Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
gustavo-pb

Grave embolado com bomber upgrade

Recommended Posts

Tenho um civic do modelo mais novo e coloquei kit 2 vias morel máximo,  sd 800.4 evo4.0 e sub bomber upgrade. Utilizei o conversor RCA de 4 vias da eatech pois o som foi instalado na multimídia original do carro. O som do kit 2 vias está top e o grave muito embolado. Não sei é a qualidade do sub ou é a atenuação da multimídia original. A caixa está na litragem correta e com o corte de frequência no modulo tb está correto. O tweeter dianteiro tb ficou com chiado baixinho. O instalador colocou os dois falantes de trás nos canais traseiros esquerdo e direito. Na frente do lado esquerdo colocou o kit duas vias esquerdo e direito juntos e no outro canal dianteiro direito colocou o sub (ligado em brigde). Usou dois cabos y para ligar os dois canais dianteiros nos 4 canais do modulo. Será que é possível fazer uma instalação melhor? Será que não seria melhor levar as 4 vias da multimídia para o amplificador e colocar os canais 3 e 4 ligado em brigde para o sub e os canais 1 e 2 com o kit 2 vias e o alto falante traseiro. ex: canal 1 (kit 2 vias + falante traseiro do lado esquerdo)  canal 2 (kit 2 vias + falante traseiro do lado direito)  2 sub em brigde nos canais 3 e 4 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, gustavo-pb disse:

Tenho um civic do modelo mais novo e coloquei kit 2 vias morel máximo,  sd 800.4 evo4.0 e sub bomber upgrade. Utilizei o conversor RCA de 4 vias da eatech pois o som foi instalado na multimídia original do carro. O som do kit 2 vias está top e o grave muito embolado. Não sei é a qualidade do sub ou é a atenuação da multimídia original. A caixa está na litragem correta e com o corte de frequência no modulo tb está correto. O tweeter dianteiro tb ficou com chiado baixinho. O instalador colocou os dois falantes de trás nos canais traseiros esquerdo e direito. Na frente do lado esquerdo colocou o kit duas vias esquerdo e direito juntos e no outro canal dianteiro direito colocou o sub (ligado em brigde). Usou dois cabos y para ligar os dois canais dianteiros nos 4 canais do modulo. Será que é possível fazer uma instalação melhor? Será que não seria melhor levar as 4 vias da multimídia para o amplificador e colocar os canais 3 e 4 ligado em brigde para o sub e os canais 1 e 2 com o kit 2 vias e o alto falante traseiro. ex: canal 1 (kit 2 vias + falante traseiro do lado esquerdo)  canal 2 (kit 2 vias + falante traseiro do lado direito)  2 sub em brigde nos canais 3 e 4 ?

rapaz, tenho muito pouca experiência com a parte de módulos e subwoofers (quem dirá com som SQ), mas no meu parco conhecimento como estalador amador se ele ligou os dois lados do kit 2 vias em um só canal (dianteiro esquerdo), vc está ouvindo seu som como mono. vc perde todos os efeitos do som q estariam no canal direito, e com isso não existe palco sonoro.

o ideal seria mesmo ligar os dois falantes dianteiros cada um no seu canal, e usar os canais 3 e 4 pro sub. dá pra levar os canais traseiros pro sub, mas tb dá pra usar os cabos Y.

segundo o pessoal com mais experiência no SQ, eles recomendam desligar os falantes traseiros pq eles só interferem com o palco sonoro. mas dá pra deixar eles ligados direto nos canais traseiros do multimídia, desliga com o fader.

já me falaram bem do Bomber Upgrade, mas considerando o kit Morel eu acho q ele é o gargalo do seu sistema. considere fazer um up nele tb.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece estranha essa ligação
O melhor ai seria o kit ligado cada lado em um canal em estereo e o sub no bridge provavelmente
Como está tamanho dessa caixa? sintonia?

Talvez problema pode ser que ele tenha colocado ganho alto para o sub, para compensar ser sedan e seja parte do problema
precisa verificar essa instalação e também de uma olhada em como ficou os ganhos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se tem uma central com rca é comum o pessoal usar o RCA para ligar o modulo e os fios que sobram o pessoal liga os falantes traseiros. No caso da central que não possui saida RCA eu não tenho esta opção, pois os fios não sobram. Cada um dos 4 fios são convertidos em 4 saidas RCA que vão direto para o amplificador e dai ou eu ligo o kit 2 vias nos canais 1 e 2 e o sub nos canais 3 e 4 em brigde. Neste caso teria que desligar os falantes de trás. Queria saber se é possível eu ligar em paralelo o kit 2 vias+ o falante traseiro. Ao ligar o kit 2 vias de 4ohms e o falante traseiro de 4 ohms a impedância cairia para 2 ohms que é a impedância do meu sd 800.4. Estou achando que o grave embolado é devido a ligação que foi feita ou talvez seja um corte já programado pela honda na central multimídia. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, gustavo-pb disse:

