Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
echdk

Caixa Trio Desastre

Recommended Posts

Galera me salva por favor.

Sou tiozão levei meu carro pra por uns subs que ganhei no OLX. O cara me passou a faca e ainda fez um serviço cocô e agora tô batendo a cabeça pra aprender e arrumar isso. Muito difícil achar informação específica.

Seguem minhas dúvidas:

Tenho um palio weekend com os alto falantes originais 6pol na frente e 4x6 no porta malas.

Coloquei uma caixa trio com dois subs venture 500w, um Twitter e uma corneta Jbl, com um módulo stetsom trio.

Os alto falantes todos pararam de funcionar mas não acho que o módulo está ligado neles, e o som da caixa está ruim, é só baixo e o resto chiado e baixa qualidade.

Comprei um par de pioneer 6pol 50w cada pra por nas portas e um par de bravox 4x6 40w cada pra por atrás, mas tá tudo muito confuso.

O stetsom trio tem 1 canal de 230w 8ohms, isso é pouco pra dois subs de 500w em 4ohms correto? E os outros 2 canais tem 115w em 2ohms, o que tb é pouco pros corneta e Twitter Jbl de 100-150w 4ohms não?

Fui em outro cara pra arrumar isso e ele sugeriu colocar outro módulo pros alto falantes, sugeriu um stetsom 160w, mas pelo que vi tb não seria potência suficiente pq os alto falantes são 4ohms e esse 160 é 2 canais de 80w. 

Não tô entendendo nada.

Minha ideia é tirar um sub, deixar só um de 500w 8pol, deixar o Twitter e corneta como está e só essa caixa ligada no stetsom trio vai ficar melhor e daí colocar esse stetsom 160 pras portas e ficar com esses 10w faltando por lado pq não achei outro módulo mais apropriado. 

Outra dúvida, vale a pena pegar um processador de audio? 

Só queria um som de qualidade e ta um stress isso. Queria um negócio bem feito e o cara me entregou a caixa cheia de cola quente pra prender a fiação serviço de segunda. 

Se alguém aí for bom mesmo perto do Ipiranga aqui em SP segue meu whats:

11969191511

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa noite, vou tentar ajudar vc

se seus subs sao 500w cada, vc precisa de um aplificador que tenha pelo menos uns 800 a 1200w pra conseguir fazer q os subs tenham potencia suficiente e toquem legal. vc nao vai achar nenhum amplificador de varios canais que tenha toda essa potencia, entao sugiro achar um modulo Mono com +- essa potencia, de acordo com oq permitir teu bolso.

arrume outro amplificador 4canais, para ligar todo o som interno das portas 4 falantes e mais a corneta e tweeter, só assim conseguira amplificar tudo. esse amplificador nao precisa ser tao potente, pois com pouca potencia na via de voz ja vai tocar mto alto, recomendo algum de 4x100w, nao precisa nada alem disso.

leve em alguma loja que no minimo seja conhecida para nao fazerem cagada, seu som eh simples de arrumas, porem os equipamentos nao ''casam''.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu cara! Estou pensando que pra aproveitar o material que já tenho daria certo tirar um dos subs, pq a potência do stetsom trio é 230w em 8ohms então daria certo pra um sub de 500w 4ohms correto? O que não entendi é o cálculo desses watts pq busquei vários amps e a maioria é se 100w +- por canal e os alto falantes a maioria mais potente que isso. Por exemplo esse stetsom trio tecnicamente falando não serve pra caixa trio nenhuma pq o normal de corneta e Twitter é 100w ou mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não serve, porque o módulo entrega 230w a 8 ohms, se você ligar qualquer coisa abaixo dessa impedância de saída, você vai queimar a mesma.

A respeito de drivers e tweeters, alguns informam que suportam por exemplo 100w rms, mas tocam muitíssimo bem com baixa potência devido a sensibilidade, dependendo de como vai realizar os cortes não é nem recomendado utilizar muita potência, portanto não há problema ligar em um módulo mais fraco.

 

O correto mesmo é você seguir o que o Victor disse: comprar um módulo de 800 a 1200w rms (banda, taramps, soundigital) a 2 ohms (se os subs forem 4 ohms bobina simples) e um módulo estilo que seja 400.4 (banda, taramps, soundigital) para ligar os drivers e tweeters.

Dá até para ligar os alto falantes das portas (se forem 4 ohms), por exemplo;

Canal 1: tweeter caixa trio (com capacitor)

Canal 2: driver caixa trio (com capacitor)

Canal 3: alto falantes porta dianteira e traseira lado direito

Canal 4: alto falantes porta dianteira e traseira lado esquerdo

 

Não adianta ficar tentando fazer gambiarra.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta! Não quero fazer gambiarra mas estou tentando arrumar a bagunça sem gastar muito.

