Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
I_G_O_R

Trio Old... mas nem tanto...

Recommended Posts

Boa Noite pessoal,

Fiquei muitos anos afastado do forum, sem equipamentos instalados, somente nos rádios após um problema na família. Mas depois de vários e vários anos resolvi encarar novamente o gosto que tenho por música e pelos aparelhos que a executam... sem muita enrolação, tenho coisas guardadas pra montagem de 3 equipamentos sendo 2 para trio e 1 para SQ. Meu foco primeiramente é terminar o trio maior. Possuo os seguintes equipamentos para serem instalados em uma Strada cabine simples:

Amplificador Stetsom 3k7

Amplificador DAT 4100 

4 x WPU 1805

4 x Eros 251-V 

1 × D405

2 x Snake 4202

Cross Stetsom 104

Fonte Usina 90A.

Bateria Cral 180

Escuto quase todo tipo de música sendo a maioria rock, pop, dance e sertanejo. Com relação ao consumo de energia que faço só para que compreendam, nunca escutei o som em "volume máximo", nunca fiz "festa" pra mais de 20 pessoas. O volume que escuto mais alto e próximo de uns 70 a 80% com o carro em movimento e tbm não é o tempo inteiro.

Minhas dúvidas inicialmente seriam em relação aos equipamentos. Sempre busquei maior eficiência do conjunto em relação aos RMS consumidos, sem desviar da qualidade. Estava procurando mais uma D405 para fechar a parte de voz, porém estou altamente tentado a mudar para um sistema de drivers TI até porque posso usar 4 drivers ao invés de 2Fe+2ST. Como possuo um 2° trio eu posso deixar essa d405+Sts para ele. Procurei muito pelo driver SD375, mas o valor dos reparos e o receio de não encontrar reparos originais como ocorrem com os ST4202, estão me "freiando" na compra. Em contrapartida me surgiu uma possibilidade de comprar 4 selenium d3300 ti (preços acessíveis) os quais após observar seu gráfico de resposta me animaram muito, observei serem muito planos com resposta até mais adequada que os famosos d4400 ti.

1) Com relação aos drivers compensaria a mudança ou seria um exagero?

Vi atualmente que os cross ST104 estão bem ultrapassados em relação ao PX2. Não conheço este equipamento ainda não pesquisei, mas pelo pouco que vi sempre apareceu como sugestão mais indicada.

2) Compensa a mudança do ST104 para o PX2?

Como não tenho a quantidade de bateria indicada para meu sistema, cofre(60a) + Aux(180a) + fonte 90a, estou preocupado com o consumo de alguns equipamentos. No caso da alta estaria ligando os 2Fe+2ST ou 4Tis no DAT4100. 

3) Levando em conta o DAT4100(AB) ter um consumo maior que os digitais pensei em comprar um SD400. Porém como estariam ligados com corte alto será que haverá realmente uma economia considerável de energia, e uma possível perda de qualidade?

Em relação aos médios graves me surge novamente outra dúvida. Acredito que são poucos que conhecem ou ja viram tocado esse modelo que possuo. Só pra que possam entender ele é um médios graves com excelente qualidade e ampla faixa de resposta. Pretendo usar isso deles. 

Dados E 251V

DIÂMETRO NOMINAL 10 polegadas

DIÂMETRO FERRITE 169 X 18 mm

MATERIAL DO FERRITE BÁRIO

DIÂMETRO DA BOBINA 2 1/2 polegadas

FORMA DA BOBINA FIBERGLASS

ALTURA DA BOBINA 11 mm

ALTURA DO GAP 8 mm

MATERIAL DO FIO DA BOBINA COBRE

SECÇÃO DO FIO DA BOBINA ACHATADA

MATERIAL DA CARCAÇA ALUMÍNIO

 

Especificações Eletroacústicas

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA 60 ~ 6.500 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR 96,03 dB/SPL

POTÊNCIA MÁXIMA (RMS) 200 W

POTÊNCIA MUSICAL 400 W

IMPEDÂNCIA NOMINAL 4 ou 8

RESISTÊNCIA, RE 3,2 ou 5,7 /Vcc

ÁREA DO CONE 0,0337 Sq.m

FREQÜÊNCIA DE RESSONÂNCIA 69 Hz

VOLUME EQUIVALENTE 21 L

Q MECÂNICO 10,3952 (Qms)

Q ELÉTRICO 0,2676 (Qes)

Q TOTAL 0,2609 (Qts)

PRODUTO BL 19,39 TM

NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA) 2,52 %

COMPLIÂNCIA (CMS) 130,42 uM/N

MASSA TOTAL (MMS) 40,65 g

MASSA DIAFRAGMA (MMD) 37,09 g

EXCURSÃO CONE SEM DISTORÇÃO (X MAX) 1,5 mm±

DENSIDADE DO FLUXO NO GAP 12.000 Gauss

 

4 ) Pretendo adquirir um amplificador para os MGs, estou entre o SD1200 e o SD1600 a diferença de valores entre ambos é quase que nula. Estou disposto a usar o modelo SD1600 enviando o dobro dos 800wrms dos 4 MGs. Seria um exagero ou estou correto?

 

Inicialmente essas são as minhas dúvidas.

Abraço a todos

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém teve experiência nesses drivers 3300 ti? Estou pensando em desistir deles justamente por apenas ter visto seus gráficos e nunca ter ouvido e não encontrar nenhuma análise ou comparação sobre eles em nenhum lugar. Ainda sim compensaria a mudança das d405 + 4202 pelas SD375 ?

Acredito também desnecessária a mudança do st104 até então não tive problemas com ruídos nele. 

Não encontrei consumo significativo do amplificador apesar de AB, então acredito ser desnecessária a mudança.

Amplificador ainda não cheguei a uma conclusão, mas pela pouca diferença de valor estou tendendo ao sd1600.

Alguém teria alguma outra opinião ? E aos drivers ?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fugiria de drivers ruins de mercado assim... pq é complicado tanto pra achar reparo quanto pra vender dps!

SD375 é perfeita.. já tive um par, amo o timbre delas! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...