Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
willianfix

Ajuda com Eros 208MG para som residencial

Recommended Posts

A questão aqui não é o SPL (quantidade de grave), mas a resposta. Tanto a caixa maior quanto uma LT conseguem responder de forma mais flat e sem esforço frequências BEM mais baixas. Uma caixa menor, se vacilar, tem mais SPL porém sem subgraves!

 

É só dar uma pensada com calma... quanto maior a caixa, menos pico e mais subgrave... vide caixa de som profissional! Já caixas pequenas, tem quase nenhum subgrave mas MUITO SPL... vide caixas de som de carro! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/08/2020 at 12:37, blOom disse:

A questão aqui não é o SPL (quantidade de grave), mas a resposta. Tanto a caixa maior quanto uma LT conseguem responder de forma mais flat e sem esforço frequências BEM mais baixas. Uma caixa menor, se vacilar, tem mais SPL porém sem subgraves!

 

É só dar uma pensada com calma... quanto maior a caixa, menos pico e mais subgrave... vide caixa de som profissional! Já caixas pequenas, tem quase nenhum subgrave mas MUITO SPL... vide caixas de som de carro! 

Estou de volta e com ideias meio malucas e pronto para fazer a outra caixa residencial. 

Pois bem, eu adquiri um Kit 2 vias de entrada da MTX modelo Rts652, comprei zero, lacradinho a preço de banana de um senhor aqui em Brasília. Peguei Tb um TS400 zero lacradinho Tb na metade do preço de uma Sd400 e peguei um pioneer mixtrax zerado Tb, do mesmo modelo do que usei na outra caixa. 

Depois de muita leitura aqui no fórum eu acredito que uma caixa selada entre 10 a 12 litros para cada falante do kit fica bacana. Agora vem a parte doida, quero um punch a mais no médio grave, para abrir o som e ter algo interessante. Para isso pensei em colocar um woofer 7 drive de 8" com 200 rms numa bridge, com caixa selada de 10 litros. 

Será que ficaria de todo ruim, kit 2 vias com 1 woofer de 8 dando um médio a mais, com mais força e menos macio? 

Eu sei que parece loucura, mais pensei e usar o kit no canal 1 e 2 e quando precisar eu abro o ganho do 7 drive. 

 

O que me diz? Kkkkkk loucura? Kkkk

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Funcionar, funciona! Mas seria mais eficiente vc repassar esse kit (que é de excelente qualidade e mercado) e comprar apenas um woofer parrudinho, tipo snake HPX 2120... que tocaria full junto com uma Ti, e dando a pegada a mais no médio que vc espera! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, blOom disse:

Funcionar, funciona! Mas seria mais eficiente vc repassar esse kit (que é de excelente qualidade e mercado) e comprar apenas um woofer parrudinho, tipo snake HPX 2120... que tocaria full junto com uma Ti, e dando a pegada a mais no médio que vc espera! 

A ideia é boa mais sai totalmente do meu orçamento hoje. Quero poder aproveitar o que eu tenho no caso o kit e módulo. Acho q vou fazer a caixinha com 10 litros brutos (ou será melhor fazer com 12 litros?) para cada Mtx e ligar o par de falante + tweeter em cada bridge do TS400. 

O problema eh que agora não vou trocar de módulo. Ou ligo usando as 2 bridges ou canal 1 e 2 para o 2 vias e bridge no canal 3 e 4 pra um woofer ou sub de máximo 200 rms. Pensei num woofer de 8 pela litragem menor, mas posso pegar um de 10 Tb. Penso em pagar no máximo entre R$300 a R$350 no woofer. 

Ainda tenho guardado uma D200 e um ST400. 

Daria Tb pra fazer uma caixinha trio, eh outra ideia. 

