Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Exclusivo: donos de Onix Plus incendiados ganham Cruze R$ 50.000 mais caro

Recommended Posts

cruze3x2.jpgDonos de Chevrolet Onix Plus que pegaram fogo ganharam um Cruze PremierArte/Quatro Rodas

Os dois casos de incêndio do Chevrolet Onix Plus no Piauí e no Maranhão resultaram em uma série de ações por parte da General Motors.

Antes mesmo de anunciar causa e solução para o fogo, a fabricante iniciou uma campanha de recolhimento de todas as unidades que estavam nas ruas.

Depois, com a atualização do software ainda em desenvolvimento, convocou um recall para 19.050 unidades das versões hatch e sedã. Desde então, não houve novos relatos de Onix incendiados.

O caso também teve um teve um final feliz para os proprietários dos carros que pegaram fogo.

edb37add-e637-4953-9d30-4e78d0124650-e1572910874171.jpgOnix Plus registrou dois casos de incêndio na região NordesteReprodução/Internet

QUATRO RODAS apurou que os dois proprietários, residentes em Teresina (PI), tiveram seus Onix Plus com motor 1.0 turbo substituídos pelo novo Cruze Premier 1.4 Turbo, cujo preço público sugerido é de R$ 122.890.

A diferença de preços entre os dois carros chega a R$ 49.890 no caso de Rodrigo Aragão, professor universitário de Teresina.

Rodrigo conseguiu apagar com um extintor o fogo que começou no cofre do seu Onix Plus LTZ 1.0 turbo automático.

Na época, pagou R$ 73.000 pelo carro. Com a diferença de preço para o Cruze é possível comprar um Onix 1.0 aspirado (R$ 49.690) e ainda sobra R$ 200 para encher o tanque.

O Cruze poderia ser entregue entre 10 e 15 dias depois do incêndio, mas a concessionária Canadá havia oferecido o Cruze LTZ 2019/2019. Aragão insistiu em uma unidade 2019/2020, como seu Onix Plus.

A revenda concordou e entregou o Cruze 2020 no início de dezembro, assim que o carro chegou.

novo-onix-plus-premier-1.jpg-e1576267765384.jpgChevrolet Onix Plus teve outros dois recalls distintos após casos de incêndioFernando Pires e Fabio Gonzalez/Quatro Rodas

O Chevrolet Cruze havia passado por reestilização semanas antes do lançamento do Onix Plus. Além do novo visual, incorporou rede Wi-Fi a bordo, assim como o sedã compacto.

De acordo com Aragão, todos os trâmites e toda a negociação foram feitos diretamente com a concessionária Canadá, que por sua vez seria ressarcida pela fabricante.

“A GM não respondeu nenhuma das minhas tentativas de contato via telefone, e-mail ou Twitter”, relata.

Contatada por QUATRO RODAS para comentar a troca dos automóveis, a fabricante não respondeu até a publicação desta reportagem.

Também tentamos falar com Cleiton James, dono do outro Onix Plus incendiado, e que também teria ganhado um Cruze no lugar, mas ele não aceitou comentar o caso.

cruze-premier-1-e1565210123751.jpgProprietário de Onix Plus incendiado fez questão de um Cruze 19/20, como o da fotoDivulgação/Chevrolet

Troca, mas só com vistoria

Se você é dono de um Onix, tenha calma e não vá pensando em botar fogo em seu carro achando que receberá um Cruze no lugar.

Rodrigo conta que sua unidade incendiada foi recolhida pela concessionária e, poucos dias depois, já havia sido enviado para São Paulo, onde seria analisado pela GM. Seu Cruze só foi liberado após esse trâmite.

Na época dos incidentes, engenheiros da fabricante foram enviados imediatamente ao Piauí para investigar os casos, o que incluiu novos testes de rodagem com o Onix por lá.

A causa divulgada pela GM foi um defeito na calibração do software do motor.

Em situações de baixa rotação e ambientes de altas temperaturas, pressão atmosférica específica, condições áridas e com gasolina, o propulsor sofria pré-ignição, com consequente aumento de pressão dentro do motor e quebra de componentes como bielas, pistões e bloco.

