Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RafaelCL84

Renovando Som HB20 - Morel Tempo e Sub JL 10w1

Recommended Posts

E aí pessoal! Blz?

Em 2013 montei o seguinte som em um HB20:

- HU Sony MEX BT4007U;

- 2 vias JBL GTO 508C;

- Subwoofer JL Audio 10w1 v2-4;

- Módulo Amplificador DAT 800/4.

Na época a grana era curta, fui comprando parte dos equipamentos usados e foi o máximo que consegui montar. Hoje estou renovando aos poucos o som desse HB20.

Consegui comprar o kit 2 vias Morel Tempo, para substituir o JBL. Ainda não instalei, então não sei como ficará nessa configuração de equipamentos que tenho.

Na última semana, o módulo DAT 800/4 passou a dar problema. Toda vez que o Sub tem que tocar um pouco mais forte, ele entra em proteção e fica cortando o áudio de todo o som. Verifiquei que o problema é no amplificador e resolvi mandar arrumar, mas não sei se ficará bom. Talvez tenha que comprar um novo.

Gostaria da opinião de vocês: qual módulo indicariam para tocar bem com o 2 vias Morel Tempo e com o subwoofer JL 10w1, no valor de até R$ 1.200,00?

E dado os equipamentos que tenho, qual seria os upgrades recomendados, em um limite de até R$ 2.000,00?

 

Agradeço desde já a ajuda de vcs!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, RafaelCL84 disse:

 

E dado os equipamentos que tenho, qual seria os upgrades recomendados, em um limite de até R$ 2.000,00?

 

Se tiver mesmo que trocar o amp, pega os R$ 2.000.00 e gasta tudo no amp. Voce ja tem todos os equipamentos, nao vai ser um upgrade se voce andar de lado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, riverotoledo disse:

Opa,

Então, vi aqui sobre seu Player, e ele, na minha opinião é um gargalo do seu sistema.
O alinhamento de tempo dele é bem rudimentar, o que vai atrapalhar você a ter um palco bem ajustado.
Além de cancelamentos e picos que acontecem quando o sistema não está "coeso".

Baseado na premissa que acho que o caminho, é poder acertar falante por falante, com alinhamento de tempo, melhorar qualidade de amplificação, usar Morel Tempo e ter dinheiro para trocar de Player:

Uma idéia era você usar 3x SD 400.2 (um para cada lado do carro, um em Bridge para o sub), que é um amplificador pequeno, potente e com qualidade e usar o dinheiro que sobrar para fazer um upgrade de HU. 
Este amplificador é bem forte, tem bastante qualidade, e usando um por lado, você usará menos do estágio de alimentação, o que ajuda na dinâmica e separação entre lados.

Aqui você teria amplificação individual por falante, e com um Player melhor, poderia fazer um alinhamento de tempo preciso, que é uma das bases para um bom SQ.

Também olharia para como está sua instalação, que é bastante determinante no resultado.

Você não falou de RCAs, talvez seja bom atualiza-los a depender do que você tem aí. Recomendo os Ley Line, Old Sarum ou Stonehenge a depender do orçamento. Baita cabos.

Também não sei da qualidade dos seus cabos speakers, mas Tiaflex 100% cobre são excelentes e não custam muito. Se tiver um cabo simples, talvez seja algo a considerar. 2,5mm para midbass e sub e 1,5mm para tweeter resolve.

Acho que é isso

 

Eu faria o mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, riverotoledo disse:

Opa,

Então, vi aqui sobre seu Player, e ele, na minha opinião é um gargalo do seu sistema.
O alinhamento de tempo dele é bem rudimentar, o que vai atrapalhar você a ter um palco bem ajustado.
Além de cancelamentos e picos que acontecem quando o sistema não está "coeso".

