Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Giovane Martins

8 TR 620 x 2 Thunder 5k7

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, primeiramente, sei perfeitamente que quanto mais quantidade de alto falantes, acoplamento, maior é a área efetiva de cone e maior spl. 

Mas, tenho 2 Thunder 5k7, caixa construída com todos os detalhes e muito bem regulada, tenho um MD8000 e driver d260pro acoplados em linha reta lado a lado (maior spl devido ao acoplamento)

Já o veículo do "competidor" tem 8 TR 620, não sei se as caixas que ele usa estão corretas, litragem e sintonia, não sei se está com corte correto nem alinhado, pois o técnico que montou o som dele é um "zé" da esquina. Então valos lá.

 

2 Thunder 5K7 12" 2850WRMS

= 5700 rms 

8 TR 620 12" 620WRMS

= 4960

no quesito grave, sei que ele tem muito mais acoplamento, maas caso esteja com a caixa errada e os aparelhos mal alinhados, é possível ganhar esse racha?

e na voz? me garanto bem com minhas 4 d260pro, ele tem 2 corneta da selenium do lado esquerdo e mais 2 corneta selenium do lado direito, ou seja não tem acoplamento (menos spl + cancelamento)

 

No grave de alguma forma eu conseguiria bater os 8?

Na voz fica difícil, não sei qual driver ele tem....

Eaí? 2 5K7 bem alimentado, regulado e na caixa correta daria conta dos 8 620, sem contar que ele pode ter 1 ou 2 alto falante ruim.

edit: provavelmente ele tem uma HD8000 para os graves, não faço ideia do que ele tem pra voz.

Editado por Giovane Martins
Inserido mais informações

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse vc não me dava ao trabalho de sair de casa pra buscar essa mala.
Tem "Zé da esquina" que faz bonito. Se der azar de o dele, for um desses...
E mesmo se não tiver 100% filé o dele. 4
4x12" já dariam um sufoco nos seus, por ser falantes com "pegadas" diferentes.
Em tempo, se ele souber usar o sistema, fuja pras colinas!

Em alguns anos trabalhando com som, uma das primeiras coisas que aprendi, é que Davi quase sempre mata Golias quando a briga é "falante fraco x falante forte" TALKEY?!

Forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, guilhermeleffler disse:

Se eu fosse vc não me dava ao trabalho de sair de casa pra buscar essa mala.
Tem "Zé da esquina" que faz bonito. Se der azar de o dele, for um desses...
E mesmo se não tiver 100% filé o dele. 4
4x12" já dariam um sufoco nos seus, por ser falantes com "pegadas" diferentes.
Em tempo, se ele souber usar o sistema, fuja pras colinas!

Em alguns anos trabalhando com som, uma das primeiras coisas que aprendi, é que Davi quase sempre mata Golias quando a briga é "falante fraco x falante forte" TALKEY?!

Forte abraço!

Realmente, é um desafio, estou juntando para acoplar 4 Thunder 5k7, creio que assim as chances aumentam. Tô suave por enquanto, o que acontece é que já toquei com alguns "colegas" e eles tão pedindo pra por pra rachar contra esse cara porque "parece" que o meu bate mais. Mas ficar no achismo é fo**.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente, é um desafio, estou juntando para acoplar 4 Thunder 5k7, creio que assim as chances aumentam. Tô suave por enquanto, o que acontece é que já toquei com alguns "colegas" e eles tão pedindo pra por pra rachar contra esse cara porque "parece" que o meu bate mais. Mas ficar no achismo é fo**.
Em tempo, 2×15" X 8x12" ele tá na obrigação de tocar mais.

Se vc for, só te aconselho a não forçar demais pra queimar falante, pq aí dá zoação e conversa fiada. Se tu conhece bem seu som, tá acostumado a usar e respeita os limites dele, bota a cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, guilhermeleffler disse:

Em tempo, 2×15" X 8x12" ele tá na obrigação de tocar mais.

Se vc for, só te aconselho a não forçar demais pra queimar falante, pq aí dá zoação e conversa fiada. Se tu conhece bem seu som, tá acostumado a usar e respeita os limites dele, bota a cara.

São 2x12" os meus, e sim sei o limite do som, já estou com o limiter configurado, posso aumentar até o 62 do player :) Maaas é um baita desafio pessoal, realmente pra conseguir ganhar só o som dele estando todo desregulado, caixa com litragens diferente, ou estar com um modulo fraco ou pouca bateria. Bater de frente eu não vou, mas quando eu estiver nos eventos e ele vier aumentar, abaixar é que não vou :o 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Imagine potencia como peso, agora se for aplicar muita potencia (carregar muito peso) um caminhão seria melhor porem em uma corrida um carro que leva menos peso ganha.
  • Falantes com muita potencia RMS tem pouca eficiência, o contrario pode ser o mesmo depende do modelo.

1 No seu caso como sempre comece pela alimentação qual o máximo de bateria pode usar? Não adianta muito ter amplificador de 8000 rms se não tem 800 amp de baterias...
Outra dica boa de preferencia para comprar mais bateria de 60 a 75 AMP com CCA mais alto que muitas de 150. Pois tem menor espaço e entrega maior pico de corrente.

