Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
PedroAugusto

[Nissan March] CM Pioneer, Kit duas vias Audiophonic, Sub 10" NAR.

Recommended Posts

Oi pessoal.

Apresento o projeto de som de meu Nissan March.

-Central multimídia Pioneer MVH Z5280Tv.

A proposta é ter conectividade e qualidade de áudio. Sei que o áudio das músicas reproduzidas a partir do Spotify tem qualidade reduzida em relação a ouvir por outras mídias, sobretudo CD ou música gravada no formato flac. Mas eu curto os dois mundos, tanto o da qualidade do áudio quanto o do mundo tecnológico, e a facilidade de poder ouvir quase qualquer música quando quiser, podendo ser escolhida a partir de mais de um smartphone sem problemas de conexão era o meu objetivo inicial. Por esse critério eu cheguei a acompanhar os preços de duas opções nas semanas anteriores à black friday. Mas veio a black friday e a Amazon colocou esse modelo MVH Z5280Tv em uma condição de compra muito boa. O preço anunciado no dia estava muito próximo ao preço da CM Pioneer SPH-DA138TV, um modelo de entrada das CM Pioneer que permitem "espelhar"* o celular, tendo acesso ao Spotify e Waze (entre outros apps) na tela da CM, que seria minha primeira opção no critério conectividade. A segunda opção era o x7000BR que, além de ter qualidade de áudio (ao menos é o que pude perceber entre os relatos aqui no fórum), conecta via BT com o smartphone e pode usar o Spotify, além de ter acesso a uma boa quantidade de configurações de áudio via aplicativo. O preço dessa segunda opção era bem mais baixo que a primeira, e eu iria trocar por um Kenwood KDC-MP2052U que também é 1DIN.

Eu não conseguia me decidir por qual das opções eu iria, mas chegou a sexta das promoções com essa opção de comprar uma CM ainda melhor que a opção que eu tinha dúvida, além de terem aumentado o valor do x7000br no dia, pois ele estava anunciado por R$650,00 no ML e nas lojas online estava por R$730,00. Mas na fatídica sexta o preço estava por 800 no ML e 900 nas lojas.

*Eu estava falando das CM que "espelham" a tela do celular, mas elas não espelham de verdade, porém permitem abrir alguns aplicativos (não são todos os aplicativos do celular) na tela da CM, como o Youtube, Spotify, Waze, Google Maps etc.

-Kit duas vias Audiophonic K.C 6.3

Aqui foi só confiança no que relataram no fórum. Eu li o que falavam do kit, os relatos de como os falantes respondem, e passei até pela discussão que questiona a qualidade da marca. Bem, pra mim, os relatos positivos me convenceram mais que os negativos. Vou pagar pra ouvir.

-Subwoofer NAR 1004-SW2

Mais uma "recomendação do fórum". Aqui parece que temos um queridinho, são poucos os comentários negativos. A potência dele casa bem com o amplificador escolhido, mas poderia ser um amplificador um pouco mais forte.

-SD400.4evo

Esse parece ser o amplificador mais recomendado no fórum. Tem lá seus críticos, que são muitos, mas o SD400.4evo me pareceu uma ótima opção para a faixa de preço, que era onde eu estava procurando. Ainda pensei em pegar um SD600.4, mas o que me fez escolher o 400 foi o seu tamanho reduzido e o baixo consumo de energia. As outras opções na mesma faixa de preço e potência eram JBL linha BR e Taramps.

Pretendo ligar os mids do kit duas vias nos canais 1 e 2, deixando os canais 3 e 4 em bridge para ligar o sub.

20201205042638854e3372-c670-447a-934e-ce0bc66d6443.jpg

20201205042603d07081bf-874c-41e9-86e3-bc6ef87bf942.jpg

 

Coube sem problema para fechar a tampa. Será que terei algum problema em instalar aí? Fita dupla face 3M segura?

 

Fiz tratamento nas portas com manta adesiva. Comprei 4 rolos de 15cmx10m no ML e coloquei 5 camadas na parte mais baixa da porta. Eu preferi não colar nas partes mais altas pois eu não quis arriscar a ter manta descolando e grudando no vidro. Da forma que fiz não corro esse risco, pois o vidro não desce até a altura da manta. Não é o ideal, que seria tratar a porta toda, mas eu já senti bastante diferença (os triaxiais que ainda estão lá instalados ganharam vida). Tapei por dentro todos os furos. Tive trabalho para conseguir fechar bem onde passam os cabos de abertura de porta e os do vidro elétricos, que estão fixados na parte externa mas a fiação entra na porta, dificultando fechar esses pontos.

