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cassiombar

Ajuda para novo set SQ

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Bom pessoal, estou querendo começar um projeto do zero, mas ainda tenho algumas duvidas.

Não quero perder a HU original do carro, então pretendo ligá-la à um Audison bit ten pela entrada alta em conjunto com um receptor Bluetooth aptx hi-end na entrada RCA. O módulo amplificador que eu pretendo usar é um Audiophonic Club 5.1HP (5 canais 1250w RMS). Pretendo tratar as portas dianteiras com manta acústica (aquelas prateadas sem marca que se encontra em material de construção) pra receber um kit 2 vias Morel Tempo 602 6" 120 RMS. Como vou usar um módulo de 5 canais, pretendo ligar os mids nos canais 1 e 2 e os tweeters nos canais 3 e 4, fazendo o corte pelo processador de áudio, deixando de usar o crossover do kit 2 vias. No canal 5, eu ligaria um subwoofer JBL GTO 15" 350 RMS numa caixa selada sintonizada com as especificações do fabricante. Os cabos RCA serão homemade com conectores nakamichi e cabo manga 12*22 AWG Tiaflex com blindagem. Cabos de alimentação, pretendo usar cabos residenciais 100% cobre Flex Solda de 25 mm pra alimentar o módulo.

Bom, sei que muitos vão criticar o amplificador e o sub escolhidos... A questão é que o orçamento está um pouco limitado e eu achei esses dois por um preço pra lá de bacana numa condição de pagamento bem especial. Sem falar que gosto de um sistema com graves e subgraves mais acentuados. Ainda sei que um sub de 15" é um exagero, mas como disse anteriormente, não posso perdê-lo devido à oportunidade.

Minhas dúvidas são:

  1. Em relação a caixa do sub, simulando no Bassbox e usando o volume recomendado pelo fabricante, cheguei à um F3 de 46,32 Hz. Isso quer dizer que o sub só tocará frequências acima disso?
  2. Todo o set será montando em um Ford Ka Hatch desses modelos mais novos. Preciso trocar a bateria do carro? A original é de 60 ah e está nova
  3. Qual os cabos devo usar para ligar os alto falantes? Gostaria de especificações como marca e medidas.

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4 horas atrás, cassiombar disse:

Bom pessoal, estou querendo começar um projeto do zero, mas ainda tenho algumas duvidas.

Não quero perder a HU original do carro, então pretendo ligá-la à um Audison bit ten pela entrada alta em conjunto com um receptor Bluetooth aptx hi-end na entrada RCA. O módulo amplificador que eu pretendo usar é um Audiophonic Club 5.1HP (5 canais 1250w RMS). Pretendo tratar as portas dianteiras com manta acústica (aquelas prateadas sem marca que se encontra em material de construção) pra receber um kit 2 vias Morel Tempo 602 6" 120 RMS. Como vou usar um módulo de 5 canais, pretendo ligar os mids nos canais 1 e 2 e os tweeters nos canais 3 e 4, fazendo o corte pelo processador de áudio, deixando de usar o crossover do kit 2 vias. No canal 5, eu ligaria um subwoofer JBL GTO 15" 350 RMS numa caixa selada sintonizada com as especificações do fabricante. Os cabos RCA serão homemade com conectores nakamichi e cabo manga 12*22 AWG Tiaflex com blindagem. Cabos de alimentação, pretendo usar cabos residenciais 100% cobre Flex Solda de 25 mm pra alimentar o módulo.

Bom, sei que muitos vão criticar o amplificador e o sub escolhidos... A questão é que o orçamento está um pouco limitado e eu achei esses dois por um preço pra lá de bacana numa condição de pagamento bem especial. Sem falar que gosto de um sistema com graves e subgraves mais acentuados. Ainda sei que um sub de 15" é um exagero, mas como disse anteriormente, não posso perdê-lo devido à oportunidade.

