Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Erickkmc

Ajuda Slope crossover

Recommended Posts

Bom dia, estou com uma duvida em relação aos cortes de frequencia do meu som e não entendo muito, nada na verdade, por isso se possivel queria dicas.

Possuo um dvd pionner avh a208bt, um kit 2 vias sensation ks 6.2 na frente, coaxial sensation atrás e uma caixa falcon CX8N  (sub de 8'' com 250 rms), o problema é: os cortes do kit 2 vias e coaxiais está em 100 hz (estava em 80hz mas já tive problema de ficar raspando em um dos duas vias e resolvi aumentar para 100) a - 12db/8  ( não sei se é Linkwitz-Riley ou Butterworth) e o sub também está em -12db/8 ( não sei é Linkwitz-Riley ou Butterworth) vi que o corte 12db causa cancelamentos,..no dvd tem o "phase" que segundo o manual "alterna a fase de alto falante de graves secundario entre posição normal e reversa", eu ativando essa opção resolveria esse problema de cancelamento? se sim, causaria algo ao sub? como mais distorção cedo, ou algo do tipo? ou não teria problema nenhum? e caso isso não resolvesse o problema, como eu poderia estar resolvendo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A inversão de fase não vai causar danos ao equipamento.
Teste ouvindo e deixe da forma que mais lhe agradar, se não tiver ferramentas apropriadas pra fazer uma medição.

Mas dentro de um carro provavelmente não vai fazer muita diferença visto a distância entre kit/ouvidos e sub/ouvidos ser diferente. Eu deixaria na posição normal mesmo.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, Erickkmc disse:

e o sub também está em -12db/8 ( não sei é Linkwitz-Riley ou Butterworth) vi que o corte 12db causa cancelamentos,..

Aonde você viu isso?

Ou está notando algo estranho no teu som??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como falei no inicio, não entendo nada, vendo alguns videos de som automotivo no youtube acabei me deparando com vários videos no youtube falando que corte 12db causa cancelamento no ponto de crossover, certo que n tenho um ponto de crossover tão certinho(cortes em 100hp e 80lp) mas mesmo assim como o corte não é tão preciso, ele ainda pegaria abaixo de 100 no hp e acima de 80 no lp, mesmo que com uma intensidade menor, então teoricamente meu ponto de crossover seria em mais ou menos 90hz, já com uma intensidade baixa por causa dos cortes e com o cancelamento pioraria ainda mais, resolvendo esse possível cancelamento eu melhoria um pouco esse buraco, ficando com uma baixa intensidade (mas maior em relação quando tinha o cancelamento) apenas pelos cortes do crossover e não pelo cancelamento. Repito, não entendo nada, se meu pensamento estiver todo errado e alguém puder me explicar, agradeço. Não noto perdas já que n entendo nada, mas se algo pode ser melhorado mesmo n sendo perceptível, é sempre bom melhorar (pelo menos eu penso assim)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Erickkmc disse:

Como falei no inicio, não entendo nada, vendo alguns videos de som automotivo no youtube acabei me deparando com vários videos no youtube falando que corte 12db causa cancelamento no ponto de crossover, certo que n tenho um ponto de crossover tão certinho(cortes em 100hp e 80lp) mas mesmo assim como o corte não é tão preciso, ele ainda pegaria abaixo de 100 no hp e acima de 80 no lp, mesmo que com uma intensidade menor, então teoricamente meu ponto de crossover seria em mais ou menos 90hz, já com uma intensidade baixa por causa dos cortes e com o cancelamento pioraria ainda mais, resolvendo esse possível cancelamento eu melhoria um pouco esse buraco, ficando com uma baixa intensidade (mas maior em relação quando tinha o cancelamento) apenas pelos cortes do crossover e não pelo cancelamento. Repito, não entendo nada, se meu pensamento estiver todo errado e alguém puder me explicar, agradeço. Não noto perdas já que n entendo nada, mas se algo pode ser melhorado mesmo n sendo perceptível, é sempre bom melhorar (pelo menos eu penso assim)

Pode ficar tranquilo quanto a isso, é bem mais complexo do que você imagina. Siga o conselho que outro colega te deu:

11 horas atrás, guilhermeleffler disse:

A inversão de fase não vai causar danos ao equipamento.
Teste ouvindo e deixe da forma que mais lhe agradar, se não tiver ferramentas apropriadas pra fazer uma medição.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Fernando Perilo disse:

Qual amp?

Já conseguiu casar o ajuste de ganho no amp pro player?

Você prefere usar os cortes do player?

 

ts 400x4 pros 4 das portas (pessima escolha já percebi, pretendo mudar quando tiver um dinheirinho) e um df 250.1 pro sub, n fui eu que instalei e tb n entendo nada, então estou considerando que está regulado certinho, os cortes estão feitos no player

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse cancelamento é no ponto de crossover, ou seja, é onde o corte lpf e hpf se encontram. Causando cancelamentos nas frequências de cortes. Mexendo na inversão de fase do subwoofer não vai amenizar isso. O que você pode fazer é aumentar o slope do LPF para 18dB/8ª e deixar o HPF em 12dB/8ª, já que o aparelho dispõe dessa opção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...