No dia que a CM chegou eu fiquei ansioso para instalar logo, mas ao desmontar o painel central do carro e retirar o som, percebi que o conector original do carro não era compatível com o que vinha na CM. No outro dia eu fui a um instalador aqui próximo perguntar se ele tinha a solução para isso. Ele disse que era só cortar os fios do chicote original do carro e os fios da CM e ligar tudo. Eu agradeci e fui procurar em outro local, pois ali eu já vi que estava numa fria. Bem, ontem consegui sair para comprar esse adaptador e instalei a CM.

20201205044554e9123dfd-b6db-4c37-9174-4a99c5a73aab.jpg

20201205044611f79454db-b1af-4081-bfc4-8abfa8e993d3.jpg

 

Mas eu só me meti a fazer até aí mesmo. Agora eu quero ir num bom instalador que conheço aqui "perto", então a instalação do amplificador, kit duas vias e subwoofer ficará para a próxima segunda ou terça (férias, finalmente). Lá verei as opções temporárias de cabos RCA. Aqui já encomendei uns conectores Nakamichi e, quando chegarem, irei procurar cabos tiaflex manga.

Aceito sugestões.

Abraços.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui ao instalador hoje e ele pediu para eu voltar na próxima quarta, pois ele estará com tempo pra fazer com calma a instalação. Hoje está focado na marcenaria das caixas. É um cara organizado e conhecido por aqui, principalmente entre os entusiastas que fecham as malas com som, vejo muitos carros com adesivo da loja dele rodando na cidade. Já havia feito instalação em outros carros que tive (nunca "sq"), e eu gostei pois ele é bem cuidadoso com as peças do carro que precisam ser removidas, e não faz gambiarra.

Já deixei o sub para fazer a caixa selada de 24 litros (medidas internas 40x30x20 cm) e pegar pronta na quarta. Ele só tem mdf de 15mm, eu pedi pra fazer com as paredes dobradas.

Conversando, ele disse que quer instalar o amplificador colocando os canais 1 e 2 do SD400.4 alimentando direto o chicote do carro, de lá já tem a fiação para os falantes das 4 portas. No caso, deixaria os mids ligados nas portas dianteiras e desligaria os falantes traseiros, para não "roubar" energia. Por fim, instalaria os tweeters puxando fios dos falantes dianteiros. Na ligação para os tweeters ele quer colocar um capacitor para proteger das baixas frequências, mas eu achei que esse corte seria feito na Central Multimídia. 

Não pensei isso na hora, mas essa instalação inviabiliza o uso do crossover da CM para os mids e tweeters, não?

Eu saí de casa pensando que o melhor seria amplificar os mids das portas, ligando os fios dos speakers direto no amplificador. E no chicote do som ligariam os tweeters, direto da CM.

Bem, eu posso não ter entendido exatamente o que ele disse que quer fazer, mas vou pesquisar sobre a melhor forma de instalação, ainda que dê mais mão de obra. Se alguém puder ajudar nessa questão, agradeço.

Estou estudando os cortes que preciso fazer para cada falante. Fui procurar a faixa de frequência dos mids e dos tweeters, mas nem o manual, nem "ninguém da internet" colocou a faixa de frequência separada de cada componente. Só informa que o kit tem por Resposta de Frequência: 65hz a 35.000Hz. O Tweeter FS: 1800 HZ. Estou até com vergonha de perguntar se é assim mesmo, mas eu achei que eu teria a informação sobre os cortes dos crossovers do kit, o que me daria uma pista segura de qual a faixa de trabalho de cada componente do kit indicada pela fabricante, mas a Audiophonic não disponibiliza. Inclusive o site está fora do ar.

20201207070245Nova Imagem de Bitmap.jpg

Quais cortes iniciais eu devo fazer nos crossovers? Pensei em deixar o sub NAR 1004 SW2 cortando em 65Hz, deixando o mid pouco acima disso, até próximo da faixa de frequência do tweeter, que terá corte de 2KHz pra baixo. Seriam medidas seguras para iniciar no modo rede? Condizem com os equipamentos?