2 Aparte de quantos amp de bateria escolha os amplificadores.. Exemplo 100 amp de bateria 1000 Rms de amplificador

3 Veja o espaço disponível, 4 x 12" ou 2 x 15" + 2 x 12".

4 Escolha os falantes de acordo para finalidade, Racha ou musicalidade..

5 Drives dê preferencia sempre para maior polegadas maior um D-405 que 5 D-250x por exemplo.   

 

Tenta responder sobre isso facilita a te ajudarem. Mas hoje eu apostaria no som com 8 de 12"

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um detalhe: é importante saber a sensibilidade dos falantes pra ter uma noção de quanto SPL consegue gerar! 

Dei uma sondada aqui, o 5k7 tem 92db sens declarados. Os TR 620 tem 93.89.

Fazendo uma conta beem arredondada:

2x 5k7... 

1 falante 1w - 92db
2 falantes 1w - 95db
ganho do duto @ 1w - 98db
2 falantes @ 10w - 108db
2 falantes @ 100w - 118db
2 falantes @ 1kw - 128db
2 falantes @ 2kw - 131db
2 falantes @ 4kw - 134db

considerando uns 6kw aproximados, dá pra dizer que esse sistema rende algo na faixa dos 135,5db 

Detalhe: Estou desconsiderando picos de resposta e ressonância.

8x  TR 620

1 falante 1w - 94db (arredondando)
2 falantes 1w - 97db
4 falantes 1w - 100db
8 falantes 1w - 103db
ganho do duto @ 1w - 106db
8 fal @ 10w - 116db
8 fal @ 100w - 126db
8 fal @ 1000w - 136db
8 fal @ 2000w - 139db
8 fal @ 4000w - 142db
consderando uns 5kw aplicados, algo em torno de 143db

Logo, a única chance do seu sistema vencer o dele, seria se o dele não tivesse pico nenhum e o seu tivesse pelo menos 10db de pico! 

Se for "dobrar" teu sistema pra vencer o dele, ainda passa sufoco! 138,5db por dobrar a área de cone, mais 142,5db se dobrar a potência do sistema! Ainda não vai ter uma folga sobre o outro sistema! Lembrando que pra sentir diferença leve entre um som e outro, é preciso 3db e pra sentir diferença forte entre um som e outro, 6db! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade.. o hpx2120 da snake tem 101db sens (pena que é um falante pra médio profissional, não pra racha)

1 fal 1 w - 101db
2 fal 1w - 102db

4 fal 1w - 105db
ganho do duto - 108db
4 fal 10w - 118db
4 fal 100w - 128
4 fal 1000w - 138db
4 fal 2000w - 141db

4 fal 4kw - 144db 

Busquem falantes de boa sensibilidade! 4 hpx com 4kw aplicados conseguiriam "chegar junto" desses 8x12" 

inclusive um par de HPX que tenho deu uma surra PESADA num par de eros 2.8k com 5.6kw aplicados no par, contra 1.200wrms aplicados nos meus hpx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, blOom disse:

Um detalhe: é importante saber a sensibilidade dos falantes pra ter uma noção de quanto SPL consegue gerar! 

Dei uma sondada aqui, o 5k7 tem 92db sens declarados. Os TR 620 tem 93.89.

Fazendo uma conta beem arredondada:

2x 5k7... 

1 falante 1w - 92db
2 falantes 1w - 95db
ganho do duto @ 1w - 98db
2 falantes @ 10w - 108db
2 falantes @ 100w - 118db
2 falantes @ 1kw - 128db
2 falantes @ 2kw - 131db
2 falantes @ 4kw - 134db

considerando uns 6kw aproximados, dá pra dizer que esse sistema rende algo na faixa dos 135,5db 

Detalhe: Estou desconsiderando picos de resposta e ressonância.

8x  TR 620

1 falante 1w - 94db (arredondando)
2 falantes 1w - 97db
4 falantes 1w - 100db
8 falantes 1w - 103db
ganho do duto @ 1w - 106db
8 fal @ 10w - 116db
8 fal @ 100w - 126db
8 fal @ 1000w - 136db
8 fal @ 2000w - 139db
8 fal @ 4000w - 142db
consderando uns 5kw aplicados, algo em torno de 143db

Logo, a única chance do seu sistema vencer o dele, seria se o dele não tivesse pico nenhum e o seu tivesse pelo menos 10db de pico! 

Se for "dobrar" teu sistema pra vencer o dele, ainda passa sufoco! 138,5db por dobrar a área de cone, mais 142,5db se dobrar a potência do sistema! Ainda não vai ter uma folga sobre o outro sistema! Lembrando que pra sentir diferença leve entre um som e outro, é preciso 3db e pra sentir diferença forte entre um som e outro, 6db! 

