Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Mini-Toro ou Uno de caçamba? De onde vem cada parte da nova Fiat Strada

Recommended Posts

037_strada_2020_detalhes_.jpgCabine dupla com quatro portas: talvez a maior novidade da nova StradaFernando Pires/Quatro Rodas

A FCA fez de tudo para tornar a segunda geração da Fiat Strada (já revelada, mas com lançamento adiado para julho deste ano) uma espécie de “mini-Toro”.

A silhueta lateral da picapinha na inédita configuração cabine dupla quatro-portas não nos deixa mentir, assim como o formato praticamente idêntico das lanternas traseiras.

Mas há outros modelos produzidos pela marca italiana no Brasil com os quais o novo utilitário conversa intimamente, herdando partes de sua estrutura e componentes internos.

fiat-strada-endurance-2020-20.jpgLanternas têm clara inspiração visual na ToroFernando Pires/Quatro Rodas

Foi assim, com uma receita que mescla elementos de da família Uno/Mobi/Fiorino, mais alguns vindos do Argo e ainda outros exclusivos, que a nova Strada nasceu sobre uma plataforma batizada de MPP.

Afinal, o que é inédito na nova Strada e o que vem dos demais compactos da Fiat? É o que contaremos nesta reportagem.

O que vem de Mobi e Uno

strada-2021-9-e1586200457765.jpgNova versão Volcano tem faróis de led de sérieFernando Pires/Quatro Rodas

Todo o balanço dianteiro da nova Strada vem do hatch subcompacto Mobi. Muito embora, é verdade, a Fiat tenha aplicado soluções específicas de desenho para a grade, os faróis, o capô, o para-choque e os para-lamas da picape.

Basta um olhar mais apurado, porém, para enxergar como todos esses componentes preservam ângulos e recortes originais das peças aplicadas ao Mobi.

018_strada_2020_detalhes_.jpgDesenho dos faróis lembra os que equipam o Mobi. Conjunto óptico é do tipo projetor em ledFernando Pires/Quatro Rodas

Ah, e claro: a Strada será o primeiro modelo da Fiat a trazer logotipo com letras cromadas e dispostas de modo “solto” na grade, sem estarem envoltas em qualquer brasão.

Ele já vinha sendo aplicado à parte traseira dos Fiat mais novos, mas esta é a primeira vez que será usado também na parte dianteira.

fiat-strada-endurance-2020-15.jpgEmblema dianteiro é inédito em qualquer Fiat no mundoFernando Pires/Quatro Rodas

Também é do Mobi que a nova Strada recebe toda a estrutura de sua cabine até a coluna B, incluindo caixas de rodas dianteiras, portas e vidros laterais dianteiros 100% fiéis aos do subcompacto.

Poderíamos dizer, ainda, que a coluna A e o para-brisa da nova Strada também são “presentes” do Mobi, o que não deixa de ser verdade. Contudo, esses dois elementos são na verdade originários de outro hatch, o Uno.

Como o próprio Mobi deriva diretamente do Uno, o hatch maior também empresta à Stradinha de segunda geração a base do painel, o volante, os difusores laterais do ar-condicionado, o quadro de instrumentos e a manopla de câmbio.

fiat-strada-endurance-2020-49.jpgCabine traz vários elementos do UnoFernando Pires/Quatro Rodas

Entretanto, o painel da picape possui soluções inéditas para o porta-luvas, a central multimídia com tela de 7 polegadas capaz de projetar celulares sem fio e as saídas centrais de ar.

O volante preserva o cubo e os raios de Uno e Mobi, mas conta com a base ligeiramente achatada para se diferenciar dos dois primos. As guarnições das portas laterais e os bancos também são exclusivos.

O que vem da Fiorino

fiat-strada-endurance-2020-13.jpgFiorino cede toda a parte traseira da plataforma da nova StradaFernando Pires/Quatro Rodas

Toda a parte traseira da plataforma da nova Strada vem do furgão Fiorino, curiosamente outro modelo derivado do atual Uno. Isso inclui a base da caçamba, as caixas de roda traseiras e a suspensão traseira.

Formada por eixo rígido e molas semielípticas, a suspensão preserva a mesma solução aplicada à Strada de primeira geração, e que ajudou a consolidar sua reputação de picapinha valente e com baixo custo de manutenção.

Entretanto, em relação ao Fiorino, a Fiat aplicou barras transversais de reforço na parte traseira do chassi, a fim de garantir que a nova Strada aguente até 650 kg (cabine dupla) ou 720 kg (cabine simples) na caçamba sem dificuldades.

fiat-strada-endurance-2020-12.jpgO motor 1.4 Fire flex da Strada EnduranceFernando Pires/Quatro Rodas

Portas laterais traseiras (nas versões com cabine dupla) e todos os elementos da caçamba são exclusivos, assim como as lanternas traseiras com o já mencionado visual inspirado na Toro.

Também do Fiorino, assim como também da velha Strada, a nova geração da picapinha aproveita ainda o velho motor 1.4 Fire quatro-cilindros flex de 88 cv.

O que vem do Argo

strada-2021-34-e1585577750520.jpgMotor Firefly 1.3 de 109/101 cv veio do ArgoFernando Pires/Quatro Rodas

Poderíamos dizer que o motor 1.3 quatro-cilindros flex de 109 cv com etanol vem do Uno, visto que foi ele o modelo responsável por estrear os propulsores aspirados da família Firefly no Brasil, em 2016.

Porém, a usina ficou muito mais conhecida pelo uso nas versões intermediárias do Argo, com quem a nova Strada compartilha também o câmbio manual de cinco marchas e a suspensão dianteira.

Do tipo McPherson, o jogo da nova Strada aproveita a travessa do Argo, mas é reforçado com novos braços e subchassi mais robustos.

Por fim, é do Argo que vêm os retrovisores externos usados pela nova Stradinha.

Em 2021, a Stradinha receberá nas versões 1.3 a opção de câmbio automático tipo CVT, que também estará presente na gama do Argo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa732-1-e1585147347794.jpg?quality=70&

 

View the full article

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...