Enquanto não instalo o restante, estou descobrindo as qualidades da central Avh-Z5280Tv. O áudio ficou mais cristalino (não sei se é a melhor definição) em relação ao anterior Kenwood KDC-MP2052U. Consigo entender melhor o que está sendo tocado nas frequências mais baixas, e nas mais altas consigo ter mais volume sem distorção. Os falantes que estão sendo tocados, até a troca pelo kit duas vias Audiophonic KC 6.3, são uns triaxiais da Pioneer que paguei R$ 100,00 há três anos. Não sei o modelo, mas nunca tocaram tão bem quanto após colocar a manta asfáltica adesiva nas portas, fechando o que podia. Ficou ainda melhor com a troca da HU.

Estou satisfeito com a central, já testei usar Waze e Spotify ao mesmo tempo e não tive problemas. Às vezes o Spotify engasga, não sei se é minha rede 4g ou se é o bt (versão 4.1 na CM).

20201207063320WhatsApp Image 2020-12-07 at 18.31.55.jpeg

Os canais de televisão não têm boa imagem. Eu fiquei tentando uma melhor sintonia igual se fazia com televisão antiga, movendo a antena ao redor da televisão para achar uma melhor sintonia, mas não fui feliz com isso. O sinal parece bem ruim mesmo, fica bem pixelado. Esperava mais da tv, porém é uma das opções de uso que menos faço questão, assim como as demais que têm vídeo, visto ser proibido rodar com a tela ligada. Por isso mesmo eu ainda nem testei a imagem do DVD, que deve ser a melhor do aparelho. 

O ajuste do toque da tela configurado de fábrica já me agradou, consigo digitar sem dificuldades.

Não consegui ajustar de forma a deixar bem alinhada a tela em relação à moldura do painel do carro. A tela fica ligeiramente para dentro, não muito, mas do lado do motorista ficou um espaço entre a tela e o painel que é bem visível para quem senta no lado do carona. É besteira, mas vou tentar ajustar depois.

Testei apenas um pen drive com várias músicas, algumas em flac, maioria mp3, e achei a velocidade de leitura boa. Também é fácil navegar entre as pastas do pendrive pela tela da CM.

A "única" reclamação que tenho até agora é que, quando conecto o cabo do celular na porta usb da central, ele desconecta o Spotify do bt e só volta a tocar (pelo menos é da mesma posição que parou) quando abre automaticamente pela conexão via cabo. Testei a situação algumas vezes pra verificar se era sempre o mesmo tempo, mas não, há vezes que a mudança é bem rápida, não chega a incomodar; e há vezes que demora bastante para conectar-se novamente, ficando sem música por algum tempo.

Há também a questão do Waze travar quando abre, precisando fechar e abrir novamente. Notei isso duas vezes desde que instalei a central. Ainda não aborreceu, mas se for uma constante, é outro ponto negativo.

Bem, essas são minhas impressões iniciais sobre esta Central Pioneer Avh-Z5280Tv. Opinião de um consumidor comum, que não tem conhecimento específico na área.

Editado por PedroAugusto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui pesquisar melhor sobre os cortes de frequência pelo crossover da HU, acabei achando essa postagem em um outro tópico. 

"2) Deixe os crossovers dos amplificadores totalmente em FULL / BYPASS, utiliza apenas o player

3) Parta do arroz com feijão cortando o kti entre mid e twt em 2500Hz a 12 Db / 8A e o mid e sub em 80Hz 12 Db / 8a. Depois vá experimentando os cortes próximos e slopes e ajeitando de ouvido. Normalmente o corte passa alta do twt nunca deve ser menor que 2000Hz, cuidado para não baixar e estragar o falante. Também não cortaria o mid abaixo de 50Hz.".

Vou partir próximo a isso. Segundo o manual da Audiophonic, esse kit duas vias KC 6.3 inicia em 65Hz e sobe até 35kHz. Como a porta tem um leve tratamento com manta asfáltica (não coloquei manta nas partes mais altas da porta, na folha externa, com medo de escorrerem e caírem nos vidros), fechando todos os espaços abertos (só deixei destampados os orifícios dos encaixes das presilhas e os para escoamento de água), vou testar se o mid desce até os 65Hz nessas condições, e verei se essa é uma boa regulagem junto com o sub.

