Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Rede da Ford terá de encolher e EcoSport e Ka tendem a desvalorizar

Recommended Posts

Concessionária

O anúncio do fechamento das fábricas da Ford no Brasil da decisão de descontinuar dois modelos de alto volume, Ka e o EcoSport, não era esperado. Até mesmo a rede de concessionárias da marca foi pega de surpresa.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Passado o primeiro momento e, com a ciência de que esse fato já poderia ter ocorrido há pelo menos 20 anos e que a marca, que tinha fábrica no Brasil há quase 102 anos, se tornará uma importadora de modelos premium  com alto valor agregado, procuramos especialistas do mercado e da indústria pra tentar saber quais serão os próximos capítulos.

Primeiramente, é importante entender quais foram os fatos que contribuíram pra essa decisão da extinção da fabricação no país e qual o objetivo principal da marca americana com esse movimento.

“Mais do que custos menores de produção, o que toda empresa quer é previsibilidade de gastos. E já faz tempo que o Brasil deixou de oferecer isso, graças a volatilidade política e fiscal”, afirma Luiz Carlos Mello, ex-presidente da Ford, entre 1987 a 1992, fase inicial da Autolatina.

“Ao analisarmos esses custos, a Argentina sai na frente pois a sua estrutura tributária é mais amigável e menor.” Ainda de acordo com Mello, ao se colocar no lugar da direção da empresa o movimento que foi feito lhe parece lógico, pois Argentina e Brasil, do ponto de vista de produção e consumo, formam um mercado só devido ao acordo do Mercosul.

“Não há tempo para ter tempo e nas condições que a Ford se encontrava no Brasil, essa foi uma solução necessária e que possibilitará a sobrevivência da marca, inclusive fortalecida, aqui no Brasil”, afirma Mello. 

Funcionário da Ford por 20 anos, João Marcos Ramos, lamentou a decisão, mas concorda com Mello de que concentrar a operação no país vizinho é lógico do ponto de vista de custos.

“Mesmo com todo o incentivo fiscal brasileiro a carga tributária continua sendo muita alta e esse ‘custo Brasil’ sempre foi visto pela diretoria da marca como um grande problema”, conta Ramos.

Continua após a publicidade

João endossou que a Ford quase fechou as portas em definitivo no Brasil em 2000, mas que se recuperou graças a investimentos em novos produtos como os, então inéditos, Ford Fiesta e a primeira geração do SUV compacto EcoSport.

“A Ford chegou a dar mais lucro que a matriz entre 2003 e 2014, mas após esse período, começou a depender da ajuda dos EUA”, conta Ramos.

E daqui pra frente?

Os dois ex-funcionários da Ford são unânimes em dizer que a rede de concessionárias como existe hoje, com 322 revendas, não deverá se manter. “Apenas o pós-venda e a negociação de modelos zero km mais caros e novatos não serão suficientes para manter toda rede. Nesse caso, uma parcela significativa deve migrar por conta própria pra outras marcas”, afirma Mello.

FORD-1547-e1596567851574.jpg<span class="hidden">–</span>Divulgação/Ford

Consultamos a ABRADIF, associação brasileira de distribuidores Ford, mas a entidade preferiu não se manifestar no momento. 

Com uma rede menor e modelos de volume descontinuados, a Ford pode abalar a confiança do consumidor brasileiro em sua marca. O consultor automotivo Milad Neto, da Jato Dynamics, afirma que a desvalorização dos modelos que saíram de linha é inevitável, mas que a confiança pode ser restabelecida com a chegada de modelos com qualidade percebida, assim como, a inalterada qualidade do pós-venda. 

A KBB Brasil, empresa de pesquisas especializada na avaliação de automóveis, considera como consequência direta da decisão da interrupção da produção, a redução dos preços da linha Ka e EcoSport.

“A companhia certamente oferecerá bônus ou condições especiais à sua rede para agilizar o esgotamento de estoque destes carros. Isso tende a trazer os preços desses veículos para baixo e esta redução provocará um efeito em cascata nos preços praticados pelos modelos seminovos e usados, que serão forçados a serem reduzidos para atrair o consumidor”, diz a empresa.

Outro fator que deve ser levado em conta é o abalo da confiança do consumidor brasileiro na marca americana.

“Embora a Ford vá permanecer no Brasil, a marca como o consumidor a conhece está virtualmente encerrada e isto provoca uma série de incertezas. Os proprietários de modelos Ford podem querer se desfazer do bem de maneira mais rápida, preocupados em evitar problemas futuros ou maior desvalorização, e isso pode contribuir para a queda dos preços deles no mercado, uma vez que haverá maior oferta disponível, mas a demanda não vai acompanhar, já que a notícia também abala que estava interessado em um Ford”, conclui a nota da KBB.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...