Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Olicheski

Opinião projeto 3 way de baixo custo

Recommended Posts

Olá pessoal!

Me inscrevi hoje no fórum, mas venho acompanhando há meses o conteúdo e lendo os artigos pra não fazer pergunta besta hehehe.

Tinha um set muito modesto, central hetzer chinesa com 0,3v nas saídas, sd400.4, bravox cs60bk e sub OMD 200.

Aos poucos fui montando o set atual:

Pioneer DMH-Z5380TV

Audiophonic Club CK6.3, tw painel (etios sd) e portas tratadas com manta.

Audiophonic Club C1-12-D2 numa caixa dutada sintonizada em 40hz

SD800.4 em flat com ganho bem ajustado

RCAs audiophonic, cabeamento paralelo simples e cabos de energia corretamente dimensionados, terra bem feito.

Cortes LPF 24db 8a 100hz sub fase invertida, HPF 12db 8a 100hz no 2 vias no player. Crossover passivo do ck6.3 cortando hpf 80hz e lpf 5khz

Meu ouvido se adaptou nos 100hz, gosto de ouvir o punch do som, dar um gás moderado no volume mantendo a qualidade.

O ponto é que mesmo com todos recursos e regulagens, me incomoda o mid do kit 2 vias. Pelo posicionamento, a voz vem de baixo. Fica bom, mas eu quero melhorar. 

 Os tweeters estão no painel e nesse local, cabe perfeitamente um alto falante de 4", aí os tweeters seriam instalados no suporte direcionável que vem no ck6.3

Minha dúvida é, vale a pena eu investir num fullrange ou midbass NAR por exemplo? Pensei em comprar um par do NAR 400FR3 e um processador JFA J4 PRO para fazer os cortes pra tudo.

Tenho o antigo SD400.4 que ligaria os tw e os fullrange. Os mid e o sub seguiriam no SD800.4

Tenho receio de investir e gerar ruído , prejudicar a qualidade do som por usar processador, mas não vejo outra saída

Ja tentei modo bridge no Pioneer, deu mais potência pra mid e tweeter, mas segue faltando voz na frente.

Ja pensei em comprar os crossovers do kit dat 3 ways, mas hpf pros tweeters são em 3khz e os audiophonic podem queimar (fs1.8khz).

Gostaria de opiniões!

Obrigado e feliz ano novo para todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 31/12/2020 at 07:15, Olicheski disse:

Tenho receio de investir e gerar ruído , prejudicar a qualidade do som por usar processador, mas não vejo outra saída

Eh sempre um risco, mais equipamentos, mais um amplificador, mais cabos...

 

Em 31/12/2020 at 07:15, Olicheski disse:

Ja pensei em comprar os crossovers do kit dat 3 ways, mas hpf pros tweeters são em 3khz e os audiophonic podem queimar (fs1.8khz).

Duvido que algum tweeter "normal" queime cortado em 3k. Eu gosto mais da ideia do ativo, pq permite testar as regulagens e usar o alinhamento de tempo, mas se voce optar pelo passivo, nao eh dificil fazer um cross sob medida. Eh dificil acertar os cortes perferitos de primeira, msa isso voce tambem nao vai conseguir com um cross-over que nao foi feito para os seus falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, R2_luciano said:

Duvido que algum tweeter "normal" queime cortado em 3k. Eu gosto mais da ideia do ativo, pq permite testar as regulagens e usar o alinhamento de tempo, mas se voce optar pelo passivo, nao eh dificil fazer um cross sob medida. Eh dificil acertar os cortes perferitos de primeira, msa isso voce tambem nao vai conseguir com um cross-over que nao foi feito para os seus falantes.

Pois é Luciano, eu também prefiro testar os cortes primeiro do que chumbar no passivo sem referência. Pensei em fazer o crossover mas desisti justamente por não ter ideia dos pontos ideais pro meu gosto. Imagino bandpass pros mids da porta de 80hz a uns 300hz e pros mids de 4 polegadas de 300hz até 5Khz, mas só testando mesmo

O alinhamento de tempo eu tentei fazer na HU, tanto na trena quanto com um microfone condensador e não saiu legal aí desativei, vai ser o próximo capítulo.

Obrigado pela contribuição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Seu kit não tem HP pra mid.

2. 100hz pra mid é bem alto.

