Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
cal1gula

NAR 804SW2 8" 200w rms ou FB Audio FBSW 8" 250w rms

Recommended Posts

Olá a todos!

Sou novo no fórum e gostaria de uma ajuda.

Estou pensando em montar o seguinte SQ de entrada no meu Gol G5 Power:

Amplificador Soundigital sd400.4 Evo
Kit 2 vias Audiophonic Club Kc 6.3 160w
a HU a princípio manterei a original

Agora vem a dúvida: 

Estou entre os dois subs abaixo:

FB Audio Fbsw 8" 250wrms
NAR Audio 8" 804sw2 200wrms

Busco qualidade em frequências mais baixas de subgrave. Escuto mais rock e hip hop, especialmente trap.
Gostaria de ouvir a opinião de vcs em relação à qualidade desses subs. Ambos estão na mesma faixa de preço. Esses 50w a mais do FB fariam muita diferença ou a qualidade do NAR compensa mais? O SD 400.4 evo conseguiria empurrar bem qualquer um deles nessa configuração? Também tenho dúvida em relação a quais cabos usar, tanto o RCA quanto os que vão do módulo para os alto-falantes e pro subwoofer.

Li indicações de cabos Ley Line e Technoise. Só não sei bem a bitola que devo utilizar.

Desde já muito obrigado pela força!
Abraços!

Editado por cal1gula

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu "acho" que esses subwoofers tem propostas diferentes, o FB mais voltado para SPL e o NAR para qualidade.
Se o intuito é qualidade, no achismo (sem ter ouvido os dois) eu iria no NAR.

Quanto ao amplificar, acho muito pouco amplificador para esse sistema, adicionaria um SD400.2 com bridge em 04 ohms para o subwoofer, manteria o sd400.4 sozinho para o kit.
Os Ley Line são RCAs, não testei, mas muitas pessoas elogiam aqui no fórum, demonstra ter um bom custo benefício, fora isso quando a HU original verifique a questão dos RCA, possivelmente irá precisar de um conversor também, nesse caso recomendo o Eatech.

Espero ter ajudado.

:legal:

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses 50w "a mais" declarados no FB não significam nada. Primeiro que quem gera a potência é o amp, o falante só "aguenta" a potência. 

Como a alimentação vai ser a mesma (bridge do SD400) para aguentar mais potência o falante pode ser mais duro, e alimentando com uma potência menor ele pode produzir "menos som" do que o NAR.

Por isso tem os parâmetros de sensibilidade, frequência que ele toca, FS, etc etc.

Entre tocar Rock e Hip hop tem um oceano. Rock é rápido, precisa de ataque, precisão (sub de 10 recomendado, caixa selada). Hip hop, reggae é subgrave longo, extendido (sub maior 12, 15, caixa dutada).

Como você vai de 8, eu iria de NAR.

Eu tenho um desse NAR de 8, caixa dutada, 17L, num March hatch. Me atende bem, eu gosto.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, D...Fusca disse:

Eu "acho" que esses subwoofers tem propostas diferentes, o FB mais voltado para SPL e o NAR para qualidade.
Se o intuito é qualidade, no achismo (sem ter ouvido os dois) eu iria no NAR.

Quanto ao amplificar, acho muito pouco amplificador para esse sistema, adicionaria um SD400.2 com bridge em 04 ohms para o subwoofer, manteria o sd400.4 sozinho para o kit.
Os Ley Line são RCAs, não testei, mas muitas pessoas elogiam aqui no fórum, demonstra ter um bom custo benefício, fora isso quando a HU original verifique a questão dos RCA, possivelmente irá precisar de um conversor também, nesse caso recomendo o Eatech.

Espero ter ajudado.

:legal:

Ajudou muito sim. Muito obrigado pela resposta.

Outra dúvida que surgiu agora é:

Caso eu fizesse isso que vc sugeriu de ligar um sd400.2 com bridge só pro sub, que é de apenas 200wrms, não correria o risco de mandar potência demais pra ele e acabar dando problema? Ou ele é preparado pra aguentar toda essa potência?