Sabe me indicar opções nessa faixa de preço e potência? 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prum falante de 6" render bons graves (usar como sub mesmo) eu utilizaria o Vas dele! Como esse não informa, eu chuto uns 16 litros que é a média de falantes de 6" 1/2

Caixinha trio vc pode fazer como mta gente faz, 2 woofer de 8" + ti no meio

Ou um desses + tw: 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, blOom disse:

Prum falante de 6" render bons graves (usar como sub mesmo) eu utilizaria o Vas dele! Como esse não informa, eu chuto uns 16 litros que é a média de falantes de 6" 1/2

Caixinha trio vc pode fazer como mta gente faz, 2 woofer de 8" + ti no meio

Ou um desses + tw: 

 

Bom, acho que vou pelo custo benefício e pelo o que eu já tenho aqui mesmo. 

Vou ver se consigo nessa próxima terça encomendar a caixa. Ainda estou em dúvida na litragem pros MTX. Pensei em 10L, 12L e 15L pra cada. Quero algo meio misto mesmo. Será os 10L pouco? 

Outra dúvida, faço caixa selada ou dutada? 

Vou usar mesmo um TS400 para tocar, o CD pioneer e uma fonte cftv de 50 amp. 

Pretendo ligar médio + tweeter em bridge, usando assim as 2 bridge. Será que 200 rms pra cada lado fica forte? Os MTX aguentam? 

--------------------------------------------------------------------

ATUALIZANDO

Consegui um 10mg600 zero na caixa por menos da metade do preço e acabei pegando. 

Mais dúvidas agora. 

Faço uma caixa pra ele com 1 D200 + 1 St400 e uso o kit 2 vias para por no carro ou uso o kit 2 vias + 10mg600 aproveitando os tweeter do kit no médio grave? 

 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, aos poucos a galera tem deixado de postar pq é sempre assim:

Dúvida: Pra minha festa, faço um bolo de chocolate ou morango?

Resposta 1: Rapaz, já fiz todos e não deu bom, cenoura todo mundo aprovou. Chocolate e morango foram os q menos gostaram.

Reposta 2: Tenta de amora. Quando fiz, chocolate nem morango gostaram, mas amora foi o favorito

Resposta 3: Evita os dois. O povo quer inovação, faz um de damasco

Reposta 4: Nenhum.. fiz um de café e todo mundo elogiou. O de chocolate e morango nem sequer encostou!



Aí a pessoa da dúvida: "Obrigado pelas sugestões... decidi que vou fazer de chocolate e morango!"

SEMPRE isso. Nada pessoal, mas é que mais uma vez o ciclo se repetiu... rs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, blOom disse:

Rapaz, aos poucos a galera tem deixado de postar pq é sempre assim:

Dúvida: Pra minha festa, faço um bolo de chocolate ou morango?

Resposta 1: Rapaz, já fiz todos e não deu bom, cenoura todo mundo aprovou. Chocolate e morango foram os q menos gostaram.

Reposta 2: Tenta de amora. Quando fiz, chocolate nem morango gostaram, mas amora foi o favorito

Resposta 3: Evita os dois. O povo quer inovação, faz um de damasco

Reposta 4: Nenhum.. fiz um de café e todo mundo elogiou. O de chocolate e morango nem sequer encostou!



Aí a pessoa da dúvida: "Obrigado pelas sugestões... decidi que vou fazer de chocolate e morango!"

SEMPRE isso. Nada pessoal, mas é que mais uma vez o ciclo se repetiu... rs

Realmente blOom vc tem razão, me perdoe. 

O que acontece é que as vezes não podemos gastar tanto o quanto gostaríamos em um projeto. Foram aparecendo bons negócios para mim com preços muito atrativos. Eu não priorizo um som extremamente perfeito mas algo que toque, até pq essa segunda caixa seria para uma loja. 

Se nesse momento pudesse, lógico que os equipamentos seriam outros, mas na atual situação estou querendo tirar leite de pedra. 

Vou continuar lendo hoje um pouco mais no fórum, como faço diariamente para ver se consigo clarear a mente. Pretendo fazer a caixa amanhã. De qualquer forma eu volto para postar o que eu fiz e qual o resultado. 

