Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Duzera

Ajuda com "SQ" para iniciante

Recommended Posts

Pessoal, boa noite!

 

Primeiramente, peço desculpas por um tema que é muito comum aqui no fórum, mas já li muitos tópicos e não consegui chegar em uma conclusão. 

Recentemente adquiri um New Fiesta (com o MS Sync) e queria chegar em um setup o mais próximo de SQ possível. "Mais próximo" pois provavelmente não chegará a ser um SQ devido a alguns pontos que vou descrever.

O Fiesta está 100% original e atualmente tenho em mãos um kit 2 vias Audiophonic KC6.3 e um amplificador Audiophonic Club 5.1 DHP (aquele com 5 canais fake).

 

Seguem as dúvidas:

1) Não queria perder a originalidade do painel e nem a integração com o Sync e sei que isso já tira meu projeto da categoria de SQ (por isso o "mais próximo possível"). Qual a melhor (ou menos pior) alternativa? HU secundária? Processador de áudio? Conversor RCA apenas? Quais marcas e modelos? Mudo de ideia e aceito me desfazer do Sync?

2) Mesmo usando outra HU ou processador, acredito que não será possível fazer corte ativo com esse amplificador (e nem sei se seria o mais adequado para um projeto iniciante, tenho receio de fazer m****), pois esse amp não aceita 3-way. Posso tentar vender ele e comprar um SD400.4 e um SD1200.1, mas não sei se consigo. De qualquer forma, o que dá pra ser feito com o 5.1 DHP?

3) Caso mantenha o DHP, pensei em pegar um sub Nar 1004 Sw2 ou um 1044 Sw3. Alguma outra sugestão? Caso troque de amplificador, aumenta as opções.

 

Inicialmente as dúvidas são essas. Irei questionar outros detalhes quando o ponto de partida do setup estiver definido.

Abraços.

Editado por Duzera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que mídia vai usar para músicas? 

Streaming via celular? Já pensou em usar um adaptador bluetooth 4.0/5.0 ligado direto no amp? Ou em um crossover...

Já que tem o kit e amp na mão, faz o tratamento nas portas e liga pra ver se te atende. 

Ou pra manter o painel original seria usar só um conversor tipo Eatech de RCA (estou assumindo que não tem saída RCA no aparelho original).

Editado por Rafa_wknd

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Rafa_wknd disse:

Que mídia vai usar para músicas? 

Streaming via celular? Já pensou em usar um adaptador bluetooth 4.0/5.0 ligado direto no amp? Ou em um crossover...

Já que tem o kit e amp na mão, faz o tratamento nas portas e liga pra ver se te atende. 

Ou pra manter o painel original seria usar só um conversor tipo Eatech de RCA (estou assumindo que não tem saída RCA no aparelho original).

Basicamente Spotify pelo celular. Vou pesquisar sobre o adaptador bluetooth, mas ai terei que escolher entre conectar meu celular ao Sync ou ao adaptador.

O adaptador RCA é uma das opções que listei acima, já vi várias recomendações sobre esse Eatech. Vi também o Focal HiLo v2, mas é o dobro do preço.

A ideia é perder o mínimo de qualidade possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Como é iniciante, eu iria no mais simples para começar, utilize o que vc tem e compre um conversor RCA para ligar ao amplificador. Os cortes do kit vc faz pelo crossover do próprio kit (Na verdade vc não tem que fazer nada, só ligar). Utilize a saída para sub do amp para isso, faça o corte do sub pelo próprio amp. E vc ainda consegue controlar o sub pelo amplificador utilizando o remote.

Subwoofer, depende... Quanto pode gastar? Eu recomendo, NAR, Focal, Morel, JL, Image Dynamics, RE audio....

Depois que acostumar com o som, vai querer mais provavelmente, e dai eu recomendaria começar trocando o amplificador, depois um processador...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, rattao disse:

Boa noite!

Como é iniciante, eu iria no mais simples para começar, utilize o que vc tem e compre um conversor RCA para ligar ao amplificador. Os cortes do kit vc faz pelo crossover do próprio kit (Na verdade vc não tem que fazer nada, só ligar). Utilize a saída para sub do amp para isso, faça o corte do sub pelo próprio amp. E vc ainda consegue controlar o sub pelo amplificador utilizando o remote.

