Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Robert Rodrigues

Dúvida de impedância

Recommended Posts

Tô montando uma caixa para 4 sub, só que tenho 2 bobina dupla 2+2 e 2 com bobina dupla 4+4 e meu módulo é de 2ohms qual ligação posso fazer para que os subs fiquem o mais próximo de 2ohms? Alguém aí sabe me dizer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seus subs nunca vão tocar de maneira igual sendo diferentes.
Vc tem três opções:
1) trocar 2 dos subs por outros iguais
2) usar só dois subs que sejam iguais
3) usar os 4 em conjunto até danificar 2 deles.

Normalmente os subs de valor de impedância mais alta vão ser danificados primeiro.

E não adianta fazer ligações série-paralelo que não vai resolver.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
11 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

Tô montando uma caixa para 4 sub, só que tenho 2 bobina dupla 2+2 e 2 com bobina dupla 4+4 e meu módulo é de 2ohms qual ligação posso fazer para que os subs fiquem o mais próximo de 2ohms? Alguém aí sabe me dizer?

Oi Robert, o Guilherme está certo em relação as opções 1) e 2), contudo na minha opinião você pode utilizar sem se preocupar com danos, evidentemente não é o ideal...

Pode confirmar se os subs estarão em caixas diferentes?

Para facilitar peço que você especifique a versão de cada par de falantes bem como o amplificador que pretende utilizar.

Isso é necessário para verificarmos se a potência dos subwoofers é compatível com a do módulo utilizado. Já te adianto que o par 4+4 receberá o dobro da potência do outro.

Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.

@guilhermeleffler, o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??

Para facilitar meu raciocínio montei uma tabelinha no Excel, a única opção viável é a seguinte:

20200331014531Sem título.jpg

Nos três modos de ligação o resultado será o mesmo, contudo o modo mais simples é o da tabela do meio.

Abraço!

 

Editado por emanuelnobrega
Correção
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Oi Robert, o Guilherme está certo em relação as opções 1) e 2), contudo na minha opinião você pode utilizar sem se preocupar com danos, evidentemente não é o ideal...

Pode confirmar se os subs estarão em caixas diferentes?

Para facilitar peço que você especifique a versão de cada par de falantes bem como o amplificador que pretende utilizar.

Isso é necessário para verificarmos se a potência dos subwoofers é compatível com a do módulo utilizado. Já te adianto que o par 4+4 receberá o dobro da potência do outro.

Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.

@guilhermeleffler, o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??

Para facilitar meu raciocínio montei uma tabelinha no Excel, a única opção viável é a seguinte:

20200331014531Sem título.jpg

Nos três modos de ligação o resultado será o mesmo, contudo o modo mais simples é o da tabela do meio.

Abraço!

 

@emanuelnobrega Obrigado, muito boa a resposta!! estava com dificuldade de achar um jeito de casar a impedância deles.

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz e o módulo é 1 SD3000Evo black

Editado por Robert Rodrigues

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Robert Rodrigues disse:

@emanuelnobrega Obrigado, muito boa a resposta!! estava com dificuldade de achar um jeito de casar a impedância deles.

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz e o módulo é 1 SD3000Evo black

@Robert Rodrigues, você deve ter muito cuidado para não queimar os subs 4+4 pois teu módulo é beeem potente para esses 4 falantes...

Assumindo que os teus equipamentos são esses:

https://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Car/Subwoofers/Champion+Series/TS-W307D2|D4

https://soundigital.com.br/produtos/3000-1d-evo/

Para a potência fornecida aos conjuntos fiz uma interpolação simples:

20200331073130Sem título.jpg

23 horas atrás, emanuelnobrega disse:

Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.

Arredondando para 2.550 W e utilizando o raciocínio acima teremos 850 W para cada 4+4 e  425 W para cada 2+2.

Para os 2+2 tranquilo, mas para os 4+4 isso é mais que o dobro da potência recomendada, considero que você deve ser muito cuidadoso caso escolha essa opção.

Continua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe outra opção de ligação, nesse caso ocorre o oposto, o par 4+4 receberá menos potência. Olha aí:

202003310755522.jpg

Fazendo a interpolação:

202003310756183.jpg

Arredondando para 1.410 W e utilizando o mesmo raciocínio anterior, teremos 235 W para cada 4+4 e  470 W para cada 2+2.