Minhas dúvidas são:

  1. Em relação a caixa do sub, simulando no Bassbox e usando o volume recomendado pelo fabricante, cheguei à um F3 de 46,32 Hz. Isso quer dizer que o sub só tocará frequências acima disso?
  2. Todo o set será montando em um Ford Ka Hatch desses modelos mais novos. Preciso trocar a bateria do carro? A original é de 60 ah e está nova
  3. Qual os cabos devo usar para ligar os alto falantes? Gostaria de especificações como marca e medidas.

 

Você já tem o processador da Audison?

1- Correto, ele começa a ter uma resposta a partir de F3.

2- Primeiro gostaria de saber se você já tem o módulo, esse HP é classe A/B, é esse mesmo que você tem? Ou está pensando em comprar? Pois hoje eles já possuem o DHP que é digital.  Pois A/B consome muito.

3 - http://autosom.net/artigos/tab1.htm da uma lida nesse artigo, já vai te sanar algumas dúvidas, quanto a marcas, eu uso cabo cristal paralelo mesmo, comprados em casa de material elétrico, pegue um normatizado que não vai ter erro, você pretende trocar toda a fiação do carro?

Qual o estilo musical que você curte? Pois o sub de 15" para alguns estilos não vai nada bem. "embola" 

Editado por diegog174

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1 hora atrás, riverotoledo disse:

1 - Gostava muito de quando as pessoas que sabiam falavam, e as que não sabiam pelo menos iam estudar antes de falar.

Nesta configuração ele terá uma resposta de -3db de resposta em 43hz, o que não é nada absurdo, e ainda por cima é medido em ambiente "normal".

Dentro do carro o ganho de cabine vai compensar e superar o decay, e você vai ter uma baita resposta de subgraves, e ainda conta com flexibilidade de processador para ajustar como quiser.

2 - Para a potência destes falantes, pode ficar tranquilo com a bateria 60AH. (para usar com o carro ligado)

3 - Recomendo Tiaflex boa qualidade, preço honesto. Como você tem processador para ajuste iria logo na abordagem de reduzir perdas. 2,5mm para tudo, um pouquinho mais pro sub (se quiser ser preciosista).

Caro amigo @riverotoledo refiz a postagem, assim não fica conteúdo errado, acabei falhando. Quando ele estava falando de subgrave associei frequências mais baixas, como alguns que sempre falam de frequências abaixo de 35hz 

Editado por diegog174

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16 minutos atrás, riverotoledo disse:

Continua incorreto. Falhou mais uma vez.

A resposta não é essa. F3 não é o início da resposta. F3 é F3.

F3 é a frequência em que a resposta cai por 3db em relação a região de resposta plana.

F3 definitivamente não é o início da resposta do sistema falante/caixa.

Se você considerar o ganho de cabine, a resposta desse sub deve começar lá pros 25hz.



 

Show @riverotoledo, ótima explicação, eu tinha uma outra interpretação sobre F3.

A resposta do sub vem normalmente então bem abaixo de F3, por conta da cabine, eu me pegava no simulador me guiando por F3, vou dar uma uma lida nos materiais. 

Valeu1

 

Editado por diegog174

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16 horas atrás, riverotoledo disse:

1 - Gostava muito de quando as pessoas que sabiam falavam, e as que não sabiam pelo menos iam estudar antes de falar.

Nesta configuração ele terá uma resposta de -3db de resposta em 43hz, o que não é nada absurdo, e ainda por cima é medido em ambiente "normal".

Dentro do carro o ganho de cabine vai compensar e superar o decay, e você vai ter uma baita resposta de subgraves, e ainda conta com flexibilidade de processador para ajustar como quiser.

2 - Para a potência destes falantes, pode ficar tranquilo com a bateria 60AH. (para usar com o carro ligado)

3 - Recomendo Tiaflex boa qualidade, preço honesto. Como você tem processador para ajuste iria logo na abordagem de reduzir perdas. 2,5mm para tudo, um pouquinho mais pro sub (se quiser ser preciosista).