Baseado na premissa que acho que o caminho, é poder acertar falante por falante, com alinhamento de tempo, melhorar qualidade de amplificação, usar Morel Tempo e ter dinheiro para trocar de Player:

Uma idéia era você usar 3x SD 400.2 (um para cada lado do carro, um em Bridge para o sub), que é um amplificador pequeno, potente e com qualidade e usar o dinheiro que sobrar para fazer um upgrade de HU. 
Este amplificador é bem forte, tem bastante qualidade, e usando um por lado, você usará menos do estágio de alimentação, o que ajuda na dinâmica e separação entre lados.

Aqui você teria amplificação individual por falante, e com um Player melhor, poderia fazer um alinhamento de tempo preciso, que é uma das bases para um bom SQ.

Também olharia para como está sua instalação, que é bastante determinante no resultado.

Você não falou de RCAs, talvez seja bom atualiza-los a depender do que você tem aí. Recomendo os Ley Line, Old Sarum ou Stonehenge a depender do orçamento. Baita cabos.

Também não sei da qualidade dos seus cabos speakers, mas Tiaflex 100% cobre são excelentes e não custam muito. Se tiver um cabo simples, talvez seja algo a considerar. 2,5mm para midbass e sub e 1,5mm para tweeter resolve.

Acho que é isso

 

 

Interessante este conceito de utilizar um amp para cada falante. Qual seria a diferença de utilizar um amp melhor para os kits 2 vias e um para o subwoofer? Não seria melhor comprar um amplificador melhor? Pergunto isso porque sou iniciante mesmo. Normalmente vejo projetos com até 2 amplificadores. Com 3 nunca tinha imaginado.

E no caso de 3 amplificadores, não seria necessário uma bateria extra?

Qual Player recomendam?

 

3 horas atrás, R2_luciano disse:

Se tiver mesmo que trocar o amp, pega os R$ 2.000.00 e gasta tudo no amp. Voce ja tem todos os equipamentos, nao vai ser um upgrade se voce andar de lado.

Fazer um upgrade somente no amp faria uma diferença maior do que trocar vários equipamentos? Entendo que pelo menos eu teria um amp de maior qualidade para futuros upgrades. Tem alguma recomendação de amps nessa faixa, que casam bem com o Morel Tempo?

 

Obrigado pelas respostas

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
54 minutos atrás, RafaelCL84 disse:

Fazer um upgrade somente no amp faria uma diferença maior do que trocar vários equipamentos? Entendo que pelo menos eu teria um amp de maior qualidade para futuros upgrades. Tem alguma recomendação de amps nessa faixa, que casam bem com o Morel Tempo?

 

Obrigado pelas respostas

 

 

Voce quer fazer um upgrade, certo? Entao eu nao acho que voce deve comprar equipamentos do mesmo nivel que voce jah tem, como trocar o amp DAT pelo SD. Isso que eu chamo de andar de lado.

Voce jah tem bons falantes, entao deve procurar equipamentos do mesmo nivel. Se nao der pra trocar player + amp + cabos deixando tudo do mesmo nivel, entao eu trocaria aos poucos, ateh ficar bom.

Ou, garimpando usados, talvez voce consiga equipamentos bons com o orcamento que voce tem. Esses dias mesmo vi um amp Hertz EP4 por menos que um SD novo. Este eh um exemplo de amp que estaria no nivel dos seus falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha algumas opções em promoção da amps LA
O la-1000 para o sub teve algumas promoções
E poderia adicionar um outro 4 canais para ligar o kit ativo tipo sd ou aproveitar seu dat se voltar a funcionar
Ou usar um amp como o la-4200 que daria para ligar com o kit passivo

E dependendo o preço que conseguir nos amp consegue pegar algum processador ou player melhor nesse seu orçamento

 

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, riverotoledo disse:

Uma idéia era você usar 3x SD 400.2 (um para cada lado do carro, um em Bridge para o sub), que é um amplificador pequeno, potente e com qualidade e usar o dinheiro que sobrar para fazer um upgrade de HU. 
Este amplificador é bem forte, tem bastante qualidade, e usando um por lado, você usará menos do estágio de alimentação, o que ajuda na dinâmica e separação entre lados.