Te agradeço pelas várias respostas e ajudas meu amigo. 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Difícil esta sendo achar uma caixa para o mg600. Acho que sou seguir o manual da JBL, 14 a 15 litros na selada. 

Para acompanhar, vou por a D200 + St400. Tenho uma D450 guardada mas acredito que já seria ignorância demais e mais peso na caixa Tb. 

Enfim, está saindo um projeto barato e que vai sim quebrar um galho. Segue os preços que paguei para entender o pq tem um bom custo beneficio:

10mg600 eu consegui um novo na caixa por R$100.

TS400 eu consegui novo na caixa por R$100

D200 e ST400 eu já tinha guardado. 

CD pioneer mixtrax em estado de novo consegui por R$150. 

Fonte de 50amp CFTV nova consegui por R$50.

Total de R$400 em equipamentos mais R$150 para fazer a caixa. 

O kit 2 vias MTX vou por no carro, não vai ficar perdido. 

Eu sei que não vou montar uma caixa top, equipamentos tops, mas pelo preço que paguei em tudo, lembrando que estão tudo zero na caixa, não eh nada surrado, não é um excelente custo beneficio? 

Lembrando que já tenho outra caixa residencial excelente com os Eros que surpreende a todos que escutam, tanto pela qualidade quanto pela força. Essa caixa com o 10mg600 eh uma caixa pequenina, fácil de levar pra um churrasco de família ou qualquer outro lugar, uma caixa compacta sem muitas pretensões, apenas para não ficar sem som. 

Vamos ver como vai ficar. Voltarei para postar o resultado da caixa e a impressão de como ficou. 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 07/09/2020 at 07:05, willianfix disse:

Realmente blOom vc tem razão, me perdoe. 

O que acontece é que as vezes não podemos gastar tanto o quanto gostaríamos em um projeto. Foram aparecendo bons negócios para mim com preços muito atrativos. Eu não priorizo um som extremamente perfeito mas algo que toque, até pq essa segunda caixa seria para uma loja. 

Se nesse momento pudesse, lógico que os equipamentos seriam outros, mas na atual situação estou querendo tirar leite de pedra. 

Vou continuar lendo hoje um pouco mais no fórum, como faço diariamente para ver se consigo clarear a mente. Pretendo fazer a caixa amanhã. De qualquer forma eu volto para postar o que eu fiz e qual o resultado. 

Te agradeço pelas várias respostas e ajudas meu amigo. 



Mas as dicas que dei não foram pensndo no "Micro", apenas aqui no fato. Mas no "macro", no longo prazo.

Vou contar meu caso!

Quando eu pensei num som pra mim, pensei que o ideal seria (diante do que já tinha ouvido na época): 2x18", 3x10" ou 2x12" e 2 driver ti. Sempre que ouvia um som assim, babava. Mas eu não tinha grana pra isso. Na época era fácil uns 10k de som!

O que fiz? Comprei uma endurance de 8" ($250), montei numa band pass, num SD1000 ($400 na época, peguei usado) e um falcon ($100) pra um kit duas vias meia boca ($50). Queimou endurance, queimou falcon. quase 300 conto pro saco.
Conheci os protech, comprei um 15" ($350), montei em caixa dutada. E pra acompanhar, um kit melhorzin ($100). FIcou beeem melhor, mas o kit não deu conta. Perdi mais $100. Aí comprei um CS60D.. puuuta kit parrudo! Paguei $250 na época. Dessa vez o protech que não aguentou, foi pro saco. Comprei 4 protech 12" ($250 cada num pacotão com a protech) e montei na mala do gol. Tocava DEMAIS:
 

 

 


 



Dessa vez o grave tava forte, mas o kit não acompanhava! Acabei queimando o kit!

Aí comprei vi que o ideal pelo SPL era snake, mas a grana não dava... comprei 4x 10pw3 + d220ti... tocou umas 3 vezes só.. aí queimou!
 



Tocava bem! NEsse vídeo não capta bem pq era uma camera BEM vagabunda de uma ex minha. Mas o grave era fortíssimo, mas os 10pw3 não duraram nem 4 tocadas.