Subwoofer, depende... Quanto pode gastar? Eu recomendo, NAR, Focal, Morel, JL, Image Dynamics, RE audio....

Depois que acostumar com o som, vai querer mais provavelmente, e dai eu recomendaria começar trocando o amplificador, depois um processador...

Pelo amp eu consigo regular o HPF do kit e o LPF do sub, acho que já dá pra fazer um ajuste legal de início.

No sub eu não queria gastar mais que R$500~R$600, nessa faixa os NAR estão mais atrativos. Mas a dúvida é: será que o amp entrega mesmo os 450W @ 2 Ohms no mono?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um amplificador 800 de 4 canais já te atende ai

Vc pode olhar se já não acha os SD novos, que parece que já iam vir com entrada alta, vc nem precisaria do conversor rca
Outra opção mais barata, que já atende e tem entrada alta são alguns amps da Falcon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
39 minutos atrás, fst-lobo disse:

Um amplificador 800 de 4 canais já te atende ai

Vc pode olhar se já não acha os SD novos, que parece que já iam vir com entrada alta, vc nem precisaria do conversor rca
Outra opção mais barata, que já atende e tem entrada alta são alguns amps da Falcon

É que já tenho o 5.1 DHP em mãos, mas posso tentar vender. 

Dei uma olhada no site da SounDigital, não encontrei modelos com entrada alta. Mas vi o 800.4 EVO 4.0 que parece ser bem interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, Duzera disse:

É que já tenho o 5.1 DHP em mãos, mas posso tentar vender. 

Dei uma olhada no site da SounDigital, não encontrei modelos com entrada alta. Mas vi o 800.4 EVO 4.0 que parece ser bem interessante.

Então pode ir de conversor e manter o player original, se quem for fazer a instalação souber usar tem o processador da expert com entrada alta, que te daria mais alguns ajustes
mas o mais simples é o conversor e o sub Nar como está querendo mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 minutos atrás, fst-lobo disse:

Então pode ir de conversor e manter o player original, se quem for fazer a instalação souber usar tem o processador da expert com entrada alta, que te daria mais alguns ajustes
mas o mais simples é o conversor e o sub Nar como está querendo mesmo

Conversor vou de Eatech mesmo? Tem muita diferença para o Focal Hilo, que custa 4x mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
47 minutos atrás, Duzera disse:

Conversor vou de Eatech mesmo? Tem muita diferença para o Focal Hilo, que custa 4x mais?

Cara eu ja usei o conversor da Eatech e achei muito bom, ja escutei muitas pessoas elogiando tb, que da de 10 a 0 em outros mais caros.

Alem disso tem as versões com e sem controlador de sub q pode ser uma mão na roda as vezes.

Se vc for de Curitiba, é o cara da Rally Som que faz esses conversores so falar com ele dai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou optar pelo conversor Eatech mesmo.

Continuando o setup, agora com o cabo RCA. O site da Ley Line está em manutenção, então mandei e-mail para eles, mas pararam a produção no momento devido à mudança de endereço (foi o que me disseram).

Alguma outra indicação? Já tive uns da Technoise e não achei ruim não.

 

Já em relação ao sub, ainda estou com dúvidas, seguem abaixo as opções que levantei (lembrando que o amp diz entregar 250W @ 4 ohms ou 420W @ 2 ohms):
- NAR 1044 Sw3 (10" 400w@2)
- NAR 1004 Sw1 (10" 200w@4)
- NAR 1004 Sw2 (10" 250w@4)
- NAR 0804 Sw2 (8" 200w@4)
- Hertz Ds 25.3 (10" 150w@4)
- Hertz Es 200.5 (8" 200w@4)

Estou mais preocupado com o que "casa" melhor com o amp e me entrega uma boa qualidade, do que necessariamente com potência/tamanho. Eu ouço na maior parte do tempo rock, mas rola um hip hop e reggae em alguns momentos (fora alguns pop que vou ter que ouvir com a namorada rs).

Sobre a caixa, selada ou dutada? A ideia é ocupar o menor espaço possível, estou vendo alguns projetos de fibra que vai no estepe ou na lateral. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 8/12/2020 at 4:51 PM, Duzera said:

Basicamente Spotify pelo celular. Vou pesquisar sobre o adaptador bluetooth, mas ai terei que escolher entre conectar meu celular ao Sync ou ao adaptador.

