Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Peuforce

Juntar Fenólico + TI?

Recommended Posts

Salve pessoal!

Possuo o seguinte set:
2 Alto Falantes 7 Driver SL 2K8
2 Drivers 7 Driver SFD 4300
2 Super Tweeters JBL ST400

Vou alterar o meu som para 4 cornetas, pretendo começar a participar de algumas categorias de racha aqui de MG que são 2 alto falantes e 4 cornetas, só que o meu porta malas no máximo 4 drivers ou 2 drivers e 2 tweeters. Se eu utilizar apenas 4 fenólicos o som fica horrível, sem brilho, por isso gostaria de misturar o fenólico com titânio. Meus drivers estão cortados em 600hz 24db/8, gostaria de um TI forte que aceitasse um corte baixo também, por volta os 800hz ou 1000hz, encontrei os Oversound DTI 9950 e os Tomahawk TMK 391. Poderiam me informar se posso misturar estes dois drivers? Ex: fenólico de 650hz á 6.000hz e TI de 1.000Hz até os 16.000?
Segue foto do set atual:

202002091130173417f818-34d3-4adc-9047-ea5c7d3a087d.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2020 e a galera ainda considera corneta em racha de som? Kkkk
Eu iria em 2 D220Ti e faria corte dela em 4k, deixando a fenolica abaixo disso.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, guilhermeleffler disse:

2020 e a galera ainda considera corneta em racha de som? Kkkk
Eu iria em 2 D220Ti e faria corte dela em 4k, deixando a fenolica abaixo disso.

Infelizmente sim, estão considerando agudos agora, eu não gosto muito de agudos tanto que utilizo somente 2 Drivers e 2 ST que acompanha muito em os SL 2K8, no dia a dia ou para tocar em sociais deixarei o ganho assim mesmo, com o TI fazendo papel de super tweeter, mas será se tem algum problema uma via entrar na outra? Ex: Fenólico 600 ~ 6Khz, TI 1Khz ~ 16Khz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Infelizmente sim, estão considerando agudos agora, eu não gosto muito de agudos tanto que utilizo somente 2 Drivers e 2 ST que acompanha muito em os SL 2K8, no dia a dia ou para tocar em sociais deixarei o ganho assim mesmo, com o TI fazendo papel de super tweeter, mas será se tem algum problema uma via entrar na outra? Ex: Fenólico 600 ~ 6Khz, TI 1Khz ~ 16Khz
Sobrepor vias com transdutores diferentes pode te trazer mais problemas que soluções.
Em tempo:
Driver fenolico com diafragma de 4" não sobe muito bem acima dos 4500hz.
E nessa corneta curta não acredito que estão de fato descendo até 600hz.
Eu usaria elas cortando em 750hz 12dB/8a LR e cruzaria com o TI em 4000hz também no mesmo corte anterior.
E ainda usaria o cone pequeno HL-1125 nas Ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, guilhermeleffler disse:

Sobrepor vias com transdutores diferentes pode te trazer mais problemas que soluções.
Em tempo:
Driver fenolico com diafragma de 4" não sobe muito bem acima dos 4500hz.
E nessa corneta curta não acredito que estão de fato descendo até 600hz.
Eu usaria elas cortando em 750hz 12dB/8a LR e cruzaria com o TI em 4000hz também no mesmo corte anterior.
E ainda usaria o cone pequeno HL-1125 nas Ti.

Eu pensei em utilizar essas cornetas quadradas modelo LTS que utilizam bastante no nordeste do país, parecem descer um pouco mais, meu grave ta cortando em 63hz 24db/8a até 300hz 24db/8a. A categoria aceita a utilização de médios, pensei também em 2 Snake ESX 608 ou 2 7 Driver MH 380 8" + Driver TI, mas não sei se teria tanta pressão como utilizar 4 SFD 4300. Pelo conhecimento que possui, acha que 2 médios 8" + 2TI acompanha 4 SFD 4300 + 2 ST?


Corneta que pretendo utilizar
20200209052231aaaw.JPG

Editado por Peuforce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resposta de corneta se diz em função de algumas coisas bem básicas:
Comprimento, expansão e garganta, basicamente.

Um cone ou funil em forma de "V" não vai ter a mesma sonoridade de uma corneta com expansão exponencial.

Mas se a proposta for gritaria, não fará assim muita diferença.

Já tive som trio com proposta a racha de som, mas montei pra tocar com um mínimo de qualidade. Pois na rua ngm tem saco pra ouvir somente Dj louco e outros do tipo.

No fim das contas foi por isso que desisti de som grande em carro.

Enfim, no racha, as 4 SFD4300 + 2 ST vão sim "falar" mais que 2 driver, 2 médios e 2ti.

Mas quando não tiver num racha vc vai gostar mais de ouvir se tiver as Ti e os médios pois fica um sistema muito mais musical.

Por quê?:
1 - os ST400 não respondem bem abaixo de 6500hz. São tweeters horríveis de se casar com drivers de diafragma de 4" pois estes dificilmente sobem bem acima de 4500hz.

2 - embora vc use corte em 600hz nos seus drivers, eles somente respondem bem acima de uns 800hz dependendo da corneta. Fica ali um buraco gigante entre 200~800hz. Musicalmente falando, aí mora muita coisa boa de se ouvir em qualquer música comercial: bateria, baixo e guitarra tem muitas notas que tocam nessa região e se seu som não tiver um falante que reproduza isso com fidelidade... depois de treinar seus ouvidos, vai ter a sensação de mastigar comida faltando dentes na boca quando ouvir música no seu próprio som.