3. Se é um Etios e não está acima do painel, tem algo bastante errado mesmo.

4. Se é iniciante, esqueça 3 vias. Primeiro tem que aprender o 2 vias.

5. "Modo bridge"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alves,

1 e 2 - não tem? Pedi pro SAC da Audiophonic os cortes e só me enrolaram. De qualquer forma a frequência inicial do mid é 67hz, a HU corta HPF 63 ou 80hz. Deixando em 63 posso danificar a bobina? Hoje está em 80hz, to pegando leve no volume.

3 - Deu uma boa melhorada com equalização. Deixei em Flat e fui aumentando ou baixando 2db até ouvir melhor as vozes. Equalização pré definidas eu desisti.

4 - To pensando em mudar os tweeters de posição, tirar do espaço "original" e instalar os suportes da Audiophonic para poder posicionar o ângulo e ver como fica. De qualquer forma na voz não vai mudar nada, mas talvez atenuando -3db no crossover passivo pelo jumper fique mais equlibrado. Na posição que tá, se eu atenuar fica praticamente só mid.

5 - Modo Rede, a HU separa os 3 pares de saídas RCA em alto, medios e graves. Consigo fazer bandpass no mid, hpf no crossover e lpf no sub com inversão de fases se precisar. Já fiz o teste colocando um sd400.4 só pros tweeters, mas com o crossover passivo com medo de queimar eles (corte em 5khz)

Pensei em comprar um processador e usar apenas nos medios, mas tenho receio de ficar ruim, ruído ou som artificial demais, acho que vou manter duas vias por enquanto e investir num par de mid NAR, regulando o modo rede sem crossover passivo. Pelas especificações o NAR 6,5 polegadas desce mais.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, Olicheski disse:

Alves,

1 e 2 - não tem? Pedi pro SAC da Audiophonic os cortes e só me enrolaram. De qualquer forma a frequência inicial do mid é 67hz, a HU corta HPF 63 ou 80hz. Deixando em 63 posso danificar a bobina? Hoje está em 80hz, to pegando leve no volume.

3 - Deu uma boa melhorada com equalização. Deixei em Flat e fui aumentando ou baixando 2db até ouvir melhor as vozes. Equalização pré definidas eu desisti.

4 - To pensando em mudar os tweeters de posição, tirar do espaço "original" e instalar os suportes da Audiophonic para poder posicionar o ângulo e ver como fica. De qualquer forma na voz não vai mudar nada, mas talvez atenuando -3db no crossover passivo pelo jumper fique mais equlibrado. Na posição que tá, se eu atenuar fica praticamente só mid.

5 - Modo Rede, a HU separa os 3 pares de saídas RCA em alto, medios e graves. Consigo fazer bandpass no mid, hpf no crossover e lpf no sub com inversão de fases se precisar. Já fiz o teste colocando um sd400.4 só pros tweeters, mas com o crossover passivo com medo de queimar eles (corte em 5khz)

Pensei em comprar um processador e usar apenas nos medios, mas tenho receio de ficar ruim, ruído ou som artificial demais, acho que vou manter duas vias por enquanto e investir num par de mid NAR, regulando o modo rede sem crossover passivo. Pelas especificações o NAR 6,5 polegadas desce mais.

Valeu

Eu sei o que é o modo de rede. Questionei você ter falado "modo de bridge".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fst-lobo,

Ligar ativo seria tirando o crossover, ligando sub, mid e tw e fazer cortes pelo player, certo? Ou usando um "processador"? Processador barato (stetsom, jfa ou expert) eu to com medo de prejudicar a qualidade.

A primeira opção ficou ótima, mas meu sd400.4 deu problema, ta na assistência.

Havia ligado sub e mids no sd800.4 e os tw no sd400, mas os tw eu mantive o cross passivo com medo de queimar. Eu consegui mais clareza e potência entre mid e tw, além de poder controlar os níveis separado.

Fiquei pouco tempo nessa config mas sd400 tava gerando um leve ruído com o motor ligado, mesmo com fiação nova e aterramento bem próximo, lixando e tudo mais. Quando ele voltar vou tentar usar um rca mais longo e rotear junto dos demais que vão pro porta malas (centro do painel), estes não dão ruído, é posicionamento mesmo. O sd400.4 fica sob o porta luvas.

Ontem instalei os tw nos "copinhos" da Audiophonic, colados nas colunas, permitindo o direcionamento. Ficou muito melhor, mas muito mesmo.