Sobre o tweeter, estou vendo algumas pessoas dizerem para fazer 2x Fs. No meu caso, pela tabela das especificações técnicas do kit, o tweeter tem Fs 1.800 Hz, assim, tenho que cortá-lo em, pelo menos, 3.600Hz, por segurança. Pergunto se o mid sobe tocando bem nessa faixa de frequência. Vou pesquisar sobre a faixa que os mids trabalham, mas acho que essa informação deveria estar nessa tabela das especificações técnicas do kit. Não sei se isso é comum em todos os kits de outras marcas.

O sub desce até 20Hz, segundo o manual, mas não indica o quanto sobe sem perder qualidade ou apresentando risco de queima. Deixarei regulado em um valor próximo ou igual ao que estiver para o mid iniciar, lembrando que esse desce no máximo até 65Hz. Partirei dessa faixa de frequência e irei subindo junto com o sub, até achar o que mais me agrada. Depois é que passo para uma regulagem mais fina, avaliando como ficam as diferentes configurações dos slopes, e verificando se seria interessante haver uma sobreposição de vias no crossover, por exemplo. A "regulagem mais fina", porém, deixarei para depois, quando estiver mais acostumado com o som do carro, depois de amaciar um pouco os falantes, e eu adquirir mais informações sobre isso tudo.

Regulagem de ganho do amplificador SD400.4 irei fazer como recomenda o manual. 

20201208054503Nova Imagem de Bitmap.jpg

É quase certo de que irei precisar alterar o ganho de cada canal posteriormente, mas irei deixar inicialmente regulado conforme o que o manual indica ser mais adequado (tensão de 14.4V para os canais 1 e 2 dos mids e 28.2V na bridge dos canais 3 e 4 que alimentarão o sub) e poderei fazer depois o controle de ganho diretamente na central multimídia. As saídas RCA dessa CM são de 4V, então estou supondo que usarei pouco ganho no amplificador. Na falta de um osciloscópio, melhor confiar nas medidas dos manuais para iniciar a regulagem, provavelmente é a forma que o amplificador trabalha melhor, ou a forma mais segura (qualquer uma já me basta pra ser um ponto inicial).

Depois disso, é "só regular" os ajustes dos ganhos para deixar as três vias uniformes em volume, e isso eu acho que só dá pra fazer "de ouvido" ou com equipamentos que eu não disponho. Não sei se há alguma técnica pra isso, então estou me sentindo perdido. Vou usar mais a pesquisa.

Eu li algumas pessoas dizendo que regulam o ganho subindo até onde sente que o falante está distorcendo, aí depois diminui só um pouco. Eu não achei muito preciso, pois não garante que os falantes estarão regulados harmonicamente entre si, já que o ajuste de ganho foi regulado na máxima potência que os falantes aguentam, o que não coincide com o ajuste de ganho do(s) outro(s) falante(s), que estará tocando o máximo que suporta sem distorcer, mas não garante que o volume de cada um esteja próximo ao outro. Não sei se fiz me entender...

É por aqui que começo mesmo?

Editado por PedroAugusto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje foi a instalação. Os tweeters foram instalados nos canais dianteiros da central, os médios e o sub foram ligados com o amplificador.

Resetei as configurações da central e pude escolher usar o modo rede. Minha preocupação era enviar frequências mais baixas para os tweeters, então deixei o volume zerado, fui nas configurações do crossover de cada um dos 3 canais (a central divide em agudos, médios e graves). Iniciei pelos agudos, deixando para iniciarem a tocar acima de 4KHz. Os médios ficaram para tocar entre 2KHz e 80Hz. O sub, só abaixo de 60Hz.

Coloquei pra tocar o CD de Buddy Guy, blues de primeira qualidade, e fui aumentando o volume aos poucos. Percebi os tweeters enviando suas primeiras notas, só saiu agudo. Fui ganhando confiança e aumentei mais um pouco o volume, então os médios começaram a aparecer, daí cheguei próximo aos tweeters para tentar ouvir alguma distorção e pude sentir melhor que de lá só saíam agudos, o resto eram os mids tocando em sua faixa de frequência. Já confiante, subi o volume para sentir o kit duas vias tocando com energia. Com o ganho dos canais 1 e 2 do SD400.4 no zero, comecei a subir, até que achei que ficou com volume muito acima dos tweeters, baixei mais um pouco, até que ficou harmônico.