+1

 

20 minutos atrás, Alves disse:

Sempre que tiver uma dúvida, consulte,:

http://autosom.net/artigos.asp

+1+1+1+1+1+1+1:+1:+1:+1

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Aproveitando o tópico do cassiombar para não criar outro com a mesma finalidade, pois estou em função de um novo set SQ também, gostaria da ajuda de quem entende.

Apesar de acreditar que ninguém vai me responder, pois vejo que muitos novatos não são respondidos devido a dúvidas toscas, vou torcer para que algum entendedor tenha bom coração e compartilhe a experiência e opinião sobre algo que não encontrei a reposta em artigos ou pelo fórum.

Então vamos lá: estou saindo de um som com pouca qualidade e acabei de vender a prancha do Roadstar 840 que me quebrou galho durante longos 10 anos, ainda fiquei com um Stetsom 1k5 mono que a princípio iria continuar temporariamente empurrando o sub (o foco no momento é fazer upgrade no kit 2 vias, sub fica pra próxima). Queria um amp compacto e com bom custo benefício para os 2 vias (Morel, Hertz ou NAR, ainda a escolher), cogitei inicialmente e leigamente o chaveiro do Stetsom IR160 ou o pequeno IR 280, até que, ao ler comentários no fórum, percebi que Stetsom não era recomendado para SQ. Então entrou o SD EVO como opção. Estou pensando em eliminar também o antigo Stetsom e deixar apenas o SD400.4 pra tudo (até porque não tenho mais bateria para os 1.500 RMS do Stetsom e nem quero), sendo um bridge de 2 canais mandando 200RMS pro sub e os outros 200 pro kit. Não pretendo mais utilizar bateria auxiliar, quero utilizar apenas a bateria de 60AH do carro.

Aí vieram as primeiras dúvidas: 1. Como pretendo utilizar tudo dimensionado da melhor forma possível, gostaria de saber se a bateria de 60AH é suficiente para os 400 RMS do amp? Poderia utilizar um amp mais potente nela? Lendo o artigo "Fusível, Bateria e Cabo", pelo que entendi me parece que vai faltar potência. Pretendo utilizar o máximo do amp para essa bateria pois a potência dos falantes vai ultrapassar um pouco a dos canais.

2. Em relação a corrente da bateria, pelos cálculos de valor máximo de fusível, chegou a 30A. Nas espec do SD400 consta seu consumo máximo de 40A. Um fusível de 30 amperes é o mais recomendado mesmo para esse amp?

3. Gostaria de saber se teria outras opções de pequenos amplificadores (pois pretendo otimizar o máximo com espaço) com custo benefício melhor para um SQ que o SD400 Evo.

4. Sugestões de Sub e 2 vias para este (ou algum outro sugerido acima) amplificador ?

Conto com a ajuda de vocês para que este novo projeto saia do papel.

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Bom dia Fernando!

1- A bateria de 60Ah dá conta tranquilamente do SD400.4. O consumo dele é baixo, se você não for deixar o som tocando muito tempo com o carro desligado não vai ter problemas. Dá pra usar um amp maior também, mas aí tem levar em conta o consumo do novo amp pra não extrapolar.

2- O fusível do amp é dimensionado para o maior pico de consumo, que ocorreria em situações extremas/específicas. Ouvindo música o consumo dificilmente vai chegar nesse nível. Em questão de proteção quanto menor o fusível melhor pois ele irá se romper com mais facilidade protegendo a instalação e os equipamentos, porém se o valor for muito baixo ele pode abrir mesmo em operação normal. O ideal é encontrar o menor fusível que não queime em operação normal. Se quiser pode testar com o de 30A, se por acaso ele romper sem motivo troca por um de 40A.