Deixei off-axis cruzando mais ou menos no centro do banco traseiro e aos poucos vou ajustando.zNYAam7W_Screenshot_20210105-123242_What

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, fst-lobo said:

seu player já faz o 3-way

Sim, eu queria na verdade era um 4 way.

Mid nas portas tocando abaixo de 300hz, mid de 4 polegadas no painel tocando entre 300 e 3khz e os tw onde estão hoje. Sub na mala 100hz pra baixo. Porém acho que é um metralhadora pra matar mosquito. Talvez o mais viável seja comprar um par de mid NAR cs3 no futuro e tirar o audiophonic.

Pesquisei muito sobre processador e acho que vai estragar o som, pelo que leio e vejo no YouTube, processadores "nacionais" (expert, stetsom, jfa) são voltados pra trio e não tem tanta linearidade nos testes. As saídas são mono ou L+R, têm ruído e perda (testados com smaart por exemplo)

Acho que vou ligar 3 way mesmo, quando meu sd400.4 voltar do conserto.

Desde que criei o tópico:

Mudei os tw de lugar

Comprei um mic samsung de alinhamento de home theater, por miseros 25 reais, similar ao pioneer e consegui fazer o auto EQ e TA da propria HU. TA finalmente funcionou, mediu legal. O sub deu 12cm de diferença do meu alinhamento "de ouvido". O resultado geral ficou muito melhor.

Eu equalizei de ouvido + auto EQ ON, partindo do 0db e tá tocando bem (modo padrão ainda). O posicionamento dos tw melhorou bastante a percepção da voz vindo dos mid. Acho que a gritaria dos tw pra cima refletindo no parabrisa atrapalhava o som dos mids

Meus próximos passos vão ser ligar em 3 way quando o sd chegar. Medir com o REW e esse mic os falantes de forma independente e tentar chegar numa equalização mais precisa. Também quero ajustar os níveis de sub, mid e tw pra ficarem mais harmônicos e acho que já era. Tô muito fissurado no som, tenho que dar uma segurada heheh

Editado por Olicheski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Olicheski disse:

Sim, eu queria na verdade era um 4 way.

Mid nas portas tocando abaixo de 300hz, mid de 4 polegadas no painel tocando entre 300 e 3khz e os tw onde estão hoje. Sub na mala 100hz pra baixo. Porém acho que é um metralhadora pra matar mosquito. Talvez o mais viável seja comprar um par de mid NAR cs3 no futuro e tirar o audiophonic.

Pesquisei muito sobre processador e acho que vai estragar o som, pelo que leio e vejo no YouTube, processadores "nacionais" (expert, stetsom, jfa) são voltados pra trio e não tem tanta linearidade nos testes. As saídas são mono ou L+R, têm ruído e perda (testados com smaart por exemplo)

Acho que vou ligar 3 way mesmo, quando meu sd400.4 voltar do conserto.

Desde que criei o tópico:

Mudei os tw de lugar

Comprei um mic samsung de alinhamento de home theater, por miseros 25 reais, similar ao pioneer e consegui fazer o auto EQ e TA da propria HU. TA finalmente funcionou, mediu legal. O sub deu 12cm de diferença do meu alinhamento "de ouvido". O resultado geral ficou muito melhor.

Eu equalizei de ouvido + auto EQ ON, partindo do 0db e tá tocando bem (modo padrão ainda). O posicionamento dos tw melhorou bastante a percepção da voz vindo dos mid. Acho que a gritaria dos tw pra cima refletindo no parabrisa atrapalhava o som dos mids

Meus próximos passos vão ser ligar em 3 way quando o sd chegar. Medir com o REW e esse mic os falantes de forma independente e tentar chegar numa equalização mais precisa. Também quero ajustar os níveis de sub, mid e tw pra ficarem mais harmônicos e acho que já era. Tô muito fissurado no som, tenho que dar uma segurada heheh

Usa cross passivo entre tweeter e mid-range, dai o 3-way do player resolve. Tweeter e mid justos, nao precisa de TA separado entre eles, soh o corte mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado aih. Tenta ouvir apenas os mids p saber se de fato tem influência dos tws neste efeito q te desagrada. Teste um corte mais baixo p tw(checar fs dele). Veja se n há inversão de fase. P quem tah começando (eu me incluo neste grupo) melhor fugir de um 3 vias e investir melhor num belo 2 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. Você já tem o processador do Pioneer, pra que outro?