 

Único detalhe dessa opção, que essas sd400.2 saíram de linha
Não sei se acha delas fácil, as vezes ainda encontra algumas em estoque

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 hours ago, riverotoledo said:

Opa,

Então, vi aqui sobre seu Player, e ele, na minha opinião é um gargalo do seu sistema.
O alinhamento de tempo dele é bem rudimentar, o que vai atrapalhar você a ter um palco bem ajustado.
Além de cancelamentos e picos que acontecem quando o sistema não está "coeso".

Baseado na premissa que acho que o caminho, é poder acertar falante por falante, com alinhamento de tempo, melhorar qualidade de amplificação, usar Morel Tempo e ter dinheiro para trocar de Player:

Uma idéia era você usar 3x SD 400.2 (um para cada lado do carro, um em Bridge para o sub), que é um amplificador pequeno, potente e com qualidade e usar o dinheiro que sobrar para fazer um upgrade de HU. 
Este amplificador é bem forte, tem bastante qualidade, e usando um por lado, você usará menos do estágio de alimentação, o que ajuda na dinâmica e separação entre lados.

Aqui você teria amplificação individual por falante, e com um Player melhor, poderia fazer um alinhamento de tempo preciso, que é uma das bases para um bom SQ.

Também olharia para como está sua instalação, que é bastante determinante no resultado.

Você não falou de RCAs, talvez seja bom atualiza-los a depender do que você tem aí. Recomendo os Ley Line, Old Sarum ou Stonehenge a depender do orçamento. Baita cabos.

Também não sei da qualidade dos seus cabos speakers, mas Tiaflex 100% cobre são excelentes e não custam muito. Se tiver um cabo simples, talvez seja algo a considerar. 2,5mm para midbass e sub e 1,5mm para tweeter resolve.

Acho que é isso

 

Iria nesta mesma linha. Upgrade de player e, se necessário, cabos de speaker e cabos RCA.

Alias, estou pensando em voltar a ter som no carro e o SD é uma das minhas opções para stereo. Só não pensei ainda qual modelo, pois usarei o kit ativo (tenho processador).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que, desde os anos 90, sempre teve um amplificador barato e badalado porque uma pessos usou e o som ficou acima do esperado. Muitos eu nao lembro o nome, mas vai aih alguns:

Eurasonic

Imagine

Banda

Dat

SD eh a bola da vez

Todos eles acabaram virando piada, soh o SD ainda nao.

Tah bom, soh usei SD uma vez, pra tocar sub. Nunca masi quero ver esse amp na minha frente. Nem dah pra falar em revisao na fiacao sem trocar os conectores do proprio amp.

Dei o exemplo do Hertz, mas tambem soh ouvi uma vez, com player Mcintosh tocando um kit focal utopia (Quem lembra?).

O que eu estou falando eh o conceito. Nao eh um UP grade se voce compra equipamentos do mesmo nivel que os que voce jah tem. Nao estou falando que voce tem que trocar o amp, se ele funcionar, beleza, fica com ele. Talvez adicionar um outro pra bi-amplificar, mas trocar por outro do mesmo nivel eh jogar dinheiro fora.

Se o gargalo for a fiacao, investe em fiacao.

Se o gargalo eh o player (que o amigo acima tem certeza que eh, mesmo sem ouvir o sistema e mesmo sem saber qual caracteristica voce quer melhorar) investe no player.

Mas se voce sair trocando tudo e ainda sair comprando tudo do mais barato, vai jogar dinheiro fora, porque nao vai conseguir comprar nada que seja superior ao que voce jah tem.

Mas se voce trocar poucos itens por itens melhores, mesmo que nao melhore muito agora, voce tem a chance de um dia chegar a um som de um nivel superior.