Então talvez valha mais a pena comprar um sub novo de 200w por exemplo? Pq daí mantenho o amplificador que já tenho e um sub é mais barato que comprar mais um amp.

Caso eu seguisse a ideia dos 4 canais, os alto falantes estariam recebendo mais potência e diferente entre eles tb pois na frente terei 50w e atrás 40w. Supostamente isso não dá problema né pq é pouca diferença?

Vi tb que falei errado, o stetsom trio tem 230w em 4ohmns não 8.

Tocando minha caixa como está agora os sub tocam muito forte. Supostamente estou em risco de queimar meu amp então? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode então ligar um sub somente no bridge e nos outros dois canais você liga o driver e tweeter, os da porta você mantém no rádio mesmo.

Sim, corre risco de queimar porque está tocando abaixo da impedancia do módulo, desligue isso.

No futuro, se sentir necessidade de upgrade, faça como o meu post anterior.

 

Em relação a potencia não tem problema, é só você ter em mente qual o limite do seu som. Vou exemplificar como eu regulei o meu som:

Meu som possui os alto falantes da porta conectados direto no player, portanto, eu fiz algo parecido. Abaixe todos os ganhos dos módulos, coloque todas as regulagens do player no "flat" e ganhos de equalizador todos no 0, loud desativado, tudo desativado e se tiver alguma forma de fazer o corte dos alto falantes das portas, utilize um HPF em 80hz 12db no minimo (isso focando num som trio), senão pode deixar full mesmo, dai tu coloque uma musica e vá aumentando o volume até você sentir que os alto falantes da porta estão distorcendo o som de alguma maneira, se necessário, abaixe um pouco o volume e esse que você deixar, será determinado como o seu máximo.

Depois, regule a via do grave, vá lá no módulo (com o volume definido como o máximo), deixe a chave do módulo no LPF e vá subindo o ganho até você ver que o sub distorceu, excursionou muito ou na pior da hipóteses saiu um cheiro ruim, dai tu volta um pouquinho o ganho pra ter uma margem de segurança, teste com várias musicas, não use uma só. 

Depois disso faça a mesma coisa com o driver e tw, mantém o volume no "maximo" e vai subindo o ganho até ver que distorceu, volte um pouquinho para ter a margem de segurança.

Claro, isso não é regra, é uma das formas, dai tu vai testando, vai ouvindo, vai mudando e veja a forma que mais te agrada.

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu!!! O que não entendo é como tem gente fazendo vídeo no YouTube usando esse stetsom trio pra caixa com sub de 12 e 15pol. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 30/03/2020 at 20:05, echdk disse:

Valeu!!! O que não entendo é como tem gente fazendo vídeo no YouTube usando esse stetsom trio pra caixa com sub de 12 e 15pol. 

toca fraco e cheio de distorçao, ao vivo deve ta uma bosta.......

se vc qser aproveitar seu amp, vai ter q achar um sub de 8ohm (bobina 4+4), que de cabeça nao me lembro quais na faixa de 250-300w. ai seria sucesso e vc usa apenas 1 sub e boa. os outros 2 canais vai pra corneta e tweeter. os falantes das portas dai vc liga direto no seu cd player, use um bom , nada de centrais xing ling ou marcas ruins.

grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda galera. Descobri que meus subs tinham em realidade 500w de potência em pico e por isso a recomendação do amp pequeno.

Agora meu setup está o seguinte.

Alto falantes pioneer 50w cada 4 ohms e 4x6 bravox 40w cada 4ohms no porta malas. Liguei tudo isso em um stetsom 160.1. Divididos em esquerda e direita.

Deixei o stetsom trio somente pra caixa.

Agora em geral melhorou muito e o som está muito mais páreo, e acho que só melhora a caixa se eu trocar os subs, o que pretendo fazer no futuro, colocar somente um de 8pol mas de alta qualidade e diminuir um pouco a litragem da caixa.

O meu problema agora está nos alto falantes da porta. O agudo está fazendo ruídos, tipo chiado ou distorções quando vem sons muito agudos como por exemplo os pratos de bateria. Fica muito feio.

Alguém tem alguma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 horas atrás, echdk disse:

Valeu pela ajuda galera. Descobri que meus subs tinham em realidade 500w de potência em pico e por isso a recomendação do amp pequeno.

Agora meu setup está o seguinte.

