Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ianbitencourt

Projeto FIAT 500 FOCAL, cortes, ganho e duvidas gerais sobre o projeto.

Recommended Posts

Salve!

Pessoal, meu primeiro post, mas ja li varios aqui do forum e venho agora pedir ajudar para o meu projeto, que inclusive esta em andamento, portanto se eu tiver que mudar algo que seja agora, kkk....

Vou descrever o carro, os equipamentos (vou anexar os manuais para consulta dos parametros informados pelo fabricante) que tenho, e com a ajuda de voces vou ter o melhor resultado possivel, qualidade interna.

FIAT 500 SPORT 2010

Radio original (MARCA)

FOCAL Hilo v2

Processador de audio STX2436 (1)
4 canais de saida
Processador de audio STX2436 (2)
4 canais de saida

Modulo FOCAL Solid 4 (A/B)
4x75 a 4ohms

Modulo Stetsom IR 280.4 (D)
4x40 a 4ohms

Sub Slim FOCAL iBus 20
8", Nom 75w | Max 150w, Freq Resp: 45Hz - 150Hz

FOCAL KRX-S K2 6" Midbass
6", Nom 60w | Max 120w, Freq Resp: 75Hz -  
 
FOCAL TN-K Tweeter
45mm, Nom 15w | Max 100w, Freq Resp: 1405Hz -

FOCAL 165 KRC K2 6" 1/2 Coaxial
6" 1/2, Nom 80w | Max 160w, Freq Resp: 60Hz - 

Cabos RCA da Stetsom Blindagem tripla

Devidamente apresentados os equipamentos, vamos para alguns esclarecimentos, voce deve estar se perguntando... 

Radio, todos equipamentos de ponta e o radio original, sim, infelizmente sim, esse carro nao tem nenhuma multimidia, somente aquelas chinesas, que para o meu gosto prefiro o radio original, fica mais bonito e nao chama a atenção no painel, alem de ter os controles do volantes e interface do carro. Por que nao colocar um radio bom, como Pioneer? Por que vai ficar feio e vou perder funcionalidades do carro, entao optei por fazer o melhor possivel com esse radio, ainda que eu acabe limitando os equipamentos, mas espero conseguir tirar o melhor de tudo, ou proximo disso.

FOCAL Hilo v2, conversor de alta para RCA, dentro do que o mercado me oferece, acredito que esse seja o que melhor eu consiga.

Processadores de audio STX2436, sim, sao dois, cada um com 4 saidas, totalizando 8 no total, sei que poderia pegar um de 8 direto, tanto da Stetsom quanto um PX2, so que com a situação Bluetooth funcional so a STX2436 faz isso, e eu nao tenho lugar (nem saco), para ir regular toda vida la no porta mala, leve em consideração que esse carro é pequeno, muito pequeno, entao estou priorizando a minha comodidade, acessar os processadores do meu telefone a hora que eu quiser sentado no meu banco do motorista, por isso sao dois, nomeando as saidas da seguinte forma;

STX2436 (1)
Canal 1 - TWE (Dianteiro e Traseiro)
Canal 2 - MidDE
Canal 3 - TWD (Dianteiro e Traseiro)
Canal 4 - MidDD

STX2436 (2)
Canal 1 - MidCoaxTE
Canal 2 - MidCoaxTD
Canal 3 - Sub
Canal 4 - NADA

Modulo FOCAL Solid 4 (A/B), esse modulo irá tocar os falantes Mid, tanto os dianteiros quantos os traseiros, um detalhe aqui é que ele nao tocará os Tweeters, nem dianteiros (que é separado TN-K) nem os traseiros (que apesar de ser Coaxial, tem a ligação do tweeter separado, com crossover do kit)

Modulo Stetsom IR 280.4 (D), esse modulo irá tocar os tweeters somente, dianteiros (TN-K) nas colunas e traseiros (Coaxial, porem com a ligação separada do Mid), direita e esquerda.

Sub Slim FOCAL iBus 20, fica embaixo do banco do motorista.

FOCAL KRX-S K2 6" Midbass, portas dianteiras, direita e esquerda.

FOCAL 165 KRC K2 6" 1/2 Coaxial, laterais traseiras, direita e esquerda.

Disposto de como pretendo montar, vem as minhas duvidas:

1 - Como medir quantos volts RCA esta vindo do FOCAL Hv2 e se devo medir o radio tambem? Isso para saber quanto de ganho tenho que colocar nos modulos, depois dos processadores.

2 - Quero ligar os tweeters direto no modulo (IR 280.4) e fazer os cortes pelo processador, qual cuidado preciso ter? Nao irei usar o crossover do Kit por que o processador irá fazer o corte de maneira mais eficiente, correto?

3 - Ligando os Twts no modulo, como fica a potencia/impedancia, pois o modulo manda 40w/4ohms, e os twts sao 8ohms, sendo assim, a potencia passa a ser 20w/8ohms? Existe risco do modulo queimar os twts?

4 - Quais os cortes sugeridos por voces para cada canal, pensando sempre na qualidade, e em uma configuração FLAT.

5 - Quais os cortes que faço nos modulos, e sub, eles tem varias opções no proprio modulo, deixo passar tudo ja que vou fazer isso pelo processador?

6 - Quanto de ganho eu coloco nos modulos, uma vez que isso é um calculo, uma equiparação, e nao volume, correto?

Acho interessante comentar que os processadores irao ficar embaixo do banco do passageiro junto com o modulo (IR 280.4), o outro modulo (Solid 4) vai ficar na lateral direita do porta malas, saindo o cabeamento RCA e Falantes para dentro carro e a alimentação de energia pela esquerda, para que nao se cruzem e diminua o maximo as interferencias.

Agradeço a todos que lerem e puderem me ajudar, estou aberto a sugestoes e aprendizado.

Forte abraço a todos.

 

MANUAL.rar

Editado por ianbitencourt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...