Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
R2_luciano

A importancia da instalacao.

Recommended Posts

 Vejo muito o pessoal pedindo dicas pra comecar um SQ, com um orcamento limitado (todo orcamento eh limitado), com uma lista de compras e um teto de gastos, mas a lista ignora o custo com a instalacao, embora instalar os equipamentos custa, e nao custa pouco. Minha humilde experiencia me mostrou que dah pra economizar muito com amplificador, player e falantes buscando um custo\beneficio melhor, ou procurando pexinchas, mas eh muito dificil economizar na instalacao.

 Minha experiencia masi recente estah sendo o carro da patroa (logo abro um topico), com um orcamento de cerca de U$ 1,000.00. O sistema consiste em player + 2 amps classe A/B+ kit 2 vias + sub 10''. Estou tentando economizar bastante, inclusive comprei tudo o que deu no Aliexpress, nao comprei nada de grife ou muito caro. Soh quero que fique tudo bem instalado, bonito e "higienico". Nao quero fio emendado enrolado um no outro, nao quero aqueles cabos super duros que vao quebrar com o tempo, quero passar os cabos por dentro de conduites, ou seja, uma instalacao limpa, mas nada de muita frescura ou materiais super caros. Resultado: Vou gastar +- U$ 700.00 com equipamentos e +- U$ 300.00 com instalacao, fora a mao de obra e madeiramento (peguei alguns retalhos de madeira de construcao)

 Entao eu fico pensando: Esse pessoal que chega com um orcamento, pedindo dicas de equipamentos e gasta tudo em amps + falantes, vai instalar como? Vai deixar as portas sem tratamento, fazendo barulho de plastico? Vai enrolar o cabo de alimentacao no terminal da bateria original do carro, depois passar fita isolante? Vai pesquisar tanto os equipamentos e depois usar os RCAs mais baratos do mercado, daqueles que vao ficar frouxos depois de alguns meses, e dar uma xiadeira danada? Vai usar um cabo de forca que jah serve como aquecimentos do carro no inverno?

 Este texto nao eh pra criticar quem estah montando um SQ pela primeira vez e nao percebeu o quanto vai ter que gastar com instalacao, mas para alertar que a instalacao tem relevancia no orcamento. Se considerarmos estes gastos desde o principio, talvez se conclua que nao eh viavel utilizar tantos equipamentos. No meu exemplo acima, se eu utilizasse somente um amplificador, economizaria no minimo cabo de forca, distribuidor, fusivel, cabo RCA, alguns terminais, um rack, talvez ateh uma bateria. Se este amplificador fosse classe D, ainda poderia usar um cabo de alimentacao bem mais barato, e os terminais menores tambem seriam mais baratos.

 Acredito que nos que temos alguma experiencia podemos alertar a galera do primeiro SQ a pensar no custo com instalacao com a mesma importancia que pensa no preco do kit 2 vias e dos amplificadores. Por isso eu recomendo, pra quem nao tem muito dinheiro, a instalar primeiro o player e um kit 2 vias, e deixar o amp e o sub pra depois, ele vai precisar deste dinheiro pra instalar. espero que ajude alguem.

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...