Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Boa noite pessoal, encontrei muita coisa no fórum sobre esses dois drivers, mas são relatos muito antigos e não vi nenhum comparativo entre um e outro, me perdoe pela criação desse tópico caso já exista outro com o mesmo objetivo.

Como o título já diz, estou na dúvida entre qual driver comprar, o D3305ti ou o D408ti e venho pedir ajuda dos mais experientes no assunto.

Estou usando:

2x SDS 818 (18" 800 rms) em duas caixas meia SB 150 lts tocando de 40 Hz a 100 Hz

2x Eros E-412 Full Black (12" 400 rms) tocando de 100 Hz a 800 Hz - É um ótimo alto falante, já saiu de linha e deu lugar ao E-412 MG, comprei os dois novos a uns 6 meses, foi difícil achar, no lugar que achei tinha só um, com um preço bacana, eu disse que só levaria se eles conseguissem outro, o cara ligou na Eros e eles mandaram um no mesmo dia, moro em Presidente Prudente, na cidade onde ficar a fábrica.

Atualmente eu uso 2 D305 + 2 D2500 TI ND, mas coloquei os dois pra venda e quero colocar 2 TI 2" pra substituir os dois, quero um TI pra usar de 800 Hz a 16 ou 18 KHz, li relatos muito bons do D408TI e do D3305TI e a diferença de preço de um pra outro é pequena, o 408 usa bobina de 4" que faz ele conseguir descer melhor, sem forçar tanto, e o 3305 usa bobina de 3" que por sua vez tem um rendimento melhor de 6K pra cima, mas ambos tem corte recomendado de 800 Hz 12 dB/8. E por falar em corte, uso o processador Stetsom STX 2448 e farei o corte em 800 Hz 24 dB.

Eu sei que 1 driver só é suficiente pra acompanhar o sistema, mas vou usar dois pela estética e pra não precisar exagerar no ganho no amp.

Muita gente vai me recomendar o 9950 que tem corte recomendado em 500 Hz, mas ele foge do meu orçamento.

 

Aceito opiniões. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe algum usuário no fórum que conheça esses dois drivers? Ou pelo menos um deles pra me ajudar?

Editado por Rodolfo Nogueira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Precisa ser um desses? Acho o timbre deles mt artificial  e mediano. Sugiro ouvir o SD375 da Snake, parece um driver de home theater! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, blOom disse:

Precisa ser um desses? Acho o timbre deles mt artificial  e mediano. Sugiro ouvir o SD375 da Snake, parece um driver de home theater! 

Estou aberto a sugestões, eu pra falar a verdade, nunca ouvi nenhum driver Snake, mas pelo que eu já li, tanto os drivers quanto os falantes de médio não aguentam barbeiragem, mas eu não bebo, então não me preocupo muito com isso kkkkkkkk.

 

Eu li que o SD375 tem corte recomendado em 1 KHz, posso fazer esse corte a 24 dB/8 tranquilamente? Você conhece algum outro TI que tenha uma boa sonoridade e que permita corte de 800 Hz pra cima? Não estou visando SPL, quero algo de qualidade, sem gritaria e sem aquela "voz de telefone".

 

Lembrando que os cortes sempre serão feitos no STX2448 da Stetsom.

Editado por Rodolfo Nogueira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz, acho bobagem tentar esgoelar o driver. 2khz é recomendado perfeitamente, pq o corte inferior não depende só do driver, mas do expansor também. O expansor inadequado pode queimar até uma 9950 com corte baixo.

Mas se é pra cortar baixo a 9550 da over é imbatível! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, blOom disse:

Rapaz, acho bobagem tentar esgoelar o driver. 2khz é recomendado perfeitamente, pq o corte inferior não depende só do driver, mas do expansor também. O expansor inadequado pode queimar até uma 9950 com corte baixo.

Mas se é pra cortar baixo a 9550 da over é imbatível! 

Eu tenho duas HL 26-50, aquele cone oval da JBL, o manual do cone mesmo indica o corte de 800 Hz.

Eu até penso em usar o 9950, mas ele já sai do meu orçamento.

Vou subir um pouco os cortes dos médios de 12 pra ver como eles vão tocar, se eles tocarem bem até 1 KHz ou 1,2 KHz, o leque de possibilidades aumenta bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando meu pitaco...

Sobe o corte do médio e não corte driver ti abaixo de 1khz, use de preferencia 2khz pra cima (dependendo do modelo e da potência que será aplicada poderá cortar mais baixo um pouco).