Foi quando chegou o instalador com o sub e o ligou no porta-malas. Ele então entrou no carro e começou a subir o ganho dos canais 3 e 4 que estão ligando o sub em bridge, e só parou quando não dava pra ouvir outra coisa senão os graves. Bem, serviu pra ouvir o subwoofer tocando em volume que dificilmente ouvirei novamente, e gostei muito do grave, se analisado separadamente. Daí eu baixei até deixar mais harmônico com o restante das vias, o que pareceu ter deixado ele decepcionado. Ali eu percebi que eu não iria ter uma regulagem de alguém com experiência em SQ, e que vou ter que contar com meus ouvidos pra isso.

Seguem as fotos

20201209075715WhatsApp Image 2020-12-09 at 18.48.33 (1).jpeg

Sai triaxial

20201209075752WhatsApp Image 2020-12-09 at 18.48.33.jpeg

Entra o mid 

20201209075857WhatsApp Image 2020-12-09 at 18.48.32 (1).jpeg

E o módulo

20201209080000WhatsApp Image 2020-12-09 at 18.48.32.jpeg

Pedi que o amplificador fosse ligado diretamente da bateria nos dois polos. Não há ruído no sistema.

Os RCA são da marca "vão sair logo que possível".

Os ganhos aplicados nos dois pares de canais foram baixos, como eu tinha expectativa, por conta das saídas RCA de 4V da central. Achei que ficou harmônico com o tweeter, que é ligado direto na central, sem ganho para controlar.

Já tive um resultado bem satisfatório, comecei a ter uma ideia do que é ter algum palco, pois antes todo o som do carro vinha das canelas. Tem muito o que melhorar, eu sei, mas aí é a próxima fase. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de ficar satisfeito com o resultado geral obtido apenas com instalação e um ajuste de ganho, parti para um segundo ajuste nos crossovers.

Por algum tempo eu estava quase me convencendo de que já estava bom, mas à medida que fui ouvindo mais e mais, comecei a mexer nas configurações do crossover e, depois de muitas músicas, acabei fazendo algumas alterações. Havia salvo as configurações anteriores e pude notar a diferença pra melhor.

Deixei assim:

20201210050327WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.26.18.jpeg

20201210050348WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.26.18 (1).jpeg

20201210050359WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.26.19.jpeg

20201210050409WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.26.19 (1).jpeg

 

Depois desse momento, parti para o equalizador, que estava configurado no modo flat. Fui mexendo nos modos pré-configurados da central e para a maioria eu acabei gostando mais do modo Rock. Até tentei outras configurações partindo do zero e partindo do modo Rock, mas para a maioria das músicas eu achei que ficou bom. Quando coloca músicas com mais grave, como reggae, eu achei o modo Rock com médios graves sobrando, então passei a utilizar uma versão personalizada onde atenuei esta área de frequência.

Agora eu vou curtir o som assim, pois está muito bom de ouvir.

20201210051218WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.16.31.jpeg

20201210051231WhatsApp Image 2020-12-10 at 16.16.47.jpeg

 

Edit: fiz boa parte das regulagens ouvindo o CD que foi disponibilizado em um tópico aqui do fórum.

 

Tracklist:

 

1 – Teste de fase acústica.

 

Palco Sonoro

2 – Giz

3 – Rolo de fita adesiva

4 – Walking Sax

 

Ressonância nos graves

5 a 8

 

Bateria

9 – Bateria e baixo

10 a 12 – bateria solo

 

Vozes masculinas

13 – Eric Clapton & BB King – Riding With The King

14 – Junior Wells – Use Me

15 – Ed Motta – Doce Ilusão

 

Vozes femininas

16 – Rebecca Pidgeon – Spanish Harlem

17 – Fever

18 – Elza Soares – Dura na queda

19 – Maria Rita – Caminho das águas

20 – Maria Rita – Muito pouco

 

Dinâmica / velocidade nos graves e médio-graves

21 – Faith No More - King for a day.

