Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novas tecnologias: como funcionam os retrovisores digitais do Audi e-tron

Recommended Posts

audi_e-tron_007-e1594662065924.jpgRetrovisor externo por câmera é um opcional de R$ 13.000Divulgação/Audi

Vários protótipos futuristas prometeram nos últimos anos, mas o Audi e-tron foi o primeiro automóvel de produção em série a ter retrovisores com projeção de imagens captadas por uma câmera, no lugar do convencional espelho.

Cada retrovisor integra uma pequena câmera com imagens capturadas que aparecem em telas OLED, instaladas nas extremidades do painel, nas fronteiras com as laterais das portas.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Exibir as imagens com nitidez não é a única vantagem da tecnologia, porém. Os retrovisores podem aumentar a segurança a bordo, com diversos recursos que os adaptam às diferentes situações do trânsito ou da estrada.

E, além disso, ajudam a economizar energia. Os retrovisores do e-tron são bem menores que os tradicionais, reduzindo a largura externa do SUV em cerca de 15 centímetros, na comparação com os espelhos convencionais, como os de um Audi Q5, por exemplo.

Continua após a publicidade

Segundo Johann Wagner, engenheiro da Audi, isso representa um ganho de autonomia que chega a 5 km no e-tron.

Ponto cego

Mas nem tudo são flores. Quem está acostumado a olhar para os retrovisores convencionais sofre até se adaptar.

Não só porque olha e vê as câmeras suspensas do lado de fora, mas também pelo fato de que a projeção da imagem dentro do carro fica muito próxima ao motorista, especialmente a do lado do volante.

Nos estacionamentos, as câmeras não podem ser recolhidas e, apesar do ajuste da luminosidade, em algumas garagens mal iluminadas a imagem projetada fica escura.

Continua após a publicidade

Outro problema é que as imagens projetadas nas telas não dão noção de profundidade, algo muito importante na condução.

O sistema tem recursos que ampliam as possibilidades de visualização muito alémdos limites dos espelhos tradicionais

audi_e-tron_022-scaled-1-e1597088026915.jpgAudi E-Tron: a versão básica traz retrovisores convencionais como itens de série. O sistema de câmeras é oferecido como item opcionalDivulgação/Audi

A1814142_large-e1594661570445.jpg?qualit

Térmico

Nos dias de chuva, uma resistência elétrica impede que as lentes fiquem embaçadas.

Continua após a publicidade

Amplitude

A imagem é mais ampla do que a de um espelho normal e muito nítida, mostrando mais do que existe na traseira.

A202199_large-e1594661715909.jpg?quality

Sensibilidade

Ponto de vista, campo de visão e tamanho das imagens podem ser modificados tocando-
-se diretamente na tela, com os dedos em pinça.

Oled

Continua após a publicidade

Assim como nas TVs, as telas usam OLEDs, ou seja, diodos orgânicos que emitem luz em resposta a uma corrente elétrica.

Resolução

As telas são de 7”, sendo a resolução da imagem de 1.200 x 800 pixels, e permitem ajuste de luminosidade.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

unnamed-1.jpg?quality=70&strip=info

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...