Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jcndi

Ajuda dicas para RCAs, fiação e amplificador para os subwoofers

Recommended Posts

Boa tarde pessoal!

Acabei mudando bastante a ideia inicial de um SQ de entrada pois encontrei bons equipamentos usados no ML e "migrei" pra um SQPL.

O carro é um astra hatch e set é o seguinte:

- Pioneer dmh-zs8280tv

- kit 2 vias morel hybrid ovation 6

- 2 subs JL 10w3v3 4ohm

- amplificador mosconi gladen one 120.4 (não se se faço os morel em biamp ou se uso o cross que aceita biamp)

- amplificador SD 1200.4 4ohms (esse ainda não comprei)

- RCA monster 300i 2 canais 6m

 

O que vcs me recomendam de RCA pro kit 2 vias para que eu possa ter o melhor dele (algo que tenha um bom custo x beneficio, por favor)?

O que vcs me recomendam em termos de fiação para tudo?

Vcs acham que o SD1200.4 é uma boa escolha pro set?

Qual a opinião de vcs quanto a tocar os morel em biamp direto sem cross ou usar o cross dele que também aceita biamp?

 

Abraços!!!

 

Abraços!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que posso pegar no paraguai caso tenha alguma boa opção de RCA ou fiação por lá.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O SD 1200.4 eh meio fraco pros seus subs, eu pegaria uma SD 2000.1 ou 3000.1, custam quase o mesmo preco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/06/2020 at 15:18, riverotoledo disse:

Dá uma olhada nos RCAs Ley Line. Nos meus testes, o Stonehenge desempenhou no mesmo nível de um  Tchernov Original IC. E é um cabo excelente, e acessível.

Cabo para falantes iria de Tiaflex, são excelentes. (Não precisam custar caro para serem excelentes)

Sobre o amplificador... tentaria ter pelo menos 5 canais de amplificação... para poder ajustar de maneira independente o TA entre tweeter e midbass.

 

Abs

Eles tão sem o stonehenge, me ofereceram o nazca ou giza. O nazca atenderia? É uma diferença muito grande de qualidade pro giza? É que 4 canais de 4,5m do giza ficou um pouco salgado. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 horas atrás, R2_luciano disse:

O SD 1200.4 eh meio fraco pros seus subs, eu pegaria uma SD 2000.1 ou 3000.1, custam quase o mesmo preco.

Sério? Achei q por terem 500w cada um, um amplificador q fornecesse 2 bridge de 600w cada seria suficiente.. Pq ter o dobro da potência é melhor? Pra não trabalhar com o amplificador no limite? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, jcndi disse:

Sério? Achei q por terem 500w cada um, um amplificador q fornecesse 2 bridge de 600w cada seria suficiente.. Pq ter o dobro da potência é melhor? Pra não trabalhar com o amplificador no limite? 

Vou tentar explicar sucintamente, se quiser se aprofundar, pesquise por "headrom".

 

A potencia RMS do amplificador eh medida com uma onda senoidal, mas nao ouvimos senoide, ouvimos musica. Um amplificador capaz de fornecer 100WRMS com uma senoide, eh capaz de fornecer uns 20WRMS disso sem distorcao, em um programa musical, dependendo da musica, porem o mesmo amplificador, se forcado a trabalhar com distorcao extrema (por clipagem), forneceria aproximadamente 140WRMS. Por isso se queimam muito mais subwoofers com amplificadores subdimensionados do que por exesso de potencia. Por convencao, normalmente a gente usa a potencia RMS do amp = 2x a potencia RMS do alto falante, ou a potencia RMS do amp = Potencia nominal do falante, mas eu jah vi gente usando muito mais que isso.

Fiz um grafico tosco pra ilustrar, acho que da pra entender, a area cinza representa a potencia RMS que o amplificador fornece em cada caso:

20200616015138Clipagem.jpg

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
15 minutos atrás, R2_luciano disse:

Vou tentar explicar sucintamente, se quiser se aprofundar, pesquise por "headrom".

 

A potencia RMS do amplificador eh medida com uma onda senoidal, mas nao ouvimos senoide, ouvimos musica. Um amplificador capaz de fornecer 100WRMS com uma senoide, eh capaz de fornecer uns 20WRMS disso sem distorcao, em um programa musical, dependendo da musica, porem o mesmo amplificador, se forcado a trabalhar com distorcao extrema (por clipagem), forneceria aproximadamente 140WRMS. Por isso se queimam muito mais subwoofers com amplificadores subdimensionados do que por exesso de potencia. Por convencao, normalmente a gente usa a potencia RMS do amp = 2x a potencia RMS do alto falante, ou a potencia RMS do amp = Potencia nominal do falante, mas eu jah vi gente usando muito mais que isso.

Fiz um grafico tosco pra ilustrar, acho que da pra entender, a area cinza representa a potencia RMS que o amplificador fornece em cada caso:

20200616015138Clipagem.jpg

Entendi... Então seria muito melhor eu pegar o SD 2000.1 e ligar os JL em paralelo pra resultar 2ohm.
Mas aí vem outra dúvida: O Mosconi gladen one 120.4 é suficiente pros morel? Entra no mesmo raciocínio de se utilizar um amplificador com pelo menos o dobro da potência do falante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 minutos atrás, jcndi disse:

Entendi... Então seria muito melhor eu pegar o SD 2000.1 e ligar os JL em paralelo pra resultar 2ohm.
Mas aí vem outra dúvida: O Mosconi gladen one 120.4 é suficiente pros morel? Entra no mesmo raciocínio de se utilizar um amplificador com pelo menos o dobro da potência do falante?

Eh melhor comprar um amplificador mais forte sim. mas tenha cuidado, imagina que mesmo com o amp mais forte voce ainda deixa clipar. Vai queimar os subs mais rapido ainda. 

O mesmo conceito se aplica ao kit sim, mas nao eh tao critico, na pratica a gente normalmente nem se preocupa com isso. Talvez porque eh mais facil ouvir a distorcao em medios/agudos, ou porque a gente nem aguenta ouvir medios/agudos em volume tao alto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...