Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Correio Técnico: quais são as diferenças entre os motores OHC e OHV?

Recommended Posts

d3bba3c14e5feca2c19e1bd4051114bf5dd995dc_1.jpg<span class="hidden">–</span>Reprodução/Internet/Arte/Quatro Rodas

Qual a diferença entre o motor OHC e o OHV? – Edmilson do Nascimento, Francisco Morato (SP).

De acordo com o conselheiro da SAE Brasil Francisco Satkunas, o motor OHC possui o eixo de comando acima das válvulas de admissão e o de escapamento, no cabeçote. Em inglês, significa Over Head Camshaft.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Essa configuração elimina o uso de varetas entre os tuchos de válvulas e outros componentes, de modo a ter menos peças e, portanto, menos componentes móveis sujeitos a desgaste. Isso permite maior elasticidade e trabalho a rotações mais altas.

Continua após a publicidade

Logicamente, esse tipo de motor fica um pouco mais alto do que um que tenha o eixo de comando situado no bloco. A interligação entre a árvore de manivelas e o eixo comando se faz por meio de correia dentada ou então de corrente de aço.

Os motores OHV (Over Head Valve) são todos aqueles que possuem válvulas no bloco, de concepção mais antiga (o uso hoje é mais comum em geradores e motores estacionários)

e que só se aplicam em motores com uma válvula de admissão e outra de escape, não sendo usados em multiválvulas.

Esses motores possuem varetas de válvulas e, em geral, engrenagens para transmitir a rotação entre a árvore de manivelas (girabrequim) e o eixo comando.

Continua após a publicidade

Atualmente, porém, o mais comum é encontrar outras duas siglas: DOHC e SOHC. 

Comando de válvulas

São acrônimos que em inglês significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). Há ainda o OHV, de Over Head Valves (válvulas no cabeçote).

Mais importante do que conhecer as siglas é saber o que significam na prática. Quando a abertura e o fechamento das válvulas são realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC – é o recurso comumente utilizado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro.

Continua após a publicidade

Mais comuns em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro são as duas árvores, uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Este será um motor DOHC.

Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_734-e1594744424143.jpg?quality=70&s

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...