Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Thiago Dias

(Ajuda) Primeiro SQ que vou montar.

Recommended Posts

Boa noite galera, antes de mais nada gostaria de dizer que acompanho o fórum a um tempo tentando aprender um pouco sobre o mundo do SQ. Porém agora vou montar o meu primeiro projeto e me surgiram algumas dúvidas, tendo em vista que moro em cidade do interior e não tem nada do gênero pra que eu possa ouvir ou pegar como referência na montagem do meu.

Dada a introdução vamos ao que interessa, eu pretendo montar o meu SQ em um MIT ASX, pretendo montar algo que fique bom porém sem ocupar porta malas ou modificações drásticas no carro como bateria extra e etc.
Os equips que to pensando em por são:
Central Pioneer AVH-9280TV
2 vias: Nar CS3 ou Audiophonic HTK 6.2 ou Morel Ultra 602
Sub: Hertz Es 200.5 8" ou Morel Primo 804 8"
Módulo não faço ideia, imagino que seria bom um que tenha 5 canais pra usar apenas um para tudo. Uns 1.5k compra algo bom?

A minha ideia é por uma caixa selada dentro do estepe, aro 16, fica um som bom? A fibra não gera algum tipo de som indesejado que polua a experiência?
Eu busco algo mais pela qualidade com um custo não tão alto, então sugestões de equips diferentes dos sitados numa faixa de preço similar podem ser feitas, e também sugestões de cabos para fazer a ligação de tudo.

Fico muito grato pela ajuda dos Senhores! 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está no caminho certo.

Se puder, dos equipamentos que você citou, eu usaria todos os falantes Morel.

Eu também ia fazer o sub dentro do estepe, mas meu estepe é completamente fechado, então desisti.

A fibra não gera nenhum ruído, a única dificuldade é fazer uma caixa forte o suficiente pra dar um grave legal. Muita gente faz caixa de fibra finíssima, depois diz que a fibra não presta. Não esqueça de fazer a caixa com volume suficiente pro seu sub.

Boa sorte com o projeto.
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 hours ago, R2_luciano said:

Está no caminho certo.

Se puder, dos equipamentos que você citou, eu usaria todos os falantes Morel.

Eu também ia fazer o sub dentro do estepe, mas meu estepe é completamente fechado, então desisti.

A fibra não gera nenhum ruído, a única dificuldade é fazer uma caixa forte o suficiente pra dar um grave legal. Muita gente faz caixa de fibra finíssima, depois diz que a fibra não presta. Não esqueça de fazer a caixa com volume suficiente pro seu sub.

Boa sorte com o projeto.
 

Opa, bom saber que não estou completamente perdido no assunto hahah...

Eu realmente estava um pouco mais inclinado pra pegar o Morel, por tudo que já vi falarem da marca aqui no fórum. Então creio que irei de Morel em definitivo então.

E quanto a caixa, eu mesmo vou fazer, então posso por quantas camadas forem necessárias, até onde li umas 4 a 5 seriam suficientes, confere?

Agora falta definir o Amp, eu vi que da pra por o Kit 2 vias direto no som e só o sub no Amp, porque se for assim coloco apenas um EVO 400.1, fica ruim fazer algo assim ou vale a pena? 
Quanto mais a gente lê parece que fica mais em duvida do que fazer hahah...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 7/21/2020 at 6:28 PM, Thiago Dias said:

Agora falta definir o Amp, eu vi que da pra por o Kit 2 vias direto no som e só o sub no Amp, porque se for assim coloco apenas um EVO 400.1, fica ruim fazer algo assim ou vale a pena? 
 

O que o pessoal coloca direto no HU é o coaxial, quando usa, pro banco traseiro. É melhor nem usar.

Kit 2 vias vale a pena ligar no amp sim.

Um módulo 4 canais + 1 mono dá bastante opção de escolhas, mas ocupa mais espaço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Opa, bom saber que não estou completamente perdido no assunto hahah...
Eu realmente estava um pouco mais inclinado pra pegar o Morel, por tudo que já vi falarem da marca aqui no fórum. Então creio que irei de Morel em definitivo então.
E quanto a caixa, eu mesmo vou fazer, então posso por quantas camadas forem necessárias, até onde li umas 4 a 5 seriam suficientes, confere?
Agora falta definir o Amp, eu vi que da pra por o Kit 2 vias direto no som e só o sub no Amp, porque se for assim coloco apenas um EVO 400.1, fica ruim fazer algo assim ou vale a pena? 
Quanto mais a gente lê parece que fica mais em duvida do que fazer hahah...
Eu uso dois amps SD: um 400.4 pro kit Morel Maximo (estou usando bi-amp) e um 400.2 pro sub P3 10"(usando brigde). Pro meu gosto o resultado está bem bacana, o som foi todo acertado e os amps dão conta. Se couber no orçamento tem amps melhores, mas mais caros.
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 21/07/2020 at 15:28, Thiago Dias disse:

E quanto a caixa, eu mesmo vou fazer, então posso por quantas camadas forem necessárias, até onde li umas 4 a 5 seriam suficientes, confere?

Faz ateh +- 1cm de espessura. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 7/24/2020 at 2:39 PM, Rafa_wknd said:

O que o pessoal coloca direto no HU é o coaxial, quando usa, pro banco traseiro. É melhor nem usar.

Sim, eu vi que realmente isso não vale a pena.

 

On 7/24/2020 at 3:15 PM, pseudomonas87 said:

Eu uso dois amps SD: um 400.4 pro kit Morel Maximo (estou usando bi-amp) e um 400.2 pro sub P3 10"(usando brigde). Pro meu gosto o resultado está bem bacana, o som foi todo acertado e os amps dão conta. Se couber no orçamento tem amps melhores, mas mais caros.

