Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jeferson3482

Trio Leve - Pouca potencia + Qualidade

Recommended Posts

Salve galera...

 

Voltando a ativa no fórum...

 

Ja tive trio forte, passei pelo SQ e quero agora montar algo com qualidade q consiga tocar pelo menos na garagem com Porta malas aberto.

 

A idéia e Sub + Medio + Ti

 

1. Opção; 15" + 10"(jbl 10px) + 220Ti

2. Opção; 12" + 8"(jbl 8px) + 220Ti

 

QUeria sugestões sobre os Subs, pra tocar em uma Bridge de 400w a 4ohms do Sd.

 

De 15" pensei no bomber Upgrade, tem 350rms; pelo menos o de 12" sei q tem uma qualidade aceitável.

Vi tbm o 7driver Ml570 de 15", mas não sei se tocaria bem a parte de sub grave, ja qie está mais para um woofer, porém ja montei 2 subs que fabriquei bem parecidos com ele em dimensões, e tocou bem.

 

De 12" sinceramente não sei qual seria melhor opção pra tocar algo pra fora com o mínimo de qualidade e com baixa potência, até por isso levei em conta a opção de usarsub de 15"

 

 

Em relação a potência, ja tenho instalado um Sd800.4; então a idéia e continuar somente com ele por questão de alimentação, e não pretendo de forma alguma acrescentar bateria.

 

Bom, em.resumo preciso de indicações de sub de 12 e 15, que toque com pouca potência e o mínimo de qualidade no grave e sub grave, que serão complementados pelo Médio +Ti.

 

Tenho pra fazer o controle disso tudo ai un Px2, e tbm vai entrar um Kit Nar Cs3, talvez com os tweeters selenium 1tw1 q tenho aqui guardado do SQ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra constar......
Apareceu fácil aqui uma caixa com Pioneer 12" + driver + tw orion,

Pqp.....aquilo é insuportável de ouvir na boa, mesmo cortando pelo px2, a região dos médios fica uma bosta, ficou 2 dias no carro e mandei embora.

Ou eu fiquei velho, ou fiquei chato dps de ter alguns SQ ( ultimo era focal V30, excelon x995, MBquart, Sub 8" Diy)1a832c9fc985228773e092ed8f769622.jpg0b3b5613d53ecb48592a276fd7d4c1ec.jpga50c40cab5d6a989265cfaa37bba182f.jpg26cddb38ce2f65f2185571b6dbacc4b7.jpg20ab1c518a7859b88e1ba697f755caa1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sub da JBL é uma boa pra tocar de mala aberta e fechada. Em caixa bem feita rende MUITO bem!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1432981950-jbl-gto-1514-d-sub-woofer-_JM?searchVariation=50506966013&quantity=1&variation=50506966013#searchVariation=50506966013&position=3&type=item&tracking_id=8bf968fa-32d9-4711-978a-f09dd72a3922

Quanto ao 10", vê se consegue o finado 10pw3... tocava BEM melhor que esse atual

E caso vá de 12", esse mesmo JBL em 12" tb toca MUITO bem! Mesmo de mala aberta. Mas um kit 10pw3 + d220ti é pra acompanhar 2x12" FÁCIL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O sub da JBL é uma boa pra tocar de mala aberta e fechada. Em caixa bem feita rende MUITO bem!

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1432981950-jbl-gto-1514-d-sub-woofer-_JM?searchVariation=50506966013&quantity=1&variation=50506966013#searchVariation=50506966013&position=3&type=item&tracking_id=8bf968fa-32d9-4711-978a-f09dd72a3922

Quanto ao 10", vê se consegue o finado 10pw3... tocava BEM melhor que esse atual

E caso vá de 12", esse mesmo JBL em 12" tb toca MUITO bem! Mesmo de mala aberta. Mas um kit 10pw3 + d220ti é pra acompanhar 2x12" FÁCIL
Boaa Bloom...valewww mano


O JBL sem dúvida seria uma ótima opção, mas quero algo de menor custo tambem, ou de repente se achar um usado valeria a pena.

