Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Entenda como são feitos os testes de desempenho em pista da QUATRO RODAS

Recommended Posts

DSCF0005.jpgPiloto Leonardo Barbosa durante um teste na pistaFernando Pires/Quatro Rodas

Nesses 60 anos, muita coisa evoluiu nos testes. O que não mudou foi o espírito investigativo, realizando medições com critério, método e rigor

QUATRO RODAS testou mais de 4.000 carros ao longo da vida. A conta chega a 4.178, incluindo os realizados para a edição de aniversário. O primeiro teste foi em agosto de 1961, ou seja, um ano após o lançamento da revista.

O modelo foi a perua DKW-Vemag, produzida pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S/A), no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Na ocasião, a empreitada mobilizou oito profissionais, que, durante 15 dias, percorreram 4.000 quilômetros em estradas e ruas da cidade do Rio de Janeiro, além dos testes dinâmicos, feitos em um trecho interditado da Via Dutra, “com a valiosa ajuda da Polícia Rodoviária”.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Usando instrumentos como trenas, cronômetros, termômetros e barômetros, os especialistas produziram um relatório de 200 páginas, dissecando meticulosamente o veículo e iniciando ali uma prática que se tornou marca registrada da revista.

WhatsApp-Image-2020-09-17-at-21.38.39-1.jpegOs instrumentos e a metodologia das medições evoluíram com o passar dos anos. Mas o rigor nos ensaios e o espírito investigativo dos pioneiros continuamArte/Quatro Rodas

Sessenta anos depois, já não precisamos de tantas coisas para fazer um teste completo. Muito tempo antes, aliás, todo o aparato do primeiro ensaio deixou de ser necessário.

Os equipamentos evoluíram, surgiram os campos de provas e nossa metodologia se consolidou. Atualmente, os testes são realizados em pista fechada e com instrumentos de última geração.

O que não mudou foi o espírito investigativo que os primeiros avaliadores tinham, realizando as medições com todo o cuidado, atenção e rigor.

Continua após a publicidade
IMG-20190723-WA0056.jpgO piloto de testes Eduardo Campilongo faz a aferição de ruídoFernando Pires/Quatro Rodas

QUATRO RODAS é a única revista do Brasil que tem seu próprio ciclo para a apuração do consumo, que simula as condições de uso nos regimes urbano e rodoviário, dentro da pista de testes. Um ciclo é o roteiro que o piloto deve cumprir durante o ensaio para garantir que o veículo seja submetido às diferentes condições de uso previstas, sem exceder ou ficar aquém dos parâmetros que foram estabelecidos para o ensaio.

Esse processo garante precisão, permitindo que um determinado veículo obtenha sempre os mesmos resultados independentemente da pessoa que realiza o teste, tornando possível a comparação desses números com os conseguidos por outros modelos que também sejam submetidos à mesma prova.

Além do consumo, nosso teste contempla números de aceleração (0 a 100 km/h e 0 a 1.000 m); retomadas de velocidade (40 a 80 km/h, em D ou 3a marcha; 60 a 100 km/h, em D ou 4a marcha; e 80 a 120 km/h em D ou 5a marcha); frenagem (60 a 0 km/h, 80 a 0 km/h, 120 a 0 km/h); nível de ruído interno (ponto morto, rotação máxima, 80 km/h e 120 km/h); e aferição (velocímetro e rotação do motor).

WhatsApp-Image-2020-09-17-at-21.38.39.jp

Todos os ensaios são realizados em sequência determinada (do mais leve ao mais severo). Todos os carros iniciam as provas com os pneus calibrados e o tanque cheio.

E todo o procedimento é feito sempre com o mesmo critério. Por que não fazer, por exemplo, medições com o sistema de ar-condicionado ligado, reproduzindo assim uma condição real de uso?

Pela impossibilidade de padronizar o ensaio, uma vez que o funcionamento do ar-condicionado – equipamento que “rouba” potência do motor – pode variar de acordo com a temperatura externa, que muda constantemente. Ao adotar um padrão igual para todos os carros, conseguimos reduzir ao máximo o número de variáveis e assim obter números confiáveis.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital. 

0b74609d-59da-4e47-aa6e-df905fe47ede-e1600265753982.jpg<span class="hidden">–</span>Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...