O adaptador RCA é uma das opções que listei acima, já vi várias recomendações sobre esse Eatech. Vi também o Focal HiLo v2, mas é o dobro do preço.

A ideia é perder o mínimo de qualidade possível.

Dependendo do celular e do android (versão) você consegue ligar em dois dispositivos ao mesmo tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hour ago, Duzera said:

Já em relação ao sub, ainda estou com dúvidas, seguem abaixo as opções que levantei (lembrando que o amp diz entregar 250W @ 4 ohms ou 420W @ 2 ohms):
- NAR 1044 Sw3 (10" 400w@2)
- NAR 1004 Sw1 (10" 200w@4)
- NAR 1004 Sw2 (10" 250w@4)
- NAR 0804 Sw2 (8" 200w@4)
- Hertz Ds 25.3 (10" 150w@4)
- Hertz Es 200.5 (8" 200w@4)

 

Eu tenho o NAR 0804@4 alimentado com 200w (se me lembro bem) ligado no Punch 100x2, caixa dutada 17L, não lembro de cabeça a sintonia.

Pra rock seria legal 10" em uma selada. Ideal ligado em 4ohm, pra melhor controle de cone. Quanto menor a impedância do falante, menor o controle de cone...

- NAR 1004 Sw2 (10" 250w@4)

- Hertz Ds 25.3 (10" 150w@4)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/08/2020 at 18:58, Duzera disse:

) Não queria perder a originalidade do painel e nem a integração com o Sync e sei que isso já tira meu projeto da categoria de SQ (por isso o "mais próximo possível"). Qual a melhor (ou menos pior) alternativa? HU secundária? Processador de áudio? Conversor RCA apenas? Quais marcas e modelos? Mudo de ideia e aceito me desfazer do Sync?

A opçao mais viavel, visando qualidade sem perder a h.u original, é de fato um processador de audio, bit ten por exemplo. Vai custar entre 1.5k a 2k

Mas a piooner versao topada nao vai deixar nada a desejar em qualidade.

Essa parte realmente é com voce, eu pegaria um player piooner pela praticidade.

 

Em 11/08/2020 at 18:58, Duzera disse:

2) Mesmo usando outra HU ou processador, acredito que não será possível fazer corte ativo com esse amplificador (e nem sei se seria o mais adequado para um projeto iniciante, tenho receio de fazer m****), pois esse amp não aceita 3-way. Posso tentar vender ele e comprar um SD400.4 e um SD1200.1, mas não sei se consigo. De qualquer forma, o que dá pra ser feito com o 5.1 DHP

Da sim, quem vai fazer os cortes numa ligacao 3way é o dsp e nao o amplificador.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/08/2020 at 18:58, Duzera disse:

De qualquer forma, o que dá pra ser feito com o 5.1 DHP?

• 4 x 100W + 250W @ 4 ohms / 4 x 150W + 420W @ 2 ohms / bridge 300W @ 4 ohms;

1-  Ligacao passiva,com o cross over passivo do kit, na bridge do amplificador, mandando 200w para cada lado.
 

2- ligacaçao ativa, fazendo os cortes dos alto falantes pelo player. canal 1 e 2, para o tweeter, canal 3 e 4 para o mid e canal 5 para o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/08/2020 at 18:58, Duzera disse:

De qualquer forma, o que dá pra ser feito com o 5.1 DHP?

• 4 x 100W + 250W @ 4 ohms / 4 x 150W + 420W @ 2 ohms / bridge 300W @ 4 ohms;

1-  Ligacao passiva,com o cross over passivo do kit, na bridge do amplificador, mandando 200w para cada lado.
 

2- ligacaçao ativa, fazendo os cortes dos alto falantes pelo player. canal 1 e 2, para o tweeter, canal 3 e 4 para o mid e canal 5 para o sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Fernando Perilo disse:

• 4 x 100W + 250W @ 4 ohms / 4 x 150W + 420W @ 2 ohms / bridge 300W @ 4 ohms;

1-  Ligacao passiva,com o cross over passivo do kit, na bridge do amplificador, mandando 200w para cada lado.
 

