Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
John2012

Trio com qualidade para uso com amplificador profissional

Recommended Posts

Prezados,

Sou antigo no som automotivo, já tive vários tipos de equipamento mas estou completamente fora do meio a uns 10 anos.

Tenho um Fusion, mas quero montar um som para usar em chácaras e churrascos. O objetivo é que seja tocado MAJORITARIAMENTE conectado na tomada, portanto quero montar caixas que saiam do porta-malas fácil e eu consiga ligar em potências residenciais.

Como usarei muito em sítios, fazendas etc, contarei com tomada 110V em sua imensa maioria das vezes. Por isso há um limite de potência que consigo colocar.

Também usarei com amplificadores automotivos, tenho um fosgate de 1000W 1ohm, tenho clarion 4x160W, tenho JVC, tenho Taramps... Enfim, amplificadores eu tenho bastante, mas a preocupação é uso com Potência Residencial 110V.

A princípio estava pensando em um set composto por:

2x JBL 15W5P OU 2x Eros E-815 SDS
2x JBL 8pw
2x D220Ti

O problema é que esses subwoofers são 8 Ohms, fazendo com que seja difícil alimentá-los corretamente com amplificadores residenciais.

Então pensei em trocar para:

2x JBL 15 swx
2x JBL 8pw
2x D220Ti. 

O novo set, embora com menos campo para potência no subs, me possibilitaria usar em 1 ohm no carro e 2 ohms stereo com amplificador profissional. 

Em resumo: Não sei o que fazer. Graças às impedâncias, não encontro um set no qual possa extrair o máximo do falante com amplificadores profissionais e preciso de uma luz de como montar um set que funcione no carro (aqui qualquer coisa serve), mas que eu consiga extrair o máximo em churrascos e afins.

Orçamento não é problema. É só gastar de um jeito inteligente. Imagino que eu consiga atender minhas necessidades com 5 mil reais.

Alguma luz?
 

Editado por John2012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dúvida: PRetende tocar o som com o carro em movimento também? Pq se não pretende, não faz sentido ter amps 12v! Amps pro rendem BEM mais, tem manutenção quase nenhuma e a qualidade é sempre superior! 

Caso queira se aprofundar, segue um relato bem interessante: 

Outro detalhe: Os falantes de 15" chegam com folga nos 1.5 a 2khz que os ti "exigem". A não ser que sejam falantes específicos pra grave, tipo vulcano, SDS... Logo, não precisaria de médios! E um D220ti sozinho acompanha esse sistema com extrema folga! Falo pq na boate que eu tive, em um determinado FDS os drivers queimaram, e acabei tocando o sistema com as ti que tinha guardada! Ficou:

2 D220ti
4HPX2120
8 SBS 818

E as duas ti acompanharam numa boa!

Já quanto às impedâncias, o JBL 15 swx tem 8, 4 e até 4+4 ohms bob dupla (podendo fechar 2 ohms). 

Por mim, tu faria um sistema 2x15" + ti, com um machine wvox 2 canais, um tocando 1x15"+ti outro tocando 1x15".. a caixa dá pra fazer algo que quando montada, fique nessa pegada:

 

Par De Caixas 2x15 Ti Com Cabeamento


Esse sistema é nessa pegada.. D220ti + 2x15"!

Quanto ao amp, pode ser um desses: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1690454132-amplifcador-machine-vox-a3000-_JM?searchVariation=66474926927#searchVariation=66474926927&position=9&type=item&tracking_id=a24a3cf8-7830-4b96-9568-8bd0f807bcdf

Sendo que uma caixa só com uma 15" 4 ohms, outra caixa com uma 15" + ti e um divisor passivo tipo nenis!

Daí dá pra colocar um processador na entrada do machine e fazer com que apenas um falante toque "full", o outro tocaria mais focando a região do sub, o que daria um timbre bem mais "gordo" no sistema! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quero montar 2 caixas, por efeito stereo mesmo. 

Que dá pra conectar eu vi que dá, mas fica musical? Não fica um som um médio pouco dinâmico? Eu sempre tive a impressão (não fundamentada) de que esses subs conseguem subir, mas perderiam muita qualidade. Diferente de um woofer como um eros 315LC por exemplo. É viagem minha?