Mais pra frente troquei o MTX por um par de SDS 818 e os 10pw3 por ESX 310....

E no final das contas, se vc for somar tudo, eu gastei quase 30k num som que.. se eu tivesse ido direto ao ponto, tinha gasto 10k!

Pq cada amplificador que eu comprava, ex.. por 500.. repassava por 300! Cada falante que queimava, comprava por 250 e vendia por 50 (pra quem quisesse consertar). O MTX 9515 paguei 1,500 nele, vendi por 800 reais (me arrependo DEMAIS)... no final das contas, vc fica num troca-troca de peças e dinehiro.. gasta madeira, monta som, desmonta...

...e quando vai ver, você gastou 2.. 3.. até 4x mais do que teria gasto se fosse direto ao ponto.




Mas eu sei, o dinheiro é seu, e tem gente que gosta disso. De ir montando, testando. Então boa sorte! Só que eu prefiro evitar a perda de tempo de apontar "o destino", já que a pessoa prefere mais curtir o passeio por caminhos errados do que ir direto ao destino e gastar menos (além de ter menos dor de cabeça), se é que me entende! 

95% dos experientes sumiram daqui justmanetr por isso. Como digo, não é NADA pessoal, nada contra vc.  Mas SEMPRE aparece alguém pedindo dica, aí aparece um pessoal super gabaritado, passa um projeto FOOODA, IMPECÁVEL... aí o cara vai na loja de som e o vendedor consegue convencer a botar um monte de pentaxial, botar subwoofer bbuster, amplifcador pyramid, sem bateria e com fonte de CFTV. Aí o cara fica feliz mas 3 meses depois pedindo ajuda pra melhorar a caca que o vendedor indicou pra ele. Isso com o passar dos anos cansa, e a galera mais experiente foi saindo pouco a pouco! Se vacilar, da velha guarda, deve ter eu e mais um ou dois. Triste isso... e já já eu paro de frequentar também.... (repito: não é NADA contra você.. é pq isso tem acontecido DEMAIS)



EDIT: Acabei de somar aqui, só em equipamentos eu gastei uns 12.200 entre tranqueiras e mais tranqueiras, ou seja.. era o suficiente pra eu ter comprado TUDO que eu precisava e ainda sobrava mais! Fora que a cada ideia/upgrade eu levava numa loja de som, e morria 400.. 500.. 600.. 700 entre instalação remoção do antigo, fiação nova pra suportar o mais potente, RCA tudo novo. Se brincar, gastei quase 20k num som que se eu tivesse seguido à risca desde o começo, mesmo que tivesse jgoado no cartão, tava feliz e não ia mexer mais tão cedo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, blOom disse:



Mas as dicas que dei não foram pensndo no "Micro", apenas aqui no fato. Mas no "macro", no longo prazo.

Vou contar meu caso!

Quando eu pensei num som pra mim, pensei que o ideal seria (diante do que já tinha ouvido na época): 2x18", 3x10" ou 2x12" e 2 driver ti. Sempre que ouvia um som assim, babava. Mas eu não tinha grana pra isso. Na época era fácil uns 10k de som!

O que fiz? Comprei uma endurance de 8" ($250), montei numa band pass, num SD1000 ($400 na época, peguei usado) e um falcon ($100) pra um kit duas vias meia boca ($50). Queimou endurance, queimou falcon. quase 300 conto pro saco.
Conheci os protech, comprei um 15" ($350), montei em caixa dutada. E pra acompanhar, um kit melhorzin ($100). FIcou beeem melhor, mas o kit não deu conta. Perdi mais $100. Aí comprei um CS60D.. puuuta kit parrudo! Paguei $250 na época. Dessa vez o protech que não aguentou, foi pro saco. Comprei 4 protech 12" ($250 cada num pacotão com a protech) e montei na mala do gol. Tocava DEMAIS:
 

 

 


 



Dessa vez o grave tava forte, mas o kit não acompanhava! Acabei queimando o kit!