 

Lembro do exemplo do Tipo que o Mauro Bass montou, sem gastar muito. O som era simplesmente o melhor player que existia, o melhor equalizador e o melhor kit 2 vias. Ele levou o carro pra Iasca e simplesmente ficou em primeiro lugar. Mas o carro, embora tocasse muito bem, ficou muito mal visto, e a Iasca proibiu carro sem amplificador externo. Conversando com o Mauro, bem depois, ele me explicou: Se o cara quer comecar um som de qualidade e nao quer gastar muito dinheiro, a maioria compra um monte de equipamentos baratos. Ai, quando quiser melhorar, vai ter que jogar tudo fora e comprar tudo de novo. Mas se voce comeca com bons equipamentos, mesmo que o som nao esteja completo, como no caso do Tipo, eh muito facil melhorar. Eh so adicionar um bom sub, um bom amp.

 

No seu caso, Rafael, voce jah comecou lah atras como a maioria, comprando um som completo mas com equipamentos simples, sem pensar em um up-grade futuro. Eu tambem comecei assim, seguindo tods as receitas de bolo de equipamento bom e barato. Agora chegou o hora do up-grade, se voce seguir a mesma receita, vai ter um som com a mesma qualidade, soh mais novo. Sinceramente eu nem perderia meu tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, agradeço muito as respostas recebidas.

Um dos aspectos mais legais em montar o som do carro é as inúmeras variedades de opções existentes. As diferentes opiniões aqui refletem exatamente isso.

Aqui ficamos no debate: com o dinheiro disponível, como montar o melhor som possível ou tem um som um pouco pior, mas possibilitar upgrades futuros sem ter que trocar vários componentes.

 

Eu gosto muito de música. De todo tipo. Escuto desde música clássica, jazz até rock. Provavelmente ainda vou gastar um bom dinheiro com som. Por enquanto, estou montando o som do carro porque é onde passo boa parte do tempo (trânsito). Mas com o tempo, pretendo investir em um bom som para minha casa também. 

Com essa perspectiva, de que vou sempre melhorar aos poucos os equipamentos de modo a possibilitar a melhor qualidade sonora possível, acho que a opção de comprar bons equipamentos para poder utilizá-los no futuro me parece fazer mais sentido hoje.

Em 22/08/2020 at 15:32, R2_luciano disse:

Eu lembro que, desde os anos 90, sempre teve um amplificador barato e badalado porque uma pessos usou e o som ficou acima do esperado. Muitos eu nao lembro o nome, mas vai aih alguns:

Eurasonic

Imagine

Banda

Dat

SD eh a bola da vez

Todos eles acabaram virando piada, soh o SD ainda nao.

Tah bom, soh usei SD uma vez, pra tocar sub. Nunca masi quero ver esse amp na minha frente. Nem dah pra falar em revisao na fiacao sem trocar os conectores do proprio amp.

Dei o exemplo do Hertz, mas tambem soh ouvi uma vez, com player Mcintosh tocando um kit focal utopia (Quem lembra?).

O que eu estou falando eh o conceito. Nao eh um UP grade se voce compra equipamentos do mesmo nivel que os que voce jah tem. Nao estou falando que voce tem que trocar o amp, se ele funcionar, beleza, fica com ele. Talvez adicionar um outro pra bi-amplificar, mas trocar por outro do mesmo nivel eh jogar dinheiro fora.

Se o gargalo for a fiacao, investe em fiacao.

Se o gargalo eh o player (que o amigo acima tem certeza que eh, mesmo sem ouvir o sistema e mesmo sem saber qual caracteristica voce quer melhorar) investe no player.

Mas se voce sair trocando tudo e ainda sair comprando tudo do mais barato, vai jogar dinheiro fora, porque nao vai conseguir comprar nada que seja superior ao que voce jah tem.

Mas se voce trocar poucos itens por itens melhores, mesmo que nao melhore muito agora, voce tem a chance de um dia chegar a um som de um nivel superior.