Quando se tem uma central com rca é comum o pessoal usar o RCA para ligar o modulo e os fios que sobram o pessoal liga os falantes traseiros. No caso da central que não possui saida RCA eu não tenho esta opção, pois os fios não sobram. Cada um dos 4 fios são convertidos em 4 saidas RCA que vão direto para o amplificador e dai ou eu ligo o kit 2 vias nos canais 1 e 2 e o sub nos canais 3 e 4 em brigde. Neste caso teria que desligar os falantes de trás. Queria saber se é possível eu ligar em paralelo o kit 2 vias+ o falante traseiro. Ao ligar o kit 2 vias de 4ohms e o falante traseiro de 4 ohms a impedância cairia para 2 ohms que é a impedância do meu sd 800.4. Estou achando que o grave embolado é devido a ligação que foi feita ou talvez seja um corte já programado pela honda na central multimídia. 

Se vc puxa o sinal das saídas de fio, elas não precisam ser desabilitadas
Pode funcionar em paralelo dependendo a central
ou apenas os 2 canais da frente alimentando os 4 canais do amp

mas o sub embolar tem mas coisas a avaliar ai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua instalação, infelizmente, está toda cag**a. Troque de loja, pois nessa não sabem instalar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 01/10/2020 at 18:29, gustavo-pb disse:

Na frente do lado esquerdo colocou o kit duas vias esquerdo e direito juntos 

E voce pagou por isso?

 

Em 01/10/2020 at 18:29, gustavo-pb disse:

A caixa está na litragem correta e com o corte de frequência no modulo tb está correto. 

Quem disse que está correto? Seu Estalador? Caixa tem volume correto, de acordo com o manual do falante, mas provavelmente o cara que tentou instalar seu som nem sabe medir o volume. Corte de frequencia nao existe ponto correto, entao dah pra fazer uns testes pra ver se melhora.  Mas isso depois de refazer a instalacao inteira.

 

Outra coisa importante eh o tratamento nas portas, o que vai ajudar nas frequencias mais baixas do mid-bass, e, consequentemente na integracao com o sub, o que eh o seu problema. Provavelmente o cara que ligou o som nem se preocupou com isso.

 

Resumindo:

Primeiro instale corretamente os falantes dianteiros.

Segundo: Revise a caixa. Nao somente o volume, mas o material absorvente e se as superficies nao vibram.

Depois teste outras frequencias de corte do sub e do kit, normalmente pra um SQ o corte gira em torno de 60Hz ou menos, mas isso nao eh uma regra.

Depois revise ou faca tratamento nas portas. Deixei esse por ultimo pois envolve mais trabalho e custo, nao por ser menos importante, pois nao eh.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, gustavo-pb disse:

Quando se tem uma central com rca é comum o pessoal usar o RCA para ligar o modulo e os fios que sobram o pessoal liga os falantes traseiros. No caso da central que não possui saida RCA eu não tenho esta opção, pois os fios não sobram. Cada um dos 4 fios são convertidos em 4 saidas RCA que vão direto para o amplificador e dai ou eu ligo o kit 2 vias nos canais 1 e 2 e o sub nos canais 3 e 4 em brigde. Neste caso teria que desligar os falantes de trás. Queria saber se é possível eu ligar em paralelo o kit 2 vias+ o falante traseiro. Ao ligar o kit 2 vias de 4ohms e o falante traseiro de 4 ohms a impedância cairia para 2 ohms que é a impedância do meu sd 800.4. Estou achando que o grave embolado é devido a ligação que foi feita ou talvez seja um corte já programado pela honda na central multimídia. 

Liga corretamente as saidas dianteiras da central, no conversor, no modulo e nos falantes dianteiros, para os sinais dianteiros direito e esquerdo chegarem corretamente aos falantes dianteiros.

As saidas traseiras da central voce liga no conversor e nos falantes traseiros em paralelo. As saidas traseiras do conversor vao pros canaisi traseiros do modulo, que vao alimentar o sub em bridge.

Assim os falantes traseiros vao ser alimentados pelo amplificador original da central. Se quiser ligar os falantes traseiros em um modulo, voce vai precisar comprar outro modulo, mas eh besteira, muita potencia nos falantes traseiros soh atrapalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...