Aí comprei vi que o ideal pelo SPL era snake, mas a grana não dava... comprei 4x 10pw3 + d220ti... tocou umas 3 vezes só.. aí queimou!
 



Tocava bem! NEsse vídeo não capta bem pq era uma camera BEM vagabunda de uma ex minha. Mas o grave era fortíssimo, mas os 10pw3 não duraram nem 4 tocadas.

Mais pra frente troquei o MTX por um par de SDS 818 e os 10pw3 por ESX 310....

E no final das contas, se vc for somar tudo, eu gastei quase 30k num som que.. se eu tivesse ido direto ao ponto, tinha gasto 10k!

Pq cada amplificador que eu comprava, ex.. por 500.. repassava por 300! Cada falante que queimava, comprava por 250 e vendia por 50 (pra quem quisesse consertar). O MTX 9515 paguei 1,500 nele, vendi por 800 reais (me arrependo DEMAIS)... no final das contas, vc fica num troca-troca de peças e dinehiro.. gasta madeira, monta som, desmonta...

...e quando vai ver, você gastou 2.. 3.. até 4x mais do que teria gasto se fosse direto ao ponto.




Mas eu sei, o dinheiro é seu, e tem gente que gosta disso. De ir montando, testando. Então boa sorte! Só que eu prefiro evitar a perda de tempo de apontar "o destino", já que a pessoa prefere mais curtir o passeio por caminhos errados do que ir direto ao destino e gastar menos (além de ter menos dor de cabeça), se é que me entende! 

95% dos experientes sumiram daqui justmanetr por isso. Como digo, não é NADA pessoal, nada contra vc.  Mas SEMPRE aparece alguém pedindo dica, aí aparece um pessoal super gabaritado, passa um projeto FOOODA, IMPECÁVEL... aí o cara vai na loja de som e o vendedor consegue convencer a botar um monte de pentaxial, botar subwoofer bbuster, amplifcador pyramid, sem bateria e com fonte de CFTV. Aí o cara fica feliz mas 3 meses depois pedindo ajuda pra melhorar a caca que o vendedor indicou pra ele. Isso com o passar dos anos cansa, e a galera mais experiente foi saindo pouco a pouco! Se vacilar, da velha guarda, deve ter eu e mais um ou dois. Triste isso... e já já eu paro de frequentar também.... (repito: não é NADA contra você.. é pq isso tem acontecido DEMAIS)



EDIT: Acabei de somar aqui, só em equipamentos eu gastei uns 12.200 entre tranqueiras e mais tranqueiras, ou seja.. era o suficiente pra eu ter comprado TUDO que eu precisava e ainda sobrava mais! Fora que a cada ideia/upgrade eu levava numa loja de som, e morria 400.. 500.. 600.. 700 entre instalação remoção do antigo, fiação nova pra suportar o mais potente, RCA tudo novo. Se brincar, gastei quase 20k num som que se eu tivesse seguido à risca desde o começo, mesmo que tivesse jgoado no cartão, tava feliz e não ia mexer mais tão cedo! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Som automotivo é quase uma droga, a gente vicia e na verdade nunca fica satisfeito. 

Eu Tb já tive alguns sets, em alguns perdi dinheiro, em outros até ganhei, mas a verdade é que meus objetivos mudaram. Tenho um filho do coração de 12 anos, tenho um um filho de 8 e minha esposa está grávida, está vindo mais um moleque kkkk. Hoje não tenho mais pretensões de algo grande. Devido a gravidez eu desmontei o som do carro e já vendi grande parte. Eu estava com Eros SDS de 18, Eros MB2.2k, Eros 208MG, D450, ST400. Um set gostoso, balanceado, masssss esposa grávida, acabou a gracinha kkkkk

Fiz aquela caixinha residencial para quebrar um galho e essa que estou fazendo eh para por na minha loja e usar quando sair, beira do lago. 