Alto falantes pioneer 50w cada 4 ohms e 4x6 bravox 40w cada 4ohms no porta malas. Liguei tudo isso em um stetsom 160.1. Divididos em esquerda e direita.

Deixei o stetsom trio somente pra caixa.

Agora em geral melhorou muito e o som está muito mais páreo, e acho que só melhora a caixa se eu trocar os subs, o que pretendo fazer no futuro, colocar somente um de 8pol mas de alta qualidade e diminuir um pouco a litragem da caixa.

O meu problema agora está nos alto falantes da porta. O agudo está fazendo ruídos, tipo chiado ou distorções quando vem sons muito agudos como por exemplo os pratos de bateria. Fica muito feio.

Alguém tem alguma dica?

Seria interessante um SD400.2 para ligar os subs ou quem sabe um Banda 800...

Se você ligou os alto falantes em um módulo que é xxx.1, o módulo é mono, não dá pra fazer essa divisão de estéreo. Tem certeza que está correto ai?

Explica aqui pra gente qual teu objetivo com o som, porque você tá com uma caixa trio com dois subs de 12" e tá pensando em trocar por um de 8" com alta qualidade.

Sobre os alto falantes das portas tem vários motivos, tais como limite do alto falante atingido, pode ser que ele já esteja tocando o máximo que pode, recomendo abaixar o volume, ou então pode ser que ele esteja ressecado devido ao tempo e rachou em algum ponto e isso causa distorções no áudio, pode ser o ganho no módulo que está em um volume muito alto, pode ser algum efeito de equalização que você fez que está muito acima do suportado pelo alto falante... tem que ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, é difícil saber o que você quer do seu som, se quer amplificar a cabine toda com som, ou amplificar somente a caixa para dar som atrás.

Pois com a quantidade de falantes e esse amp fraco vai só passsar raiva mesmo tanto pela distribuição, pela associação em ohms, instalação etc.

Se for somente a caixa, compre um sd800.4, ligue os canais 1 e 2 em highpass nas cornetas e tweeters e o 3 e 4 em full para os subs.

Os demais falantes das portas ligue no cd player.

Se quiser a cabine toda com som, faça o que eu disse acima, e ligue esse amp stetsom que já possui nos altofalantes das portas em 2 canais em 2 ohms..

Isso é se se player tiver 4 saídas rca, senão tiver, será um gasto a mais para ter melhor resultado.

 

Diga aí, o que pretende de som???

Editado por betodacaravan
adicionar item

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 subs de 8 antigos. O objetivo é um som de qualidade somente. Os alto falantes da porta que estão distorcendo são novos e sem estar muito altos já distorcem.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é meu radio só tem duas saídas. Alguma indicação de rádio bluetooth bom com 4?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 29/03/2020 at 22:01, echdk disse:

Galera me salva por favor.

Sou tiozão levei meu carro pra por uns subs que ganhei no OLX. O cara me passou a faca e ainda fez um serviço cocô e agora tô batendo a cabeça pra aprender e arrumar isso. Muito difícil achar informação específica.

Seguem minhas dúvidas:

Tenho um palio weekend com os alto falantes originais 6pol na frente e 4x6 no porta malas.

Coloquei uma caixa trio com dois subs venture 500w, um Twitter e uma corneta Jbl, com um módulo stetsom trio.

Os alto falantes todos pararam de funcionar mas não acho que o módulo está ligado neles, e o som da caixa está ruim, é só baixo e o resto chiado e baixa qualidade.

Comprei um par de pioneer 6pol 50w cada pra por nas portas e um par de bravox 4x6 40w cada pra por atrás, mas tá tudo muito confuso.

O stetsom trio tem 1 canal de 230w 8ohms, isso é pouco pra dois subs de 500w em 4ohms correto? E os outros 2 canais tem 115w em 2ohms, o que tb é pouco pros corneta e Twitter Jbl de 100-150w 4ohms não?

Fui em outro cara pra arrumar isso e ele sugeriu colocar outro módulo pros alto falantes, sugeriu um stetsom 160w, mas pelo que vi tb não seria potência suficiente pq os alto falantes são 4ohms e esse 160 é 2 canais de 80w. 

Não tô entendendo nada.

Minha ideia é tirar um sub, deixar só um de 500w 8pol, deixar o Twitter e corneta como está e só essa caixa ligada no stetsom trio vai ficar melhor e daí colocar esse stetsom 160 pras portas e ficar com esses 10w faltando por lado pq não achei outro módulo mais apropriado. 

Outra dúvida, vale a pena pegar um processador de audio? 

Só queria um som de qualidade e ta um stress isso. Queria um negócio bem feito e o cara me entregou a caixa cheia de cola quente pra prender a fiação serviço de segunda. 