E pq deixar um sd400.4, que possui 4 canais, pra um kit duas vias? É possível individualizar a potência que vai ser enviada do amplificador pra cada um dos tweeters e alto-falantes que compõem o kit2vias? Por isso seria melhor?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Rafa_wknd disse:

Esses 50w "a mais" declarados no FB não significam nada. Primeiro que quem gera a potência é o amp, o falante só "aguenta" a potência. 

Como a alimentação vai ser a mesma (bridge do SD400) para aguentar mais potência o falante pode ser mais duro, e alimentando com uma potência menor ele pode produzir "menos som" do que o NAR.

Por isso tem os parâmetros de sensibilidade, frequência que ele toca, FS, etc etc.

Entre tocar Rock e Hip hop tem um oceano. Rock é rápido, precisa de ataque, precisão (sub de 10 recomendado, caixa selada). Hip hop, reggae é subgrave longo, extendido (sub maior 12, 15, caixa dutada).

Como você vai de 8, eu iria de NAR.

Eu tenho um desse NAR de 8, caixa dutada, 17L, num March hatch. Me atende bem, eu gosto.

 

Obrigado pelos esclarecimentos, amigo. Bem provável que eu escolha o NAR mesmo, e vou aproveitar até a dica da litragem da caixa.

Valeu mesmo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, cal1gula disse:

Ajudou muito sim. Muito obrigado pela resposta.

Outra dúvida que surgiu agora é:

Caso eu fizesse isso que vc sugeriu de ligar um sd400.2 com bridge só pro sub, que é de apenas 200wrms, não correria o risco de mandar potência demais pra ele e acabar dando problema? Ou ele é preparado pra aguentar toda essa potência?

E pq deixar um sd400.4, que possui 4 canais, pra um kit duas vias? É possível individualizar a potência que vai ser enviada do amplificador pra cada um dos tweeters e alto-falantes que compõem o kit2vias? Por isso seria melhor?

 

 

Quando ao Sd.400.2, não teria problema por estar com mais potência, desde que devidamente regulado, sem receber distorção.
Seria possível individualizar os canais do Sd400.4 1 para cada tweeter e 1 para cada mid, entretanto precisaria de uma HU com melhores regulagens pra isso, para conseguir fazer um corte de frequências mais detalhado.
A forma que citei seria usar uma bridge do sd400.4 para cada mid + Tweeter, para enviar mais potência ao kit, porque o 1 canal de 50wrms para um kit de 80wrms, vai prejudicar o rendimento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 05/08/2020 at 15:38, D...Fusca disse:

Quando ao Sd.400.2, não teria problema por estar com mais potência, desde que devidamente regulado, sem receber distorção.
Seria possível individualizar os canais do Sd400.4 1 para cada tweeter e 1 para cada mid, entretanto precisaria de uma HU com melhores regulagens pra isso, para conseguir fazer um corte de frequências mais detalhado.
A forma que citei seria usar uma bridge do sd400.4 para cada mid + Tweeter, para enviar mais potência ao kit, porque o 1 canal de 50wrms para um kit de 80wrms, vai prejudicar o rendimento.

 

Entendi. Valeu demais pelas dicas, amigo!

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, voltei com um dúvida que tá me tirando o sono.

Comprei os equipamentos na internet e tô só esperando chegar o módulo e o kit duas vias pra fazer a instalação.

Porém acabei vacilando na hora da compra do módulo e boletei um sd 800.4 Evo II de 4 ohms.

Meu amigo que vai fazer a instalação pra mim disse que não tem problema e que eu consigo ligar o sub em bridge sem problema, mesmo ele sendo 4ohms, e que o próprio amplificador regula a impedância que vai pro sub, diminuindo pra 2 ohms em cada canal pra mandar só os 4 pro sub.

Confesso que fiquei meio com o pé atrás.

Quero saber se vcs me aconselham a cancelar a compra do SD 800.4 4ohms e pegar um 2ohms que eu sei que daria pra fazer a ligação em bridge sem problema...

Editado por cal1gula

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você comprou o 800.4 de 4ohms, entao faz 2 bridge de 4 ohms 400 rms em cada bridge, então está tudo ok com o sub que também é 4ohms

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...