Vou caçar um pw3 por ai,

No caso de 12" usaria um medio de 8"

E pra 15" médio de 10"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou você pode usar um bom 15" e descartar o MG. A snake tem o ESX 415 que toca fácil até 1.5khz... dispensaria tw!

O grave não é tão redondo quanto sub mas não faz feio! É mais grave "de palco", saca?

Outra alternativa são os "matador" da Selenium. Tocam bem com MUITO pouca potência.. e os vermelinhos antigos tocam MUITO bem e são relativamente baratos.. semrpe abaixo de 200 conto!  Dava pra botar um par de 12" 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ou você pode usar um bom 15" e descartar o MG. A snake tem o ESX 415 que toca fácil até 1.5khz... dispensaria tw!

 

O grave não é tão redondo quanto sub mas não faz feio! É mais grave "de palco", saca?

 

Outra alternativa são os "matador" da Selenium. Tocam bem com MUITO pouca potência.. e os vermelinhos antigos tocam MUITO bem e são relativamente baratos.. semrpe abaixo de 200 conto!  Dava pra botar um par de 12" 

Ja tive par de caixas 2vias MarkAudio, creio q ficaria algo parecido né, tem uma ótima qualidade mas sem aquele grave mais macio,

 

2 de 12 ate seria interessante, mas talvez ficaria pouco não só os 400w para 2 subs? Apesar que pode compensar pela massa de ar que será deslocada nos 2 juntos, se o conjunto for leve deve dar conta né

 

Achei o upgrade 15" num preço bom, ja viu tocando?? Sera que vale a pena? Esta na faixa de 200pila; mesmo que não suba muito, precisaria dele só até uns 100.....150hz, depois entro com médio de 10"

 

 

De antemão valew pela ajuda ai

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive medindo aqui, 70 litros para sub + a parte do medio vai ficar um puta trambolho kkkkkk

Vai dar quase 90cm de largura total pra deixar o mais fina possível, com duto redondo ainda pra economizar no espaço,
Mas vamos analisar as possibilidades....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Matador 12" pede pouco mais de 45 litros e não fica ruim pra fora. É o tipo de grave gostoso de sentir, toca pra 50 pessoas com extrema folga, até 100 se não exigir o grave "no peito"

Fora que demanda baixíssima potência. Com 200wrms já toca bem

Quanto ao upgrade nunca vi ao vivo, só vídeos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Matador 12" pede pouco mais de 45 litros e não fica ruim pra fora. É o tipo de grave gostoso de sentir, toca pra 50 pessoas com extrema folga, até 100 se não exigir o grave "no peito"

Fora que demanda baixíssima potência. Com 200wrms já toca bem

Quanto ao upgrade nunca vi ao vivo, só vídeos
Show mano, vou seguir a linha de 12" mesmo,
Fiz um rascunho fica um tamanho legal junto com medio de 8", vai ficar com total de 65cm comp x 45cm alt x 35 e 20cm de prof.....aproximadamente isso pra conseguir uns 48L interno pro sub.
Pra 15" ia ocupar muito espaço, depois ficaria ruim passar pra algum outro carro.

Vou mandar fazer a caixa se achar alguem q preste aqui, se não eu mesmo faço; duto acerto depois o tamanho pois vou fazer redondo pra economizar no espaço.

Ja vou providenciar o médio, que vai ser o pw8; os pw3 nao achei em estado legal pra comprar; e os Px8 são inferiores em resposta pelo que vi.

D220ti nao tem segredo....ja ta no pacote tbm,

Só vai ficar meio ruim a distribuição de potência, como vou ligar separado uma via p medio outra pra Ti, meu SD é 2ohms, vai derrubar bastante a potência irá manda 61rms pra cada a 8ohms nessa configuração, Ti sei que grita muito com pouca potência, medio já não sei como vai ficar.

Tenho um killer 650 largado aqui, vou fazer um teste depois q tiver a caixa, vai que né......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem o ESV608 da snake tb... fala beem mais e não é tão mais caro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma dica. Para acompanhar um woofer grave, use pelo menos 2 driver's e 2 tweeters para cada woofer.