Sobre o grave...

Sei que pra racha se necessita de caixa com volume moderado e Fb ligeiramente alto (na casa dos 65~80hz pra falante de 15") e isso mata as baixas abaixo de 60hz.
Essa foi a maior razão de eu ter tirado meu som trio. Tava num bar tocando de boas, chegava um colega de mala fechada com uma caixa trio com 1x12" bomber upgrade cobrindo toda região de 40~50hz que meu sistema não tinha eficiência. Me senti carregando uma âncora de 400kg no carro.

Mas é muito questão de gosto pessoal.
Talvez a continuação fique pra outro comentário.


Vamos a um detalhe agora:
Usando Ti, Fenolica, e médios, podes reduzir a banda passante de cada via e assim aplicar mais potência nos transdutores. Dessa forma, talvez esse sistema "engula" o sistema com 4 driver mais 2 ST.
Grave: 63~180hz
Médio grave: 180~900hz - 800w p/o par
Driver Fe: 900~4000hz - 250w p/o par
Driver tw: 4000~full - 100w p/o par.

Vai ter gritaria a dar de bico e com qualidade top se acertar bem o sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com a mesma duvida numa situaçâo diferente, meu som é:

 

1 Hunter 3500 de 15 1750 RMS

1 Driver Eros 4160

1 St 400 JBL

1 Sd5000

1 Sd400

1 Processador Taramps

Uso os Seguintes Cortes:

Grave 50 a 250

Driver 600 a 5000

Twiter 5000 acima

O que ocorro é que ja é a segunda vez que queimo o tweter por excesso de volume (quem nunca ?) , mesmo com o limiter ligado ele queima, o som me agrada muito, toca muito bem aberto e fechado, sei que tem um vale de 250 a 600 mas nao quero usar medio no momento ja que nao sinto falta, entao a duvida é: Posso colocar um driver ti pra pega tipo de 2000 acima e subir a 405 ate 2000 ?? Assim eu ganho voz e acredito que o driver ti nao vá queimar como o tweter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não usar uma over 9950? Supriria e tal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
13 horas atrás, DennerBASS disse:

Estou com a mesma duvida numa situaçâo diferente, meu som é:

 

1 Hunter 3500 de 15 1750 RMS

1 Driver Eros 4160

1 St 400 JBL

1 Sd5000

1 Sd400

1 Processador Taramps

Uso os Seguintes Cortes:

Grave 50 a 250

Driver 600 a 5000

Twiter 5000 acima

O que ocorro é que ja é a segunda vez que queimo o tweter por excesso de volume (quem nunca ?) , mesmo com o limiter ligado ele queima, o som me agrada muito, toca muito bem aberto e fechado, sei que tem um vale de 250 a 600 mas nao quero usar medio no momento ja que nao sinto falta, entao a duvida é: Posso colocar um driver ti pra pega tipo de 2000 acima e subir a 405 ate 2000 ?? Assim eu ganho voz e acredito que o driver ti nao vá queimar como o tweter.

amigo você ja ouviu um som com médio pessoalmente? com certeza sim em sons profissionais, na nossa região realmente não tem costume de médio em som automotico, mais pode apostar, da muita diferença sim inclusive até em funk e tal...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 20/02/2020 at 07:50, Antônio m disse:

amigo você ja ouviu um som com médio pessoalmente? com certeza sim em sons profissionais, na nossa região realmente não tem costume de médio em som automotico, mais pode apostar, da muita diferença sim inclusive até em funk e tal...

Já sim, me agrada muito! Só que para a categoria que vou utilizar o meu som não faz muita diferença o médio, que seria gritaria e grave..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 19/02/2020 at 22:08, blOom disse:

Pq não usar uma over 9950? Supriria e tal

Eu já utilizei a 9950 com MG, mas será se ela desce tanto assim? Foi o melhor driver que já tive

Seguinte utilizava um SD 800.4 4 Ohms bridge para 2 ST400 8 Ohms e 2 SFD 4300 8 Ohms, só que estou com muita dor de cabeça com estes módulos compactos da SD, surgiu a oportunidade de pegar um Banda Expert 1202 2 canais 600w a 2 ohms ou um Banda 800.4D 2 Ohms com bridge de 4 Ohms, qual dos dois tocaria mais, poderiam me ajudar?

Editado por Peuforce

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/02/2020 at 15:06, Peuforce disse:

Infelizmente sim, estão considerando agudos agora, eu não gosto muito de agudos tanto que utilizo somente 2 Drivers e 2 ST que acompanha muito em os SL 2K8, no dia a dia ou para tocar em sociais deixarei o ganho assim mesmo, com o TI fazendo papel de super tweeter, mas será se tem algum problema uma via entrar na outra? Ex: Fenólico 600 ~ 6Khz, TI 1Khz ~ 16Khz

Sobreposição de vias é bom se tiver um bom processador e ter como ir ajustando e medindo a resposta e fase, caso contrário, a possibilidade de dar m*r*a é grande. 

Deixa esses fenólicos até uns 3 ou 4 KHz e coloca mais dois D2500TI disso aí pra cima, ou então coloca 4 over 9950 de 800 Hz pra cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...