Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
phenrique1020

Som Ford Ka estourando (pipocando) quando carro ligado

Recommended Posts

Olá, galera. Sou novo aqui, e estou criando este tópico pra tirar uma dúvida sobre um problema que vem me irritando há alguns dias.

Tenho as seguintes configs. de som:

  • Um par de triaxiais dianteiros de 100Wrms (cada) Pioneer, 4 ohms;
  • Um par de triaxiais traseiros de 50Wrms (cada) Pioneer, 4 ohms;
  • Um par de mini tweeter Bravox 100Wrms acima do painel, 4 ohms;
  • Um subwoofer Pioneer cara preta 400Wrms;
  • Crossover Pyramid CR-72;
  • 1 módulo Taramps TS-400 (sim, pequei na potência do módulo para as configurações de som que tenho, mas tinha colocado ele antes de ampliar as configurações).

Bom... Quando estou escutando música com o carro desligado, consigo usar o som normalmente, sem nenhum problema. Ainda assim consigo ouvir um chiado bem fraco ao fundo quando está ligado com o carregador de baterias. Até aí sem problema algum para mim, uma vez que o som abafa o pequeno chiado.

Mas quando ligo o carro, mesmo parado (sem andar nas ruas), o som começa a pipocar... Quando começo a andar então, é que agrava a situação. Um estouro (pipoco) consideravelmente alto, e não para em momento algum, parecendo que está em curto, Mas se for analisar, o curto-circuito também teria que ser dado com o carro desligado.

Todo o som que tenho no meu carro, foi instalado por profissionais, mas o crossover fui eu quem instalei. E, alguns dias depois, começou o problema. Eu não mexi em nada depois que instalei, ou seja, começou sozinho, sem que eu "procurasse", por curiosidade, estragar o som.

Alguém que já passou pelo problema, ou que saiba o que pode estar acontecendo para dar uma luz?

Ah... Tenho dois tipos de cabo RCA: Dois que saem do aparelho de som (front e sub) para o módulo são blindados, e do módulo para o crossover são normais (paguei R$ 5,00), mas já fiz a inversão de cabos também, para ver se poderia mudaria alguma coisa, mas continuou do mesmo jeito. Até já usei somente os cabos RCA blindados, usando somente a saída front do aparelho para o módulo e outro blindado, do módulo pro crossover, para ver se era problema nos cabos baratos que comprei, mas de nada adiantou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já passei por isso, no meu caso o carro era um celta. Meu problema estava nos cabos de vela, troquei por manutenção mesmo, já estava "acostumado" com o barulho do som ai percebi que algo tinha mudado :). Verifique seus cabos de vela e a bobina de ignição, provavelmente seu problema vai estar lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 minutos atrás, brunetao disse:

Já passei por isso, no meu caso o carro era um celta. Meu problema estava nos cabos de vela, troquei por manutenção mesmo, já estava "acostumado" com o barulho do som ai percebi que algo tinha mudado :). Verifique seus cabos de vela e a bobina de ignição, provavelmente seu problema vai estar lá.

E aí, meu amigo. Tudo bom?

Eu tive que "isolar" meu crossover. Está ligado como antes, somente no módulo, diretamente, porém o crossover ainda está lá para ser usado quando resolver. Depois que fiz isso resolveu.

Ainda tem outra coisa que identifiquei nessa mexida minha para encontrar o erro: quando tiro o cabo RCA do "Flat" do crossover e troco para o "Mid", por exemplo, a voz sai (bem baixo), mas o barulho é resolvido. Só que não consigo ouvir a uma altura considerável como se estivesse no "Flat".

Será que mesmo assim, eu trocando os cabos de vela, e voltando o crossover, resolverá?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Mid atenua por causa da frequência da interferência não casar como em Flat, a bobina tem uma frequência alta, quando acontecia comigo o barulho era mais audível no Tweeter do kit duas vias, no midbass e no subwoofer não interferia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, brunetao disse:

No Mid atenua por causa da frequência da interferência não casar como em Flat, a bobina tem uma frequência alta, quando acontecia comigo o barulho era mais audível no Tweeter do kit duas vias, no midbass e no subwoofer não interferia.

Ótimo saber disso. Muito obrigado pelas explicações, parceiro. Vou dar uma verificada nas peças que citou então.

Sucesso sempre pra você!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Igualmente. Dando certo comente aqui no fórum, isso pode ajudar outras pessoas.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...