Acho que pra esse uso moderado e sem pretensões de competir vou estar bem serviço, mas com certeza som vicia igual droga kkkk

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixinha pronta :)

Estou muito satisfeito. 

blOom, pelo amor de Deus. Pensa num somzinho que quando cheguei pra buscar tinha uma galera em volta vendo tocar e elogiando o resultado. Fui chegando e quase uns 30 metros eu já estava escutando aquela batida gostosa. 

Fiz com 20 litros brutos, selada. Batida gostosinha kkkk Ficou muito melhor do que eu imaginava. Já queriam comprar de mim antes de eu trazer pra casa kkkk

Para mim, o custo benefício foi excelente. 

 

IMG_20200909_171827.jpg

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha aí.. de repente já é uma nova fonte de renda! hahahaahha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, blOom disse:

Olha aí.. de repente já é uma nova fonte de renda! hahahaahha

Aqui em Brasília a modinha é par de cara preta + 4 6x9 + 2 cornetas + 2 Tweeter, tudo pendurado num único Power one, imagina a desgraça que fica.

Aqui não existe projeto com woofer. Quando a gente chega numa loja de som com woofer já ficam olhando pra gente e rindo. Aí quando o projeto fica pronto quem escuta acha top, pq nunca ouviram, eh novidade. Aqui eh um trio goiano estilo caixa de abelha, horrível e sofrível. Modinha cara preta, Power one e pyramid 800 existe aqui até hoje. 

Liguei a caixa aqui na loja. Já ofereceram R$1500 nela agorinha. Estou realmente achando que pode ser uma boa fazer dessas caixas para vender kkkk

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, faz o diferencial, monta umas duas... e coloca em pontos estratégicos!

Eu criei um mini line array, cheguei a vender um bocado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/09/2020 at 17:22, willianfix disse:

Caixinha pronta :)

Estou muito satisfeito. 

blOom, pelo amor de Deus. Pensa num somzinho que quando cheguei pra buscar tinha uma galera em volta vendo tocar e elogiando o resultado. Fui chegando e quase uns 30 metros eu já estava escutando aquela batida gostosa. 

Fiz com 20 litros brutos, selada. Batida gostosinha kkkk Ficou muito melhor do que eu imaginava. Já queriam comprar de mim antes de eu trazer pra casa kkkk

Para mim, o custo benefício foi excelente. 

 

IMG_20200909_171827.jpg

Em tempo: Tudo indica que esse drive + tw acompanha 2 desses woofers. Eu sendo vc faria a mesma caixa porém com 2 woofers. Tem tudo pra dar BEM mais grave, ficar BEM mais encorpado e chamar BEM mais atenção! hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, blOom disse:

Em tempo: Tudo indica que esse drive + tw acompanha 2 desses woofers. Eu sendo vc faria a mesma caixa porém com 2 woofers. Tem tudo pra dar BEM mais grave, ficar BEM mais encorpado e chamar BEM mais atenção! hahahaha

Eu pensei nisso Tb, porém eu não teria espaço na loja para colocar uma caixa maior. Essa caixinha ficou num tamanho legal, cabe no carro tranquilo para levar pra qualquer lugar. 

Em relação ao driver e tw, estão com level no mínimo possível, bem atenuados. 

Para o 10mg600 deixei a chave do módulo no full, no CD corte hpf em 80hz quando escuto num volume mais baixo e 100hz num volume mais alto, equalizador em flat, loud em hi, bass em 0 e sla em 0. Caixa com 20 litros bruta. Esta tocando muito melhor que eu esperava. Quem escuta tocando se admira kkkkk

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, esse ponto que quero chegar! Drive e tw estão bem atenuados. Vc usando 2 ou 3 woofers desse, tiraria 100% do conjunto.

E não falo de fazer pra vc, mas pra comercializar. FAz ela com 1, 2 e 3 woofers. Vai por mim, é uma fonte de renda extra!

Que amp vc tá usando pra tudo?


Ps.: HPF em 80hz capa DEMAIS o subgrave! Tente botar 40~60hz! 