22 – Titãs – Lugar nenhum

 

Teste de graves

23 - Metallica – Until It Sleeps - A famosa!!!!!!!!

24 - Benny Benassi – Satisfaction

25 – 20Hz

26 – 25Hz

27 – 31,5Hz

28 – 40Hz

Editado por PedroAugusto
  • Like 1
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, estou muito satisfeito com o resultado final

Consegui um resultado muito superior ao que eu esperava, tendo em vista o medo que fazem em cada detalhe da instalação, eu achei que sozinho não iria conseguir configurar para tocar bem (fora o medo de queimar algum componente). No fim, após muita leitura aqui no fórum, onde pude aprender bastante, e utilizando equipamentos indicados aqui por muitos, ainda que criticados por outros tantos, montei um sistema de áudio que me agradou demais. E aqui eu sei que há muita subjetividade. 

Então fica aqui o meu agradecimento a todos os que compartilharam conhecimento no fórum!

P.s: pra quem tem curiosidade de ver por dentro, o crossover do kit é assim

20201211044350WhatsApp Image 2020-12-11 at 16.09.13.jpeg

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo projeto e pelo post. Ficou muito bom e espero q curta bastante.

Esse final de semana tambem farei o teste ligando os tweeters direto no player.
Assim consigo usar somente um modulo
Meu medo é; as vezez gosto de ouvir num volume alto e talvez o tweeter direto no player distorça antes dos medios.
Meu set é:
Hu: pioneer mvh x588bt
Kit: nar cs3 650
Modulo: audiophonic new hp 4000

Sem sub por enquanto pois estou estudando qual colocar e juntando grana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, amigo.

Eu tinha a mesma intuição de que os tweeters distorceriam em volumes mais altos. Mas com o corte para tocarem a partir dos 5KHz eu não tenho problema de distorção quando coloco no volume 38 de 40. Quando usei um corte de 3KHz também não tive problema nos volumes mais altos. Mas nossas HU são diferentes, então você pode ter uma resposta diferente. 
No fim, assim como me recomendaram em outro tópico, faça o teste. Você já tem os equipamentos em mãos, então é melhor testar antes de gastar mais. Eu testei e estou satisfeito. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dias foram passando, o som amaciando, comecei a sentir que os tweeters estavam se sobressaindo.

Como eu havia regulado o ganho dos canais dos mids a partir da relação desses com o volume dos tweeters (já que esses não têm ajuste de ganho, estão ligados direto na CM), dei um "grau" no ganho e ficou bom de ouvir, até que...

Ontem peguei a BR e fui até uma cidade vizinha, acabei me empolgando e subi o volume (30/40). Estava tudo uma maravilha, mas depois de 20 minutos nessa situação veio o problema, o som deu um estalo e fiquei ouvindo somente os tweeters e o sub. Quando voltei pra casa, retirei os falantes das portas e testei ligá-los direto no amplificador, um deu sinal de vida, mas o outro deu um curto na hora que encostei nos terminais do amplificador. Coloquei o que estava funcionando de volta na porta e instalei na outra um triaxial Pioneer que estava antes de colocar o kit duas vias.

Muita gente pela internet indica fazer o ajuste de ouvido, aumentando o volume até 75% do aparelho e, depois, o ganho do amplificador até o som ficar com ruído (ou o amplificador acendendo o led de clip) e depois diminuir um tanto, pois aí estaria seguro. Alguns indicam aumentar mais o volume, outros dizem para se afastar do carro para ouvir melhor se há distorção, tendo algumas variações dessa regulagem de ouvido. Bem, minha experiência com isso não deu certo.

Hoje resolvi fazer o que manda o manual da Soundigital. Nas primeiras postagens eu cheguei a dizer que iria fazer assim, mas acabei acreditando que daria pra regular de ouvido.

20201208054503Nova Imagem de Bitmap.jpg

Peguei o multímetro que estava perdido pela casa e fui à regulagem. Pude perceber que a tensão de saída altera bastante girando pouco o potenciômetro do ganho, ou seja, qualquer movimento já passa bastante do limite indicado. Vi dessa forma que "não tem como regular de ouvido" com segurança.

Fiz o download do arquivo de áudio no próprio site da Soundigital https://soundigital.com.br/downloads/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...