Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Santanna

Ajuda com aparente defeito: depois de algum tempo da instalação um dos lados parece ter perdido rendimento

Recommended Posts

Boa noite, galera!

A quase um ano instalei eu mesmo no meu carro um Kit 2 Vias Selenium 62V2A (60 Wrms / 4 ohms cada lado) na dianteira, um par te coaxiais Bravox CX60BK (60 W rms / 4 ohms cada lado), um Sub 12" Bomber One em caixa Selada (200 W RMS / 4 ohms) e o módulo utilizado é um Taramps DS440 (4 canais de 110 Wrms e 2 ohms cada). Meu carro é um Polo Classic.

Cabeamento: Na instalação utilizei como cabos um par de RCA injetado da Taramps de 5 metros, pros alto falantes internos utilizei cabos tecnoise de 1,5 mm² puro cobre e pro sub na mala utilizei cabos de 2,5 mm². Na alimentação utilizei um cabo de 0,75 mm² pro remoto e um cabo de 6 mm² pra alimentação do módulo com positivo e negativo direto na baterial. Utilizei terminais olhal e furquilha crimpados e reforçados com solda pra dar maior segurança.   

Esquema da instalação: Liguei cada kit 2 vias em paralelo com cada coaxial de seus reespectivos lados pra manter o efeitoestéreo e casar os 2 ohms da saída do módulo.. Os liguei nas saídas 1 e 2 do módulo cada, utilizando a saída frontal do rádio, e os mantive chaveados emFull Range. O sub foi ligado em bridge nos canais 3 e 4 e chaveado em LPF.

Pois bem! Cheguei a ter um problema com meu lado esquerdo que só funcionava com o volume alto, porém solucionei o defeito a algum tempo descobrindo que era um fio com mal contato.

O defeito: Essa semana apareceu um outro defeito que é o seguinte: desde a instalação, sempre usei o Crossover do rádio balanceado, ou seja, com o mesmo ganho para ambos os lados. Um dia desses, ouvindo som normalmente durante uma viagem, o tweeter do lado direito deu uma xiada, e a voz ficou como se estivesse efeito “metálica” , isso durou alguns segundos ou minuto e logo voltou ao normal.

No dia seguinte, ao utilizar o som comecei a achar que o lado esquerdo estava com mais voz que o direito. Achei que seria problema do tweeter que não estaria tocando, mas logo percebi inclusive com o auxílio de um decibelímetro que o lado direito realmente  estava um pouco mais baixo. Compensei esse problema no balanceamento do rádio, o qual coloquei mais 2 pontos pro lado direito, ou seja, saiu de “0” pra “+2R”. De fato compensou o volume dos dois lados, porém eu perdi bastante rendimento e volume de música, com essa configuração não está no mesmo volume que antes. Inclusive mesmo com esse defeito se eu usar o balanço no zero a música tende a ficar mais alta no ambiente de forma geral.

Confesso que durante a instalação acabei “mordendo” um dos cabos RCA, que comeu o revestimento de um dos lados desse. Não chegou a pegar no cobre e isolei com fita isolante depois. Achei que esse seria o defeito, mas inverti os RCA no módulo e tenho que compensar o lado da direita do mesmo jeito (mas dessa vez com “+2L” obviamente).

É meu primeiro projeto de som e sou iniciante ainda, apesar de estudar muito sempre a respeito. Gostaria de saber se é normal essa queda de rendimento em um lado ou outro depois de um tempo e o porque disso acontecer.

Ou será que é um defeito? Se for, alguém com mais experiência sabe me dizer o que pode estar acontecendo? Se é defeito em algum dos alto falantes ou tweeter, se é o canal do módulo, cabeamento?? To completamente no escuro!!

Aguardo alguma luz de alguém com experiência que possa me ajudar! Obrigado desde já!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro teste que você tem que fazer é inverter os canais no módulo, para tirar ele da jogada. 

Pega o que está no canal 1 e liga no 2, e consequentemente o que está no 2 no 1, assim você vai trocar a posição do estéreo no módulo, depois disso testa o som, veja se o problema continua.

De duas uma:

1- O problema vai inverter de lado, ou seja, antes você tinha o volume mais alto do lado esquerdo, agora vai ter do lado direito - Isso vai te indicar um problema no módulo, que está com diferença na saída.

2- O problema vai continuar o mesmo, ou seja, lado esquerdo mais alto, o que vai indicar para você um problema no lado direito do carro, nessa você vai ter que caçar o que está pegando.

Com o teste você já tira da jogada, player, cabo rca e módulo. 

E sim, você deixando fora de centro você pode estar compensando o tweeter, porém e os outros falantes, por isso tem uma queda de rendimento no geral, perde o efeito estéreo. 

Se após os testes você achar que o problema está do lado direito é hora de descobrir o que está com problema, primeiro desfazendo a ligação paralelo, testando cada falante sozinho, kit duas vias e falante traseiro. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Troque os cabos rca...com o tempo a malha oxida dando ruídos, e já que voê mastigou um deles e isolado com fita isolante, ele poderá até queimar a saída do player ou a entrada do amp pelo mal contato.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, betodacaravan disse:

Troque os cabos rca...com o tempo a malha oxida dando ruídos, e já que voê mastigou um deles e isolado com fita isolante, ele poderá até queimar a saída do player ou a entrada do amp pelo mal contato.

Mas acho que o defeito seja interno no player ou amp.

Primeiramente siga o que o colega diegog174 citou.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...