2- ligacaçao ativa, fazendo os cortes dos alto falantes pelo player. canal 1 e 2, para o tweeter, canal 3 e 4 para o mid e canal 5 para o sub.

Fernando, pelo que vi, o amplificador que ele tem possui apenas 4 entradas rca e 5 saídas. Ou seja, internamente ele deve aproveitar um par de entradas rca para fazer o quinto canal, o canal mono. A não ser que eu tenha visto errado no site. Então ligar o sistema ativo, utilizando o dsp, ele iria acabar cortando frequências que iriam para o sub também, ou seja, se ele cortar o mids a 63 hz por exemplo e for o canal que também vai para o sub, o sub não irá tocar abaixo dessa frequência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/08/2020 at 20:25, Fernando Perilo disse:

• 4 x 100W + 250W @ 4 ohms / 4 x 150W + 420W @ 2 ohms / bridge 300W @ 4 ohms;

1-  Ligacao passiva,com o cross over passivo do kit, na bridge do amplificador, mandando 200w para cada lado.
 

2- ligacaçao ativa, fazendo os cortes dos alto falantes pelo player. canal 1 e 2, para o tweeter, canal 3 e 4 para o mid e canal 5 para o sub.

 

Em 15/08/2020 at 08:01, rattao disse:

Fernando, pelo que vi, o amplificador que ele tem possui apenas 4 entradas rca e 5 saídas. Ou seja, internamente ele deve aproveitar um par de entradas rca para fazer o quinto canal, o canal mono. A não ser que eu tenha visto errado no site. Então ligar o sistema ativo, utilizando o dsp, ele iria acabar cortando frequências que iriam para o sub também, ou seja, se ele cortar o mids a 63 hz por exemplo e for o canal que também vai para o sub, o sub não irá tocar abaixo dessa frequência.

Exato! O amp só tem 4 entradas, não daria pra fazer corte ativo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde! Alguns updates...

Sobre o sub, irei optar pelo NAR 1004 Sw2, agora só preciso ver algum lugar pra fazer a caixa selada.

Entrei em contato com a Ley Line, e o cabo RCA que eles recomendaram é o Dragon Hill, um pouco mais barato que o Nazca, segue o link: https://loja.leylinecabos.com.br/dragon-hill-rca-2-canais
O que acham desse cabo?
Outra coisa, uma dúvida bem besta: como meu amp tem 4 canais de entrada, o correto seria eu comprar um conversor de 4 canais e usar 4 cabos RCA, ou um conversor de 2 canais + 2 cabos RCA + 2 cabos Y?

Também fui na Razor Som aqui de SP para fazer um orçamento da instalação e segue o que passaram:

Fiação       390    
Bafflers falantes    80
Tratamento acústico    300
MO     520

Total 1290

Achei um pouco salgado, o que acham? 

Editado por Duzera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a qualidade de instalação que o razor tem, eu pagaria facil. Procure o canal Márcio Low bass no YouTube.

Editado por FilipeDantas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, FilipeDantas disse:

Com a qualidade de instalação que o razor tem, eu pagaria facil. Procure o canal Márcio Low bass no YouTube.

Pois é, vi muitos vídeos deles no YouTube, e quando descobri que a loja ficava 10 min a pé de casa fui lá na hora rs. Não tenho dúvidas da qualidade, mas quando conversei com o Oswaldo e comentei algumas coisas que li aqui no fórum, ele disse "não vai muito na onda dos blogs e fóruns da internet" e me passou um orçamento meio que padrão. No valor que passei acima ainda tirei o RCA (300), conversor (190) e a caixa selada (480), pois pegarei esses itens por fora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
23 hours ago, Duzera said:

Também fui na Razor Som aqui de SP para fazer um orçamento da instalação e segue o que passaram:

Fiação       390    
Bafflers falantes    80
Tratamento acústico    300
MO     520

Total 1290

Achei um pouco salgado, o que acham? 

Achei bem coerente. Tem mais barato? Tem, mas eu já parei de economizar em mão de obra pra depois passar raiva.

Na minha opinião ou faço eu, ou faço em quem confio que é bom, que deve ter um preço coerente com a qualidade oferecida.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...