Tal fenômeno culminava num vazamento de óleo, que, em contato com componentes quentes, causava o fogo. Na época, Maranhão e Piauí enfrentavam dias secos com temperaturas próximas dos 40°C.

cruze-premier-3-e1565209419862.jpgAtrás as únicas mudanças do Cruze 2020 foram as lanternas com elementos internos modificados e o friso cromadoDivulgação/Chevrolet

O recall, iniciado em 18 de novembro, atualizaria a calibração do módulo de controle do motor. Você pode acompanhar todas as reportagens sobre o caso aqui.

Desde então, o novo Chevrolet Onix teve outros dois recalls brancos anunciados. Um por vazamento de combustível no tanque e outro por falha em iluminação do câmbio.

O que o Cruze tem a mais que o Onix Plus?

Há uma clara vantagem para o Cruze em termos de dimensões internas. Por ser um sedã médio, é sensivelmente mais largo, além de ter 10 cm a mais de entre-eixos. O porta-malas, porém, tem capacidade 29 litros menor que a do sedã compacto.

A revanche do Cruze vem no motor. O 1.4 Ecotec tem turbo e injeção direta, contra a injeção multiponto do 1.0 do Onix Plus. Por isso, consegue ser 3 s mais rápido no 0 a 100 km/h sem que isso prejudique muito seu consumo frente ao sedã compacto.

chevrolet-cruze-sport6-premier-8.jpgO Cruze Premier 2020 tem central multimídia de 8 polegadasDivulgação/Chevrolet

A diferença de equipamentos, porém, não é tão grande.

Ambos têm seis airbags, controles de estabilidade e tração, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, carregador sem fio por indução para smartphones e assistente de balizas.

Mas só o Cruze possui frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente de permanência em faixa, farol alto automático e tela de oito polegadas para sistema multimídia MyLink.

Só não se pode esquecer que gastos com seguro e revisões com o Cruze são sensivelmente maiores.

Fichas técnicas:

Chevrolet Cruze
Premier 2020
Chevrolet Onix Plus
LTZ 1.0 AT 2020
  • Preço: R$ 122.890
  • Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 1.399 cm³, 16V, turbo, 74,0 x 81,3 mm, 153/150 cv a 5.200/5.600 rpm, 24,5/24,0 mkgf a 2.000 e 2.100 rpm
  • Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 215/50 R17
  • Dimensões: comprimento, 466,5 cm; altura, 148,4 cm; largura, 180,7 cm; entre-eixos, 270 cm; peso, 1.321 kg; porta-malas, 440 l;tanque de combustível, 52 l
  • Preço: R$ 71.590
  • Motor a combustão: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, turbo, 999 cm3; 12V, 74 x 77,5 mm, 10,5:1, 116 cv a 5.500 rpm, 16,8/16,3 mkgf a 2.000 rpm
  • Câmbio: automático, seis marchas, tração dianteira
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: discos ventilados (diant.), tambores (tras.)
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: liga leve, 195/55 R16
  • Dimensões: comp., 447,4 cm; larg. 173 cm; alt., 147,4 cm; entre-eixos, 260 cm; peso, 1.117 kg; tanque, 44 l; porta-malas, 469 l

Números de teste:

Chevrolet Cruze
Premier 1.4 turbo
Chevrolet Onix Plus
Premier 1.0 turbo
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,6 s 10,22 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 29,6 s 31,74 s
Velocidade máxima (dados de fábrica) 214 km/h 187 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 3,7 s 4,57 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 4,6 s 5,36 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 5,9 s 6,68 s
Frenagem de 60/80/120 km/h a 0 m 14,2/25,1/55,8 metros 14,3/25,9/58,1 m
Consumo urbano 11,7 km/l 12,8 km/l
Consumo rodoviário 16,5 km/l 16,4 km/l

Custos:

Chevrolet Cruze Premier 1.4 turbo Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 turbo
**Seguro – R$ 2.713
Revisões até 60.000 km – R$ 3.188
*Seguro – R$ 1.410
Revisões até 60.000 km – R$ 2.936

*Cotação feita pela TEx/Teleport. Perfil: homem, 35 anos, casado, sem filhos, único motorista, com garagem em casa e no emprego, morador de São Paulo, com bônus zero e franquia integral.

**Informações baseadas nas versões de ano-modelo 2019. Cotações de seguro fornecidas pela TEx Teleport, no perfil QUATRO RODAS

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...