Editado por betodacaravan
adicionar item

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem o ESV608 da snake tb... fala beem mais e não é tão mais caro
Medio vou de pw8 mesmo...nem adianta algo de maior potencia, com conjunto mais rigido pq vai mandar pouca potência pra ele,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só uma dica. Para acompanhar um woofer grave, use pelo menos 2 driver's e 2 tweeters para cada woofer.
Nao tem Tw nao, e só 1 Sub, medio e Ti. O foco e mais qualidade, então não precisa de muita coisa nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 06/05/2020 at 17:53, betodacaravan disse:

Só uma dica. Para acompanhar um woofer grave, use pelo menos 2 driver's e 2 tweeters para cada woofer.

Isso se for da turma do "abafa", pq na boate que tive, um par de d220ti acompanhava 4 hpx 2120 e 8 SDS 818 tudo bem alimentado! Não tocavam com folga, mas segurou um galhão enquanto minhas 2" não voltavam do conserto hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Surgiu um oportunidade de pegar um Bomber OutDoor 500rms 15"; pelas especificações "toca" até 1.5k; a vantagem q estaria pagando um bom preço ja com a caixa pronta.

Seria viável usar um desse e substituir medio e Ti por fenolico 2" + tw ??

Desconsiderando questão de potência e volume; com foco mais em qualidade.

Faria um corte entre sub e driver em 500hz, 12db ou ate arriscaria baixar pra 400 24db; uma d305 tocaria bem nessa faixa?


E qual a vantagem disso??? O tamanho da caixa não seria exagerado, pois driver e tw coloco na mesma caixa sem aumento de tamanho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que esses falantes acima de 120hz não são nada lineares. Mas "toca".. só não toca bonito hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O problema é que esses falantes acima de 120hz não são nada lineares. Mas "toca".. só não toca bonito hahaha
Isso que laska né, com certeza fica bem longe de um Eros ou Sds da vida.

É difícil decidir em algo que nunca ouviu tocando...fodsss

Creio q seja melhor seguir minha linha inicial de sub + medio + ti; pelo menos por pior q fique sei que vai ficar "escutável" pelo menos....kkkkk

Vou comprar logo a Ti e médio..ai acaba a duvida, pq nao tem mais volta....kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos bota esse treco pra andar logo....duvida resolvida!!

 

ff723e563f2d7a0d03f0c19d77d320f1.jpg

 

Comprado:

 

D220Ti

 

JBL 8pw

 

Cone hl-1450

 

 

 

Segue também a ideia de projeto da caixa, achei algo parecido no youtube.

 

b10b61cb66c224433c5b3ed0d56379fe.jpg

 

 

SUB.....estou na busca ainda, andei analisando essa linha outdoor; achei interessante; como tenho pouca potência disponível, tenho a opção de 300 e 500rms nesse modelo de sub.

 

Duvidas....

 

Teria alguma vantagem no modelo de 500rms visto que vai tocar na bridge do sd800.4 (400rms a 12.6v)??

 

Ou seria melhor a versão 300rms para ter folga no amplificador??

 

Entendo eu que a lógica seria o modelo de 300rms ter um conjunto mais leve e melhor definição...correto?

 

Nos 2 casos em 90% do tempo vai usar nem metade desses 400rms do SD.

 

Seguem parametros dos dois modelos...se puderem dar uma luz....f1784e0094e0822d39a8862e135f806c.jpgb74d985e1bedabf534b0c078e7c33d96.jpg

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que ver algum sub que comprovadamente lide bem com baixa potência! De preferÊncia, algum com alta sens. O F*da é que eles andam mentindo mto nos parametros dos subs atuais! Antigamente o inmetro caía mais em cima! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem que ver algum sub que comprovadamente lide bem com baixa potência! De preferÊncia, algum com alta sens. O F*da é que eles andam mentindo mto nos parametros dos subs atuais! Antigamente o inmetro caía mais em cima! 
Fodsss né.... povo gosta de numeros absurdos, daí as empresas da o que o povo quer .....numeros.

Bom...creio q arrisque nesse outdoor 300rms, pelo q andei vendo é bem razoável, seria um upgrade melhorado, mas pelo menos o preço ajuda; se não prestar jogo no mato.