Ótimas informações, realmente é muito difícil concorrer contra o acoplamento, esses 5k7 é um tiro no pé, pois para montar 4 vou precisar de um modulo com mais de 12.000rms e se for querer montar mais que isso, somente alta voltagem. Realmente acoplamento de vários falantes "fracos" é muito mais vantajoso. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, blOom disse:

Só por curiosidade.. o hpx2120 da snake tem 101db sens (pena que é um falante pra médio profissional, não pra racha)

1 fal 1 w - 101db
2 fal 1w - 102db

4 fal 1w - 105db
ganho do duto - 108db
4 fal 10w - 118db
4 fal 100w - 128
4 fal 1000w - 138db
4 fal 2000w - 141db

4 fal 4kw - 144db 

Busquem falantes de boa sensibilidade! 4 hpx com 4kw aplicados conseguiriam "chegar junto" desses 8x12" 

inclusive um par de HPX que tenho deu uma surra PESADA num par de eros 2.8k com 5.6kw aplicados no par, contra 1.200wrms aplicados nos meus hpx

Talvez uma possível solução? 8 7Driver MB620, note a sensibilidade deste alto falante. Com um sistema de 8xMB620 aí sim seria capaz?

OU

4x12" 5k7 alimentado numa MD12000, pra conseguir tocar igual :( :( 

Meu "colega" com 2 E-15" Hammer 7.2k rachou contra esse "competidor" e disse que conseguiu "chegar próximo". Seguindo a lógica dos seus calculos, em dbs, o hammer ultrapassaria.

Editado por Giovane Martins

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Giovane Martins disse:

Ótimas informações, realmente é muito difícil concorrer contra o acoplamento, esses 5k7 é um tiro no pé, pois para montar 4 vou precisar de um modulo com mais de 12.000rms e se for querer montar mais que isso, somente alta voltagem. Realmente acoplamento de vários falantes "fracos" é muito mais vantajoso. Obrigado.

Então, isso sempre foi e é relativo.

Como eu sou adepto do som "pro", prefiro falantes de alta sens mesmo que baixa potência! Ex.: HPX, sub800.. que todos são acima de 96db sens (101db no caso do hpx) e tocam bem sem precisar de tubos de dinheiro em amps, baterias e caixas.

E tendo acoplamento, mesmo sendo falantes fracos (tipo Eros 312LC), fica impossível bater de frente! Ex.: 16 Eros 312LC nem o seu nem o outro chegariam perto! E se fossem 8 HPX ou ESX snake... nem o seu nem o outro chegariam perto também! Só que em todos esses casos que citei, com baixíssima potência aplicada diante do que vcs usam hoje!




Quanto à sua segunda pergunta, meio que já respondi acima. Um falante de 800wrms com 96db sens vai tocar A MESMA COISA que um de 1600wrms com 93db sens... que vai tocar A MESMA COISA de um de 3.200wrms com 90db sens!

Em resumo, busque falantes com boa sensibilidade que já vai estar meio caminho andado! Esquece os watts! 

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 horas atrás, Giovane Martins disse:

Talvez uma possível solução? 8 7Driver MB620, note a sensibilidade deste alto falante. Com um sistema de 8xMB620 aí sim seria capaz?

OU

4x12" 5k7 alimentado numa MD12000, pra conseguir tocar igual :( :( 

Meu "colega" com 2 E-15" Hammer 7.2k rachou contra esse "competidor" e disse que conseguiu "chegar próximo". Seguindo a lógica dos seus calculos, em dbs, o hammer ultrapassaria.

Fazendo as contas:

1 hammer - 92db
2 hammer 95db
em cx dutada - 98db (1w até aqui)
10w - 108db
100w 118db
1kw 128db
10kw 138db
14kw ~139,5db

Em termos de spl estimado, ficou uns 2,5db abaixo do som do rapaz lá! Bem menos que o seus 6db de dif!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

139,5 db prum som de 14kw acho absurdamente pouco!

O som da minha boate tinha 3kw nos graves... e usava os antigos 18sub800.. 99db em t18!

1 - 99db
2 - 102db
4 - 105db
por conta do duto 108db
por conta da corneta 111db (caixa cornetada tá 3db acima da dutada em média)
Até aqui com 1w
aplicando:
10w - 121db
100w 131db
1kw - 141db
2kw - 144db
3kw ~ 145,5db aprox! 

Dariam surra até no som do teu colega dos 8x12", só que com subgrave! 

Estamos falando de coisa tipo isso: 

 

 


Com "apenas" 3.000w!

Obs.: O som não tava distorcido ao vivo! Era MUITA pressão no mic do cel! 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde prezados(a),

Esse racha aconteceu! Entretanto eu troquei meus 2 Thunder 5k7 por 6 7Driver ML 2K2, o racha aconteceu utilizando uma musica de pancadão e a diferença nos ouvidos foi com folga.

2X0 para mim.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Giovane Martins disse:

Boa tarde prezados(a),

Esse racha aconteceu! Entretanto eu troquei meus 2 Thunder 5k7 por 6 7Driver ML 2K2, o racha aconteceu utilizando uma musica de pancadão e a diferença nos ouvidos foi com folga.

2X0 para mim.

:+1

20211110023421WhatsApp Image 2021-11-10 at 14.35.17.jpeg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns! :mac1[]-[]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...