A potência especificada pelo fabricante é de 400 W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Robert, o Guilherme está certo em relação as opções 1) e 2), contudo na minha opinião você pode utilizar sem se preocupar com danos, evidentemente não é o ideal...
Pode confirmar se os subs estarão em caixas diferentes?
Para facilitar peço que você especifique a versão de cada par de falantes bem como o amplificador que pretende utilizar.
Isso é necessário para verificarmos se a potência dos subwoofers é compatível com a do módulo utilizado. Já te adianto que o par 4+4 receberá o dobro da potência do outro.
Exemplo: Módulo de 1.200 W, o par 4+4 recebe 2/3 e o outro metade disso, ou seja 800 W e 400 W.
[mention=81387]guilhermeleffler[/mention], o que você quis alertar sobre a aos danos se referia ao fato do par de subs de maior impedância receber mais potência??
Para facilitar meu raciocínio montei uma tabelinha no Excel, a única opção viável é a seguinte:
20200331014531Sem%20t%C3%ADtulo.jpg
Nos três modos de ligação o resultado será o mesmo, contudo o modo mais simples é o da tabela do meio.
Abraço!
 
Até quase concordo com a opção 3.
Mas é uma situação fora do ideal.
Tenho certeza que o amigo pra estar montando 4 falantes quer um som pra aloprar e isso vai fazer danificar falante mais cedo que ele imagina. Posso prever dano ainda na fase de testes! No máximo sobrevive até o primeiro episodio de bebedeira de quem tiver com o controle na mão.
Funcionar, vai funcionar. Bem? Não!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, guilhermeleffler disse:

Tenho certeza que o amigo pra estar montando 4 falantes quer um som pra aloprar e isso vai fazer danificar falante mais cedo que ele imagina. Posso prever dano ainda na fase de testes! No máximo sobrevive até o primeiro episodio de bebedeira de quem tiver com o controle na mão.

Sua ponderação está corretíssima e tu tem experiência sobre isso.

Bom que ele leia isso e faça a ligação em 5,3 ohms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
14 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

@emanuelnobrega Obrigado, muito boa a resposta!! estava com dificuldade de achar um jeito de casar a impedância deles.

São 2 Pioneer TS-W307d2 e 2 Pioneer TS-W307d4 estão em 2 caixas separadas 52l livres para cada sub sintonizada a 31hz

Obrigado pessoal @emanuelnobrega @guilhermeleffler ajudou muito, acho que vou mudar o projeto e usar apenas 1 par dos 307d2 fechando em 2ohms e limitar a potência com o processador e por eles em uma caixa um pouco maior para ter mais rendimento nas frequências baixas!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Testei as ligações pra tentar casar a impedância dos 4 hoje e qualquer ligação fica horrível!! Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!! 2 Subwoofers com uma litragem boa tocam muito melhor que os 4 juntos desse jeito!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Robert Rodrigues disse:

Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!!

Estranho isso, após terminar você mediu a Re com um multímetro para conferir a ligação??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Testei as ligações pra tentar casar a impedância dos 4 hoje e qualquer ligação fica horrível!! Perde totalmente a qualidade e a força dos Subwoofers, realmente não vale a pena!! 2 Subwoofers com uma litragem boa tocam muito melhor que os 4 juntos desse jeito!!
Falta de aviso não foi kkkkk
Já vi um amigo queimar um sub dupla 4 ligando ele em série com outros 2 Simples 4ohms. Foi coisa de 1 minuto e meio sabugando até o falante morrer. Era visível que ia dar mer**. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem vou entrar no mérito de danificar ou não os falantes.
Está querendo colocar os 4 falantes para ter o máximo de SPL possível, certo?
Falantes diferentes terão respostas diferentes e pode ter até cancelamentos. Se a intenção é só fazer barulho, tudo bem.
Mas sou da turma que trocaria 2 deles para conseguir o melhor resultado possível.

Na verdade estou mentindo. Eu venderia 2 subwoofers e investiria a grana para melhorar o restante do set. Não conseguiria escutar apenas grave sem que a frente acompanhe.
Coisa de velho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 03/04/2020 at 22:11, ANDRE JUNQUEIRA disse:

Nem vou entrar no mérito de danificar ou não os falantes.
Está querendo colocar os 4 falantes para ter o máximo de SPL possível, certo?
Falantes diferentes terão respostas diferentes e pode ter até cancelamentos. Se a intenção é só fazer barulho, tudo bem.
Mas sou da turma que trocaria 2 deles para conseguir o melhor resultado possível.

Na verdade estou mentindo. Eu venderia 2 subwoofers e investiria a grana para melhorar o restante do set. Não conseguiria escutar apenas grave sem que a frente acompanhe.
Coisa de velho...

Sim montei apenas 2 subs para ter o melhor aproveitamento em qualidade e spl possível, na dianteira acredito estar usando um kit muito bom em qualidade já tenho 2 kits 2 vias da NAR  5" 525-CS1 tocando em um sd800.4Evo e 1 par de Mid range Audison 3" av3.0 tocando em um sd400.4 e nas portas traseiras 2 Full range NAR 525-fr3 5" tocando em um Sd400.2 @ANDRE JUNQUEIRA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...