto aos falantes do tampão, porque remover? Eles mandam um médio grave bacana no sistema. 

No caso do som pra fora vou colocar uma chave pra desligar ele e somente ligar quando for do meu interesse. Eu já pesquisei sobre trio elétrico e odeio, não consigo ouvir aquele tipo de caixa. Eu já tentei dar uma pesquisada nos forums de SPL sobre 6x9 para por no porta malas porém vejo algumas recomendações péssimas. Estou achando que vou colocar um par de 6x9 coaxial da Hertz ou algum coaxial bacana.

TA eh alinhamento de tempo, pra acertar a posicao dos instrumentos. Retirar os falantes do tampao tambem, pois eh impossivel acertar um som stereo com o som vindo da nuca, e tambem pra abrir espaco pro grave entrar no carro.

Sobre o som pra fora, se nao quer uma caixa tipo trio, um ou mais pares de coaxiais vao resolver, mas nao vai ficar forte. Soh foge dos triaxiais, tetraxiais, porraxiais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, thiagoors disse:

Eu não tenho tratamento nas portas pois o carro é blindado e ja mantem uma acustica relativamente boa, até penso em fazer mas provaavelmente vou trocar de carro e assim prefiro deixar para o próximo. Quanto aos falantes do tampão, porque remover? Eles mandam um médio grave bacana no sistema. 

Se nao estah vindo medio grave suficiente das portas, eh bem provavel que a porta nao estah servindo como caixa acustica, e nao tem como resolver sem tratar acusticamente. A blindagem pode ajudar bastante, pois adiciona bastante massa, provavelmente soh vai precisar de algum material pra vedar as passagens de ar e o amortecimento, pq massa jah tem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, R2_luciano disse:

TA eh alinhamento de tempo, pra acertar a posicao dos instrumentos. Retirar os falantes do tampao tambem, pois eh impossivel acertar um som stereo com o som vindo da nuca, e tambem pra abrir espaco pro grave entrar no carro.

Sobre o som pra fora, se nao quer uma caixa tipo trio, um ou mais pares de coaxiais vao resolver, mas nao vai ficar forte. Soh foge dos triaxiais, tetraxiais, porraxiais...

Entendi, posso até tirar então. Mas tem um problema, os NAR são 70w rms e a potência manda 100w rms por canal, não corre o risco de queimar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, thiagoors disse:

Entendi, posso até tirar então. Mas tem um problema, os NAR são 70w rms e a potência manda 100w rms por canal, não corre o risco de queimar?

Desde que nao deixe distorcer, aguenta tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dxa ver se entendi... vc tem dois coaxiais e um kit 2 vias, mais um sub ligados em 4 canais. Presumo q sejam 2 canais em ponte p sub e uma lateral (kit e coaxial em Paralelo) num canal, outra lateral noutro? Este amplificador (q eu gosto muito) tem médios baixos gordinhos e a medida q vai subindo, fica mais difícil domar ele por estridência. Então vai precisar de bons ajustes. Deixaria inicialmente um canal p cada kit e os coaxiais no player. P saber se não são estes coaxiais q estão trazendo está bagunça. Depois veria ajustes no player. Se n conseguisse, testaria outro player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No fim, fiz um esquema diferente. Comprei um processador expert pra poder regular todos falantes certinho e coloquei mais um sub da lightning audio. Usei a LA pra tocar só os falantes do interior e uma SD800.4 pra tocar os 2 subs  (caixa selada)e 2 6x9. Os 6x9 peguei os bicho papao mesmo, agudo demais credo mas pra um som externo ficou legal KKk só não ficou de qualidade, é satisfatório (melhor que trio pelo menos). Ficou animal o som interno, cortei os NAR exatamente na frequencia de resposta deles, coloquei os subs pra responder de 30 a 73hz (corte do NAR) e a qualidade ficou absurda. O processador fez toda diferença e não piorou em nada a qualidade, só agregou. Tratei as portas e melhorou bastante a resposta de médio dos falantes porém quase nada do grave, os nar são fraquinhos nesse aspecto mesmo. E o bacana é: com o processador, fiz 3 presets diferentes. 1 pra quando tiver sozinho no carro, que ele desliga os falantes de trás e os externos e deixa só o 2 vias com os subs com os cortes que citei acima, com uma equalização que eu gostei + ajuste de Delay pro motorista. No 2, ele liga todos falantes do interior e o sub, porem ele joga o som mais pra frente pra não incomodar muito os passageiros (é mais pra deixar um som ambiente pra todos do carro). No 3 ele desliga tudo interno e deixa somente o externo, esticando os subs pra 150hz e ligando os 6x9, ficando mais "SPL". Rapaiz, bão demais, mesmo com o 6x9 sendo agudão com as regulaens eu consegui fazer eles tocarem com uma qualidade bacana! Da pra fazer um churrasquinho bem agradável com eles.

 

Em 23/01/2021 at 04:01, R2_luciano disse:

Desde que nao deixe distorcer, aguenta tranquilo.

Irmão, segui muitas dicas suas e fiquei muito feliz com elas! Valeu de coração. Até citei você em um tópico de review que eu criei porém não sabia exatamente como te marcar rs

 

Em 28/01/2021 at 17:06, BrazilianPitbull disse:

Dxa ver se entendi... vc tem dois coaxiais e um kit 2 vias, mais um sub ligados em 4 canais. Presumo q sejam 2 canais em ponte p sub e uma lateral (kit e coaxial em Paralelo) num canal, outra lateral noutro? Este amplificador (q eu gosto muito) tem médios baixos gordinhos e a medida q vai subindo, fica mais difícil domar ele por estridência. Então vai precisar de bons ajustes. Deixaria inicialmente um canal p cada kit e os coaxiais no player. P saber se não são estes coaxiais q estão trazendo está bagunça. Depois veria ajustes no player. Se n conseguisse, testaria outro player.

Acabei testando um pioneer top e me decepcionei. O xing ling manda bem até KKKK com o processador ficou pau a pau com o pioneer, pois a qualidade em si nao muda quase nada, mais os ajustes mesmo. Quanto aos falantes do tampão, fiz esse esquema que citei acima pra desligar eles e ficou show de bola! Agora o som ta 100% reguladinho.

E me impressionei, com 2 subs a resposta foi muito melhor mesmo usando menos potência. Ao invés de usar 1 dutado com 300w, coloquei 2 selados de acordo com as especificações do fabricaante e mandei 140w pra cada um apenas e ficou muito superior ao que estava. E corrigindo: Meu sub era um s412, e não um d412.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...