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[4r]Achou o VW Polo GTS caro? No passado, um Gol GTi equivalia a R$ 200.000

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volkswagen-polo-gts-1.4-tsi-2020-2.jpgFriso vermelho que entra nos faróis full-led é detalhe marcante do GTSFernando Pires/Quatro Rodas

O Volkswagen Polo GTS chegou às lojas por R$ 99.470 – e você pode conferir aqui 50 detalhes exclusivos do hatch esportivo.

Achou caro? Pois saiba que, comparado com outros esportivos compactos vendidos pela marca no Brasil, o novato até parece “barato”.

O Gol GT, por exemplo, cobrava pelo menos Cr$ 12.218.589 no início de 1984 para quem quisesse comprar a configuração de visual exclusivo e motor 1.8 com 99 cv de potência (declarada).

Em valores atualizados segundo o índice IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ele custaria R$ 111.154 nos dias atuais.

56b4fbad0e21630a3e119ff4_mdb49871-e1538055389692.jpegLançado em 1987, GTS durou até a chegada do Gol Bolinha, em 1994Acervo/Quatro Rodas

E se um Gol GT parece salgado, é porque você não viu quanto cobravam pelo Gol GTS, que chegou às lojas três anos depois. Com novo comando de válvulas do Golf GTi, o modelo se garantiu como o mais rápido do Brasil.

Mas custava Cz$ 523.265. Ou então R$ 151.536, na correção pelo IPCA.

qr-608-top-ten-01.jpg<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

E não é que a linhagem ficou ainda mais cara com o GTi? Primeiro carro nacional a receber injeção eletrônica, o esportivo subiu de nível com mais tecnologia e motor 2.0 de 120 cv – suficiente para desbancar o Opala de seis cilindros.

Só que era necessário desembolsar Ncz$ 22.535, o que, nos dias atuais, equivaleriam a impressionantes R$ 203.529.

57e5a1db0e2163027003b2b5qr-651-gb-gol-06-psd-e1541858404240.jpegA bolha sobre o capô era exclusiva do Gol GTi 16VMarco de Bari/Quatro Rodas

Nas gerações seguintes, o hatch já não voltou a ultrapassar a barreira dos R$ 200.000. Mas passaria com folga o valor pedido pelo Polo GTS.

Em 1994, quando chegou ao Gol G2, o famoso “bolinha”, a versão GTi saía por R$ 22.801 na opção 8v e subia a R$ 33.145 com motor 16v – que tinha a icônica bolha no capô e chegou em 1996.

Pela correção do IPCA, os valores corrigidos alcançariam R$ 124.796 e R$ 139.853, respectivamente.

bubble-gum-treffen-2017-39.jpgHá apenas 30 unidades do Polo GTi, identificado pelas duas portas, no BrasilHenrique Rodriguez/Quatro Rodas

O primeiro Polo GTi chegou ao Brasil em 2006, importado da Alemanha, por R$ 99.800.

Se o preço até parece próximo daquele pedido pelo primo atual, sua correção o leva a R$ 204.648 em tempos atuais. E vale lembrar que ele é raridade por aqui, já que apenas 30 unidades vieram.

autowp-ru_volkswagen_gol_27-e1541858714615.jpegO último Gol GTi durou de 1999 a 2001Divulgação/Quatro Rodas

Entre os compactos feitos no país, a linhagem esportiva acabou ainda antes. Isso porque o Gol GTi chegou a receber a reestilização do G3, em meados de 1999.

Mas durou pouco: em janeiro de 2001, QUATRO RODAS já anunciava o fim do modelo que, no lançamento, custava R$ 35.021 – ou R$ 116.567 em valores atualizados.

Vale lembrar que, após a aposentaria precoce do esportivo de entrada, a opção mais barata para quem queria mais agressividade era o Golf GTi – que pertencia a uma categoria acima e também era bem mais caro.

Aliás, o próprio hatch médio morreu em favor do híbrido GTE, de R$ 199.990. Ah, claro: há o Up! TSI, mas ele nunca foi reconhecido como membro do clã.

3a5d2721-c134-4f1e-a321-8296e5494131-1.jpgUp! TSI é quase tão potente quanto versão GTi na EuropaDivulgação/Volkswagen

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