3- Em questão de custo/benefício, não vai encontrar coisa muito melhor que o SD pelo mesmo preço. Tinha um Stetsom pequeno no meu carro, quando comparei com um SD 400.4 Evo a diferença foi muito grande. O pessoal comenta bastante que o SD400.2 tem o som mais aberto, mas nunca ouvi ele.

4- Para o sub, uma opção com bom custo/benefício é o Bomber Upgrade 10". É barato, rende bem com pouca potência e tem um som muito bom pelo que custa. 

 

Na minha opnião se você visa um som mais voltado a qualidade, o ideal é ficar só com o SD400.4 que vai te atender muito bem por enquanto. Deixe a idéia de trocar de amp ou comprar outro pra depois, e mantenha o foco nos demais itens que vão te dar mais diferença no resultado do que a mudança do módulo (como uma HU melhor ou um kit duas vias)

O que você tem instalado hoje? Qual HU/Player? Tem kit duas vias na frente? Qual marca/modelo? Tem algum sub? Tem um orçamento em mente, uma faixa de valor que pretende gastar pra esses upgrades? Com essas informações fica mais fácil pra entender a situação e te indicar algo que te atenda

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Em 15/07/2020 at 09:49, Joey Ramone disse:

Bom dia Fernando!

1- A bateria de 60Ah dá conta tranquilamente do SD400.4. O consumo dele é baixo, se você não for deixar o som tocando muito tempo com o carro desligado não vai ter problemas. Dá pra usar um amp maior também, mas aí tem levar em conta o consumo do novo amp pra não extrapolar.

2- O fusível do amp é dimensionado para o maior pico de consumo, que ocorreria em situações extremas/específicas. Ouvindo música o consumo dificilmente vai chegar nesse nível. Em questão de proteção quanto menor o fusível melhor pois ele irá se romper com mais facilidade protegendo a instalação e os equipamentos, porém se o valor for muito baixo ele pode abrir mesmo em operação normal. O ideal é encontrar o menor fusível que não queime em operação normal. Se quiser pode testar com o de 30A, se por acaso ele romper sem motivo troca por um de 40A.

3- Em questão de custo/benefício, não vai encontrar coisa muito melhor que o SD pelo mesmo preço. Tinha um Stetsom pequeno no meu carro, quando comparei com um SD 400.4 Evo a diferença foi muito grande. O pessoal comenta bastante que o SD400.2 tem o som mais aberto, mas nunca ouvi ele.

4- Para o sub, uma opção com bom custo/benefício é o Bomber Upgrade 10". É barato, rende bem com pouca potência e tem um som muito bom pelo que custa. 

 

Na minha opnião se você visa um som mais voltado a qualidade, o ideal é ficar só com o SD400.4 que vai te atender muito bem por enquanto. Deixe a idéia de trocar de amp ou comprar outro pra depois, e mantenha o foco nos demais itens que vão te dar mais diferença no resultado do que a mudança do módulo (como uma HU melhor ou um kit duas vias)

O que você tem instalado hoje? Qual HU/Player? Tem kit duas vias na frente? Qual marca/modelo? Tem algum sub? Tem um orçamento em mente, uma faixa de valor que pretende gastar pra esses upgrades? Com essas informações fica mais fácil pra entender a situação e te indicar algo que te atenda

Agradeço a atenção Joey!

Eu ia utilizar o processador Pioneer DEQ-S1000A na HU original mas vendi o carro e mudei de ideia.

Tenho algumas opções que estou de olho. Entre os usados da Kenwood estão os modelos: KDC-X890, KDC-X995 e KDC-X697 ou um Pioneer novo MVH X7000. (essa é a maior dúvida)

Kit 2 vias estou em dúvida entre o Audiophonic Sensation KS 6.2 ou Hertz Dsk 165.3.

O sub que tenho é Pioneer TS-W308D2 e é ele mesmo que vai ficar no momento.

Qualquer sugestão de outros produtos são muito bem vindos, não excedendo muito a faixa de preço do padrão desses aí.

Grande abraço

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