Ps2.: Loud em Hi MATA a resposta do sistema. Ele tem que ser feito SEM loud. Povo acostumou com equalizador com resposta em sorriso GuitarMigué a Twitter: "#Gata, quando estou só, configuro meu #equalizador  gráfico só para lembrar de seu sorriso. #cantada #guitar #guitarra  http://t.co/aabxpTznqr"

MUITO grave, MUITO agudo e sem mais nada! ISSO é o loud no High! 


Eu sendo vc investiria nisso! 3 modelos da caixa... com 1, 2 e 3 woofers.. e botava pra vender! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, blOom disse:

Então, esse ponto que quero chegar! Drive e tw estão bem atenuados. Vc usando 2 ou 3 woofers desse, tiraria 100% do conjunto.

E não falo de fazer pra vc, mas pra comercializar. FAz ela com 1, 2 e 3 woofers. Vai por mim, é uma fonte de renda extra!

Que amp vc tá usando pra tudo?


Ps.: HPF em 80hz capa DEMAIS o subgrave! Tente botar 40~60hz! 

Ps2.: Loud em Hi MATA a resposta do sistema. Ele tem que ser feito SEM loud. Povo acostumou com equalizador com resposta em sorriso GuitarMigué a Twitter: "#Gata, quando estou só, configuro meu #equalizador  gráfico só para lembrar de seu sorriso. #cantada #guitar #guitarra  http://t.co/aabxpTznqr"

MUITO grave, MUITO agudo e sem mais nada! ISSO é o loud no High! 


Eu sendo vc investiria nisso! 3 modelos da caixa... com 1, 2 e 3 woofers.. e botava pra vender! 

Então, até testei com loud desligado mas perdeu totalmente o som, o grave sumiu kkkk. Já aquela outra caixa com 2 eros MG208 eu uso com loud desligado e da um grave muito top, corto exatamente o HPF nela em 50hz e não vejo excursionar o woofer. Já o 10mg600 eu cortei mais alto pq sinto ele excursionando muito, fiquei com medo de ultrapassar o xmax dele que eh 2.75mm. O cone visivelmente se movimenta bem mais que o MG208. Estou usando o TS400 pra tocar essa caixa. 10mg600 numa bridge (esse mg600 eh na versão de 4ohms) , driver e tw nos outros 2 canais. Já na caixa dos MG208 (esses MG208 são de 8ohms cada), uso um TS800. 

Meu medo em relação ao mg600 eh só a excursão. Corte em 50~60hz deixa o som dele lindo mas o cone pulando bastante kkkk aí não tem como não sentir medo. Kkkk

No manual diz que ele começa a responder em 75hz. Tenho medo de forçar e ele não aguentar. 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, até testei com loud desligado mas perdeu totalmente o som, o grave sumiu 

Característica de caixas seladas! Graves mais rápidos e precisos, porém, sem profundidade e com baixo SPL! 

 

 

 

 Já aquela outra caixa com 2 eros MG208 eu uso com loud desligado e da um grave muito top

Pq provavelmente era dutada. Mas mesmo que não seja, são 2 cones contra um. Imagine se fossem 2 10mg600.. ou 3... o grave ia ser TOP!
 

 


Já o 10mg600 eu cortei mais alto pq sinto ele excursionando muito, fiquei com medo de ultrapassar o xmax dele que eh 2.75mm.

Mais uma característica de caixa SELADA. O ar não tem pra onde sair. Numa caixa DUTADA, o cone segura o falante, agindo como uma mola. Especialmente quando a FS do duto é próxima da FS do falante. Eu consideraria experimentar esse sistema numa dutada!

Obs.: E aumentar só o grave não adianta? Pq ao aumentar o loudness você desequilibra todo o sistema! Baixa médios graves, médios, médios agudos e aumenta graves e agudos extremos. Fica típico "som de carro". Aumentando apenas o grave, a caixa ficaria com seu timbre natural porém com um 'up' no grave.


 

No manual diz que ele começa a responder em 75hz. Tenho medo de forçar e ele não aguentar. 

