Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Rafael BASS

Qual a sintonia da minha caixa? Alguém pode me ajudar...

Recommended Posts

Fala galera, tenho um somzinho que montei recentemente que é um Tornado 2200 ainda Selenium, de 15, 2 cornetas D200 e um tweeter da Hinor, tocando o tornado tá uma md 1200 ( é pequena até né, mas tá tocando bem e sem clipar) e pras cornetas uma t400 ( modelo antigo).

Minha dúvida é que, queria saber qual sintonia está minha caixa? Pq tô procurando e não tô achando em lugar nenhum, ela tem:

Altura: 41 cm

Largura: 59 cm

Comprimento da parte da baixo da caixa: 36 cm

Comprimento da parte de cima da caixa: 28 cm

É uma caixa trapézio, com 1 duto redondo, a litragem dela está por volta de 61 L, segue as fotos a seguir:

Screenshot_20200520-195346.thumb.png.405e6e218042c3f010d8206cd775e5db.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o WinISD pra calcular a sintonia. Voce ainda vai precisar do diametro e do comprimento do duto.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, R2_luciano disse:

Eu uso o WinISD pra calcular a sintonia. Voce ainda vai precisar do diametro e do comprimento do duto.

Então, agora eu medi certinho e tá dando esse resultado, tô achando bem pouco pro tornado, pq no site pede de 60 a 90 litros pro de 15p.

O duro tá com 4 polegadas e 10 cm de comprimento. 

Vc sabe falar em qnts hertz ela está?

 

Screenshot_20200522-172827~2.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consigo quando chegar em casa, estou sem meu notebook agora. Seu duto tem 4 polegadas mesmo? Normalmente a gente compra um duto por uma certa medida, mas o diâmetro real é um pouco menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, R2_luciano disse:

Consigo quando chegar em casa, estou sem meu notebook agora. Seu duto tem 4 polegadas mesmo? Normalmente a gente compra um duto por uma certa medida, mas o diâmetro real é um pouco menor.

Blz, mas o duto deve estar dando 4, 5 e pouco, mas deixei por 4, mas na verdade está diferente mesmo, o mais certo seria falar 5 então né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, R2_luciano disse:

Sua caixa estah sintonizada em uns 50Hz:

20200523053332Untitled.jpg

 

 

20200523053500Untitled2.jpg

Po mano, vlw mesmo aí, Tmj

Será que com ela assim consigo disparar alarmes fácil?

Lembrando que é um sub só

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, Rafael BASS disse:

Po mano, vlw mesmo aí, Tmj

Será que com ela assim consigo disparar alarmes fácil?

Lembrando que é um sub só

Se dispara alarme não sei. Vai tocar muito forte lá pelos 90hz, mas não vai descer muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, R2_luciano disse:

Se dispara alarme não sei. Vai tocar muito forte lá pelos 90hz, mas não vai descer muito.

Percebi que algumas frequências mais baixa não tá reproduzindo tão bem, mas em compensação, tá tocando bem aberto, acredito que seja por ser uma caixa pequena né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, olha o grafico que postei. Uma caixa pequena tende a ter um pico maior, mas falta resposta em frequencias mais baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, R2_luciano disse:

Sim, olha o grafico que postei. Uma caixa pequena tende a ter um pico maior, mas falta resposta em frequencias mais baixas.

Mais uma dúvida só..

Ela tá assoprando muito qnd as frequências descem mais, parece que o sub vai pular fora da caixa e faz até um barulho feio.

Será que é porque falta mais dutos ou é pq a caixa está realmente pequena?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abaixo da frequência de sintonia, em caixa dutada, a excursão tende a ficar fora de controle. Melhor usar um filtro subsônico, ou um hi-pass em uns 40hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho Crossover ainda, o hpf do rádio tá em off, o corte com radio tá em 80 hz - 0 e no módulo o hpf tá em 40 hz e o lpf tá em torno dos 150-200

Editado por Rafael BASS
Coloquei errado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O módulo está em 40hz hpf para o sub? Então já está cortado, protegido contra frequências muito baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, R2_luciano disse:

O módulo está em 40hz hpf para o sub? Então já está cortado, protegido contra frequências muito baixas.

Sim, mas vou jogar em uns 50 hz, que é a sintonia da caixa né

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testa. Se não gostar, talvez seja melhor partir para a caixa recomendada mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...