Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Conhecida pelo luxo, Bugatti já tentou fazer carros baratos – e fracassou

Recommended Posts

Bugatti-Type-68-2.jpgProtótipo foi criado para concorrer com Fiat 500 “Topolino” e VW Fusca<span class="hidden">–</span>Kinja/Reprodução

É bem provável que, ao falar de Bugatti, você lembre de carros superesportivos – e BEM caros. Mas sabia que, para sobreviver à Segunda Guerra Mundial, a empresa quase produziu um rival para o nosso conhecido (e modesto) Volkswagen Fusca?

Com a fábrica de Molsheim, na França, completamente destruída pelos conflitos na Europa, o próprio Ettore Bugatti supervisionou o desenvolvimento de um pequeno conversível projetado pelo filho Roland, à época com 25 anos, na capital Paris.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Batizado Type 68, o modelo seguia a receita do Fiat 500 “Topolino” – considerado um ícone da indústria automotiva italiana –, com espaço para duas pessoas e motor pequeno. Mas somente um protótipo foi construído pela empresa entre 1945 e 1946.

Continua após a publicidade
Bugatti-Type-68-3.jpgCompacto, o Bugatti Type 68 tinha apenas 3,82 m de comprimento <span class="hidden">–</span>Kinja/Reprodução

É claro que essa aposta pela racionalidade, bem diferente da tradição com veículos luxuosos e carros de corrida, não foi por acaso: além do mercado europeu devastado pelo pós-guerra, a Bugatti estava endividada e precisava se tornar rentável.

Bugatti-Type-68-4.jpgApenas uma unidade, ainda como protótipo, foi fabricada pela marca<span class="hidden">–</span>Kinja/Reprodução

O Type 68 recebeu motor de quatro cilindros igualmente revolucionário (e pequeno). Com só 318 cm³, o protótipo trazia recursos pouco comuns, como cabeçote 16V com duplo comando de válvulas, compressor mecânico e bloco de alumínio.

Bugatti-Type-68-9.jpgHavia espaço para apenas duas pessoas, como no Fiat 500 “Topolino”<span class="hidden">–</span>Atraccion 360/Reprodução

Com apenas um terço do tamanho do motor utilizado pelo Chevrolet Joy, o Bugatti tinha 48 cv de potência – significa que, se tivesse 1.000 cm³, renderia 151 cv. Isso para mover só 762 kg, quase o mesmo peso do Renault Kwid na versão pelada.

Bugatti-Type-68-1.jpgMotor era pequeno, mas trazia soluções refinadas para a época<span class="hidden">–</span>Kinja/Reprodução

Para completar o conjunto mecânico, Ettore Bugatti planejava um sistema de transmissão de duas marchas com conversor de torque e uma opção com embreagem eletromagnética. Para não revelar detalhes nos testes, o sistema foi instalado em uma moto.

Continua após a publicidade
Bugatti-Type-68-7.jpgSegunda unidade do projeto foi finalizada com ajuda de restauradores<span class="hidden">–</span>Classic and sports car/Reprodução

Ao longo da década de 1940, o fabricante ainda criou outros três motores – um semelhante ao primeiro, mas com 370 cm³ e apenas 8V, enquanto os demais eram dois-tempos, também sobrealimentados –, além de diversas opções de carroceria.

Bugatti-Type-68-6.jpgBatizado Type 68 B, o modelo tinha inspiração no Type 57 SC Atlantic<span class="hidden">–</span>Classic and sports car/Reprodução

Com a morte do patriarca em 1947, o desenvolvimento do modelo de entrada perdeu força e acabou engavetado pelo filho Roland Bugatti, que assumiu o controle da marca, e pelo diretor Pierre Marco. No lugar, lançaram o Type 101, criado sobre a base do Type 57.

Bugatti-Type-68-8.jpgModelo seguiu o projeto original e utilizou peças que não foram montadas<span class="hidden">–</span>Classic and sports car/Reprodução

O protótipo original apresentou defeito no sistema de câmbio e acabou encostado no galpão da Bugatti, assim como todos os esboços do Type 68. Com o primeiro fim da empresa, na década de 1950, o modelo acabou no acervo do museu Cité de L’Automobile.

Bugatti-Type-57-SC-Atlantic-1.jpgBugatti 57 SC Atlantic serviu de inspiração para versão fechada<span class="hidden">–</span>Divulgação/Bugatti

Ainda há uma unidade remanescente, que não foi finalizada a tempo pela Bugatti, mas acabou montada décadas depois por restauradores, conforme os projetos originais. E diferentemente da primeira versão, o Type 68 B tem carroceria fechada.

Continua após a publicidade

Essa segunda opção foi inspirada no clássico 57 SC Atlantic, considerado um dos veículos mais bonitos já feitos pela marca. É claro que há diferenças de tamanho e proporções, mas detalhes como os rebites aparentes na carroceria foram mantidos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_734-e1590776567399.jpg<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...