2. Se está com dificuldade de acertar o 2 vias, o 3 vias da muito mais trabalho, acredite.

3. Eu tenho certeza que você não extraiu tudo o que esse set pode oferecer. Bem ajustado o palco pode e deve melhorar bastante. 

4. Comece pelo simples. Se o o kit veio com Cross passivo sem HPF para o mid, não use. Explico, vai testando os cortes. Quando em uso normal uso sem corte, quando a emoção vai começar uso com 63 as vezes 50hz. Use os tweeter s sem atenuação. 

Depois disso faça ativo, com cortes pela HU. E teste cortes no tweeter começando em 2.5khz. e mid em 680hz. Comece por ae. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 10/01/2021 at 15:50, Olicheski disse:

Sim, eu queria na verdade era um 4 way.

Mid nas portas tocando abaixo de 300hz, mid de 4 polegadas no painel tocando entre 300 e 3khz e os tw onde estão hoje. Sub na mala 100hz pra baixo. Porém acho que é um metralhadora pra matar mosquito. Talvez o mais viável seja comprar um par de mid NAR cs3 no futuro e tirar o audiophonic.

Pesquisei muito sobre processador e acho que vai estragar o som, pelo que leio e vejo no YouTube, processadores "nacionais" (expert, stetsom, jfa) são voltados pra trio e não tem tanta linearidade nos testes. As saídas são mono ou L+R, têm ruído e perda (testados com smaart por exemplo)

Acho que vou ligar 3 way mesmo, quando meu sd400.4 voltar do conserto.

Desde que criei o tópico:

Mudei os tw de lugar

Comprei um mic samsung de alinhamento de home theater, por miseros 25 reais, similar ao pioneer e consegui fazer o auto EQ e TA da propria HU. TA finalmente funcionou, mediu legal. O sub deu 12cm de diferença do meu alinhamento "de ouvido". O resultado geral ficou muito melhor.

Eu equalizei de ouvido + auto EQ ON, partindo do 0db e tá tocando bem (modo padrão ainda). O posicionamento dos tw melhorou bastante a percepção da voz vindo dos mid. Acho que a gritaria dos tw pra cima refletindo no parabrisa atrapalhava o som dos mids

Meus próximos passos vão ser ligar em 3 way quando o sd chegar. Medir com o REW e esse mic os falantes de forma independente e tentar chegar numa equalização mais precisa. Também quero ajustar os níveis de sub, mid e tw pra ficarem mais harmônicos e acho que já era. Tô muito fissurado no som, tenho que dar uma segurada heheh

Meu amigo, acho que você está complicando demais o sistema. Se a voz está saindo muito no mid bass e pouco no tw, faz uma ligação ativa e corta do jeito que você quer, seu player já faz isso. Faça os testes com as 2 posições diferentes do tw e troque as atenuações do TW também. Com certeza vai ficar bom. Se não ficar, provavelmente alguma coisa não está legal no seu sistema e adicionar novos falantes só vai piorar. Aliás, já checou a polaridade das ligações? Se tiver errado pode gerar deficiências no som.

Esquece esse negócio de auto eq, primeiro acerta os cortes direito e depois você faz isso. Ficar alinhando agora pra depois mudar tudo é perda de tempo. Quanto mais natural o som, melhor. Se está precisando mexer muito é porque algum dos seus equipos não está entregando a qualidade que você quer.

Os processadores nacionais não interferem na qualidade, pelo menos no meu expert fiz os testes lado a lado e não da nenhuma diferença audivel perceptível, mesmo em teste cego. No meu caso me ajudou no sistema pois com os cortes perfeitos ficou tudo casando bacana e o som ficou reguladinho. Os ruídos pioraram mas depois que coloquei RCAs de qualidade ficou show. A galera esquece que quanto + cabos no sistema, + resistência e perda gera e fica colocando a culpa no processador. No seu caso, não vejo porque usar, seu player já faz tudo. Só compraria caso queira ser muito preciso nos cortes mesmo KKKK

A deficiência nos mids pode ser a SD. Quando comparei minha SD800.4 contra minha lightning audio LA4200 a diferença nos médios foi gritante. Ou também pode ser que a qualidade do seu kit 2 vias não te agrada, já testou algum outro? 

Pra mim 3 vias na frente é uma bobagem, na grande maioria dos casos um 2 vias excelente é o que a galera precisa. 3 vias pra mim é só pra quem quer montar um sistema high end e tenha uma boa grana pra gastar, comprando falantes tops, amps tops e faça o cross ativo.

Editado por thiagoors

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...