Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Renault Duster e Sandero vão virar “irmãos gêmeos” de Nissan Kicks e March

Recommended Posts

DUster-e-Kicks.jpg<span class="hidden">–</span>Arte/Quatro Rodas

A aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi anunciou nesta quarta-feira (27) um plano amplo de racionalização de todas as operações em nível global.

Aguardado com certo temor, devido à forte possibilidade do fechamento de fábricas em todo o mundo, o cronograma prevê a unificação de processos produtivos e plataformas, além de uma divisão mais racional de “tarefas” entre as marcas. O objetivo, obviamente, é reduzir custos e aumentar a produtividade.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Para cada diferente regional, a marca mais forte em vendas será considerada a “líder”, tendo prioridade no desenvolvimento de projetos.

Se na América do Norte e China a principal marca será a Nissan, na Europa e na América do Sul a responsabilidade ficará com a Renault.

Continua após a publicidade
Screenshot_20200527-192145_YouTube-e1590623005140.jpgAliança aponta qual marca “mandará” em quais regiõesReprodução/Renault

No entanto, produtos ou segmentos específicos em que uma marca tenha maior apelo e solidez serão usados como base para gerar derivados “gêmeos” das marcas coirmãs.

Um exemplo é a picape média Nissan Frontier, que já é o ponto de partida na América do Sul para gerar Renault Alaskan. O mesmo ocorrerá em relação à próxima geração da Mitsubishi L200 Triton.

IMG-20200527-WA0018.jpgPlano estabelece modelos “líderes”, que gerarão produtos derivadosReprodução/Renault

Na Europa, a Nissan deve ter a mão forte entre modelos médios e a Renault, entre os compactos.

No caso específico do Brasil, todos os sete veículos feitos localmente por Renault e Nissan passarão a usar uma única base, a matriz modular CMF-B, a mesma que já dá vida à nova geração do Versa.

Segundo uma projeção ilustrada pela aliança durante a apresentação, o Brasil fará sete compactos a partir da plataforma CMF-B: dois hatches, dois sedãs e três SUVs.

Continua após a publicidade

Embora nomes não tenham sido apontados, fica fácil deduzir que estamos falando das novas gerações de Sandero e March e de Logan e Versa, que passarão a pertencer a uma só família.

 

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, os irmãos Duster e Captur passariam a compartilhar estrutura construtiva com o Kicks. Os motores, ao que tudo indica, serão sempre de origem Renault.

Ainda, as fábricas de São José dos Pinhais (PR), atualmente usada apenas pela fabricante francesa, e Resende (RJ), por enquanto aproveitada só pela Nissan, passariam a ser compartilhadas entre ambas.

Continua após a publicidade

Uma faria os hatches e sedãs, enquanto a outra, os SUVs. Ainda não há detalhes sobre qual complexo ficaria com quais produtos, mas é lógico imaginar que Resende, cuja capacidade é menor, fique com os SUVs.

Os prazos para implantação do projeto também não foram divulgados.

Screenshot_20200527-192205_YouTube-e1590623070341.jpgConglomerado mostra como pretende unificar a plataforma de seus sete compactos feitos no BrasilReprodução/Renault

O plano não menciona o Kwid, construído sobre a CMF-A, voltada a subcompactos, mas que continuará em produção por mais alguns bons anos, já que ainda está na metade inicial do ciclo de vida de sua atual geração.

Por outro lado, praticamente descarta a fabricação local de qualquer produto CMF-C, como o SUV cupê Renault Arkana (que chegou a ser fortemente cogitado) e os médios Nissan Sentra e X-Trail.

A meta da aliança, com o plano, é muito otimista: fabricar 300.000 veículos por ano no Brasil a partir da plataforma CMF-B, seja para atender o mercado interno quanto para exportar.

Continua após a publicidade
WhatsApp-Image-2020-05-27-at-20.25.32.jpegPlanos estabelecem: Renault será responsável pelos motores de menor capacidade cúbicaReprodução/Renault

Vale lembrar que a Mitsubishi não faz parte da reestruturação em âmbito nacional, porque aqui sua operação é capitaneada por uma representante oficial, a HPE, com fábrica em Catalão (GO).

Porém, globalmente, a marca japonesa especializada em utilitários terá papel importante no projeto, ficando responsável pelo desenvolvimento de sistemas híbridos para modelos dos segmentos C e D de toda a aliança.

A Nissan cuidará das áreas de condução autônoma, elétricos (plataforma CMF-EV), conectividade na China, kei cars japoneses, motores térmicos de maior capacidade cúbica e veículos médios e grandes no geral.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

A Renault ficará incumbida de criar centrais multimídias com base no sistema Android para mercados emergentes, como o Brasil, arquitetura eletro-eletrônica, motorização a diesel ou a gasolina de menor deslocamento e eletrificação de veículos compactos e subcompactos.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa_733.jpg?quality=70&strip=info

 

Continua após a publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...