Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Diego_na_nett

Dúvidas com DUTO (1 de 4" ou 2 de 3")

Recommended Posts

Boa noite galera, pesquisei bastante sobre o assunto, QUASE cheguei ao que eu queria, porém preciso esclarecer uma dúvida mais especifica e por isso decidi postar aqui.

Estou recriando uma caixa para meu carro com meu velho Pioneer 309. O mesmo que tocou anos em uma Dutada de 36L com duto de 4" por 26cm, grave duro pra dentro, e pra fora é bem audível. (Claro que acompanhando os falantes das portas.)

Pretendo criar uma caixa de 50L e descer para 35hz, o que pede um Duto de 4" por 32cm. Porém, por estética pretendo usar DOIS Dutos de 3". E aí que mora minha dúvida...

Qual seria a profundidade desses dutos afim de manter essa frequência?
Mudaria audível um duto de 4 contra 2 de 3 sintonizados na mesma frequência?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para 35hz e 50litro livre a caixa sao 2 x dutos de 3'' com 36cm de comprimento. audivelmente nao fara diferença alguma, pois se com 1 de 4'' nao sopra, os 2x3'' tem mais area ainda e iria soprar menos ainda, entao nao mudara em nada, apenas aumento de vazao.

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Problema agora vai ser caber dois cano de 35cm ali dentro. Visto que ela será 'fina', terei de usar curvas nestes dutos, o que causa um pouco de turbulência na vazão :|

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo, eu quero uma como se fosse embutida no porta malas, fiz ela bem comprida para poupar espaco.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/06/2020 at 13:27, Diego_na_nett disse:

Obrigado amigo, eu quero uma como se fosse embutida no porta malas, fiz ela bem comprida para poupar espaco.

Não sei se é no polo da foto, mas fez uma fina com a curva
Mesmo sendo meio que um problema, de forma audivel tocou bem

Tem umas fotos mais ou menos, na seção de projetos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe acabei de terminar a caixa agora. Porém não deu pra ela sair com 50l. Tive que poupar malas e acabou ficando com 40l bruto. Agora estou com problema com os dutos. Qual seria o tamanho dos dutos? E quantos centímetros conta com a curva de 90° ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/07/2020 at 23:41, Diego_na_nett disse:

Hehehe acabei de terminar a caixa agora. Porém não deu pra ela sair com 50l. Tive que poupar malas e acabou ficando com 40l bruto. Agora estou com problema com os dutos. Qual seria o tamanho dos dutos? E quantos centímetros conta com a curva de 90° ? 

para 40l e dois dutos de 3'' ficariam 45cm cada um para ~35hz a sintonia. com curva de 90 é só vc somar por fora o comprimendo dps da curva , sem segredos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu usaria 2 de 4”. Nos meus projetos sempre tenho como base a área do duto seja ao menos a metade da área do cone, já usei dutos de 3” mas sempre davam sopro, mesmo que pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a caixa ficou pequena vai ser fo**, pq o duto ocupa espaço dentro da caixa e reduz o volume interno livre!
Compra um duto de 3" com ressonador da fiamon. É a única chance de fazer algo razoável com essa caixa pequena. Ou se o sub aceitar, mantém ela selada mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os dutos da Fiamon são bons, use 2 de 3" então, tenho um Upgrade de 10" usando um duto de 3" e sopra bastante, perde bem o rendimento, mas deixei ele de lado e até hoje não refiz a caixa apesar de ser um ótimo sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 14/06/2020 at 10:21, guilhermeleffler disse:

Se quiser uma caixa diferenciada pro seu projeto, me manda MP. Faço caixas sob medida pras mais diversas aplicações. 70f7dfb9edf479b7be72ea2d172fd1c5.jpg23daf26a751d2164a76f700b92890dd7.jpg227fe6cd0482266993332bf5ae227fe4.jpg1e41cdf3d52a598d7cfcc1a59d8eaf73.jpg985c501d48f8a1603ce58ada1056e697.jpg

Belo trampo hein? Que legal!!! :rever1:

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por incrível que pareça, quanto mais eu aumento o duto, mais perde rendimento! Deixei os dois com 10 cm cada e uma curva de 90ª e o grave tá batendo muito forte, chega doer o peito. A entrada do duto está bem do lado do alto falante, dá sensação de mais ataque. Pelo que testei com mp3 de teste, audível começa na casa dos 25hz ressonando nos 50hz. 
Lembrando que nada disso se trata de porta-malas aberto. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por incrível que pareça, quanto mais eu aumento o duto, mais perde rendimento! Deixei os dois com 10 cm cada e uma curva de 90ª e o grave tá batendo muito forte, chega doer o peito. A entrada do duto está bem do lado do alto falante, dá sensação de mais ataque. Pelo que testei com mp3 de teste, audível começa na casa dos 25hz ressonando nos 50hz. 
Lembrando que nada disso se trata de porta-malas aberto. 
Se aumenta o comprimento do duto, reduz volume interno livre. Sua caixa fica virtualmente menor e com a mesma sintonia!

Leia acima meu comentário com a solução do seu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso eu aumentei depois da curva um dos dutos. O outro estava so com 10cm e curva. Mesmo assim deu pra ouvir diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...