Se alguém aí for bom mesmo perto do Ipiranga aqui em SP segue meu whats:

11969191511

Boa tarde amigo, considerando que teu módulo é um Stetsom CL1500-trio você pode estar usando 1 desses Subwoofers no canal sub do módulo que é de 200w a 4ohms pois teus subs são de 4ohms 500w pmpo e não RMS a potência RMS neles é por volta dos 100w então a saída sub do teu módulo vai fornecer o dobro de potência já!! E tu pode estar utilizando a saída estéreo dele para ligar os 6" da Pioneer de 50w um em cada saída de 100w a 2ohms em 4ohms vai entregar cerca de 60w (módulo stetsom trio), os Bravox tu pode ligar no Stetsom 160 um alto falante em cada saída também cada saída de 80w a 4ohms entregam por volta de 40w que é a potência dos teus alto falantes!!

Nesse teu set não aconselho utilizar processador vai ser uma perda de dinheiro!! Mas se puder coloca um player melhor como os Pioneer ou um Sony por exemplo!!

Mas se você tem pouca experiência nisso te aconselho a mandar em uma loja especializada em som para arrumar essa bagunça aí pra ti!!

Boa sorte aí, abraço! @echdk

Editado por Robert Rodrigues

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, echdk disse:

Tenho 2 subs de 8 antigos. O objetivo é um som de qualidade somente. Os alto falantes da porta que estão distorcendo são novos e sem estar muito altos já distorce.

 

Focando em qualidade, abandone seu set, não vai conseguir qualidade interna com corneta, tweeter e triaxiais.

Sugiro um rádio Pioneer MVH-X700BR, que é o modelo que eu uso, ou o mais novo X7000BR (só adicionaram um 0 no final do nome, não muda nada).

Kit 2 vias Audiophonic KC 6.3 na frente e nas portas de trás pode deixar sem nada.

Pode utilizar seus subs de 8" dependendo do modelo.

Compre uma SD800.4 para o set todo e pronto.

 

9 minutos atrás, Robert Rodrigues disse:

Boa tarde amigo, considerando que teu módulo é um Stetsom CL1500-trio você pode estar usando 1 desses Subwoofers no canal sub do módulo que é de 200w a 4ohms pois teus subs são de 4ohms 500w pmpo e não RMS a potência RMS neles é por volta dos 100w então a saída sub do teu módulo vai fornecer o dobro de potência já!! E tu pode estar utilizando a saída estéreo dele para ligar os 6" da Pioneer de 50w um em cada saída de 100w a 2ohms em 4ohms vai entregar cerca de 60w (módulo stetsom trio), os Bravox tu pode ligar no Stetsom 160 um alto falante em cada saída também cada saída de 80w a 4ohms entregam por volta de 40w que é a potência dos teus alto falantes!!

Nesse teu set não aconselho utilizar processador vai ser uma perda de dinheiro!! Mas se puder coloca um player melhor como os Pioneer ou um Sony por exemplo!!

Robert, você leu todo o post? Acho que já passamos dessa parte faz um tempinho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Robert, então vc tb acha que eu deveria descartar a corneta é twiter? Não vejo como elas em si diminuem a qualidade.

Outro ponto, se os pioneer já estão com um agudo distorcendo, ter mais potência pra eles vai piorar a situação imagino.

Entendo que um processador pra um som pequeno destes é desperdício. O que está dizendo então é que um rádio melhor e mais opções de configuração fariam um trabalho semelhante é isso? 

Esse MVH-X700BR tem alguma função relacionada a cortes de frequência?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com este player, o uso de processador é totalmente dispensável quando se trata de um som de 3 vias, você consegue realizar os cortes por ele.

E você tem que se decidir, quer só som interno? Quer uma caixa trio? Quer os dois? Explique para nós exatamente o que você procura.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom saber sobre ser 3 vias. 2 aterro e uma mono é isso?

Cara tudo começou com um par de subs que ganhei em um rolo de olx. Quando fui colocar película no meu carro aproveitei e levei os subs pra aproveitar e fazer uma caixinha com eles, pensando que ia sair barato. Saiu caro e mais caro ainda pq o cara me cobrou preço de turista. 

Descobri isso depois de pesquisar mais sobre, e pq não gostei de como ficou o som. 

Se fosse voltar no tempo agora teria somente trocado os alto falantes da frente por uns 2 vias top e comprado uma caixinha pequena de sub pronta da falcon, um amp pra tudo isso e já era.

Mas agora que já gastei a grana, quero pelo menos ter o som de qualidade.