Receio de pegar o 500rms e o sub não trabalhar numa boa faixa de eficiência pela baixa potência que vai receber.

Também aparentemente o cone do 300rms parece ser um prensado mais leve, deve ser melhor na tonalidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre fui à favor de pegar algo buscando o upgrade futuro... mas no teu caso, talvez vc fique com esse amp mesmo... veja se UXP também não entraria na lista.. dá pra achar deles baratinho por ter DEMAIS no mercado! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sempre fui à favor de pegar algo buscando o upgrade futuro... mas no teu caso, talvez vc fique com esse amp mesmo... veja se UXP também não entraria na lista.. dá pra achar deles baratinho por ter DEMAIS no mercado! 
Sim sim...normalmente faria isso; já mordido pelo bicho do upgrade uma época ; mas já passou...kkkk

Esse setup fica so nissp mesmo, essa e a ideia desde o início

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegou o medio e Ti..

Caixa talvez fica pronta amanhã, dai ja consigo montar e testar pelo menos com o killer q tenho aqui.

Fotos do SD que ja tinha instalado antes....

Rca um par é cabo philips e conector Santo Angelo, vai para medio e Ti;
outro par é conector "comum", q vai pro sub.....
Restos de um SQ antigo....rsrsss

Módulo está debaixo do banco.

O Processador Px2 está dentro do porta luvas.

O que está matando é o conversor Rca q estou usando, pq vou manter o player original do Peugeot 307, em qualidade ele é ate que bom, só não tem recursos, mas isso o processador faz.
Porém estou com interferência nas altas, vou reorganizar a fiação do px2 e conversor pra ver se para.747e4c0e570496a58c4eb44d5ef9b4b2.jpga440e61845fe8fe78582f5fb7e16af7c.jpg67b46e373e25b15fbb25e688ab261d70.jpgcd10b6218d15cb280953bc37cfd2ab7f.jpg37ae6b821c8570b899be067b99beb663.jpg38fd32fa6422d309d03c4bd06c175d2d.jpg2e34f155d2838050f28b42de8bb3afc7.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boaa galera....segue andamento do projeto.

Bommmm......caixa pronta, instalada....

Está com esse sub killer pra teste pq ja tinha ele aqui largado, porém esta bem ruim, ele é dupla de 4, está em serie de 8 ohms, modulo manda 400rms a 4ohm, e seus 200w em 8, então esta bem meia boca;

A caixa em si o mano até que fez legalzinha, mdf de 20mm; bem vedada, porém cagou em alguns pontos;
primeiro que pedi ela com rebaixo, ele me fez de ultima hora pq esqueceu e ainda por cima deixou a medida do Cone de plástico, o meu é o de alumínio e adivinha....não cabia. Me deu um puta trampo pois tive que cortar e ajustar todo o cone pra caber.

Outro ponto foi que deixou a separação interna na medida errada, baixou cagadamente a litragem, o que deveria ficar na casa dos 49L ficou com quaaaase 40l ...pqp

Mas enfim, a sonoridade em si ficou muito boa, sub e medio cruzando em 120hz 12db; medio e tw em 2.800hz 24db; foi o q casou legal em primeiro momento. Preciso fazer mais teste em local mais aberto pq acertei na garagem fechada.

O volume ficou ate além do que esperava, tirando a questão do sub; o Ti e pw8 estão com baixa potência aplicada, e tocaram bem em volume.

Ficou "boa" mas não da forma que queria, sinceramente fiquei chateado com essa questão de litragem.

Também achei q visualmente ocupou mais espaço do q achei que iria ocupar....não sei não se faço outra com um de 15" logo pra lascar de vez....kkkkkk4966955c4dd2ac3df66d4b584789346f.jpg93cbca7fde3e6e94d0286ede0854d15d.jpg63a7faa1dfaeced4cc7b374df141c77a.jpgab1835067cb603e195fa87ebec8714fc.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Açaí concept? hahah

Então, tá usando processador? Tenta passar um RTA com pink noise (pode ser do cel mesmo) e dar uma alinhada no cross e eq! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...