Eu por exemplo uso um Snake ESV612 com os cortes de 120hz (18db) a 1.7khz (12db), toca tranquilo e com qualidade, dai pra cima eu uso uma JBL D220 Ti com os cortes 2khz (18db) a 20khz (12db). Repare também que eu não cortei o médio onde começa o driver ou vice versa pelo fato do slope que utilizei fazer a transição de forma suave e sem deixar buracos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, alanleite28 disse:

Dando meu pitaco...

Sobe o corte do médio e não corte driver ti abaixo de 1khz, use de preferencia 2khz pra cima (dependendo do modelo e da potência que será aplicada poderá cortar mais baixo um pouco).

Eu por exemplo uso um Snake ESV612 com os cortes de 120hz (18db) a 1.7khz (12db), toca tranquilo e com qualidade, dai pra cima eu uso uma JBL D220 Ti com os cortes 2khz (18db) a 20khz (12db). Repare também que eu não cortei o médio onde começa o driver ou vice versa pelo fato do slope que utilizei fazer a transição de forma suave e sem deixar buracos.

Como eu já tenho os cones aqui, pretendo pegar um ti que tenha garganta de 2", por isso pensei em fazer o corte mais baixo, atualmente eu uso 2 d305 de 800 Hz a 3 KHz e 2 d2500ti de 3 KHz até 18 KHz, pretendo tirar esses 4 drivers e colocar só 2 ti que toque na mesma faixa que os 4 estão tocando hoje, eu uso isso tudo num som residencial, mas estou querendo reduzir pra poder colocar numa saveiro.

Os drivers do título tem corte recomendado pelo fabricante de 800 Hz 12 dB/8, eu iria usar esse corte mas a 24 dB/8 por segurança, mas o boOm disse que acha o som desses drivers muito artificial, isso agora me desanimou.

O que vocês acham do Eros 72250?

Editado por Rodolfo Nogueira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, Rodolfo Nogueira disse:

Como eu já tenho os cones aqui, pretendo pegar um ti que tenha garganta de 2", por isso pensei em fazer o corte mais baixo, atualmente eu uso 2 d305 de 800 Hz a 3 KHz e 2 d2500ti de 3 KHz até 18 KHz, pretendo tirar esses 4 drivers e colocar só 2 ti que toque na mesma faixa que os 4 estão tocando hoje, eu uso isso tudo num som residencial, mas estou querendo reduzir pra poder colocar numa saveiro.

Os drivers do título tem corte recomendado pelo fabricante de 800 Hz 12 dB/8, eu iria usar esse corte mas a 24 dB/8 por segurança, mas o boOm disse que acha o som desses drivers muito artificial, isso agora me desanimou.

O que vocês acham do Eros 72250?

Então, pelo que reparei os drivers ti maiores que 1", não sobem taaaaanto assim, até sobe, mas mais atenuado, depois dá uma olhada na curva de resposta no manual e compare, mas não deixa de ser interessante.

Também acredito que cortar ele muito baixo não seria legal, até porque ao mesmo tempo que tu consegue cobrir de 800hz pra cima sem mexer no corte do médio, o driver pode subir pouco ou embolar ou ter que aplicar menos potência.

Eu tentaria pelo menos subir o corte do médio pra uns 1.5khz, deve responder tranquilo, faça uns testes e de uns 1.8khz em diante mais ou menos o driver ti de 2" atuaria. 

Tem que testar, estou dizendo isso tudo baseado na minha experiência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 11/03/2020 at 23:47, alanleite28 disse:

Então, pelo que reparei os drivers ti maiores que 1", não sobem taaaaanto assim, até sobe, mas mais atenuado, depois dá uma olhada na curva de resposta no manual e compare, mas não deixa de ser interessante.

Também acredito que cortar ele muito baixo não seria legal, até porque ao mesmo tempo que tu consegue cobrir de 800hz pra cima sem mexer no corte do médio, o driver pode subir pouco ou embolar ou ter que aplicar menos potência.

Eu tentaria pelo menos subir o corte do médio pra uns 1.5khz, deve responder tranquilo, faça uns testes e de uns 1.8khz em diante mais ou menos o driver ti de 2" atuaria. 

Tem que testar, estou dizendo isso tudo baseado na minha experiência.

Sim, vou fazer os testes pra ver até onde esses de 12 meu sobem legal. No meu sistema, 1 driver só é suficiente, mas vou usar dois pela estética e pra casar a impedância, assim eu posso aplicar menas potência, e posso atenuar no equalizador as faixas de frequência que eles se sobressairem mais, aí eu não mexo na parte dos agudos, deixando assim os agudos mais aparentes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...