Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Frederico666

Cortes de frequência para sub

Recommended Posts

Boa noite.

Estou com uma dúvida quanto ao corte do sub.

Meu sistema e um kit 2 vias hertz, 5 Pol com tweeters neodimio, não me lembro o modelo do kit. É um sub jbl GTO1214 bobina dupla, um amplificador para o sub e outro para o kit. Seguinte, as portas do meu carro são horríveis, o jeito melhor jeito que consegui foi qdo fiz dois aros de madeira, onde o falante ficou mais resultado na porta e fechei o buraco por traz com manta asfáltica, em vista de antes o resultado foi excelente, oi seja ficou como se fosse uma caixa selada, porém muito pequena, pequena mesmo, era o espaço que deu rsrs. Enfim percebi q assim o kit desce muito pouco, claro devido ao volume pequeno, eis a dúvida? Posso então deixar o sub subir mais? Hoje uso em 100, porém se eu deixar esse sub subir até uns 125 ou 150 e vice versa cortar o kit nisso tb Em 125 ou 150, consigo tirar algo bom disso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, Frederico666 disse:

Posso então deixar o sub subir mais? Hoje uso em 100, porém se eu deixar esse sub subir até uns 125 ou 150 e vice versa cortar o kit nisso tb Em 125 ou 150, consigo tirar algo bom disso?

Poder pode, mas dificilmente ficará bom, 100 Hz já é meio que um limite.

Qual o teu carro? Aconselho que você faça o tratamento das portas com manta asfáltica.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
On 2/3/2020 at 8:16 PM, Frederico666 said:

Seguinte, as portas do meu carro são horríveis, o jeito melhor jeito que consegui foi qdo fiz dois aros de madeira, onde o falante ficou mais resultado na porta e fechei o buraco por traz com manta asfáltica, em vista de antes o resultado foi excelente, oi seja ficou como se fosse uma caixa selada, porém muito pequena, pequena mesmo, era o espaço que deu rsrs. 

Você colocou os aros de madeira por trás do falante e fechou atrás com manta?

O ideal seria tirar estes aros, colocar um deles pela frente e fixar o falante nele. Depois coloca a manta fechando os buracos da porta, pra "selar" a porta.

Não é igual tratar a porta toda, mas deve melhorar bem do atual. Sub com corte alto embola demais, vai ouvir só ele. Acho que não vale a pena.

Tenta fazer o contrário, vai baixando o corte do sub, anda alguns dias pra acostumar. Deve ficar melhor que em 100hz, mesmo ficando um "buraco" entre o mid de 5pol.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 02/03/2020 at 08:58, Frederico666 disse:

Não compreendi bem. Vc fala pelo fato do volume ter ficado muito pequeno?

Sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O mid não deve ficar abafado. Ele funciona igual ao sub, se você errar o volume da caixa o sub não toca. Fechando a traseira do mid ele também não tocará.
Além de subir a frequência, ele dará um pico e isso mata completamente o som. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando, eu vedei a porta toda, e deixei o mid respirar melhor rsrsr, realmente agora chegou num resultado bem agradável viu. Obrigado a todos pela ajuda.
Agora outro problema são os tweeters do kit, não consigo gostar, fico me forçando a gostar devido ao preço do kit que foi bem caro mas tá osso kkkkk. Percebi que dependendo da distância q o tweeter fica em relacao aos ouvidos , muda bastante o som, devido ao tempo eu sei, porém fico bravo pois já tive um kit bem mais inferior e era ótimo, não tinha lá tantos detalhes nos agudos mas ao menos não sentia que era estridente. Enfim o posicionamento do tweeter estou usando encima do painel, porém posso variar a posição dele, anteriormente estava bem afastado, encostando no para brisa e achava bem estridente, hoje resolvi mudar para mais próximo em vez de ficar lá no fundo do painel, senti que deu uma melhorada mas ainda estou testando, encontram essa dificuldade tb? Ou estou fazendo algo de errado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual player vc usa ? se tiver bastante bandas de equalização vai acertando por elas diminuindo os ganhos nas faixas que vc acha que estao sobressaindo. qnto ao posicionamento varia muito, nao existe regra, a acustica do carro interfere muito o jeito é testar. teste eles virados pra cima, em copinhos ''mirando'' no banco do motorista ou no meio do carro e tambem ''retos'' mirando nos cintos de segurança. uma hora vc acerta ! do contrario o unico jeito de doma-los seria usa-los ativos, que consiste em ligar cada tw e mid num canal do ampli, ai vc conseguiria controlar o ganho de cada um independente e deixaria os tw mais ''baixos''. 

quanto ao corte do sub, varia mto de sistema, mas pra sq serio geralmente cortam entre 30~50hz, pro sub só tocar as baixas mesmo e o resto os mids fazerem o papel que devem fazer. assim o grave fica muito menos embolado e sobressaliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, uso um MVH x700 porém lá tem 5kz e 3,5khz, mas parece mesmo que sobressai é em 4k kkkkk, mas tranquilo, agradeço pelas dicas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...