Minha ideia é:

Cortar a caixa denovo e deixar somente um sub, e manter o stetsom trio só na caixa, e no futuro colocar um sub top de 200w+- mantendo twiter e corneta atuais e stetsom 1500. 

Pros alto falantes da frente queria por um 2 vias top tb e usar o amp stetsom 160.1 que já tenho, mas como já gastei muito agora queria esperar e somente ter um som mais ou menos, e saber se esse agudo distorcido tem solução, pq supostamente esses pioneer 6pol 50w são bons. 

É possível que o problema seja fiação?

Penso Tb em somente troca o rádio, e deixar o resto pra depois.

Alguma indicação de rádio bom 4 vias?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, echdk disse:

Bom saber sobre ser 3 vias. 2 aterro e uma mono é isso?

Cara tudo começou com um par de subs que ganhei em um rolo de olx. Quando fui colocar película no meu carro aproveitei e levei os subs pra aproveitar e fazer uma caixinha com eles, pensando que ia sair barato. Saiu caro e mais caro ainda pq o cara me cobrou preço de turista. 

Descobri isso depois de pesquisar mais sobre, e pq não gostei de como ficou o som. 

Se fosse voltar no tempo agora teria somente trocado os alto falantes da frente por uns 2 vias top e comprado uma caixinha pequena de sub pronta da falcon, um amp pra tudo isso e já era.

Mas agora que já gastei a grana, quero pelo menos ter o som de qualidade.

Minha ideia é:

Cortar a caixa denovo e deixar somente um sub, e manter o stetsom trio só na caixa, e no futuro colocar um sub top de 200w+- mantendo twiter e corneta atuais e stetsom 1500. 

Pros alto falantes da frente queria por um 2 vias top tb e usar o amp stetsom 160.1 que já tenho, mas como já gastei muito agora queria esperar e somente ter um som mais ou menos, e saber se esse agudo distorcido tem solução, pq supostamente esses pioneer 6pol 50w são bons. 

É possível que o problema seja fiação?

Penso Tb em somente troca o rádio, e deixar o resto pra depois.

Alguma indicação de rádio bom 4 vias?

 

O que eu quis dizer com 3 vias é em relação as saídas RCA dele, são 3 pares, portanto: front, rear e sub.

Se você fizer cortes passivos, use o rádio no modo normal, se você for fazer cortes ativos, você use ele no modo rede que ele conseguirá fazer os cortes sem auxilio de crossover ou módulo.

 

Para fazer o efeito estéreo no seu som, tem duas opções: ou tu pega um módulo de 2 ou 4 canais, dai tu consegue ligar cada lado dos alto falantes do carro em um canal (esquerda e direita) ou tu compra dois módulos de um canal e utiliza um processador para realizar a mixagem dos canais.

 

Portanto, pra ficar mais simples o teu caso, compre um módulo estilo a SD400.4 (recomendo) que é mais barato e mais simples.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora entendi. Muito obrigado!

Alguma sugestões sobre os alto falantes pioneer? Alguém já teve eles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu usei por um tempo triaxiais de baixo custo, funcionam para o básico, mas sugiro um kit duas vias porque é outro nível a qualidade.

Se puder, no mercado livre tem o modelo da Audiophonic KC 6.3 por R$425,00, é uma ótima compra, dai tu pode pegar uma SD400.4, ligar cada lado em um canal e no bridge restante você pode ligar um sub desses teu.

 

Set barato e com qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal. Obrigado.

Por agora pra evitar custo extra vou somente tentar trocar o rádio, daí depois troco os alto falantes e faço esses ajustes na caixa.

Valeu!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara agora eu vi aqui na net esse kit da audiophinic. O negócio é outro nível.

Mas acabei ficando na dúvida. O áudiophonic k6.3 tem 80w max. 160 cada em 4 ohms, e o stetsom que vc sugeriu é 50w por canal em 4ohms. Ou seja, dá quase na mesma que manter meu 160.2 que vai dar 40w em 4ohms pra cada falante, certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, seria algo próximo e não se preocupe em ter que aplicar os 80w de cada lado, aplicando menos que isso já fica muito bom. Portanto inicialmente por utilizar o teu módulo para o kit.

E não sugeri Stetsom, até porque é um módulo que não entrega a potência declarada (vide testes), recomendei o SD400.4, que é da marca Soundigital.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante e muito obrigado.

Sobre os agudos "estralando" nos alto falantes atuais, alguma sugestão? Troquei os originais pq pensava que estavam velhos ou algo do tipo pq tb estavam com esses ruídos nos agudos mas continua... tem chance de ser cabeamento?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...