Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Segredo: picape VW Tarok será a cara do SUV Tarek, mas está sob risco

Recommended Posts

picape-tarok-e1579735321580.jpgVW TarokVolkswagen/Divulgação

Muito frisson se criou em cima da picape Volkswagen Tarok, mostrada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 e desenvolvida sob medida para encarar a Fiat Toro.

QUATRO RODAS obteve mais algumas informações sobre o projeto, em parceria com o site Autos Segredos e também contando com algumas pistas dadas por Pablo di Si, presidente da marca na América Latina.

As duas primeiras informações: Tarok ainda não é seu nome definitivo e o projeto será derivado diretamente do SUV médio Tarek, previsto para ser lançado em nosso mercado entre o fim de 2020 e o início de 2021.

“Tarok é um nome de projeto, porque nem o próprio veículo está definido. [Mas] O projeto é derivado do Tarek”, disse o executivo com exclusividade à nossa reportagem durante o lançamento do Polo GTS.

db2018au00866_large.jpgPicape Tarok foi criada na medida para encarar a ToroDivulgação/Volkswagen

Quando Di Si fala em “derivado”, não está mencionando apenas o compartilhamento da plataforma MQB-A, a mesma que dá vida a Golf, Jetta, Tiguan e afins.

A Tarok, na verdade, será diretamente nascida da costela do Tarek, tal qual ocorre com a Saveiro em relação ao Gol. Isso significa que deve herdar boa parte dos elementos de carroceria do SUV da ponta do nariz até a coluna B.

Basta observarmos que tanto o protótipo da Tarok quanto o Tarek de produção na China medem os mesmos 1,83 m de largura.

db2018au00867_large-e1579735896303.jpgDa ponta à coluna B, Tarok e Tarek serão praticamente o mesmo carroDivulgação/Volkswagen

Pensando bem, talvez a adoção de nomes de projeto tão parecidos – Tarek e Tarok, com apenas uma vogal de diferença – não tenha sido por acaso…

Isso explica, ainda, o fato de a Tarok receber internamente o código 317, enquanto o Tarek é conhecido pelos engenheiros como 316. Como comparação, a atual geração do Polo tinha numeração interna 270 e o Virtus, sedã diretamente derivado dele, 271.

Agora vem a notícia não tão boa.

db2018au00873_large.jpgTarok deve contar com motorização turbo flex e dieselDivulgação/Volkswagen

Quando diz que “nem o próprio veículo está definido”, Di Si explicita que a picape vem sendo cozinhada em banho maria pela Volkswagen. Nem seu local de produção está confirmado – inicialmente, seria em São José dos Pinhais (PR).

“O ciclo [de lançamentos] até 2020 já está definido. Então, se ela [Tarok] existir, não será antes de 2021”, resumiu Di Si, colocando dúvidas sobre o modelo e afirmando que os investimentos para a sequência do projeto ainda precisam ser aprovados.

Vale lembrar que no último Salão de Frankfurt, em setembro passado, o mesmo Pablo di Si afirmara que a Tarok seria o terceiro produto criado pela filial brasileira da Volkswagen a ter projeção global.

O primeiro, nas palavras do próprio executivo, é o CUV Nivus, já confirmado para o segundo semestre deste ano. O segundo deve ser o ainda misterioso projeto A0 SUV, que ganhará vida apenas em 2022.

picape-vw-tarok.jpgQuando foi mostrada, Tarok parecia muito perto de um modelo de produçãoVolkswagen/Divulgação

Aqui vale a comparação: o A0 SUV já possui uma fábrica definida – Taubaté (SP) – e acordo com o sindicato dos metalúrgicos local para produção.

A Tarok não tem sequer isso, embora haja negociações em andamento com o sindicato de São José dos Pinhais a respeito. Ou seja, seu estágio de desenvolvimento parece ainda mais embrionário que o do A0 SUV.

Tendo isso como norte, mais o cronograma antecipado por Di Si em Frankfurt, podemos inferir que o lançamento da Tarok ficará para o fim de 2022 ou até 2023. Isso se acontecer…

db2018au00869_large.jpgProjeto ganhou notoriedade pela modularidade da cabineDivulgação/Volkswagen

Tamanha distância deixa claro que o desenho registrado no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) algumas semanas atrás não passava de um esboço do conceito mostrado no Salão de SP de 2018, e não da picape definitiva, como chegou a se aventar.

Caso saia do papel, a Tarok terá dimensões muito próximas às da Toro e deve contar com motorização 1.4 turbo flex nas configurações de entrada e uma opção a diesel nas versões de topo.

volkwwagen-tharu-jeep-compass-4-e1576693477458.jpgCriado a partir do chinês Tharu, Tarek terá visual mais moderno no Brasil (e pode receber outro nome)Divulgação/Volkswagen

Já o SUV Tarek está confirmado para produção em General Pacheco, Argentina, no último semestre deste ano.

Criado a partir do projeto chinês Tharu, ele terá visual próprio na América do Sul (o conceito da Tarok deve dar algumas pistas sobre ele) e também pode ter o nome alterado antes do lançamento.

Seu motor será 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 mkgf, o mesmo de Jetta, Polo GTS e versões de entrada do Tiguan. Seu entre-eixos, aliás, será o mesmo do Jetta: 2,69 metros, enquanto a picape mede 2,99 m.

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...