 

Lembro do exemplo do Tipo que o Mauro Bass montou, sem gastar muito. O som era simplesmente o melhor player que existia, o melhor equalizador e o melhor kit 2 vias. Ele levou o carro pra Iasca e simplesmente ficou em primeiro lugar. Mas o carro, embora tocasse muito bem, ficou muito mal visto, e a Iasca proibiu carro sem amplificador externo. Conversando com o Mauro, bem depois, ele me explicou: Se o cara quer comecar um som de qualidade e nao quer gastar muito dinheiro, a maioria compra um monte de equipamentos baratos. Ai, quando quiser melhorar, vai ter que jogar tudo fora e comprar tudo de novo. Mas se voce comeca com bons equipamentos, mesmo que o som nao esteja completo, como no caso do Tipo, eh muito facil melhorar. Eh so adicionar um bom sub, um bom amp.

 

No seu caso, Rafael, voce jah comecou lah atras como a maioria, comprando um som completo mas com equipamentos simples, sem pensar em um up-grade futuro. Eu tambem comecei assim, seguindo tods as receitas de bolo de equipamento bom e barato. Agora chegou o hora do up-grade, se voce seguir a mesma receita, vai ter um som com a mesma qualidade, soh mais novo. Sinceramente eu nem perderia meu tempo.

 

Só atualizando um pouco a situação: meu amplificador DAT 800.4 foi consertado. Está funcionando bem. E ao invés de utilizar o Morel Tempo, vou utilizar o Morel Virtus como kit 2 vias. 

Nesse caso, meu set disponível será o seguinte:

- HU Sony MEX BT4007U;

- 2 vias Morel Virtus;

- Subwoofer JL Audio 10w1 v2-4;

- Módulo Amplificador DAT 800/4.

Como instalei o som em 2013, os instaladores na época falaram que estavam utilizando cabos Technoise e RCA Monster. Não sei qual modelo específico.

 

Como vcs falaram acima, tem muitos gargalos aqui. Estou pretendendo investir mais em equipamentos por enquanto porque logo devo trocar de carro (esse HB20 é de 2012). Então não queria fazer grandes investimentos que não seriam aproveitados em um novo carro. 

Com R$ 2.000,00, quais modelos de Amplificador e/ou HU que poderiam tocar bem com o Morel Virtus?

Imagino que dos gargalos dos equipamentos, o subwoofer JL 10w1 é o menor deles, por isso não pretendo trocar por enquanto.

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2020 at 11:11, fst-lobo disse:

Tinha algumas opções em promoção da amps LA
O la-1000 para o sub teve algumas promoções
E poderia adicionar um outro 4 canais para ligar o kit ativo tipo sd ou aproveitar seu dat se voltar a funcionar
Ou usar um amp como o la-4200 que daria para ligar com o kit passivo

E dependendo o preço que conseguir nos amp consegue pegar algum processador ou player melhor nesse seu orçamento

 

Opa! Consegui consertar o Amplificador DAT 800/4. Recomenda algum player específico? 

Só uma dúvida: existe algum player bom com as funções de CarPlay (da Apple)? Pergunto isso pq utilizo muito o Waze. Seria legal se tivesse essa função. Mas ainda prefiro não sacrificar a qualidade do áudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/08/2020 at 11:15, riverotoledo disse:

 

O conceito é que com 5 canais de amplificação,  você poderá fazer atraso independente por falante, fazendo o som de todos falantes chegar no momento certo ao seu ouvido, além do balanço de volume mais fino entre midbass e tweeter que também ajuda muito na coesão e palco equilibrado...
Com 4 canais de amplificação, você não consegue estes dois tipos de acerto,

Poderia ser um Pioneer dos novos, que possua 3way. Vários de nós temos testado e usado em diversos sets, e a qualidade é bem legal. Coisa que só víamos em produtos voltados para qualidade.

Não precisa de bateria extra, a recomendação pelo 400.2 EVO II é por ele simplesmente toca um pouco melhor que o 800.4 EVO II, então preferiria usar 3x 400.2 EVO II do que 1x 800.4 EVO II e 1x 400.2 EVO II.

Obrigado pela explicação.

Teria alguma recomendação de player. Vi no site da Pioneer várias opções, inclusive com o CarPlay da Apple, que me interessa pela integração com o iPhone. Teria algum bom modelo que não sacrificaria a qualidade do som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...