Bem lembrado, ele é um MG e não um subwoofer! Mas se fosse uma dutadinha, dava pra cortar em 60hz sem medo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, blOom disse:

Então, até testei com loud desligado mas perdeu totalmente o som, o grave sumiu 

Característica de caixas seladas! Graves mais rápidos e precisos, porém, sem profundidade e com baixo SPL! 

 

 

 

 Já aquela outra caixa com 2 eros MG208 eu uso com loud desligado e da um grave muito top

Pq provavelmente era dutada. Mas mesmo que não seja, são 2 cones contra um. Imagine se fossem 2 10mg600.. ou 3... o grave ia ser TOP!
 

 


Já o 10mg600 eu cortei mais alto pq sinto ele excursionando muito, fiquei com medo de ultrapassar o xmax dele que eh 2.75mm.

Mais uma característica de caixa SELADA. O ar não tem pra onde sair. Numa caixa DUTADA, o cone segura o falante, agindo como uma mola. Especialmente quando a FS do duto é próxima da FS do falante. Eu consideraria experimentar esse sistema numa dutada!

Obs.: E aumentar só o grave não adianta? Pq ao aumentar o loudness você desequilibra todo o sistema! Baixa médios graves, médios, médios agudos e aumenta graves e agudos extremos. Fica típico "som de carro". Aumentando apenas o grave, a caixa ficaria com seu timbre natural porém com um 'up' no grave.


 

No manual diz que ele começa a responder em 75hz. Tenho medo de forçar e ele não aguentar. 

Bem lembrado, ele é um MG e não um subwoofer! Mas se fosse uma dutadinha, dava pra cortar em 60hz sem medo! 

Posso colocar 2 dutos de 3", ficaria igual o projeto da eros pro mg208, 20 litros com duto de 3". Fica fácil dutar a caixa, confesso que pensei em fazer isso. Vou tentar mais umas regulagens, se não adiantar vou abrir os dutos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz com dutos redondos, de PVC... pq aí vc pode experimentar vários! 

Dutos menores deixam a resposta mais seca e com mais SPL. Dutos maiores deixam a resposta com menos SPL porém mais subgrave. Vai ajustando até chegar num ponto que te agrade! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/09/2020 at 00:14, blOom disse:

Faz com dutos redondos, de PVC... pq aí vc pode experimentar vários! 

Dutos menores deixam a resposta mais seca e com mais SPL. Dutos maiores deixam a resposta com menos SPL porém mais subgrave. Vai ajustando até chegar num ponto que te agrade! 

Vou levar a caixa amanhã cedo para dutar.

Vi que minha caixa selada com 20 litros esta com sintonia em 56hz, por isso a excursão do MG.

Após utilizar o Winisd eu simulei 1 duto de 4" por 10cm que daria uma sintonia mais ou menos de 85hz. Vi Tb que 2 dutos de 3" por 10 daria 95hz. Qual ficaria melhor nesse projeto? 1 de 4" ou 2 de 3"? 

Li vários artigos aqui sobre a posicao do duto na caixa. Li que o duto faz o acoplamento como se fosse um outro sub de menor tamanho o que justifica os 3dbs de ganho em relação a caixa selada. Vi que foi muito sugerido que a posição do duto seja a frente da caixa, mas essa minha caixa não tem como por na parte da frente. Nesse caso coloco o duto na lateral esquerda/direita ou na parte de trás no canto da caixa? 

Fiquei em dúvida!!!!!! 

Editado por willianfix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 15/09/2020 at 00:14, blOom disse:

Faz com dutos redondos, de PVC... pq aí vc pode experimentar vários! 

Dutos menores deixam a resposta mais seca e com mais SPL. Dutos maiores deixam a resposta com menos SPL porém mais subgrave. Vai ajustando até chegar num ponto que te agrade! 

Já tava respondido aqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, blOom disse:

Já tava respondido aqui

Sim blOom, mas posso por o duto atrás da caixa? Se for 1 duto de 4 eu coloco atrás, se for 2 dutos de 3 eu coloco 1 em cada lado da caixa. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...