Cara, eu tenho amplificador automotivo pra usar como emergência no caso de, sei lá, ir pra praia.... Mas a ideia é realmente montar com amplificadores profissionais e tocar 99% do tempo assim.

Eu pensei no swx justamente por causa da impedância 4+4, pois é como consigo usar mais fácil com as potências. O que "incomoda" é a sua potência, de "só" 450Wrms, eu preferia ter mais equipamento, queria brincar com uns 800W em cada canal, com um sistema que tenha um bom grave, com pegadinha de subgrave presente. Qualquer coisa, também, dá para montar caixas com 2 desses, ficando com 4 no sistema. O problema, daí, é espaço no porta malas....


 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão de subir é relativa. Tem falantes que foram feitos pra subir, mas fazem feio no subgrave (ex.: 15pw3 e derivados, esx415 e derivados, 315LC e derivados)... e tem falantes que foram feitos pra subgrave e fazem feito nas altas (ex.: Vulcano/Tornado e derivados, 15sub800 e derivados, SDS 815 e derivados, etc). 

Se tu pega um "Parrudão" vai ter bons graves mas médios sofríveis. Se pega um de conjunto mais leve, vai ter mais qualidade em toda a range, porém, não espere graves de tremer o peito! É um lençol curto.. ou cobre a cabeça, ou os pés!

De qualquer forma, cada caixa com 1x15" + ti tá bom demais! Tem muita baladinha que usa assim! 



Quanto ao fato da potência, implica no que falei acima! Falantes "full range" (que sobem bem) são até 600wrms... falantes de grave mais parrudos, são sempre acima de 600wrms mas não sobem mto legal! Vai da tua opção! Mas eu faria como falei... 15+ti.. não faz feio! E EVENTUALMENTE vc pode acrescentar + 2 graves de 15", no caso de alguma festinha importante, sei lá... só pra complementar as baixas! Aí seria pra eventos pontuais mesmo, pq em 90% dos casos, 2x15" + 2x ti dão conta! (Até ~200 pessoas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

200 pessoas?

Eu to pensando em 15 HAHAHA

Show, vou pensar nesses pontos! Muito obrigado!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, falo pelos eventos que já fiz! 2x15 + ti toca com folga pra 200! 

E justamente por isso sugeri de 2 subs adicionais.. pq seria pra coisas maiores.. 300~400 pessoas.. tipo alguma festa maiorzinha! 

Outra coisa que tu pode pensar tb, é 2x12" + 2 ti... ficaria menor pra tocadas mais simples dos FDS... e pra coisas maiores, aí sim vc levaria os subs! Ex.: Algum réveillon num sítio! 

E de sub, se quiser, ainda dá pra fazer algo bem leve e compacto também. Já vi som profissional aqui na cidade tocando com UXP 12"... deu pra identificar através do feltral.. mas o grave era bem bom! Quase equivalente a um 15"! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vou fechar o set aqui...

1 x https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1211813666-amplificador-de-potencia-crown-xls-2502-2400w-110v-nfe-_JM?searchVariation=70738051224#searchVariation=70738051224&position=7&type=item&tracking_id=d81acc29-ae6f-4816-b495-d1d0f3751bd2

4 x https://www.premiershop.com.br/subwoofer-15-jbl-professional-15swx-450-watts-rms-8-ohms.html?gclid=CjwKCAiAl4WABhAJEiwATUnEF_ApVyXZRjup0sqWhuKlZiMJquaBpR0zZgvu1IdTRm4PhJN7PmyTGhoCJKwQAvD_BwE

2 x https://infinitysom.com.br/driver-selenium-titanio-d220ti-80-watts-rms-corneta-capacitor.html?fee=7&fep=2184

 

Ae esse amplificador também posso usar em casa pra dois subzinhos nas minhas torres. Acho que fica legal. 

Consigo montar um crossover fácil na d220ti que tenha atenuação? Pra usar só 1 amplificador em full range mas capaz de tocar o conjunto com 2 ou 4 subs? Ae faço algo modular, dá pra ficar show

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que vi.. esse 15SWX é tido como sub! Logo, ele não vai se dar tão bem sem mgs! O ideal é procurar um mais "full range". Pq com esse vc vai ter bons graves porém a faixa do médio vai ficar meio "capenga" 


Quanto ao cross, vc pode montar ou usar um Nenis, já vem prontinho e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...