Eu não tinha visto esse de 400.2, ele fecha bem pra mim, até pelo tamanho. Mas tu falou uma coisa que eu queria fazer, o bi-amp, eu não uso o crossover do kit e ligo os 2 tw em brige e outro bridge pros 2 mid? Como fica a impedância disso? eu realmente não entendi se são 4ohms no Croosover do kit e cada elemento do kit tem 2ohms?
Ai eu faço um corte no HU de uns 60-3500hz pro mid e 3500hz+ pros tw?

 

21 hours ago, R2_luciano said:

Faz ateh +- 1cm de espessura. 

Blz, uma coisa que achei estranha é que no manual do Sub diz que o "optimal performance" é em 10L, mas a caixa pode variar de 12 a 22,5. Uma de 11,5L seria o que cabe perfeito no estepe, é suficiente?

 

Muito obrigado a todos pela ajuda, como podem ver eu me perco um pouco nessas partes técnicas.

Editado por Thiago Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sua HU tem o modo rede, como a que eu uso. Pro kit 2 duas vias eu uso um 400.4, se for usar 400.2 vai precisar de dois só pro kit. No 400.4 eu uso um canal pra cada falante do kit e os cortes são feitos na HU. No modo rede você pode fazer os cortes certinho pra tweeter, mid e sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
36 minutes ago, pseudomonas87 said:

Sua HU tem o modo rede, como a que eu uso. Pro kit 2 duas vias eu uso um 400.4, se for usar 400.2 vai precisar de dois só pro kit. No 400.4 eu uso um canal pra cada falante do kit e os cortes são feitos na HU. No modo rede você pode fazer os cortes certinho pra tweeter, mid e sub.

Ah, é um canal pra cada e não um bridge pros mid e outro pros tw. Obrigado pela dica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Provavelmente no próximo mês começarão as vendas dos novos modelos da SD. Eu esperaria.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 hours ago, Alves said:

Provavelmente no próximo mês começarão as vendas dos novos modelos da SD. Eu esperaria.

Opa, eu já planejava comprar mês que vem pra pagar a vista, esperar os novos modelos então.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Em 20/07/2020 at 22:50, Thiago Dias disse:

Central Pioneer AVH-9280TV
2 vias: Nar CS3 ou Audiophonic HTK 6.2 ou Morel Ultra 602
Sub: Hertz Es 200.5 8" ou Morel Primo 804 8"
Módulo não faço ideia, imagino que seria bom um que tenha 5 canais pra usar apenas um para tudo. Uns 1.5k compra algo bom?

Sua central faz ligacao em 3 way/ativo. Voce pretende usar esse tipo de instalação? ou so usar o kit 2 vias com o cross over passivo?
Isso é importante, pois vai ser um divisor de aguas para voce no que tange a escolha dos amplificadores.


Caso va ligar em passivo (com o cross over do kit), um amplificador de 4/3 canais ja daria conta tranquilo de ligar. 
 

Mas pra ativo, voce vai precisar ou de um 5 canais, ou 1 quatro canais e outro 1 canal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 hours ago, Fernando Perilo said:

 

Sua central faz ligacao em 3 way/ativo. Voce pretende usar esse tipo de instalação? ou so usar o kit 2 vias com o cross over passivo?
Isso é importante, pois vai ser um divisor de aguas para voce no que tange a escolha dos amplificadores.


Caso va ligar em passivo (com o cross over do kit), um amplificador de 4/3 canais ja daria conta tranquilo de ligar. 
 

Mas pra ativo, voce vai precisar ou de um 5 canais, ou 1 quatro canais e outro 1 canal.

É, eu acredito que vou fazer o ativo, como o amigo pseudomonas87 sugeriu, usar um SD 400.4 ligando os tw no canal 1 e 2, cada um em um canal, e os mid no 3 e 4, também cada um em um canal, e configurar tudo na central. Só vou testar os cortes antes com o 2 vias antigo do carro pra não queimar os do morel.

E o sub eu ligo em um SD 400.2, mas acho que vou pegar um de 10", porque no estepe só cabe caixa de até 12L e o de 8" ideal seria 17L, ai eu monto na lateral pra preservar o espaço do porta malas. Acho que o maior pode me dar um pouco mais de subgrave.

Editado por Thiago Dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 24/07/2020 at 15:15, pseudomonas87 disse:
Em 21/07/2020 at 18:28, Thiago Dias disse:
Opa, bom saber que não estou completamente perdido no assunto hahah...
Eu realmente estava um pouco mais inclinado pra pegar o Morel, por tudo que já vi falarem da marca aqui no fórum. Então creio que irei de Morel em definitivo então.
E quanto a caixa, eu mesmo vou fazer, então posso por quantas camadas forem necessárias, até onde li umas 4 a 5 seriam suficientes, confere?
Agora falta definir o Amp, eu vi que da pra por o Kit 2 vias direto no som e só o sub no Amp, porque se for assim coloco apenas um EVO 400.1, fica ruim fazer algo assim ou vale a pena? 
Quanto mais a gente lê parece que fica mais em duvida do que fazer hahah...

Eu uso dois amps SD: um 400.4 pro kit Morel Maximo (estou usando bi-amp) e um 400.2 pro sub P3 10"(usando brigde). Pro meu gosto o resultado está bem bacana, o som foi todo acertado e os amps dão conta. Se couber no orçamento tem amps melhores, mas mais caros.

Estava na dúvida entre nar cs3 (720,00), ophera op90 (550,00) e o Hertz esk 165.3 (600,00) mas agora apareceu um morel máximo mkII (não é o ultra, só máximo mesmo) por 820,00…será q vale a pena?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...